EDITORIAL

Já parou para pensar quantas ofertas de produtos e serviços você recebe diariamente? Seja nos veículos tradicionais de comunicação ou através das redes sociais, recebemos sempre uma enxurrada de anúncios que tentam despertar a nossa atenção, interesse, desejo e ação. Portanto, ser lembrado como a marca principal, em sua categoria, tem um valor ainda mais simbólico e representativo neste mundo digitalizado que adentramos nos últimos anos e, em especial, em 2020.

Some a isso o fato de termos vivido um ano extremamente atípico, quando as compras, os planos e projetos foram deixados em segundo plano. Quando vimos tantas vidas serem perdidas, empresas fechando as portas e um esforço hercúleo de pequenos, médios e grandes empresários para tentar se reinventar e sobreviver em meio a uma pandemia.

Foi dentro deste contexto que o Diario de Pernambuco, pelo quinto ano consecutivo, realizou a pesquisa Marcas Preferidas 2020, desta vez em parceria com o Instituto Exatta. Respeitando os protocolos de segurança das autoridades sanitárias, a pesquisa foi feita por telefone e de forma virtual, onde questionamos a mais de 600 consumidores da Região Metropolitana do Recife qual a marca mais lembrada entre 55 produtos e serviços, chegando aos resultados deste ano.

Uma honra para nós poder compartilhar este resultado com os nossos leitores, enaltecendo – mais do que nunca – a força destas empresas. Nas páginas seguintes, vocês vão conferir a trajetória delas, como driblam as adversidades, inovam e entendem, principalmente, que a construção de uma marca sólida vai muito além de apenas oferecer um produto ou serviço, mas sim de entender as necessidades dos seus clientes, melhorar a vida deles sob algum aspecto e proporcionar uma experiência relevante e prazerosa com a marca.

Aproveitamos para destacar também o trabalho das agências de publicidade e propaganda, parceiras de longas datas do nosso Diario. É a elas – junto com as equipes de marketing – que é dada a missão de comunicar o trabalho desenvolvido dentro de cada empresa, de localizar as mídias e plataformas onde podem encontrar os seu públicos-alvo e cativá-los. De mandar a mensagem certa, na hora certa, e se fazer lembrar pelos seus consumidores. Em nome dos que fazem o Diario de Pernambuco, parabenizo a todos os vencedores, seus gestores, agências e equipe como um todo, que fizeram e fazem a diferença na vida dos pernambucanos e que ajudam a fortalecer a economia do nosso estado.

Carlos Frederico Vital, presidente do Diario de Pernambuco.

 

Alexandre Rands - Presidente do Diario de Pernambuco