EDITORIAL

As Marcas que os consumidores pernambucanos preferem

Este ano o Diario de Pernambuco resolveu inovar. E faz isso dentro daquilo que representa o que há de mais nobre na cultura pernambucana. Não se curvou diante dos interesses meramente financeiros e introduz mais ética e precisão na escolha das marcas premiadas. A pesquisa passou a ser efetivamente contratada pelo jornal, ao invés de o Instituto responsável assumir o risco e sujeitar sua remuneração à venda de resultados das pesquisas aos potenciais vencedores. Além disso, realiza uma pesquisa com muito mais questionários, tendo ela 2.500 deles ao invés dos 600 de edições anteriores. Optou-se também pela Datamétrica como instituto de pesquisa. Essas modificações fazem com que as marcas vitoriosas sejam realmente as preferidas do povo pernambucano, praticamente eliminando-se a possibilidade de identificações errôneas nos resultados alcançados.

Além disso, trocou-se a seleção das marcas que os consumidores apenas gostam ou lembram no momento da pesquisa, pela escolha daquelas que eles realmente preferem na hora de realizar suas compras. Isso em si já gera uma informação importante para as empresas classificadas, pois se ela consta entre as preferidas, mas não tem similar liderança em vendas pode estar sujeita a ineficiências em seu sistema de distribuição ou de precificação, quando comparados aos de seus concorrentes.

Aliás, gerar informações adicionais para contribuir com o aprimoramento do marketing em Pernambuco é o principal objetivo do Marcas Preferidas. Por isso, a pesquisa realizada pela Datamétrica também gera informações adicionais que permitem às empresas identificar motivações de escolha e comparar as preferências ao recall das marcas. Também se tornaram possíveis algumas segmentações por mercados específicos, como por classes sociais, por exemplo. Algumas delas serão sinteticamente analisadas por futuras edições do Diario de Pernambuco ao longo das próximas semanas. Enfim, ao iniciar a apresentação deste trabalho de revelação para o público das Marcas Preferidas pelos consumidores a partir desta revista, o Diario de Pernambuco espera atingir seu objetivo ao longo das próximas semanas: contribuir para o aperfeiçoamento do marketing em nosso estado.

Alexandre Rands - Presidente do Diario de Pernambuco

Alexandre Rands – Presidente do Diario de Pernambuco