SAÚDE
Um hospital sempre à frente de seu tempo
REAL PORTUGUês fica com a primeira colocação na categoria hospital no Marcas Preferidas
Fundado em 1855, o hospital secular ganhou o selo Real do Rei português D. Carlos I, estampado no brasão da marca com orgulho ao longo de seus 165 anos.
Na linha de frente no combate ao novo coronavírus, a instituição registrou um número expressivo de atendimentos, tanto no particular quanto no suporte à Secretaria Estadual de Saúde, cedendo leitos ao SUS. “Houve um desgaste físico e emocional de toda a equipe, mas temos um time comprometido e dedicado, que soube enfrentar os momentos mais difíceis”, comenta o provedor.
Para o provedor, o planejamento foi essencial para este ano tão atípico. “Desde que surgiram os primeiros casos do novo coronavírus no mundo, o Real Hospital Português montou um comitê de enfrentamento à doença e preparou-se em termos estruturais e operacionais, definindo protocolos e treinando as equipes”, ressalta. A prioridade para este momento, segundo Ferreira da Costa, é a reestruturação da emergência, com a iniciativa de leitos individualizados. Além disso, neste ano, a empresa também investiu em tecnologia, adquirindo o primeiro angiógrafo com tomógrafo acoplado 4d da américa latina, o Angio-CT 4D. O equipamento trará mais agilidade e precisão nos procedimentos cirúrgicos.
Este ano também foi um marco para o hospital que completou 165 anos de existência. “Criamos um selo comemorativo e colocamos esse selo na fachada da Instituição e na assinatura de todas as peças, campanhas e eventos institucionais e científicos de 2020 até 2021”, conta, sobre as comemorações. “Em 2020, estreitamos o relacionamento com o nosso cliente através das redes sociais, trazendo conteúdo de saúde de relevância. Mantivemos as campanhas educativas, mesmo que limitadas pela pandemia, além de outras ações”, explica.
O ano de 2021 trará a inauguração de novas UTIs pediátricas, além de investimento em treinamento e capacitação. O provedor descreve a equipe da instituição como “o maior patrimônio do Real Hospital Português”.
Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português
Sede por novas soluções é um dos segredos do êxito da clínica
A sede por novas soluções e acolhimento ao paciente são um dos segredos por trás da conquista da clínica. “Ao longo desses anos, somos uma empresa dotada de tecnologia e calor humano para cuidar da saúde das pessoas. Investimos constantemente em novos equipamentos, na construção de novos e modernos megacentros que reúnem todos os exames em um só lugar e, principalmente, na capacidade profissional da equipe para atender a pacientes e fornecedores”, aponta Boris.
Para ele, a prioridade é o atendimento humanizado e de qualidade para todas as pessoas que precisem do serviço de saúde. “Nosso propósito é prover conforto, eficiência e respeito aos nossos pacientes e colaboradores”, comentou o presidente. A primeira unidade da empresa, no Derby, hoje é considerada referência em sua área. Além disso, a Boris conta com seis outras unidades localizadas na RMR e em Arcoverde, 350 colaboradores e 60 médicos. “A marca forte que tem hoje se deve, sobretudo, a esforços contínuos de uma política de comunicação singular focada na satisfação plena dos clientes que utilizam os serviços das clínicas e de estar sempre próximo a eles emocional e geograficamente”, ressalta Boris Berenstein.
O ano de 2020 trouxe obstáculos para a empresa, que estava na linha de frente do combate ao coronavírus. “Podemos dizer que um dos nossos maiores desafios foi justamente trabalhar no enfrentamento dessa doença, já que o exame tomográfico foi uma grande ferramenta na ajuda do diagnóstico da Covid-19 e na avaliação de risco dos pacientes”, comenta Leon. Apesar do desafio, a instituição não parou de atender às pessoas que tinham necessidade em outros exames. “Cuidamos para atender a todos sem colocá-los em risco e também a nossa equipe médica e de colaboradores. Foram duas frentes importantes na oferta dos nossos serviços”, completa o diretor.
Ampliação de serviços em prol dos pacientes
“Vivenciamos um momento inesperado. Estávamos trabalhando dentro de um sistema todo organizado que sofreu, de repente, uma avalanche, e precisamos com toda nossa experiência sermos rápidos e precisos para enfrentar toda a mudança operacional sofrida”, relata a presidente da Unimed Recife, Maria de Lourdes Araújo, mencionando as consequências da pandemia do novo coronavírus para o segmento.
“A Unimed Recife tem uma grande equipe de líderes, que rapidamente tomou à frente, organizando suas equipes para o novo cenário”, afirma a presidente.
A Unimed Recife conseguiu manter em 2020 o calendário de ampliação de serviços. Foi entregue o novo prédio da Emergência 24h da Unimed Recife em Olinda. Com um investimento orçado em R$ 2,5 milhões, a unidade foi totalmente reestruturada e passou a funcionar 24h oferecendo exames de imagem e serviço de Cardiologia, além de Clínica Médica, Pediatria e Ortopedia.
Uma conquista que veio em um ano tão desafiador. “A pandemia veio reforçar alguns cuidados que já tínhamos, relacionados à segurança dos nossos clientes e à equipe, e nos desafiou a adequações rápidas ao modelo de atendimento e protocolos de segurança”, conta Fernando. No início da pandemia, a empresa fechou 10 das 13 unidades, mas por apenas um mês.
“Colocamos os nossos clientes no centro das atenções e mantivemos o foco na qualidade. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para manter a nossa estrutura de pessoas e de suprimentos inabalada para que a nossa operação não sofresse impactos que pudessem comprometer a qualidade e/ou o prazo das nossas entregas”, completa o diretor. E a estratégia, conforme mostra o resultado do prêmio, deu resultado.
Uma conquista que veio em um ano tão desafiador. “A pandemia veio reforçar alguns cuidados que já tínhamos, relacionados à segurança dos nossos clientes e à equipe, e nos desafiou a adequações rápidas ao modelo de atendimento e protocolos de segurança”, conta Fernando. No início da pandemia, a empresa fechou 10 das 13 unidades, mas por apenas um mês.
“Colocamos os nossos clientes no centro das atenções e mantivemos o foco na qualidade. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para manter a nossa estrutura de pessoas e de suprimentos inabalada para que a nossa operação não sofresse impactos que pudessem comprometer a qualidade e/ou o prazo das nossas entregas”, completa o diretor. E a estratégia, conforme mostra o resultado do prêmio, deu resultado.
A nobre missão de transformar vidas
Tokarski: foco no digital
Neste ano atípico, ele destaca que a farmácia não investiu em nenhuma grande campanha. Focou seus esforços e estratégias para gerar valor aos clientes através de conteúdos relevantes em seus canais digitais. “Nunca se falou tanto no cuidado com a saúde e prevenção. Por isso, geramos informação de qualidade e úteis para ajudar o nosso cliente a manter a saúde equilibrada”, explica Charles.
Além disso, intensificaram o teleatendimento, que já era um dos esforços que a empresa vinha fazendo nos últimos anos. “Já não éramos mais uma empresa analógica. O que fizemos foi ampliar estes canais e aumentar a velocidade nas respostas, envio dos orçamentos e entrega dos produtos”.
A Roval tem hoje 54 lojas em operação no Nordeste. Só no Recife, emprega mais de 140 pessoas e tem planos ambiciosos. A empresa trabalha hoje com o projeto 100, que significa chegar a 100 lojas até o ano de 2022.
Levi Campaña, o diretor regional de Operações da Drogasil, comemora a primeira colocação. “Nós da Drogasil estamos orgulhosos de sermos escolhidos como a principal marca de farmácia em Pernambuco. Acredito que esse reconhecimento é resultado da relação de proximidade que estabelecemos com nossos clientes e o nosso cuidado de oferecer serviços e um bom atendimento em nossas 71 lojas no estado, sobretudo nos canais online, neste momento de pandemia”, destaca.
A marca tem como propósito cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida. “E sabemos que o cuidado nunca foi tão importante na vida das pessoas como foi este ano”, ressalta Levi. Durante a pandemia, a empresa criou o fundo Todo Cuidado Conta, doando R$ 25 milhões para o combate ao novo coronavírus.
O dinheiro foi destinado a 50 hospitais de referência que atendem ao SUS em todo o país. Além de dinheiro, a empresa também doou medicamentos ao SUS, máscaras de proteção contra a Covid-19 e cestas básicas para a população. Em Pernambuco, a companhia fez doações para o Hospital Infantil Palmira Sales, em Garanhuns e a Santa Casa de Misericórdia, no Recife.
Por conta do isolamento, a Drogasil registrou um crescimento das demandas digitais. Para facilitar os atendimentos, deram início ao serviço Entrega na Vizinhança, onde as entregas são feitas por um atendente da farmácia em um raio de até 300 metros de distância, sem custos adicionais.
Para os próximos anos, a marca pretende apostar no conceito de “Nova Farmácia”, disponibilizando lojas e canais digitais da rede para a saúde integral da população. Outro plano é a criação de um marketplace de produtos de saúde, apostando em novos nichos, como óculos e medicamentos manipulados. Além disso, a Drogasil pretende criar uma plataforma digital para facilitar o contato com os consumidores e abrir mais 240 lojas nos próximos dois anos.