PESQUISA

Pesquisa atesta posicionamento de marcas

LEVANTAMENTO REVELOU A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR PERNAMBUCANO EM 58 PRODUTOS

Pelo quarto ano consecutivo, a pesquisa Marcas Preferidas aponta a preferência dos consumidores no Grande Recife. Parceria entre o Diario de Pernambuco e a Datamétrica, o levantamento se concentrou em três indicadores (recall espontâneo, recall estimulado e preferência de marcas). Ao todo, foram identificadas marcas para 58 produtos, divididos em 12 categorias.

“Preferência não está limitada por preço. É possível preferir algo que é não se pode comprar no momento. Pode ser um reconhecimento da qualidade do produto, reflexo de uma eventual boa experiência, ou uma identificação criada ao longo do tempo, por exemplo. Nesse sentido, é importante estar sempre atento às preferências dos consumidores, identificar quando há mudanças e encontrar o caminho para se tornar o sonho de consumo dos clientes”, afirma o sócio da Datamétrica Consultoria e Pesquisa, André Magalhães.

A pesquisa Marcas Preferidas realizou 600 entrevistas, todas face-a-face, junto a consumidores das classes A, B e C da Grande Recife (Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes). Os entrevistados tem idade acima de 18 anos. O índice de preferência que é usado para posicionar a preferência das marcas dos 58 produtos apresentados é calculado a partir da preferência por marca revelada pelo consumidor.

Inicialmente, o entrevistado é perguntado de forma espontânea a respeito das marcas. Na sequência, a pergunta é de forma estimulada e, finalmente, ele é solicitado a dizer qual marca, dentre todas as lembradas, ele prefere. As estatísticas têm 95% de nível de significância e 4% de margem de erro.

A edição 2019 traz entre os destaques a mudança da preferência dos consumidores em relação ao Shopping. Este ano, o Shopping Center Recife passou a ser a primeira opção e o RioMar Shopping a segunda, alterando o resultado do ano passado. “Este fato demonstra uma disputa acirrada pela atenção dos consumidores”, pontua André Magalhães.

Pelo primeiro ano, os hospitais oftalmológicos e o ensino à distância (EAD) participaram da pesquisa. Nestes segmentos, o Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE) foi apontado como o preferido dos entrevistados e a UNINASSAU foi a mais citado no EAD. Outro destaque foi a volta do GGE ao primeiro lugar entre as escolas privadas.

De acordo com o sócio da Datamétrica Consultoria e Pesquisa, em um cenário de crise econômica como este que o país enfrenta, os custos de erros de estratégias se tornam ainda maiores. “Mais do que nunca, é necessário minimizar os erros. “Por isso, as pesquisas são fundamentais para aferir o comportamento e os desejos dos consumidores. Seja para manutenção ou para a abertura de novos mercados, pesquisas bem-feitas e com foco adequado reduzem custos e aumentam as perspectivas de sucesso”, ressalta.

Para André Magalhães, é preciso estar atento às mudanças no mercado