EDITORIAL

O Diario de Pernambuco traz uma nova edição do Marcas Preferidas, novamente em parceria com a Datamétrica e as nossas demais plataformas de comunicação, incluindo as Rádios Clube AM e FM, o jornal AquiPE, além dos portais coligados e das redes sociais. Os ganhos de qualidade que foram incorporados em anos anteriores permanecem nessa nova edição em sua essência, trazendo novamente informações relevantes para as empresas e suas estratégias de comunicação. Todos os responsáveis por empresas sabem que não existe gestão de qualidade sem aferição de resultados. A pesquisa do Marcas Preferidas é seguramente o mais importante momento para as empresas e agências de publicidade aferirem os resultados de seus esforços em comunicação, logística e manutenção da qualidade dos seus bens e serviços, além, é claro, de comunicarem aos seus clientes o que conseguiram atingir ao longo do ano.

Algumas marcas tiveram grande destaque em 2018. Entre elas vale destacar América Veículos e Baterias Moura, ambas sendo citadas como preferidas por mais de 70% dos consumidores pernambucanos nas suas categorias respectivas. As duas aumentaram suas preferências em relação ao ano passado, mostrando que apesar de já serem líderes, ainda assim podiam melhorar seu desempenho e perseguiram esse objetivo de forma competente. A América Veículos, particularmente, teve uma melhora surpreendente, quase triplicando seu nível de preferência entre os pernambucanos. As Baterias Moura já possuíam um nível de liderança bastante elevado em 2017, mas mesmo assim ainda conseguiu aumentar sua preferência entre os pernambucanos.

A Coca-Cola e a Pitú aparecem como preferidas por mais de 65% dos pernambucanos, obviamente também em suas categorias específicas (refrigerantes e aguardentes de cana). A Coca Cola já era líder em 2017 e conseguiu elevar seu nível de preferência, mas a Pitú, sendo já líder em 2017, teve sua preferência reduzida em 2018. Talvez esse deva ser um alerta para aumentar a exposição de sua marca, apesar de o segundo lugar, Pirassununga, ainda estar bem distante do primeiro.

A Vitarella (macarrão), a Coral (tintas) e o vinagre Minhoto também são destaques em suas categorias, todas com mais de 60% das preferências dos pernambucanos. A Vitarella basicamente manteve seu desempenho de 2017, mas a tinta Coral e o vinagre Minhoto deram uma crescida no nível de preferência delas em Pernambuco, mesmo que não tanto como a América Veículos.

Em época de crise econômica, que ao contrário das expectativas iniciais, perdura ainda forte em 2018, a melhoria da imagem e da preferência do grande público são fundamentais para atenuar os impactos negativos da macroeconomia no desempenho das empresas. Os resultados da pesquisa aqui apresentados podem contribuir com avaliações do que fazer para tal. Esperamos que todos tenham uma boa leitura e possam desfrutar dos resultados de nossa pesquisa, cujo maior objetivo é ser útil ao mercado publicitário pernambucano e às empresas que atuam no nosso mercado.

Alexandre Rands - Presidente do Diario de Pernambuco