PESQUISA

Dados Estratégicos para Empresas do Mercado

Realizado pela Datamétrica, com mais de 20 anos de experiência, o levantamento faz uma radiografia
aprofundada de perfis e hábitos dos consumidores

Um retrato atual e único dos consumidores do Grande Recife e a revelação das marcas mais amadas por eles. Esta é a pesquisa Marcas Preferidas, um levantamento minucioso sobre os hábitos de consumo dos moradores do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes feito pela Datamétrica, empresa com mais de 20 anos de experiência na realização de pesquisas de opinião e de mercado, em parceria com o Diario de Pernambuco.

A pesquisa buscou conhecer as preferências dos pernambucanos a partir de 2,5 mil entrevistas sobre 73 categorias de 15 segmentos da economia. Foi ouvido um público das classes A, B e C, que representa um universo de 1,7 milhão de consumidores. A amplitude da pesquisa garante um resultado mais abrangente e detalhado. As 219 marcas premiadas foram conhecidas na cerimônia da entrega dos prêmios, ontem, no Arcádia do Paço Alfândega.

O Marcas Preferidas 2016 teve como objetivo identificar quais são as preferidas pelos consumidores; quando são analisados quesitos como qualidade, preços, disponibilidade, além do carinho pela marca. A estratificação da amostra foi feita por sexo, idade e grau de instrução. Houve ainda ponderação de resultados por nível de renda e posição no mercado de trabalho. Os resultados incluíram também a segmentação por classes sociais, além de permitir até seis critérios de estratificação da amostra.

“O foco da pesquisa é o levantamento das preferências do consumidor nesse amplo mercado de 73 categorias de produtos oferecidos no Grande Recife. A pesquisa parte da premissa de que o conhecimento de perfis e hábitos do consumidor é uma das informações mais importantes para uma atuação sintonizada às necessidades do mercado e do público consumidor”, esclarece a vice-presidente da Datamétrica, Analice Amazonas.

Todos esses cuidados permitiram que a metodologia aplicada no processo garantisse informações mais esmiuçadas sobre a marca, incluindo pacotes de resultados sobre “saúde da marca” e “top of mind”. As empresas interessadas nos dados obtidos também poderão obter análises mais detalhadas dos pontos coletados durante o processo de pesquisa. “Disponibilizamos informações atualizadas e qualificadas para aumentar assertividade das decisões estratégicas (das marcas)”, enfatiza Analice.

Alcance, visibilidade e assertividade são outras características do Marcas Preferidas. Com uma pesquisa mais abrangente, os participantes do projeto passam a ser realmente vistos. Isso porque o alcance das mídias envolvidas faz a diferença. A integração das empresas reflete o poder de divulgação da marca em diferentes meios de comunicação, abrangendo diversas classes sociais.

Além desta publicação, os resultados da pesquisa de metodologia sofisticada serão divulgados nos veículos do Grupo R2, como Diario de Pernambuco e Aqui PE – jornais impressos mais lidos no estado e com maior número de alcance nas redes sociais. As informações também serão divulgadas na Rádio Clube FM e nos portais pernambuco.com e diariodepernambuco.com.br, com a marca de 1,1 milhão de curtidores apenas no Facebook.

Analice faz análise da pesquisa do Instituto Datamétrica

Analice faz análise da pesquisa do Instituto Datamétrica

A pesquisa Marcas Preferidas é uma contribuição que a Datamétrica e o Diario de Pernambuco dão ao mercado consumidor, às agências de publicidade e aos anunciantes para que eles entendam melhor quais são e como se dão as preferências do Grande Recife. Trata-se de uma robusta radiografia dos consumidores com detalhamentos fundamentais para todos os atores do sistema econômico.

“A importância dessas informações é que elas permitem análises segmentadas dos públicos consumidores aos empresários atuantes neste mercado. O conhecimento estratificado do mercado e de seus públicos-alvo permite um maior foco nas ações de vendas, marketing e comunicação por parte das empresas. Num mundo marcado pelo bombardeio incessante de informação e comunicação, ter foco nas ações passa a ser decisivo para o sucesso de uma empresa”, destaca a vice-presidente da Datamétrica, Analice Amazonas.

É importante ainda salientar que os dados não são válidos apenas para as empresas vencedoras. As informações são de grande relevância para todo o mercado e até mesmo para as marcas que não foram premiadas. Se quer ser a preferida dos consumidores, é importante conhecer os dados. Os dados podem ser usados para crescer ou manter a liderança no seu segmento. As informações podem ser adquiridas através dos setores comerciais da Datamétrica (81-3316.2600) e do Diario de Pernambuco (81-2122.7888).

“Esses indicadores e esse aprofundamento de perfil permitem aos fabricantes de uma marca identificar pontos fortes e pontos fracos seus e de seus concorrentes. Esse conhecimento contribui para direcionar o posicionamento da marca no mercado e ajuda imensamente o marketing no desenvolvimento de campanhas, dando-lhes mais assertividade”, ressalta Analice.

[ A pesquisa
[ Entrevista Analice Amazonas  // vice-presidente da Datamétrica

Qual é o diferencial da Pesquisa Marcas Preferidas diante de outros levantamentos realizados?
É uma pesquisa com entrevistas domiciliares, que oferece um retrato atual e talvez inédito do perfil de consumidores de 73 categorias de produtos consumidos no Grande Recife. O rigor estatístico, possível apenas como resultado do tamanho da amostra e da reduzida margem de erro dela decorrente, permite aferir, com riqueza de detalhes, informações fundamentais ao empresariado. Tem-se ali um rico conjunto de indicadores a respeito da relação do consumidor com as marcas oferecidas nessas categorias de produtos e que perfazem um universo de mais de mil marcas.

Quais foram os principais resultados obtidos?
A pesquisa Marcas Preferidas disponibiliza o ranking de marcas preferidas do consumidor do Grande Recife por categoria de produto. O destaque na premiação foi dado aos três primeiros colocados em cada categoria de produto, um total de 219 marcas. Mas a pesquisa oferece ainda resultados de acesso restrito a todas as marcas que desejarem conhecer seu posicionamento e seu mercado consumidor no mercado do Grande Recife, com detalhamento de perfil e indicadores de desempenho estratégicos. São informações como conhecimento e envolvimento emocional das marcas, medidas de saúde das marcas, análise de sensibilidade a preço relativo.

Como se deu a união entre Diario de Pernambuco e Datamétrica e qual a importância dessa parceria?
A pesquisa Marcas Preferidas é uma parceria da Divisão de Pesquisas da Datamétrica com o Diario de Pernambuco. A nova direção do Diario desejava oferecer ao seu público leitor algo diferenciado, que pudesse ao mesmo tempo destacar as lideranças do mercado dessas marcas, indicar as marcas preferidas e contribuir para o conhecimento mais detalhado desse mercado com ferramentas estatisticamente rigorosas.