BEBIDAS
Coca-Cola vai além da comercialização das suas bebidas e aposta em programas sociais
Em 1945, ano final da segunda guerra, a marca estabeleceu o sistema de franquias no Brasil e expandiu o negócio através de um de seus primeiros slogans brasileiros: “Coca-Cola borbulhante, refrescante, 10 tostões”. Na década de 70, a empresa atingiu a marca de 20 fábricas, abastecendo todo o território nacional. Nos anos 90, a Coca-Cola lançava a sua embalagem 100% reciclável. Na mesma década, já abastecia outros países, como Paraguai, Colômbia e Venezuela.
A marca também é responsável pelo programa Água + Acesso, lançado em 2017, cujo objetivo é ampliar o acesso à água segura para as comunidades de oito estados brasileiros. “Até o fim de 2020, espera-se ultrapassar o marco de 250 comunidades e 100 mil beneficiados diretos”, destaca o portal oficial.
Outro programa social da marca é o Coletivo Jovem, que trabalha na capacitação de jovens. Hoje, o programa impacta mais de 219 mil pessoas, em mais de 700 comunidades diferentes em 14 estados e no Distrito Federal.
Causas sociais – Quando a pandemia se disseminou, a marca investiu em causas sociais. O fundo Estamos Nessa Juntos foi criado pela marca para apoiar a população. Outra atitude foi a proteção dos colaboradores, a distribuição de vouchers para pequenos restaurantes e o apoio à ONG Gastromotiva, distribuindo cerca de 270 mil refeições no período. “Sempre colocaremos a saúde e a segurança de nossos colaboradores, consumidores, clientes e comunidades em primeiro lugar”, ressalta um trecho no site.
Indaiá, novamente a água natural mais memorável
Empresa readequou o planejamento para se adaptar aos desafios de 2020
Indaiá promete transformações e novidades para o próximo ano
“A Indaiá é uma água mineral natural que tem uma história muito forte, uma relação antiga com os pernambucanos. Ao mesmo tempo, nos reinventamos dia a dia”, destaca a diretora. Atualmente, a marca conta com cerca de 2,5 mil colaboradores que trabalham para levar produtos saudáveis para os brasileiros. “Os consumidores da Indaiá são pessoas que valorizam saúde, bem-estar e qualidade de vida e não abrem mão de se hidratar com a água preferida do pernambucano”, comenta Camila.
O ano de 2020 fez com que a empresa readequasse todo o seu planejamento. “Desde março, não temos medido esforços para garantir o abastecimento dos nossos clientes e consumidores, sempre tendo em vista a segurança e o bem-estar dos nossos colaboradores, que têm trabalhado com toda dedicação para que essa entrega seja possível”, destaca.
No momento, a prioridade da empresa é garantir a hidratação dos consumidores e entregar novos produtos. “Mesmo diante de tantos desafios com a crise de pandemia iniciada em março deste ano, devemos fechar bem 2020 com um crescimento em volume de litros sobre 2019 superior a 10%”, conta Camila.
Para 2021, a Indaiá promete transformações e novidades em seu portfólio. “Nossos investimentos estão direcionados para marcas estratégicas. Estamos apostando no melhor cenário para o país e no apetite do consumidor brasileiro”.
Segundo a diretora, a chave da comunicação é o posicionamento estratégico, integrando o plano do negócio em um só conjunto. “Temos ações ATL e BTL planejadas, mas o essencial é que o trabalho seja 360º, integrado, com mídias e demais ações complementares, pois acreditamos que assim ganhamos em assertividade junto ao target e cobrimos todos os pontos de contato, mantendo o posicionamento da marca vivo e melhorando a experiência do consumidor conosco”, ressalta.
Café preferido dos pernambucanos está há quase sete décadas no mercado
Em 2021, a São Braz vai celebrar sete décadas no mercado, consolidando a expertise em café. No total, são oito blends diferentes da bebida, em 16 tipos de embalagens e pesos, para atender a diversos perfis de consumidor e as exigências de paladar. “A gente recebe a notícia com muita alegria. Sempre estivemos entre as principais marcas do mercado, mas ser indicado na frente é uma satisfação ainda maior. É fruto da dedicação da equipe que temos de profissionais comprometidos, do rigor na produção desde a escolha da matéria-prima até todo o investimento em tecnologia. Nosso objetivo é ter o consumidor satisfeito”, aponta Dominguez.
Além do café, o principal produto, a empresa oferece um mix de opções como barras de cereais, biscoitos, canjiquinha, cereais matinais, farinha de milho, filtros de papel, milho para pipoca, misturas para bolo, rosquinhas, temperos, salgadinhos e batatas fritas.
De acordo com Dominguez, a São Braz investiu bastante na linha gourmet, com torradores especiais e equipamentos de precisão para seleção de grãos e ganhou o prêmio da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) de Melhor Qualidade na categoria Grandes Indústrias do Brasil. “O nosso maior desafio é manter o alto padrão de qualidade dos produtos. Somos indústria de alimentos e temos que entender o consumidor e oferecer para ele uma experiência muito boa. Trabalhamos em escala industrial. Nosso lema na empresa é sermos melhores do que fomos”, explica.
O grupo é detentor da rede de franquias São Braz Coffee Shop com lojas na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas e Sergipe. “Nossa marca tem uma ligação muito forte com Pernambuco. Fizemos grandes lançamentos no estado, como a primeira unidade da São Braz Coffee Shop, que foi inaugurada junto com o Shopping Recife”, relembra Dominguez.
“Além da preferência pelo produto que leva para casa, o pernambucano também tem um carinho muito grande por nossas lojas. O segredo foi entregar o ambiente aconchegante, mas que tem a combinação de um excelente café com cardápio regional”.
Para 2021, a empresa planeja agenda de comemorações pelos 70 anos, que inclui lançamentos de produtos especiais.
Quinta do Morgado continua o preferido
Fabrício Navarro destaca a capacidade de inovação da marca cinquentenária
Neste ano de pandemia, o mercado do vinho ganhou um protagonismo importante por ser um produto voltado para a família e, por isso, destacou-se nas gôndolas dos supermercados. “As pessoas que não podiam ir até o bar, escolhiam o vinho para tomar em casa”, aponta. “O consumo cresceu em torno de 12%, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). De janeiro a julho deste ano, foi registrado o maior aumento do consumo de vinhos de mesa em 28% e 60% no vinho fino”, acrescenta. “Este ano, está sendo o mais desafiador de todos. Tivemos 21% de aumento do preço da uva, dificuldades com o distribuidor de garrafa de vidro, desfalque na produção de caixa de papelão e tampa, itens que ficaram escassos no mercado, além de uma quebra na safra de 30%”, enumera.
O aumento do consumo da bebida ajudou a aquecer as vendas, mas várias indústrias precisaram parar ou operaram com menor capacidade na fase mais crítica. “Nós não paramos, mas o produto está bastante escasso. A preocupação agora é atender os clientes e manter a mercadoria na prateleira até a nova safra”, afirma.
No ano em que comemora as cinco décadas, o Quinta do Morgado é novamente reconhecido pelos consumidores. “Vários fatores fazem o produto se destacar: estar atuante e sempre inovando é um deles. Tivemos lançamentos do espumante, vinho rosé, moscatel e ice e abraçamos um público ainda maior. É um vinho com bom corpo, boa cor, feito com as melhores uvas e uma produção que não abre mão de qualidade. O consumidor sabe, por isso ele perdura há 15 anos em primeiro lugar no Norte e Nordeste”, finaliza.
Pitú confirma a predileção local e segue como a cachaça mais lembrada pelos pernambucanos
“Procuramos estar sempre próximos dos nossos consumidores. Através das redes sociais, essa relação direta com os fãs da marca se tornou ainda mais intensa e certamente contribui para esse resultado”, ressaltou o diretor comercial da Pitú, Alexandre Ferrer. Em 2020, por conta da pandemia, a Pitú recorreu aos meios virtuais para reforçar ainda mais a sua presença com os consumidores. “Em meio a circunstâncias tão difíceis, as lives foram uma nova maneira de nos mantermos presentes nos momentos de descontração do nosso público”, contou o diretor.
Engarrafando e comercializando cerca de 100 milhões de litros por ano, a marca pernambucana também é referência mundial, ocupando seu lugar entre as 20 marcas de destilados mais produzidos no mundo. “Ao longo destes anos, a Pitú se tornou um símbolo de Pernambuco. Representamos o nosso estado em todo o Brasil e em outros países do mundo com muito orgulho”, destacou.
A fábrica da Pitú é localizada no interior de Pernambuco, no município de Vitória de Santo Antão. Pensando nos seus fiéis consumidores, eles contam com o espaço dos “Pituzeiros”, onde os consumidores mais assíduos podem visitar e conhecer o processo de fabricação da bebida. “Nosso produto é sinônimo de confraternização, descontração e alegria, características que certamente geram grande identificação com os pernambucanos”, destacou Alexandre.
A Pitú tem, no seu portfólio, as garrafas retornáveis de 600 ml, de 965 ml e latas de alumínio com 350 ml, 473 ml, 710 ml. Há, ainda, as versões envelhecidas: Pitú Gold e Vitoriosa (Cachaça Extra Premium). Também existem outras variações do produto, como a bebida mista de cachaça com limão – Pitú Limão; a bebida alcoólica mista à base de noz de cola – Pitú Cola; a vodka Bolvana e a bebida mista à base de vinho – Do Frei.
A holandesa que conquistou o Brasil
heineken está sempre presente em eventos que reúnem e impactam diretamente seu público-alvo
Além disso, ela se diferencia por sua modernidade, segundo destaca a diretora de marcas premium da Heineken Brasil, Vanessa Brandão. “A Heineken é percebida pelos consumidores por estar à frente do seu tempo”, afirmou.
Neste ano, a marca lançou o filme Connections, que mostra cenas da nova realidade desafiadora, de interações virtuais, proporcionada pela pandemia da Covid-19. Em setembro deste ano, lançou a campanha Back to The Bars, uma iniciativa global que celebra a reabertura responsável de bares. “Socializando de forma responsável, acreditamos que a retomada das atividades pode ser possível”, ressaltou Vanessa.
Entre as novidades que a Heineken trouxe este ano está uma nova cerveja com 0% de teor alcoólico, que mantém o seu sabor original.
A holandesa que conquistou o Brasil
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Empresa local apostou no e-commerce e na venda de chopes em growlers
“A Indaiá é uma água mineral natural que tem uma história muito forte, uma relação antiga com os pernambucanos. Ao mesmo tempo, nos reinventamos dia a dia”, destaca a diretora. Atualmente, a marca conta com cerca de 2,5 mil colaboradores que trabalham para levar produtos saudáveis para os brasileiros. “Os consumidores da Indaiá são pessoas que valorizam saúde, bem-estar e qualidade de vida e não abrem mão de se hidratar com a água preferida do pernambucano”, comenta Camila.
O ano de 2020 fez com que a empresa readequasse todo o seu planejamento. “Desde março, não temos medido esforços para garantir o abastecimento dos nossos clientes e consumidores, sempre tendo em vista a segurança e o bem-estar dos nossos colaboradores, que têm trabalhado com toda dedicação para que essa entrega seja possível”, destaca.
No momento, a prioridade da empresa é garantir a hidratação dos consumidores e entregar novos produtos. “Mesmo diante de tantos desafios com a crise de pandemia iniciada em março deste ano, devemos fechar bem 2020 com um crescimento em volume de litros sobre 2019 superior a 10%”, conta Camila.
Para 2021, a Indaiá promete transformações e novidades em seu portfólio. “Nossos investimentos estão direcionados para marcas estratégicas. Estamos apostando no melhor cenário para o país e no apetite do consumidor brasileiro”.
Segundo a diretora, a chave da comunicação é o posicionamento estratégico, integrando o plano do negócio em um só conjunto. “Temos ações ATL e BTL planejadas, mas o essencial é que o trabalho seja 360º, integrado, com mídias e demais ações complementares, pois acreditamos que assim ganhamos em assertividade junto ao target e cobrimos todos os pontos de contato, mantendo o posicionamento da marca vivo e melhorando a experiência do consumidor conosco”, ressalta.