O fim e um outro começo para as obras de mobilidade no Recife

 

Túnel da Abolição no corredor Leste/Oeste será aberto para o tráfego em dezembro Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Túnel da Abolição no corredor Leste/Oeste será aberto para o tráfego em dezembro Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press

O ano de 2014 chega ao fim deixando um número significativo de obras de mobilidade para serem concluídas até maio de 2015. É o que admite a Secretaria das Cidades ao constatar o atual ritmo das obras dos dois corredores de BRT, duas das sete obras incluídas na Matriz de responsabilidade da Copa. Problemas de desapropriação, remoções de intervenções no meio do caminho e até chuva são alguns dos entraves apontados pelo governo. A boa notícia é que dois importantes terminais e mais o túnel da abolição estarão operando até o Natal.

Terminal da 3ª Perimetral deverá operar a partir de dezembro. Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Terminal da 3ª Perimetral deverá operar a partir de dezembro. Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Terminal de Abreu e Lima está praticamente pronto para operar em dezembro. Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Terminal de Abreu e Lima está praticamente pronto para operar em dezembro. Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press

O Terminal de Integração (TI) da 3ª Perimetral, que faz parte do corredor Leste/Oeste, e o Terminal de Abreu e Lima, do corredor Norte/Sul, entrarão em operação em dezembro. O Túnel da Abolição também será aberto para o tráfego, mesmo que os acabamentos sejam concluídos no ano seguinte. Os dois corredores também sofreram atrasos e supressão de estações previstas nos projetos licitados.

Terminal da 4ª Perimetral no corredor Leste/Oeste só será entregue em 2015 Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Terminal da 4ª Perimetral no corredor Leste/Oeste só será entregue em 2015 Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press

O corredor Leste/Oeste termina o ano sem conseguir entregar o TI da 4ª Perimetral e mais 12 estações, sendo seis na Avenida Conde da Boa Vista, uma na Benfica e cinco na Avenida Belmínio Correia, em Camaragibe. De acordo com o secretário executivo de mobilidade da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel, todas as estações serão entregues até maio de 2015.

Paradas convencionais na Conde da Boa Vista para o BRT só em 2015. Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Paradas convencionais na Conde da Boa Vista para o BRT só em 2015. Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press

Na Conde da Boa Vista será mantido o modelo que era provisório e hoje é denominado de parada convencional. Em Camaragibe serão construídas duas estações no padrão BRT, as três restantes irão aguardar o processo de desapropriação, sem previsão de prazo. “Em Camaragibe serão construídas duas estações no padrão BRT nas áreas já desapropriadas. E para agilizar, enquanto não sai a desapropriação das outras três, nós vamos  construir duas no modelo convencional”, explicou o secretário.

Duas estações de BRT na Avenida Cruz Cabugá do corredor Norte/Sul só ficam prontas em 2015 Fotos Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Duas estações de BRT na Avenida Cruz Cabugá do corredor Norte/Sul só ficam prontas em 2015 Fotos Annaclarice Almeida DP/D.A.Press

Já o corredor Norte/Sul chega ao fim do ano com seis estações de BRT a menos do que era previsto no projeto. Das 33 licitadas, serão entregues 27. Também faltam entregar outras sete, que só serão concluídas em 2015. “Duas das estações estavam previstas em cima dos viadutos e foram descartadas e as outras quatro nós estamos avaliando da real necessidade de implantação”, explicou o secretário sobre a redução no número de estações. Cada uma orçada em R$ 2 milhões no padrão BRT e cerca de R$ 400 mil no modelo convencional.

Passageiros embarcando no BRT no Terminal de Pelópidas Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Passageiros embarcando no BRT no Terminal de Pelópidas Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press

Com um número reduzido de estações e terminais de integração, a operação dos dois corredores de BRT ficou limitada. A presença do BRT é quase insignificante em relação a dependência do sistema convencional. No corredor Leste/Oeste, o BRT responde atualmente por cerca de 23% da demanda esperada de 160 mil passageiros no sistema. Já os ônibus convencionais transportam atualmente cerca de 75% dos passageiros da rede, mas ficam presos no engarrafamento da Caxangá, enquanto o BRT segue livre com uma demanda que fica muito aquém.

Ônibus convencionais respodem por maior demanda no Norte/Sul Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Ônibus convencionais respodem por maior demanda no Norte/Sul Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press

No Norte/Sul a dependência dos convencionais é ainda maior. Menos de 12% dos passageiros são transportados dos 160 mil previstos no sistema. Já os ônibus convencionais que atendem atualmente 33 linhas transportam mais de 80% dos usuários da rede.  A substituição dos ônibus convencionais pelo BRT ocorrerá aos pouco. “Nós dependemos da finalização das obras. O número de estações e terminais ainda é insuficiente para o BRT operar com uma demanda maior dentro do corredor”, explicou André Melibeu, gerente de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano.

Ônibus convencionais serão mantidos no corredor Norte/Sul, mesmo com o BRT Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Ônibus convencionais serão mantidos no corredor Norte/Sul, mesmo com o BRT Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press

Mesmo quando o sistema for concluído em maio de 2015, como está previsto, o Norte/Sul ainda manterá linhas convencionais. A razão é que faltam estações de BRT no trajeto entre Igarassu e Abreu e Lima, cada uma com apenas uma estação de BRT ao longo do corredor. Uma boa razão para a Secretaria das Cidades rever onde relocar as estações que foram suprimidas.

Sem ampliação no Terminal de Igarassu, os ônibus fazem fila do lado de fora do terminal Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Sem ampliação no Terminal de Igarassu, os ônibus fazem fila do lado de fora do terminal Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press

A entrada do Terminal de Igarassu, uma das pontas do corredor Norte/Sul , acumula uma fila de ônibus convencionais. Não há espaço para eles dentro do terminal, o que dirá do BRT. O terminal também está de fora da operação do BRT, que atualmente se inicia pelo Terminal de Pelópidas, em Paulista. Além da ampliação que não houve, a única estação de BRT do município localizada no distrito de Cruz de Rebouças só vai ficar pronta em 2015. Aos usuários de Igarassu foi disponilibilizado um ônibus novo, no mesmo modelo dos ônibus de BRT, que se encontra em teste, desde maio, mas não está incluído na operação do BRT e opera com cobrador.

Nenhuma das cinco estações de BRT previstas para a Avenida Belmínio Correia, em Camaragibe foram construídas. Previsão em 2015. Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Nenhuma das cinco estações de BRT previstas para a Avenida Belmínio Correia, em Camaragibe foi construída. Previsão em 2015. Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press

Em Camaragibe, uma das pontas do corredor Leste/Oeste, a situação é um pouco melhor. Embora o terminal não tenha sido ainda ampliado e grande parte dos ônibus convencionais usem o terreno da futura ampliação como estacionamento, o TI já recebe duas linhas de BRT, que não param em nenhuma das cinco estações prevista na Avenida Belmínio Correia, porque elas ainda não foram construídas, mas levam os usuários que usam o terminal até Recife. “As ampliações dos terminais de Igarassu, Camaragibe, PE-15 e Pelópidas foram incluídas no Pac das Grandes Cidades, explicou o secretário executivo de Mobilidade, Gustavo Gurgel. “É uma outra fonte de captação de recursos e nossa expectativa é que em 2015 as ampliações possam ser executadas”, revelou.

Obra da Via Mangue foi incluída no Pac Copa FotoDebora Rosa/Esp.DP/D.A.Press
Obra da Via Mangue foi incluída no Pac Copa
FotoDebora Rosa/Esp.DP/D.A.Press

Dentro da matriz de responsabilidade da Copa em Pernambuco, o ponto for a da curva parece ser a Via Mangue.  A obra acabou sendo beneficiada com recursos do PAC Copa, mas na prática não trouxe influência direta para a mobilidade durante a Copa. Dos dois corredores de BRT, o mais significativo, sem dúvida, no trajeto para a Arena Pernambuco foi o corredor Leste/Oeste, mas não precisou de muito esforço e operou na Copa com apenas duas estações: Guararapes e Derby.

Terminal Marítimo do Recife foi uma das sete obras da Matriz da Copa. Foto:  Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A P
Terminal Marítimo do Recife foi uma das sete obras da Matriz da Copa. Foto:
Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A P

Outras obras tiveram um impacto mais direto como a construção do Terminal Integrado Cosme Damião, que acabou sendo o principal acesso com o metrô como transporte de massa, mesmo com todos os problemas que foram registrados na Copa das Confederações e corrigidos a tempo para a Copa do Mundo. O ramal da Copa funcionou com uma das duas faixas previstas, mas foi importante para o acesso do BRT à Arena. Também deu conta do recado o Terminal Marítimo de Passageiros, que recebeu um público recorde de mexicanos e por fim a nova torre de controle do Aeroporto dos Guararapes, onde não foi registrado nenhum incidente.

Saiba Mais

7 obras  da Matriz de responsabilidade da Copa em PE

-Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife (concluído)
– Ramal Cidade da Copa ( Falta uma das duas faixas previstas)
– Corredor Norte-Sul (Faltam seis estações e o terminal da 4ª perimetral)
– Corredor Leste-Oeste (Faltam 12 estações previstas para 2015)
– Terminal Integrado de Passageiros Cosme e Damião (concluído)
– Via Mangue (Falta ser entregue a pista Leste/ sentido subúrbio/cidade)
– Torre de controle do Aeroporto Internacional dos Guararapes (entregue)

Legado dos corredores de transporte de BRT

Norte/Sul (pelo BRT)
2 linhas de BRT em operação
11,5% dos passageiros da demanda prevista de BRT
18 mil passageiros por dia
160 mil é a previsão com o sistema concluído

Norte/Sul (com ônibus convencionais)
33 linhas estão em operação
117 mil passageiros transportados por dia
84,7% a mais do sistema BRT até agora

Leste/Oeste
2 linhas em operação
23% dos passageiros transportados da demanda prevista de BRT
36,5 mil passageiros  por dia
160 mil é a previsão com o sistema concluído

Leste/Oeste (com ônibus convencionais)
30 linhas
150 mil passageiros transportados por dia
75,7% a mais do sistema BRT até agora

Entenda o modelo de operação do sistema

Operação do BRT no corredor Norte/Sul a partir do TI PE-15
2 linhas de BRT
PE-15/ Dantas Barreto
Pelópidas/Dantas Barreto

6 linhas convencionais  que passarão para BRT com o sistema concluído:
PE-15 /Prefeitura
Abreu e Lima/Dantas Barreto
Abreu e Lima/Prefeitura
Igarassu/Dantas Barreto
Igarassu/Prefeitura
Pelópidas/Conde da Boa Vista

Ônibus convencionais serão mantidos no corredor das linhas:
PE-15/Boa Viagem
PE-15/Afogados
TI Igarassu/Pelópidas
TI Abreu e Lima/Pelópidas
TI Pelópidas/PE-15
TI Pelópidas/TI Macaxeira (No futuro será BRT com a 4ª Perimetral)

Futuras linhas de BRT com o ramal Agamenon
Pelópidas/Conde da Boa Vista – convencional – ( passará a ser BRT)
PE-15/Joana Bezerra (passará a ser BRT )

Operação do BRT no corredor Norte/Sul a partir do TI Igarassu (futuro)
2 linhas de BRT
Igarassu/Prefeitura do Recife
Igarassu/Dantas Barreto

Ônibus convencionais
TI Igarassu/TI Pelópidas
TI Igarassu/TI Macaxeira

Operação do BRT no corredor Norte/Sul a partir do TI Abreu e Lima
2 linhas de BRT
TI Abreu e Lima/Prefeitura do Recife
TI Abreu e Lima/Dantas Barreto

Ônibus convencional
TI Abreu e Lima/TI Pelópidas

Operação do BRT no corredor Norte/Sul a partir do TI Pelópidas
2 linhas
TI Pelópidas/Prefeitura do Recife
TI Pelópidas/Dantas Barreto

Ônibus convencionais
33 linhas
205 veículos
117 mil passageiros
TI Pelópidas/Conde da Boa Vista (no futuro BRT com o ramal da Agamenon)
TI Pelópidas/Macaxeira ( no futuro BRT com o corredor da 4ª Perimetral)
TI Pelópidas/Joana Bezerra (no futuro BRT com o ramal da Agamenon)

Leste/Oeste

Operação do BRT no corredor Leste/Oeste a partir do TI Camaragibe
2 linhas de BRT em operação
Camaragibe/Derby (Será TI Joana Bezerra com o ramal Agamenon)
Camaragibe/Centro

Linhas convencionais que passarão para BRT com o sistema concluído
TI Caxangá/Centro
TI 4ª Perimetral/Centro
TI 4ª Perimetral/Joana Bezerra
TI 3ª Perimetral/Centro
TI 3ª Perimetral/Derby

Ônibus convencionais que trafegam na rede do Leste/Oeste
30 linhas
205 veículos convencionais
150 mil pessoas ainda são transportadas pelos convencionais

Fonte: Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano

17 Replies to “O fim e um outro começo para as obras de mobilidade no Recife”

  1. Em relação as datas das inaugurações, cada site de jornalismo divulga uma coisa. O povão não merece!

  2. A frase em uma das fotos da Conde da Boa Vista diz: Paradas convencionais na Conde da Boa Vista para o BRT só em 2015. Como vai inaugurar o TI da Perimetral III em dezembro se as paradas não estão finalizadas? Mais transtornos para os usuários?

  3. Boa matéria, mas as fontes consultada,s, não dá para por a mão no fogo. Dizer programado para 2015 algumas obras quando algo levado a sério e isso envolve fatores comuns climáticos que todo o ano se repetem, não cumprem prazo de maio de 2014 é demais.
    Faço as minhas observações:
    – das estações inacabadas do Leste-Oeste, não foi citada a elevada do Bom Pastor, no bairro da Iputinga, que pelo andar da andor, se ficar pronta em fevereiro é lucro, isso porque várias vezes que possa por ela e TIs novos poucos estão trabalhando, ou alguns dias nem há pessoas fazendo isso;
    – numa outra mídia, o TI III Perimetral será concluído este mês, o que acho dificil, pois há uns dois, três meses, não avançaram com a finalização da cobertura, que por sinal ainda está realizando alguns pontos de solda. Ainda, concluir a obra não quer dizer que irá iniciar a operação, pois a outra mídia disse que inauguração mesmo, operação efetiva, só em 2015, e isso foi o governo/Grande Recife que relatou, até porque parte desse prazo dependeria de conclusão na revisão de linhas para os TIs novos, entre eles Santa Luzia por exemplo. Há outro TI, o Prazeres, em fase de conclusão;
    – se irão fazer duas estações BRTs definitivas na Belmiro, ótimo, mas por que gastar por cada estação convencional, provisória, R$ 400 mil? Se é valor de apenas uma, e na via ficam duas, uma para cada sentido, serão gastos R$ 2,4mi (6×400 mil). Dinheiro para bancar uma definitiva das três sem prazo, e que estação cara essa convencional, pois não terá o tamanho nem a sofisticação das definitivas, mas custa valor de AP bom na zona sul? Se R$ 2,4 mi não valem nada, para depois demolirem as provisórias, fazer o quê?;
    – nessa situação das estações provisórias na Belmiro, hoje, a via é atendida pela Camaragibe/Príncipe e Camaragibe/CDU que fazem integração com as estações BRT a partir da Caxangá. As três estações definitivas entre a Estrada de Aldeia e a UPA da Caxangá estão praticamente prontas. Ao meu ver, ao invés de torrar esse dinheiro com três pares de estações provisórias na Belmiro, poderiam manter uma linha convencional, que faça integração temporal com as estações BRT a partir da Est. de Aldeia, até porque essas terão pouca demanda, ou integraria no TI Caxangá, como faz a CDU/Camaragibe e neste TI o usuário pegaria o BRT para o centro, como é feito hoje pela integração temporal ou física. Ainda nesse contexto, parte da Belmiro será assistida por uma linha interterminal entre os TIs Come e Damião e IV Perimetral. Novamente, não vejo necessidade de investir em estações convencionais caras para após um tempo o dinheiro ser perdido;
    – o ramal Agamenon pode ser operado de forma mista (BRT e ônibus convencional) como estão fazendo algumas linhas vide Leste-Oeste e farão no Norte-Sul entre Igarassu e Abreu e Lima. Não depende de estações prontas, mas depende dos TIs prontos;
    – ainda insistem nessa do TI III Perimetral ter linha para o Derby? Anteriormente foi dito que essa linha iria também o TI Joana Bezerra. Se O TI Camaragibe terá linha BRT para Joana, que é a atual Derby, e neste TI há ligação direta pelo metrô, além de terem criado no Derby integração temporal com uma linha que vai até Joana Bezerra não integrada a este TI, por que o TI III Perimetral, cujos usuários tem todo o direito de integrarem ao Norte-Sul e irem a zona sul via Joana Bezerra terão que pela lógica, desceram numa estação BRT ao longo do corredor para pegar cheio um BRT que vá para Joana e neste TI pegar outro ônibus para chegar a zona sul. Criam mais uma conexão por ônibus sem necessidade quando poderia ter uma direta para Joana e não tem serventia alguma do TI III Perimetral até o Derby, até porque é o TI mais próximo do Derby. Se é para ter uma linha com itinerário restrito ao Derby, deveria ser uma de TI mais afastado, ou seja, TI IV Perimetral ou Caxangá.

  4. Fiquei triste com tanto atraso. Mais uma vez cada site que diga algo diferente sobre as inaugurações.

  5. Os BRTs de Recife são meia boca por exemplo o de Camaragibe passa pro um longo percurso no centro de Camaragibe sem faixa exclusiva o que o torna um ônibus como qualquer outro, o que faltou foi coragem para espalhar o metrô pela cidade só para beneficiar os empresários das empresas de ônibus, quem sofre somos nós usuários, e sabe porque o sistema não melhora ? pq é planejao por pessoas que andam de carro. OBG

    • A Av. Norte terá VLT e não metrô, e a última vez que li sobre o assunto estariam fazendo o projeto executivo para virar realidade a partir do ano novo.

  6. Atraso é problema ANTIGO. “Não é brinquedo não” os problemas na Cde da Boa Vista.

  7. Tânia, se o TI III Perimetral inaugurar será apenas com linha de BRT parando nas estações a partir do TI que ficam na Av. Caxangá, Derby e na Av. Guararapes. Não tem condições de integrar outras linhas no TI III Perimetral se as estações provisórias da Cde. Boa Vista não estão prontas. As comunidades aceitam fazer mais um transbordo no Derby para chegar na Cde. Boa Vista? O TI que pode inaugurar sem problemas até o fim do ano é o de Santa Luzia pois a Metropolitana comprou ônibus alongados que podem fazer a linha Santa Luzia/Centro até que os ônibus adequados para a linha e previstos no edital de licitação sejam comprados e tem a opção via metrô. O TI Abreu e Lima também tenho dúvidas se inauguram esse ano, tem muita coisa incompleta no Norte/Sul.

  8. Esse prefeito dos cones ñ faz porra nenhuma aqui em Recife!! E esse governador q ai está só quer saber da empresa dele a Caruaruense , aff !! #foracorruptos, e o novo governador pronto, fudeuu…

  9. mobilidade pra quem? não teremos mais onibus direto pro centro, todos vão pra alguma estação pra de lá pegarmos um outro,conclusão: dois onibus para chegar ao centro da cidade,agora quem vai ficar 40 minutos no trânsito levando 20 de metrô? poucos com certeza,conclusão: metrô um inferno pois pegará passageiros de todas as localidades,tentem pegar metrô antes da 7:30 da manhã,é imoral e desumano a forma que os passageiros se entulham..são várias idades,deficiências,dentre outros doentes apinhando,crianças gritando e vomitando,todo mundo espremido,gente passando mal,um verdadeiro inferno,eu levava 40 minutos pra ir pro centro,agora levo 40 minutos pra ir pra estação tancredo neves, e mais 40 pra chegar no centro,isso quando pego o ónibus rápido,pois o alto dois carneiros sai de 1 em 1 hora,domingo cheguei de 8:25 da noite na pracinha,cheguei de 10:05 na tancredo,um percusso de 15 minutos levei 1:30,perdi o onibus da 22:00 peguei de 23:00,conclusão:mais de 3 horas de boa viagem pra o ibura,nesse tempo vou em porto de galinhas e volto.agora me diga mobilidade pra quem?

  10. Esperei algum comentário sobre as obras do TI Joana Bezerra, que a tanto tempo está lá, em construção bem antes desses nessa lista acima citados;