EDUCAÇÃO

Inovação e agilidade para enfrentar a crise

Unicap cresceu no meio digital graças a ações inovadoras diante do contexto da pandemia

Universidade oferece 52 opções de cursos no Vestibular 2021

O ano de 2020 se revelou uma oportunidade para o crescimento da Universidade Católica de Pernambuco no meio digital. A marca da Unicap ganhou ainda mais visibilidade, com ações inovadoras que foram impulsionadas diante do contexto da pandemia da Covid-19.

Em questão de dias, os professores adaptaram planos de aula e adequaram conteúdos para transmitir suas aulas virtualmente. Os funcionários se desdobraram e ajudaram a universidade a continuar funcionando. O reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, credita o crescimento ao senso de comunidade da Unicap. “O sentimento de pertença a uma verdadeira comunidade universitária: por um lado, professores e funcionários criaram rapidamente as condições necessárias para continuar as atividades com qualidade. Por outro, estudantes e familiares confiaram e aderiram ao modo emergencial que acabou acelerando as inovações”, avaliou.

Mesmo com tantas mudanças, em pouco mais de um mês e meio desde o início da pandemia, a Católica formou os primeiros médicos. Outro sinal de pioneirismo dessa turma foi a colação de grau, que aconteceu por meio de uma live no YouTube. Depois dela, foram mais seis colações, reunindo 625 formandos e praticamente 10 mil visualizações na plataforma de vídeos.

Ao todo, envolvendo todas as áreas da Católica, foram quase 150 lives. O número de inscritos no canal do YouTube saltou de cerca de 3,5 mil para 8,1 mil. O recorde de audiência foi registrado na abertura da Semana de Integração. A palestra do diretor da Biblioteca Apostólica do Vaticano e professor visitante da Unicap, Cardeal José Tolentino, sobre a Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco. registra mais de 6,1 mil visualizações.
O crescimento da audiência digital também se deu no Instagram, com um salto de aproximadamente 14 mil para mais de 29 mil seguidores. Somente pela Unicap Icam Tech International School, esta plataforma produziu 12 lives abordando mercado de trabalho, perfil profissional de cada um dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos. Aliás, a parceria com a escola de engenharia francesa se consolidou com a formação da primeira turma de Engenharia da Complexidade, pioneira no país.

Essa reforma proporcionou à Unicap um incremento no seu portfólio de cursos de graduação. Estão sendo oferecidas 52 opções no Vestibular 2021 entre os presenciais e EaD.Durante a pandemia, a Católica ampliou seus polos EaD e hoje está presente no Recife, João Pessoa, Fortaleza e Aracoiaba (CE). Também houve expansão dos MBAs e LLMs. Além de vários novos cursos, a Católica Business School passou a atuar também na Paraíba e no Ceará.

Cumprindo o seu papel social, a Unicap, juntamente com o Instituto Humanitas, também desenvolveu diversas ações humanitárias durante a pandemia, em parceria com instituições públicas, privadas e do terceiro setor, beneficiando centenas de famílias.

Superação e esperança para mais um recomeço

perto dos 125 anos, colégio damas teve esforços reconhecidos pelo público

irmã Marcela Sarmento mostra-se grata pelo colégio ter sido bem lembrado

Superação foi a palavra-chave para a educação neste ano. Assim também aconteceu no Colégio Damas, que demonstrou capacidade ímpar de se reinventar na necessidade de transição do ensino presencial para o online. Em um ano repleto de desafios e adaptações, a instituição de ensino foi reconhecida no Prêmio Marcas Preferidas, promovido pelo Diario de Pernambuco, como o colégio particular mais querido dos pernambucanos. “A palavra que está na boca de todos é gratidão por nossa marca ser lembrada na cabeça dos pernambucanos. Atribuo esse reconhecimento à equipe engajada, comprometida e zelosa que temos”, celebra a diretora-geral do Damas, Irmã Marcela Sarmento.

Em março, as aulas presenciais precisaram migrar 100% para o online, em força-tarefa que envolveu alunos, educadores e famílias. Para a transição, toda equipe do Damas recebeu treinamentos e capacitações, plataformas digitais foram potencializadas, além de parcerias com instrumentos pedagógicos digitais. “O engajamento de toda a gestão com coordenações pedagógicas, de forma simultânea, foi fundamental para o sucesso. Partimos para empresas especializadas, treinando equipes de professores para oferecer a melhor experiência para os alunos e suas famílias”, conta. Uma das iniciativas foi a Árvore de Livros, plataforma de incentivo à leitura e escrita, onde é possível acessar uma biblioteca virtual com mais de 30 mil livros.

A instituição também foi uma das primeiras do estado a criar um plano próprio de retorno presencial de aulas, que foi validado por uma equipe especializada. O colégio renovou práticas e adaptou espaços à nova realidade com mudanças estruturais. No âmbito pedagógico, também passaram pela transição para as aulas híbridas.

Com 124 anos tradição e credibilidade, o colégio supera as adversidades e recebe o reconhecimento do público. “Estamos lidando com algo inédito na história mundial: pessoas fragilizadas, muitas perdas em vários sentidos. Nosso foco vem sendo atender professores e equipe pedagógica, nossos alunos e famílias, muito mais do que preocupação com os número”, afirma.

Em 2021, o colégio completará 125 anos e vai inaugurar um Centro de Treinamento para atletas de ginástica artística, ginástica rítmica e balé. “A missão do Damas é potencializar o que cada um tem de melhor. Estamos investindo na formação humana, religiosa e na bagagem pedagógica de aprendizagem”, finaliza.

PREMIADOS