Motoristas de ônibus do Recife decidem paralisar

 

Rodoviários decidem entrar em greve de advertência de 24 horas, a partir da zero hora desta quarta-feira. Na última assembleia, eles decidiram por uma paralisação de 100% da categoria. Caso a adesão se confirme, isso significa que cerca de  3 mil ônibus  deixaram de circular e consequentemente mais de 2 milhões de pessoas ficarão  prejudicadas e terão dificuldades para conseguir transporte.

A categoria volta a negociar na quinta no Ministério do Ttrabalho  para decidir se a paralisação continua e os motivos por ela impostos. Este ano, a pauta de reivindicações dos rodoviários é composta por 108 reivindicações, sendo o reajuste salarial a principal delas. Desta vez, a categoria quer um aumento de 27% do piso. Com isso, os motoristas passariam a receber R$ 2 mil e cobradores e fiscais teriam um aumento de 60% e 80%, respectivamente, em cima do valor oferecido aos motoristas.

Os rodoviários tiveram três encontros  com Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Pernambuco e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco, mas não chegaram a nenhum acordo.  Como de costume, no mês de julho acontece o dissídio coletivo para que a categoria avalie as possibilidades de reajuste salarial sem que haja greve. As primeiras reuniões aconteceram nos últimos dia 12 e 19. Os representantes discutem juntos, mas a possibilidade de greve dos ônibus não foi descartada.

Atualmente, circulam pela Região Metropolitana do Recife 360 linhas de ônibus, operadas por 18 empresas privadas. São 2,9 mil veículos realizando, em média, 24.350 viagens por dia que beneficiam aproximadamente 2,2 milhões de usuários diariamente.

Com informações da redação do Diario de Pernambuco e do Blog Meu Transporte

Pesquisa da CNT vai avaliar 94 mil km de rodovias no país

 

Aproximadamente 94.300 quilômetros de rodovias pavimentadas em todo o Brasil serão avaliados por 17 equipes de pesquisadores da Confederação Nacional do Transporte (CNT), um aumento de 1.553 km em relação ao estudo do ano passado. Os dados serão coletados pelos próximos 40 dias e farão parte da 16ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias. A pesquisa teve início no último dia 25 de junho.

Saindo simultaneamente de 12 capitais (Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Fortaleza, São Luís, Rio Branco e Belém), os pesquisadores coletarão informações sobre as condições das vias, com relação ao pavimento, sinalização e geometria.

O levantamento é publicado anualmente pela CNT desde 1995 (não ocorreram em 1998 e 2008) e tem como objetivo percorrer 100% da malha rodoviária federal pavimentada e os principais corredores estaduais em que se verifica um grande fluxo tanto de cargas, como de passageiros, sejam rodovias concessionadas ou não.

Para o diretor da CNT, Bruno Batista, o trabalho neste ano será ainda mais criterioso. “A pesquisa compõe a maior série histórica de avaliações rodoviárias do país. Nós conseguimos hoje avaliar com muita precisão o estado das rodovias e essa é uma informação importantíssima tanto para o planejamento dos transportadores, como também para a identificação de locais críticos que merecem intervenção rápida do governo”, ressalta.

A segunda etapa da pesquisa consiste na análise dos dados e edição do material, considerado o mais completo e criterioso levantamento sobre a conservação das estradas brasileiras. O estudo será publicado no segundo semestre deste ano.

 

Fonte: Agência CNT

 

Estacionamento não é um problema público

O ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, que fez uma verdadeira revolução urbana na dinâmica de circulação da capital da Colômbia, privilegiou pedestres, ciclistas e o transporte público. Neste vídeo, ele diz porque a mobilidade não motorizada deve ter prioridade.

Japão defende reciclagem de veículos

 

A importância de investir na reciclagem de veículos, para reduzir assim o acúmulo de resíduos e evitar outros problemas ao meio ambiente, foi o tema de um debate no último final de semana da Rio+20. A programação oficial da conferência da ONU terminou na sexta-feira (22), mas no sábado e no domingo (23 e 24), o público ainda pode participar de algumas atividades.

No Parque dos Atletas, o Japão mostrou como funciona o sistema de reciclagem de veículos. O país se tornou uma referência mundial nesse assunto. A taxa média de reciclagem por unidade é de 95%. Ou seja, em um veículo que pesa 1,1 tonelada, só não são recuperados 55 kg, que vão para o aterro. A Lei de Reciclagem de Automóveis no Japão é de 2005 e conta também com a participação dos usuários. Ao adquirir um veículo novo, o consumidor já paga uma taxa destinada à reciclagem.

No mesmo local, foi distribuído o livro “Reciclagem e Sustentabilidade na Indústria Automobilística”, que foi lançado na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em março deste ano. O livro foi escrito pelo engenheiro aeronáutico Daniel E. Castro, doutor em engenharia de materiais e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Um dos capítulos, sobre a situação dos veículos de transporte de cargas no Brasil e a necessidade da reciclagem, tem como autor o engenheiro Vinicius Ladeira, assessor governamental da CNT.

O livro diz que um veículo possui aproximadamente 15 mil peças, sendo que praticamente 80% de todos os materiais utilizados atualmente são metais, que podem ser reciclados de diversas formas. A discussão sobre o tema na Rio+20 foi promovida pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) – órgão do governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento.

A Jica apoia medidas em países em desenvolvimento. No mês de março, agência participou de um seminário sobre reciclagem de veículos e renovação de frota, promovido na sede da CNT, em Brasília. A Confederação Nacional do Transporte defende a implantação de um plano nacional que permita a renovação da frota de veículos no Brasil, especialmente de caminhões, e que também seja viabilizada a reciclagem dos materiais.

Fonte: Agência CNT

Idoso deve escolher a porta de desembarque no ônibus, defende projeto

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou  Projeto de Lei 4057/08, do deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO), que assegura aos idosos o direito de escolher a porta de desembarque dos ônibus.

O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) já estabelece a prioridade de embarque no sistema de transporte coletivo, mas não trata do desembarque (que o projeto acrescenta). Pela lei, são consideradas idosas as pessoas com 60 anos ou mais.

O relator Ricardo Tripoli (PSDB-SP) deu voto pela constitucionalidade e juridicidade do projeto.

Como o projeto foi analisado em caráter conclusivo e teve aprovação nas comissões de Viação e Transportes; e de Seguridade Social e Família, seguirá agora para o Senado, caso não haja recurso para que sua tramitação continue no Plenário.

 

Fonte: Agência Câmara

10 multas de trânsito improváveis, mas custam caro

As regras de trânsito são claras, porém, com o tempo, os motoristas acabam ignorando algumas dessas exigências.

Atitudes tão comuns de se ver no trânsito, como dirigir com o braço pra fora da janela ou condutores que dirigem devagar demais são infrações que podem custar caro ao motorista.

Sim, elas existem
Algumas infrações de trânsito já fazem parte do dia-a-dia dos motoristas que muitos desconhecem que tais aitudes podem ser consideradas ilegais e passíveis de multa. Veja quais são:

1. Nada de banho: uma cena muito comum nos dias de chuvas é a formação de imensas poças d’água nas vias, e ainda mais comum é ver os motoristas apressadinhos passando por essas poças e arremessando água para todos os lados. Por mais comum que pareça, essa atitude pode descontar 4 pontos na CNH, além de multa de R$ 85,13;

2. Cinzeiro: para os fumantes de plantão, nada de jogar a bituca pela janela. Se um agente de trânsito ver essa atitude, ela pode render uma multa leve, que custa R$ 53,20. O mesmo vale para quem jogar algum tipo de líquido pela janela;

3. Nada de show: usar o veículo em locais públicos para tentar dar um show de manobras radicais no trânsito está sujeito a multa de 7 pontos, considerada gravíssima, além de pagar R$ 191,54 e ter a habilitação e o veículo retido;

4. Sem seguir o doente: nos dias de trânsito mais intenso, é comum ver alguns motoristas espertinhos tentando seguir as ambulâncias para saírem do congestionamento. Mas estão errados, se pensam que tirar vantagem da urgência da ambulância não é uma infração, pelo contrário, essa atitude é considerada grave, ou seja, o motorista ganha 5 pontos na habilitação, além de multa de R$ 127,69. Além das ambulâncias, a regra vale também para viaturas de polícia, carros de bombeiros e da CET.

5. Pela chuva: mesmo que o motorista tenha a capacidade de dirigir na chuva sem o uso do limpador de para-brisa, o Contran julga a prática grave e por isso, o motorista que for pego dirigindo na chuva sem utilizar o limpador, ganhará cinco pontos na habilitação e terá de pagar uma multa de R$ 127,69.

6. Sem lerdeza: dirigir acima da velocidade indicada para a via todo mundo sabe que pode ser multado, mas poucos sabem que trafegar abaixo do limite permitido para a via também é considerado infração, neste caso, média e custa R$ 83,13. Só é permitido conduzir um veículo abaixo do limite quando as condições climáticas ou de trânsito impusem isso.

7. Esqueça o bronzeado: é comum, principalmente nos dias mais quentes, ver motoristas dirigindo com o braço esquerdo pra fora da janela. Por ser uma situação que pode causar graves acidentes, colocando em risco, inclusive a integridade física do condutor, dirigir com o braço pra fora pode custar R$ 85,13, além de 4 pontos na habilitação.

8. De olho na reserva: mesmo que por pura desatenção, deixar de abastecer o veículo pode custar bem caro. Caso o carro pare na rua por falta de combustível, conhecida como pane seca, além da infração leve ir para a habilitação, o motorista terá que pagar multa de R$ 53,20.

9. Seta foi feita para usar: mesmo que todos os motoristas saibam para que servem as setas, alguns motoristas acabam esquecendo de usá-las. Para esses condutores esquecidinhos, não usar a seta pode custar R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

10. Sem bate-papo: alguém já deve ter notado que alguns motoristas tem o costume de dirigir em fila dupla para conversar com o motorista do carro vizinho. O problema dessa inocente conversa é que se trata de uma infração leve com multa de R$ 53,20.

Fonte: InfoMoney (Via Portal do Trânsito)

Seguro Dpvat pelos Correios

 

Brasília – A partir de hoje (25), a população dos estados da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul poderão requisitar o pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres (Dpvat) gratuitamente nas agências dos Correios. Os novos estados se somam ao Ceará, ao Maranhão e ao Piauí, onde o serviço também é oferecido.

O Seguro Dpvat paga a parentes de vítimas de acidentes de trânsito uma indenização de R$ 13.500 em caso de morte. Em caso de invalidez permanente, os valores variam de acordo com a gravidade da saúde da vítima, além de cobrir despesas médicas de até R$ 2.700. Os requerentes têm prazo de três anos para entrar com o pedido.

Os novos pontos de atendimento devem cobrir 549 municípios nos quatro estados, que se juntam aos outros  1.000 pontos de atendimento espalhados por todo o país.

A Líder Seguradora, que opera os consócios que liberam o Seguro Dpvat, espera que no próximo semestre os estados do Pará, de Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul também passem a oferecer o serviço nas agências dos Correios.

Para dar entrada ao pedido do seguro nos Correios, os parentes das vítimas devem apresentar a documentação necessária nas agências e guardar o comprovante de envio fornecido pelo funcionário do estabelecimento.  Em até 30 dias a indenização será paga por crédito em conta-corrente ou poupança do requerente.  A lista com os documentos necessários para a liberação do seguro está disponível no site   www.dpvatsegurodotransito.com.br ou pelo telefone: 0800 022 12 04.

Fonte: Agência Brasil

 

Aluguel de bicicleta também em Porto Alegre

 

 

 

A ideia está se expandindo e seguindo os exemplos de São Paulo, Rio de Janeiro, Sorocaba e várias outras cidades do mundo, a cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, também vai implementar um sistema de aluguel de bicicletas.

Segundo informações da Prefeitura, os cidadãos poderão alugar bicicletas em 30 pontos da cidade e o sistema entre em funcionamento no segundo semestre deste ano. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, informou que o aluguel será de baixo custo. “O valor do aluguel será simbólico, uma vez que teremos parceiros patrocinando a iniciativa. O objetivo é tornar a bicicleta acessível ao cidadão”, explicou Cappellari.

O sistema será parecido com os que já existem em São Paulo e Rio. Será possível pegar a bicicleta em uma estação e deixá-la em outra, e a liberação das bikes será feita por meio do telefone celular.

O projeto de aluguel de bicicletas, segundo a Prefeitura, é parte da iniciativa que prevê a construção de 50 km de ciclovias na capital gaúcha até 2014, ano em que a cidade receberá jogos da Copa do Mundo.

Ótima iniciativa, não? Com esses exemplos, torcemos para que outras capitais do Brasil adotem o sistema de compartilhamento de bicicletas.

Fonte: Eu Vou de Bike

A mobilidade que não praticamos

 

Por

Tãnia Passos

Coluna Mobilidade Urbana  (Diario de Pernambuco)

É bem verdade que acordamos tarde para a mobilidade. Sem planejamento, as cidades cresceram sem olhar para as necessidades de deslocamentos. Havia outras prioridades como educação, saúde e moradia. Demoramos a entender que mobilidade é também qualidade de vida. Hoje, com um trânsito cada vez pior, mudar a política de investimento do transporte privado para o público talvez seja a única unanimidade no discurso, mas ainda não na prática.

O Recife sediou um seminário internacional de mobilidade e trouxe para nós experiências de políticas públicas, que privilegiam o discurso na prática. E há alguns dados que são relevantes para mostrar o tamanho da distorção em que vivemos. A Espanha acordou para a mobilidade no final de década de 1990, com a criação de um pacto, e mostra hoje que metade da população se desloca a pé e em condições confortáveis. Aqui não temos sequer estudos atualizados de origem e destino.

O último, realizado em 1997, estimava que 35% da população da Região Metropolitana do Recife se deslocava a pé. Para se ter uma ideia da defasagem, neste mesmo ano, o número de automóveis em todo o estado era menor do que temos hoje só na capital. A diferença não é apenas em termos percentuais, mas, sobretudo, das condições nada confortáveis dos nossos passeios. Também houve uma opção pela centralização dos serviços, o que nos obriga a fazer deslocamentos maiores.

A cidade de Barcelona tem uma população de 1,6 milhão de pessoas e 100 quilômetros quadrados de área. Já o Recife, tem 1,5 milhão de habitantes e o dobro da área. Temos mais espaço e por isso mesmo as condições deveriam ser duas vezes melhores. Não é o caso. Também em Barcelona, 30% das pessoas se deslocam pelo transporte público, sendo 60% pelo sistema ferroviário e 40% de ônibus. Para o transporte privado sobram 20%. Aqui as estatísticas mais uma vez são defasadas.

No estudo feito em 1997, cerca de 42% da população da RMR se deslocava de ônibus e 23% no transporte individual. Esses números hoje são pura ficção. Saímos de uma frota de 489 mil veículos, em 1997,para 1 milhão, em 2012, na RMR. Além de toda essa distorção há outra questão que nós ainda não acordamos: o transporte público de qualidade precisa ser subsidiado. O nosso transporte sobrevive apenas da tarifa já nos países que apostam na qualidade do transporte público, o subsídio varia de 50 a 70%. Uma escolha que ainda não fizemos.

Pistola de radar vai multar até 30 carros por minuto

 


Uma pistola-radar capaz de capturar imagens a 220 metros de distância é a nova arma usada pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) para coibir irregularidades e aumentar a segurança no trânsito das rodovias do estado do Rio de Janeiro. É o Radar Trucam, um equipamento eletrônico móvel com sensor a laser. Em formato de um revólver, o equipamento identifica imagens de até três tipos de veículos — motos, carros, ônibus e caminhões — por segundo.

Formado por mira a laser, medidor de velocidade, câmera de vídeo digital e gravador de imagens, o radar tem capacidade de fazer até 30 autuações por minuto.

Só em maio deste ano, 1.119 multas foram aplicadas nas estradas estaduais pela Trucam. E outras 694, pelos patrulheiros rodoviários apenas com o talão de infração eletrônico.

Ao todo são 10 equipamentos disponibilizados pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DRE-RJ) ao BPRv. Desde que adotou a pistola, em dezembro, e com uso intensivo a partir de abril, o batalhão registrou redução de acidentes. A maioria é provocada por excesso de velocidade e tráfego pelo acostamento.

“Excesso de velocidade é a infração mais cometida e que mais causa acidentes. Em via engarrafada, programamos a pistola para flagrar veículo no acostamento. Se há menos carros, verificamos velocidade”, explica o tenente-coronel Oderley Souza, comandante do BPRv. Segundo ele, o uso da pistola inibe quem costuma burlar as leis de trânsito. “Ao avistar um agente com a pistola, o condutor evitará a irregularidade. Não queremos multar, mas prevenir acidentes”, afirmou.

Infrações dobraram em um mês
Desde dezembro do ano passado, os 660 policiais rodoviários do estado estão sendo treinados para utilizar a pistola-radar. Segundo o BPRv, o uso do novo equipamento se intensificou a partir de abril, quando 606 multas por excesso de velocidade e tráfego pelo acostamento — infrações gravíssimas — foram aplicadas. Em maio, o número quase dobrou: 1.119.

Quem dirigir pelo acostamento será multado em R$ 574,61. O valor é o mesmo para o condutor que estiver acima da velocidade permitida.

Redução de acidentes
Das 10 pistolas em uso, sete ficam posicionadas em rodovias estaduais que levam à Região dos Lagos, por conta do maior número de acidentes. Segundo o BPRv, no feriado da Semana Santa, em abril, houve redução de 34,57% no número de acidentes em relação ao mesmo período de 2011. No de Corpus Christi, em junho, a redução foi de 24,27 %.

Fonte: O Dia Online (Via Portal do Trânsito)