Oportunidades x investimentos

 

Há muitos questionamentos sobre o legado da Copa do Mundo para as cidades que estão recebendo investimentos na melhoria da infraestrutura, em especial, no sistema viário. Mas é inegável que se trata de uma oportunidade única em décadas. A questão é como esses investimentos estão sendo aplicados e de que forma as cidades se planejaram para direcionar suas ações.

No caso de Recife, o que conta a favor são os estudos elaborados no Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU). Os corredores de transporte e as perimetrais, que receberão investimentos foram pensados dentro de uma lógica da circulação e integração com o sistema de transporte público. Nem todas fizeram isso.

O Rio de Janeiro talvez esteja perdendo uma grande oportunidade de mudar a dinâmica de circulação com os investimentos que está recebendo para a Copa do Mundo e a Olimpíada. Há uma certa inquietude por parte dos especialistas em relação às escolhas que estão sendo feitas no direcionamento dos recursos.

Ninguém entendeu ainda porque o corredor TransOeste, o primeiro a entrar em operação, tenha sido feito onde foi. O corredor com pista exclusiva para ônibus e estações de embarque e desembarque em nível e com pagamentoantecipado, um luxo só, foi instalado em uma área pouco habitada. Na verdade, há trechos enormes de nada em um corredor que terá 56 quilômetros depois de concluído. O trecho não estava previsto no PDTU, mas o município alega que quer direcionar o crescimento para aquela área.

Outro questionamento que se faz é em relação ao corredor da TransBrasil, na Avenida Brasil, que hoje já tem uma demanda de 1,2 milhão de passageiros. Para se ter uma ideia, o corredor exclusivo de ônibus mais antigo de Curitiba tem uma demanda cinco vezes menor e a cidade já planeja um metrô prevendo um milhão de usuários em 2044. Há outros elementos, no entanto, que precisam ser observados: tempo e dinheiro. Decidir em cima dessas duas premissas limita em muito as opções.

O corredor da 4ª perimetral do Recife, por exemplo, caberia um metrô, mas os especialistas concordam que o ônibus com corredores exclusivos irá cumprir a sua função, por um determinado período, e no futuro o modal poderá ser substituído, mas o corredor não irá nascer com sua demanda estrangulada como é o caso da TransBrasil. O que temos hoje e o legado que será deixado, dependerá das escolhas que estão sendo feitas, mas dificilmente teremos de uma só vez a chance de mudar como a que estamos tendo agora.

13 Replies to “Oportunidades x investimentos”

  1. Há legados e legados. A 4ª perimetral, no futuro, usar metrô acho difícil, pois esse modal é bem caro e demanda maior espaço que uma rede já estruturada para ônibus. Caberia, sim, o VLT aos moldes da linha sul daqui. Tem um estado, não recordo, que migrou corredor BRT por VLT aproveitando muito do já feito.
    Ainda, sugeriram na 4ª perimetral um enorme elevado iniciando no entrocamento da BR 232 indo até a Macaxeira exclusivo para ônibus. Se isso se concretizar, ou agora já dimensionam o elevado para suportar a carga de um VLT ou metrô que são muito mais pesados, ou vão ter que demolir ou reforçar no futuro a estrutura.
    Ainda, não disseram ainda se os corredores BRT aqui vão usar veículos biarticulados além de articulados ou só articulados. Se só for articulados, a demanda crescendo, basta adotar o biarticulado e aumentar o quantitativo. Claro, há um limite de custo para definir se compensa ou não dotar mais veículos e maiores ou migrar para outro modal de maior capacidade e vida útil superior.
    Considero um dos males desse legado a passarela que vão construir ligando o Aeroporto a TI Aeroporto/Metrô. Um valor muito alto que hoje não se vê demanda para gastar tanto, bem como após a Copa, ainda que mais usuários utilizem o transporte público para chegar ao Aeroporto, também é questionável se haveria necessidade. Logo, é uma obra muito cara feita para atender uma situação pontual. Cadê os estudos que provem essa necessidade após a Copa? Se é possível gastar tanto numa passarela não havendo indicador da sua viabilidade futura, poderiam construir outra ligando a estação Shopping do metrô ao Shopping, ou, um pouco maior, estação Tancredo Neves/TI ao Shopping.

    • Raimundo,

      Inicialmente serão usados apenas ônibus articulados. Não há ainda previsão do bi-articulado, mas de fato é uma forma de aumentar a capacidade do corredor. Sobre metrô ou VLT na 4ª perimetral é uma possibilidade que os especialistas apontam para daqui a pelo menos duas décadas.

  2. Tania,

    já comentei aqui em outras situações e até em fórum que participo sobre os corredores já poderem usar biarticulados. Nós estamos copiando os modelos de Bogotá e Curitiba. Procurando na net, Bogotá usa biarticulados, parece, para linhas expressas, enquanto os articulados são para as paradouras. As estações feitas aqui comportam biarticulados, embora um apenas. Se hoje há no Leste-Oeste linha expressa Camaragibe para o centro do Recife usando veículo articulado, costumeiramente superlotada, no futuro com a integração das várias linhas de bairros de Camaragibe que deixarão de usar o Leste-Oeste, é de se questionar se as expressas não poderiam usar biarticulados, enquanto as paradouras articulados. Até poderiam criar semi-expressas com biarticulado, pois no corredor haverá dois TIs (Perimetrais 3 e 4) fazendo com que os usuários que vão para um desses não tenham que perder tempo nas linhas paradouras, até porque vai ter que fazer migração em TI e isso implica em perda de tempo. Uma coisa é a pessoa sair de uma linha alimentadora para pegar a do corredor e outra é a pessoa ter que passar por dois ou mais TIs.
    Enfim, o governo e o pessoal da Urbana devem saber o que fazem.
    Até a questão do modelo de ônibus não foi claramente definida, pois há modelos BRT (maiores) e os convencionais adaptados, por sinal, os de Bogotá seguem essa segunda opção só mudando o lado de acesso e eliminando os degraus. Basta instalar o ar condicionado para dizer que tem conforto e teremos um veículo já usado aqui só com layout alterado, mais simples que um Mega BRT ou Viale BRT.

    • Raimundo,

      Suas observações são bastante coerentes. Fico me perguntando, no entanto, se as nossas ruas estão preparadas para um biarticulado fora dos corredores exclusivos. O corredor Norte/Sul terá um trecho pelo tráfego misto entre a Avenida Cruz Cabugá e a estação central do metrô. Você consegue visualizar aquele ônibus enorme fazendo curvas nas nossas vias? Quando isso for necessário eles terão que pensar numa solução…

  3. Vania,

    o biarticulado é grande, mas ele consegue fazer curvas fechadas. Só depende da habilidade do motorista e de um espaço mínimo na via. A linha Camaragibe(Principe), por exemplo, que usa articulado, passa um por trecho apertado, inclusive com veículos estacionados em esquina, o que é proibido. Se trata das ruas Montevideo e Tabira, próximas ao Corpo de Bombeiros. Ele também passa pela Conselheiro Portela, no Espinheiro, sentido subúrbio.
    Os trechos que os BRTs aqui deverão entrar em tráfego misto possuem duas faixas de rolamento, no mínimo. Isso é o bastante para um biarticulado manobrar, ainda que dê um chega-pra-lá nos demais veículos da via(ônibus tem prioridade).
    Vejo o vídeo do link abaixo para você vê que é possível biarticulado em tráfego misto, desde que os demais veículos cedam a vez ao ônibus.
    Os BRTs do Leste-Oeste e Norte-Sul deverão ir até o TI Recife, então o trecho mais apertado é mais próximo deste sendo as Ruas Floriano Peixoto e Peixoto com duas faixas de rolamento cada, então ele pode manobrar desde que não haja veículos nas esquinas. Se fala nele voltar pela Dantas Barreto, mas não seria melhor seguir pela Rua Peixoto, passar ao lado do Forte, tomar as Av. Sul, Martins de Barro, para então acessar a Av. Guararapes sentido subúrbio?
    Eu não vejo problemas nas vias com tráfego misto, agora é possível que o TI Recife não suporte biarticulados por ser pequeno, o que é uma pena e mostra que as coisas aqui durante muito tempo não foram pensadas para atender situações futuras.
    http://www.youtube.com/watch?v=h_qMPRn46sA

  4. Tania, fazendo os questionamentos acima com relação ao BRT no centro do Recife, e até citei ruas que ele seguiria após fazer integração com o TI Recife (algo esperado), me dei de matéria anterior indicando como seria o trajeto na região da Guararapes.
    Matéria publicada sobre o BRT Leste-Oeste acessar a Boa Vista cita o trajeto ao Av. Guararapes para retornar e seria feito assim: Av. Dantas Barreto; Av. Nossa.Senhora do Carmos; e Av. Martins de Barros.
    Se for isso, o BRT, pelo menos do Leste-Oeste, não fará integração com o TI Recife. É isso mesmo?
    Você tem como checar essa situação, pois a possibilidade que usuários do Leste-Oeste tiriam em migrar para o metrô e até linhas circulares permitindo chegar a prefeitura não será possível sem a integração tendo em vista que o trajeto citado é antes do TI Recife? Hoje, a linha Brasilit exclusivamente leva os usuários a prefeitura, e em horário específico, outras da região. No futuro, a Brasilit, que é de bairro, deverá se integrar ao TI Perimetral 4 migrando para o BRT, mas se o BRT não vai a prefeitura e não iria fazer integração no TI Recife, como ficará o usuário?

    • Raimundo,

      O seu questionamento a respeito da falta de integração do Leste/Oeste com o terminal do Centro é correto. Conversei com Oswaldo Lima Neto sobre isso e o que ele me disse foi que uma das possibilidades é fazer essa integração por bilhetagem eletrônica. Mas soube também, pela Secretaria das Cidades que a extensão do Leste/Oeste para o Centro será feita em uma segunda etapa, sem data definida. Ou seja, o Leste/Oeste vai terminar no Derby pelo projeto das obras do PAC Copa, o que é uma pena e imagino que um transtorno enorme para fazer o transbordo. Acho que dessa forma não teremos redução de linhas de ônibus para o centro.

  5. Tania, se o Leste-Oeste for até a praça do Derby e esta teria paradas no meio da via(lado esquerdo de cada sentido) por conta do novo acesso dos veículos pelo lado esquerdo, a situação 1 de fazer migração eletrônica implicará em ônibus convencionais (acesso pelo lado direito) por onde hoje se para. A praça irá ficar tomada de ônibus e isso implicaria na necessidade de evitar o tráfego misto ali e o sistema eletrônico consiste num tempo de migração quando se paga a primeira vez, só que teriam que considerar o cara que sai lá de Camaragibe no BRT até chegar a Derby para tomar outro para o centro sem pagar novamente.
    Outra é que é previsto um alargamento na praça da praça do Derby (redução das calçadas para 2m onde hoje se toma ônibus) se ali continuar com tráfego misto circulando. Já pensou no montante de pessoas atravessando do futuro canteiro central onde terá estação para um dos lado da praça para tomar outros ônibus?
    É por essas e outras que se o BRT do Derby até a Guararapes vai demorar, por que não adotam ônibus com acesso nos dois lados evitando a construção de nova estações requerendo adaptação das atuais para se poder pagar antecipado?
    Pela proximidade, o Leste-Oeste poderia ir até o TI Joana Bezerra e de lá tomar as linhas circulares evitando o tumulto na praça que não é local para virar integração, até porque o Leste-Oeste deverá ter alguma linha até o TI Joana Bezerra para permitir se chegar a zona sul substituindo as atuais CDU/Boa Viagem.
    Sinceramente, não reduzem as linhas na Boa Vista porque não querem e demoram muito para pensar. Possivelmente, linhas que vem pela Av. Norte continuarão a chegar a Boa Vista por falta de um opção de massa nesse corredor.

    • Pois é, Raimundo, esse transbordo no Derby não será fácil. Quanto ao TI Joana Bezerra, ele será atendido pelo Norte/Sul com o ramal que passará pela Avenida Agamenon Magalhães.

  6. Tania,

    sei que o Norte-Sul chegará ao TI Joana Bezerra pelo ramal da Agamenon como já foi noticiado aqui. Contudo, como relatei acima, terão que criar uma solução para substituir as linhas CDU/Boa Viagem, pois estas não irão mais circular com o BRT no corredor. Como o corredor está atrasado e ainda não chegaram nos bairros para discutir como serão as mudanças, acreditam que estão fazendo estudos, mas não preciso abstrair muito para a situação abaixo virar realidade ou ser criticada se não ocorrer:
    – O TI da Perimetral 4 que terá comunicação com o BRT, próximo a CDU, deverá cobrir o trecho de CDU até o Aeroporto feito pelas linhas CDU/Boa Viagem cabendo um dos TIs Tancredo Neves ou Aeroporto fechar esse traçado;
    – se fala tanto em integração, então o BRT Leste-Oeste deverá ter linha até o TI Joana Bezerra, até para não tornar o trajeto muito longo se fosse para o TI Recife, cobrindo outro trecho das CDU/Boa Viagem – Derby/Aeroporto;
    – se é para integrar, o Leste-Oeste tem que se integrar ao Norte-Sul, e isso pode ser feito no caso dos BRTs pelos TIs Joana Bezerra e Recife.
    Ainda que o BRT Norte-Sul após Joana Bezerra até Cajueiro Seco ou Prazeres dependa da conclusão da Via Mangue, linha de ônibus entre o TI Joana Bezerra e o Aeroporto ou Tancredo Neves pode ser criada para circular pela Domingos e Conselheiro, além do próprio metrô que permite se comunicar com a Mascarenhas e, mais além, Cabo via trem diesel/VLT.
    Se o governo fala numa ampliação do SEI, que ampliação é essa que não mostra claramente a integração de diferentes corredores e modais?