VAREJO
Mall se reinventou em meio à pandemia e já projeta novidades para 2021
Durante o ano pandêmico, o equipamento acompanhou as transformações sociais para oferecer lazer, serviços, medicina e estética, produtos, experiências exclusivas e entretenimento de qualidade, de forma inovadora e segura. “Acreditamos que o momento atual é de adequação ao novo cenário para que possamos seguir sem abrir mão da segurança e de todo cuidado que os nossos clientes recebem aqui. Estamos atentos, sempre propondo novidades”, comenta Renata.
No auge da quarentena, o shopping implantou estação de drive-thru de compras para facilitar as operações a partir de vendas online. Entre as novidades implementadas, destacam-se o desenvolvimento da automação do WhatsApp, que melhora a comunicação com o cliente de forma personalizada. Expandiu a plataforma de vendas através do Vitrine Virtual, oferecendo um variado mix de produtos com possibilidade de delivery. Em julho, estreou o Go Dream Drive-in, estrutura ao ar livre que ofereceu sessões de filmes, shows, apresentações teatrais e transmissões esportivas. Buscando soluções tecnológicas para o período natalino, o Shopping Recife inovou com a possibilidade de Papai Noel gravar mensagens de vídeo personalizada para as crianças através de um hotsite.
Atualmente, o Shopping Recife reúne 450 lojas (sendo 90 em alimentação), 14 salas de cinema, centro médico e espaços para eventos de pequeno, médio e grande porte. E conta ainda com o Parcão, um parque pet ao ar livre com 1,4 mil m². No total, são 629 funcionários. “Estimamos neste período natalino, por exemplo, um fluxo de 90% do alcançado em 2019, que foi de mais de 4 milhões de pessoas, e o crescimento em vendas de 5%”, estima. “Para o próximo ano, estamos confiantes em trazer novidades que estejam em sintonia com a demanda do nosso público. Nesse sentido, já estão desenhadas a inauguração de 21 novas operações”, conclui.
Grupo promove a pecuária sustentável e economia de energia
A empresa ressalta, em seu site oficial, o valor da ética em todas as suas atitudes, disponibilizando um canal aberto de comunicação e promovendo treinamentos aos mais de 50 mil colaboradores espalhados pelo país. “Manter uma forte cultura de compliance é essencial, pois nos ajuda a operar nosso negócio com segurança, cumprindo todas as leis aplicáveis e agindo com integridade, sempre fazendo o que é certo”, aponta um trecho do portal oficial da marca.
Além disso, o Big também destaca o mesmo valor aos fornecedores, com compras responsáveis tanto no quesito social quanto no ambiental. “Nossos fornecedores recebem informações sobre o Código de Ética na Cadeia de Suprimentos (Compras Responsáveis) e um Acordo de Fornecedores”, ressalta o site.
Em 2020, as lojas do Grupo BIG receberam do Hospital Albert Einstein uma certificação de segurança contra a Covid-19, o selo CovidAudit. O selo é concedido aos estabelecimentos que cumprem todos os protocolos de saúde para evitar a propagação do vírus.
O grupo também é responsável por diversas ações sociais. Em 2018, profissionalizou mais de 800 jovens (entre 17 e 24 anos) no segmento varejista. A empresa também é responsável por mais de 6,5 mil famílias no Clube dos Produtores, uma iniciativa que promove a agricultura familiar.
Já na questão ambiental, o grupo promove a pecuária sustentável, sendo pioneiro nesse segmento varejista e monitora as fazendas da Amazônia e do Cerrado desde 2017. O grupo também incentiva a economia de energia, com a instalação de LED em suas lojas e o aproveitamento da luz natural. Outras iniciativas são o uso da tecnologia digital para reduzir o uso do papel e a reciclagem de 40% dos resíduos gerados pelo grupo.
A número 1 em eletrodomésticos
Presidente da Magalu, Luiza Trajano ressalta o valor da inclusão social
Com 63 anos de história e há 10 presente na região Nordeste, a Magazine Luiza conta, hoje, com cerca de 35 mil colaboradores, espalhados nas 1.113 lojas em 21 estados do país. “No Brasil, a companhia tem se tornado referência na gestão do capital intelectual para o caminho digital como definição estratégica, com propósito bem definido: prover o acesso para muitos ao que atualmente é privilégio de poucos”, destaca a presidente Luiza Helena Trajano, em um trecho do site oficial da marca.
Ainda segundo a página, cinco pilares sustentam este novo ciclo de negócios do Magalu: crescimento exponencial, entrega mais rápida, superapp, oferta de novas categorias de produtos, principalmente por meio do marketplace, e o Magalu ao seu Serviço (Magalu as a Service)
No ano passado, a Magalu comprou o maior e-commerce esportivo do Brasil, a Netshoes. Também em 2019, conquistou seu lugar entre as 30 empresas mais valiosas do país e seu sócio, Frederico Trajano, ganhou o título de executivo do ano pelo Valor Econômico. Quando a pandemia chegou, a Magalu acelerou seu desenvolvimento com investimentos em plataformas online, como Parceiro Magalu e Magaluplay.
A Magazine Luiza também se destacou com seu programa de capacitação de pessoas com deficiência. “A inclusão social também é um dos pilares do Magazine Luiza. Por meio de um programa bem estruturado e reconhecido, que incentiva a contratação de pessoas com deficiência, a adaptação das instalações e treinamento dos funcionários, a companhia apresentava mais de 1 mil pessoas com deficiência trabalhando em 2015”, aponta Luiza, em um trecho do portal oficial.
A empresa também tem compromisso com a sustentabilidade. “Nossos esforços são para evitar poluição, eliminar desvios de processo e reduzir o desperdício”, ressalta a empresa.
“Crescemos, mas não perdemos nossas raízes. Somos gente que gosta de gente, temos mão na massa, somos simples e inovadores. Colocamos sempre o cliente em primeiro lugar e, aqui, todos os funcionários têm atitude de dono”, destaca o site oficial.
A Magazine Luiza foi fundada em 1957, no interior de São Paulo, pelo casal Luiza e Pelegrino Donato. O objetivo inicial era gerar emprego para toda a sua família.
Nagem leva primeira colocação na categoria lojas de informática
Empresa cresceu na pandemia pela demanda de produtos de home office
Halim Nagem não mede esforços para manter o padrão de atendimento
Quem também figura com frequência na seleta lista das Marcas Preferidas dos pernambucanos é a Nagem. Este ano, mais uma vez, ela venceu na categoria de lojas de informática, consolidando-se, a cada ano mais, no coração e mente dos seus consumidores. “Essa é a maior prova da mais profunda identificação com o nosso público”, ressalta Halim Nagem, presidente do grupo que leva o seu sobrenome.
Ele destaca, ainda, que manter uma boa relação com seus consumidores é um dos propósitos da empresa, independentemente da situação. “A ideia é que as pessoas percebam a Nagem presente em vários momentos do dia. Ainda mais na pandemia, estamos trabalhando para continuar mantendo e construindo a marca que os nossos consumidores sempre confiaram”, ressaltou.
A Nagem foi fundada em agosto de 1988 por Halim. No início de sua história, era fornecedora de suprimentos para outras empresas, entrando, desta forma, no varejo. A marca também foi responsável pelo lançamento do CD e da primeira impressora colorida da HP no Brasil. Hoje, conta com mais de 1,7 mil colaboradores empenhados em melhorar as soluções tecnológicas para o cotidiano de todos os consumidores.
Com a pandemia, a Nagem registrou crescimento por conta da demanda de produtos de home office, como notebooks, impressoras e webcams. A empresa chegou a registrar aumento de 20% nos últimos meses.
“Para manter o nosso padrão e atender os consumidores o mais rápido possível, fizemos investimentos em tecnologia da informação, logística e suporte”, destacou. “O tíquete médio desses consumidores que tiveram seu cotidiano modificado, devido à pandemia, cresceu a 25% na rede”, afirmou Halim. “Com a retomada da economia, o foco é não deixar de atender nossos consumidores com as mais diversas linhas de produtos”, completou o presidente.
Sobre as estratégias de marketing, Halim contou que a empresa buscou investir em canais de vendas online e reforçar o relacionamento com os seus clientes. Além de um novo lançamento na comunicação da marca, intitulado “Seu dia pede Nagem”. “A meta é continuar trabalhando nessa linha e mantendo a presença em todos os canais de atendimento para ajudar o nosso cliente a fazer a melhor escolha”, concluiu.
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