CONSTRUÇÃO

Sempre inovando o mercado de tintas

Coral lança produto que promete revolucionar o setor de decoração no Brasil

Novo produto permite que cliente teste sua cor preferida na parede

Quando se fala em tinta de parede, a marca que vem logo na cabeça é a Coral. Não é à toa que o produto se mantém no topo da premiação Marcas Preferidas há 15 anos. Este ano, a Coral completa 50 anos de inauguração de sua fábrica no bairro do Curado, em Pernambuco. Em São Paulo, na cidade de Mauá, a indústria está desde 1954. Sempre buscando inovação de seus produtos. A cada ano, traz uma novidade para o mercado de tintas de parede.

Pensando no consumidor final, em dezembro de 2017 a indústria, que pertence ao grupo AkzoNobel, lançou um produto que promete revolucionar o mercado da decoração. Trata-se do Coral Teste Fácil, um minidispositivo com 30 ml de tinta e um rolinho acoplado, onde o pintor, arquiteto ou qualquer outra pessoa poderá testar a sua cor preferida na parede, antes de comprar o galão de tinta. O produto já existe na França e chegou em junho nas prateleiras das lojas conveniadas com a Coral, em Pernambuco.

“Fizemos uma pesquisa de mercado e descobrimos que as pessoas, de modo em geral, evitavam usar cores nas paredes por medo de não gostarem do resultado. Agora, com o Teste Fácil tudo ficará mais simples e seguro”, ressalta o gerente regional Norte e Nordeste da Coral, Nilton Gomes de Lima. Para lançar o novo produto, na mesma pesquisa a Coral ouviu a opinião sobre as cores mais usadas por arquitetos e decoradores. O resultado está em uma cartela com 240 tons tendência, que estão disponíveis com o Teste Fácil em displays das lojas revendedoras das Tintas Coral. No fim do ano passado, quando o produto foi lançado, saiu na cor Adorno Rupestre, um tom de marrom muito usado em decoração.

Com um crescimento acima de dois dígitos, a indústria Coral só tem o que comemorar em 2018. “Ficamos felizes por fazer parte mais uma vez desse prêmio e por estar na primeira colocação com destaque. É uma honra ter esse reconhecimento pelo Diario de Pernambuco. Queremos agradecer aos pintores, arquitetos e, é claro, também ao consumidor final”, comentou Nilton Júnior.

Além de tintas, a Coral trabalha com seladores, esmaltes, epoxy, vernizes, fundo preparadores, massa acrílica e uma paleta com mais de dois mil tons de cores. Em Pernambuco, a empresa, instalada no Curado, possui cerca de 350 funcionários. Mas ao todo, são 1,8 mil empregados, incluindo a equipe que atua na sede da indústria em São Paulo.

Respeito ao cliente em primeiro lugar

Fundado em 1961, o Armazém Coral se prepara para inaugurar sua 23ª loja, em São Lourenço

Foi em 1954 que o imigrante português Domingos da Silva Moreira, aos 19 anos, chegou em Pernambuco para trabalhar na loja de tintas do irmão, que já residia no Recife. Sete anos depois, após se casar, em 1961, decidiu abrir o próprio negócio. Numa casinha que pertencia à família da mulher, no Beco do Sirigado, próximo a Basílica de Nossa Senhora da Penha, no bairro de São José, inaugurou sua primeira loja. Cinquenta e sete anos após, o empreendimento consolidou-se como uma das empresas de segmento de construção mais lembradas pelos pernambucanos. Hoje, aos 84 anos, seu Domingos comanda de perto as 22 lojas e orgulha-se de ter a marca Armazém Coral reconhecida. Mais uma vez, a empresa é apontada com destaque pela pesquisa Marcas Preferidas.

A trajetória do armazém se confunde com a própria história de vida de seu Domingos, que tão jovem deixou a cidade de Gião, região rural portuguesa, para investir nesse ramo do comércio na capital pernambucana. O nome do negócio foi inspirado no seu time preferido. Torcedor do Santa Cruz, que naquela época venceu vários campeonatos, seu Domingos acabou batizando a empresa com o nome do símbolo do clube, a cobra de três cores. Assim a loja passou a ser chamada de Armazém Coral.

Até o início da década de 1980, a loja trabalhava apenas com tintas. Depois disso, passou a comercializar toda a linha de material de construção. “Quando iniciei no bairro de São José, tudo era residência. Fui comprando imóveis vizinhos, adquiri um total de 14 casas até fazer a primeira loja, na Rua das Calçadas, que continua surpreendendo pelo volume de vendas, mesmo estando inserida num local onde se concentra confecção, miudezas e produtos chineses”, observa o empresário.

Atualmente, o Armazém Coral dispõe de mais de 30 mil itens em suas lojas, cuja especialidade são tintas, o que faz a empresa ocupar o quinto lugar como maior revendedor do produto no país. Mas o armazém também trabalha com materiais hidráulicos e elétricos, além de revestimento, impermeabilizantes, telhas, massa corrida, rejunte, caixa d’água, cerâmica, porcelanato e ferragens.

No início, toda propaganda da loja era feita boca a boca. Mas a credibilidade da marca foi conquistada com o atendimento junto ao cliente, assegura seu Domingos. “Quando fazemos uma venda, honramos com a data da entrega, o prazo precisa ser cumprido de todo jeito. Se há falha na logística, mando um táxi deixar o produto, mas o cliente não pode ficar prejudicado”, ressalta o empresário. O armazém é presença forte entre as classes C e D, que juntas representam 65% do total de vendas.

No balcão das lojas, os funcionários são orientados a atender a todos sem distinção. “Eles fazem cursos, e os próprios fornecedores os ajudam a conhecer melhor a mercadoria. Qualificados, estarão mais capacitados para receber os clientes. O segredo é não deixar ninguém sair sem a mercadoria que procurou”, diz. A empresa possui cerca de mil colaboradores. Sempre em busca do crescimento, o Armazém Coral pretende inaugurar mais uma loja, a sua 23ª. O empreendimento será aberto em São Lourenço da Mata, dentro de dois anos.

Aos 84 anos, Domingos da Silva Moreira comanda de perto as 22 lojas

PREMIADOS

Categoria
Loja de Materiais de ConstruçãoArmazém Coral/AchaquiFerreira CostaTupan
CimentoPotyNassauCampeão
TintaCoralIquineSuvinil
Home CenterArmazém Coral/AchaquiFerreira CostaAtacado dos Presentes