Projeto cria certificação de nível de poluente para veículos

 

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3013/11, do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que institui o selo pró-ar e a certificação dos níveis de emissão de dióxido de carbono (CO2) por veículo. A proposta altera a Lei 8.723/93, que trata da redução de emissão de poluentes por veículo automotor.

Pelo texto, os veículos leves serão classificados em sete categorias, de A a G, de acordo com a emissão de CO2. Na categoria A, estarão os veículos que emitem até 125 g/km de CO2; e, na categoria G, os que emitem mais de 250 g/km.

O selo com a identificação da categoria será fixado no para-brisa dos veículos novos fabricados no País ou importados.

A concessão do selo será feita pelos órgãos federais do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro). No caso dos veículos pesados, a classificação obedecerá a normas fixadas por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Segundo o autor, a proposta vai incentivar a redução da emissão de dióxido de carbono pelos diferentes tipos de veículos. “Sob inspiração do selo Procel de Economia de Energia, que existe no País desde 1993, propomos a criação do Selo Pró-Ar”, afirma.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: Agência Câmara

Detran inicia ações educativas e fluidez de tráfego nos polos

Entre os dias 15 e 22 de fevereiro, técnicos e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PE) juntamente com a Turma do Fom-fom irão realizar 12 blitze de cunho educativo nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão, Bezerros, Nazaré da Mata, Tamandaré, Pesqueira e Vitória de Santo Antão. No total, a ação envolve mais de 160 pessoas. Como focos principais, as atividades-fim de fiscalização do Detran: condutores e veículos (de duas e quatro rodas).

Com a campanha ‘Trânsito é Vida’, as ações consistem na distribuição de material educativo na rede hoteleira e realização de blitze educativas na cidade do Recife, além de Bezerros, Nazaré da Mata, Vitória e Tamandaré. Serão distribuídos 3.000 bafômetros descartáveis e 50 mil ventarolas para os foliões. A Shineray do Brasil, parceira das ações, assina um manual de bolso para motociclistas e os porta-documentos que serão distribuídos durante as ações

Nos trios do Galo da Madrugada e palcos dos principais polos festivos, haverá veiculação de jingle educativo com dicas no ritmo de frevo. “Nossa intenção é lembrar ao folião que o Carnaval acontece anualmente, mas que em relação à vida, ele só tem uma e não pode brincar com ela”, enfatiza Fátima Bezerra, presidente da autarquia.

Além do caráter educativo, o Detran deslocará equipes para promover a fluidez de tráfego especificamente nas cidades de Tamandaré, Nazaré da Mata, Bezerros, Pesqueira e Vitória de Santo Antão. Confira ações e cronograma abaixo:

Ações educativas do Detran-PE – Carnaval 2012

Equipe envolvida – 166 servidores, entre técnicos da educação e agentes de trânsito. Participação de atores da Turma do Fomfom

Viaturas empregadas – 34

Material – 50 mil ventarolas, 3.000 bafômetros descartáveis, 20 mil manuais de bolso para motociclistas, seis mil porta-documentos

 

Ações de Fluidez de tráfego

Tamandaré – 12 agentes

Datas – 16 a 22 de fevereiro de 2012

Horários – 7h30 às 13h30; 13h30 às 19h30; 19h30 a 1h30

 

Pesqueira – 20 agentes

Datas – 16 a 22 de fevereiro de 2012

Horários – 7h30 às 13h30; 13h30 às 19h30; 19h30 a 1h30

 

18 e 21 – Vitória de Santo Antão

Horário – 7h às 17h

 

19 de fevereiro – Bezerros

Horário – 7h às 17h

 

20 de fevereiro – Nazaré da Mata

Horário – 7h às 17h

 

Fonte:  Detran/PE

 

Ponte Duarte Coelho será interditada e muda trânsito no centro

 

 

O Centro do Recife está na reta final de preparativos para o desfile do Galo da Madrugada. Às 22h de hoje, a Ponte Duarte Coelho, que interliga as avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes, será interditada para a montagem do galo gigante. O trânsito será desviado pela Rua da Aurora, no sentido subúrbio-cidade, e depois pela ruas do Riachuelo e do Hospício, retornando à Conde da Boa Vista. A partir da próxima sexta-feira, 90% das vias do Bairro do Recife serão interditadas, entre elas a Avenida Rio Branco e as ruas do Observatório, da Moeda, Vigário Tenório e Tomazina. Por causa das interdições no Recife e em Olinda, 589 itinerários de ônibus serão modificados para a passagem de blocos e montagem de palcos, camarotes e arquibancadas. Duzentos agentes de trânsito vão trabalhar orientando os motoristas durante o período carnavalesco.

Para atender a demanda de foliões, o Consórcio Grande Recife vai criar cinco linhas especiais de ônibus e reforçar 160 linhas já existentes. Serão 441 ônibus a mais em relação à frota normal. No total, haverá 1.803 veículos circulando pelos polos de folia do Grande Recife. A linha Circular do Galo vai funcionar exclusivamente no sábado, das 6h às 18h, passando pelo Cais de Santa Rita, Shopping Tacaruna e pelas avenidas Cruz Cabugá e Mário Melo. As outras quatro linhas especiais terão Olinda como destino final.

Os expressos da folia, para quem prefere deixar o carro nos estacionamentos dos shoppings, continuarão funcionando. As paradas estarão nos shoppings Recife, Plaza, Tacaruna e Boa Vista. O valor da tarifa será de R$ 3.

Os que preferirem ir de táxi terão mais opções neste ano. A frota será de 8,5 mil carros, 1,5 mil a mais do que em 2010. O aumento da oferta deve-se às parcerias firmadas entre as prefeituras do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Neste mês, os preços das tarifas de táxi estão tabelados, atendendo um reajuste que já foi aprovado pelo sindicato da categoria.

Agende-se

Pára-quedista Real
Quando: hoje
Horário: Concentração
às 19h
Onde: Saída da Praça Professor Rui Antunes, no Poço da Panela. Cortejo segue até o largo da Igreja de Nossa Senhora da Saúde
Ingressos: Mesas por R$ 80 (à venda na Banca do Poço Advocacia, Estrada Real do Poço, 569, Casa Forte)
Informações: 3081-7170

Afoxé Filhos de Gandhy
Quando: hoje
Horário: A partir das 20h30
Onde: Saída da Rua da Moeda e segue até a Praça do Arsenal, onde o grupo faz show no palco

Prévias em Arcoverde
Quando: hoje
Horário: 16h
Onde: Sesc Arcoverde, Rua Capitão Arlindo Pacheco, 364, Centro
Informações: 3821-0864

Focca Folia
Quando: hoje
Horário: 22h
Onde: Rua do Bonfim, Olinda, em frente à Faculdade Focca
Ingressos: À venda
na faculdade
Informações: 3429-3696

Bloco de Olho Naquilo
Quando: hoje
Horário: 21h
Onde: Reserva de Apipucos, Praça de Apipucos (após a Red Lounge)
Ingressos: R$ 30
Informações: 3441-8808

Me Segura Senão Eu Caio
Quando: hoje
Horário: 14h
Onde: Concentração
na Praça da Torre

Prévias em Piedade
(É o Tchan e Araketu)
Quando: hoje
Horário: A partir das 20h
Onde: Orla de Piedade, Jaboatão dos Guararapes

Baile Pupilas Dilatadas
Quando: amanhã
Horário: 21h30
Onde: Clube Português, Avenida Rosa e Silva, 172
Ingressos: R$ 35
(à venda no auditório
do Hospital Hope)
Informações: 3302-2020

Montagem do galo

A Ponte Duarte Coelho, ligação entre as avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes, será interditada a partir das 22h de hoje, para montagem do galo gigante. O trânsito será desviado pela Rua da Aurora, no sentido subúrbio/cidade, depois Rua do Riachuelo e Rua do Hospício, retornando para a Av. Conde da Boa Vista. Para facilitar o retorno dos coletivos, serão retirados os blocos de concreto na Rua do Riachuelo, permitindo o giro à esquerda dos ônibus para a Rua Hospício. Já a
Rua do Sol não vai sofrer alterações até sexta-feira

Amanhã

Na sexta-feira, 90% das vias do Bairro do Recife Antigo amanhecerão interditadas, assim como a Av. Rio Branco e as ruas do Observatório, da Moeda, Vigário Tenório e Tomazina. A partir das 14h, haverá o fechamento total da área para os preparativos da abertura oficial do
carnaval do Recife

Sábado

No sábado de Zé Pereira, os bairros de São José, Santo Antônio e parte do bairro da Boa Vista estarão interditados para o desfile do Galo da Madrugada. A partir das 20h da sexta, a CTTU inicia os bloqueios em mais de 100 ruas e avenidas

Vias que sofrerão mudanças

Avenida Nossa Senhora do Carmo – Já a partir das 22h do  dia 17/02 a avenida será totalmente interditada até o final do carnaval. A avenida só será liberada no dia 01/03

Ponte do Limoeiro – O acesso estará livre nos dois sentidos

Ponte Buarque de Macedo – O acesso estará livre, mas os veículos terão  que girar à esquerda no Cais do Apolo obrigatoriamente

Cais do Apolo – O acesso será restrito nas proximidades da Policia Federal, a partir das 12h do domingo

Do Diario de Pernambuco

Acidentes fatais com motos aumentam entre mulheres

 

Embora os homens sejam maioria nos acidentes fatais com motocicleta no Brasil (90%), a quantidade de mulheres que perdem a vida nesse tipo de acidente vem aumentando cada vez mais. O Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde revela que, de 1996 a 2010, a quantidade de vítimas fatais do sexo feminino em acidentes com motocicletas cresceu 16 vezes, enquanto o número de homens que morreram nesses acidentes aumentou 13 vezes no mesmo período.

“Temos mais um motivo para defender uma conduta cada vez mais cuidadosa no trânsito e que a fiscalização seja rigorosa para salvarmos mais vidas”, enfatiza o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrando que cerca de 80% das vítimas fatais têm entre 15 e 39 anos.

Um dos fatores preponderantes é o aumento da frota de motocicletas, meio de transporte utilizado por 10,2 mil dos 41 mil brasileiros que perderam a vida no trânsito em 2010. “Especialmente em cidades com menos de cem mil habitantes, tem aumentado o número de motociclistas, inclusive do sexo feminino, tornando as mulheres mais vulneráveis aos acidentes de trânsito”, observa Alexandre Padilha.

Outro agravante é apontado pela pesquisa Vigitel (Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) 2010. Os dados mostram que o percentual de homens que afirmaram ter dirigido após o consumo abusivo de álcool ainda é superior ao das mulheres – 3% contra 0,2% -, porém o consumo abusivo de bebidas alcoólicas por mulheres vem apresentando tendência de crescimento. “Embora o homem esteja mais vulnerável a este tipo de acidente porque costuma ser mais agressivo ao dirigir, as mulheres também devem ficar atentas para não associar álcool e direção”, considera a coordenadora de vigilância e prevenção de violências e acidentes do Ministério da Saúde, Marta Silva.

Além da associação entre direção e bebida alcoólica, a coordenadora lembra que o excesso de velocidade e direção imprudente também são fatores de risco. “Acidentes tornam-se ainda mais graves quando os motociclistas não utilizam equipamentos de proteção, como capacetes, casaco com proteção, calçados apropriados (botas, sapato fechado) e ainda desrespeitam a sinalização e fazem ziguezague entre os carros”, adverte.

Abuso de álcool é maior entre os jovens
A pesquisa Vigitel 2010 também mostra que, em ambos os sexos, a frequência do consumo abusivo de bebidas alcoólicas aumenta com a escolaridade. Com relação a faixa etária, a frequência foi maior entre os mais jovens, alcançando mais de 30% dos homens e mais de 10% das mulheres entre 18 e 44 anos de idade.

O ministro Alexandre Padilha reforça a importância da prevenção e da fiscalização da Lei Seca, que reduziu drasticamente a tolerância da relação álcool e direção, defendendo também fiscalização mais rigorosa quanto ao uso de capacete e colete refletor por motociclistas. “Houve uma redução de até 30% nas regiões que tiveram uma ação mais eficaz na fiscalização”, esclarece, lembrando que o Ministério da Saúde apoia projetos de lei em discussão no Congresso Nacional que aumentam a pena de motoristas alcoolizados e a anulação de qualquer parâmetro mínimo de nível alcoólico ao volante. Propostas como essas estão contidas no Plano da Década de Ações para a Segurança no Trânsito 2011-2020. Para o ministro da Saúde, outros projetos também avançam nesse sentido, como a obrigatoriedade de apresentação de carteira de motorista para a compra de motos e a padronização nacional dos boletins de informação de acidentes de trânsito.

Ações
O Sistema Único de Saúde (SUS) conta com um conjunto de ações de promoção de saúde e paz no trânsito, de prevenção e vigilância de acidentes, violências e seus fatores de risco. Para a prevenção e promoção da saúde, os ministérios da Saúde e das Cidades assinaram em maio de 2011 o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito – Pacto pela Vida, com a meta de estabilizar e reduzir o número de mortes e lesões em acidentes de transporte terrestre nos próximos dez anos.

Outra iniciativa é o Projeto Vida no Trânsito, lançado em junho de 2010, que visa reduzir lesões e óbitos no trânsito em municípios selecionados por uma comissão interministerial. Para inicio do projeto, as cidades escolhidas foram Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). As cidades selecionadas devem desenvolver experiências bem-sucedidas na prevenção de lesões e mortes provocadas pelo trânsito e que possam ser reproduzidas por outras cidades brasileiras. “A meta para os próximos anos é expandir este projeto para todas as capitais brasileiras, assim como outros municípios, o que será feito em parceria com as secretarias de saúde de Estados, do Distrito Federal e de municípios”, adianta Marta Silva.

Fonte: Agência Saúde

Táxi comum vetado no aeroporto

 

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) endureceu as regras de circulação de táxis no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre. Desde ontem, táxis não credenciados pelo aeroporto não podem mais circular na área de desembarque, que fica no andar térreo. Esses veículos só poderão circular e parar para deixar passageiros no setor de embarque, no primeiro andar. A penalidade para quem for flagrado na área restrita é de R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira de habilitação. Se pegar um passageiro, o condutor receberá multa de R$ 200 e terá o veículo removido ao depósito da CTTU.

Antes, os taxistas não autorizados podiam passar pela área de desembarque. Agora, duas placas de sinalização – uma na Avenida Mascarenhas de Morais e outra na bifurcação entre o embarque e o desembarque – alertarão sobre a restrição. Segundo o diretor de Transportes da CTTU, Carlos Augusto Elias, a medida visa garantir a qualidade e a segurança do serviço aos passageiros que chegam, além de proteger os direitos dos 120 taxistas das duas cooperativas que atuam no terminal. “Os taxistas do aeroporto acabam perdendo demanda por conta do acesso indiscriminado dos não autorizados. Essa medida vai garantir a prestação do serviço do aeroporto, que tem veículos mais novos e confortáveis e pessoas selecionadas para trabalhar nisso”, explicou Elias.

A CTTU resolveu implementar a medida devido ao aumento do fluxo de passageiros por causa do carnaval. A promessa é intensificar a fiscalização 24 horas até a quarta-feira de cinzas. Ontem, a equipe do Diario flagrou diversos táxis não credenciados circulando e pegando passageiros na área restrita. No saguão do terminal, muitos não credenciados esperavam passageiros. “Qualquer abordagem no saguão não é de responsabilidade da CTTU. Nossa fiscalização é em cima dos veículos. Se um taxista consegue entrar, a Infraero precisa ver quais medidas devem ser tomadas”, esclareceu Carlos Elias.

A medida desagradou os descredenciados. Romildo Benedito dos Santos, 60 anos, diz que atua no aeroporto há 40 anos e que não vai deixar de trabalhar por causa da restrição. “Se não me deixarem entrar, vou para o estacionamento ou para o outro lado da rua, mas dou um jeito de pegar o passageiro”, contou. Já os motoristas das cooperativas comemoram. “Da mesma forma que a gente não pode pegar passageiros no meio da rua, não é certo eles atuarem na nossa área”, disse o taxista da frota especial Danilo Boudoux, 25.

Turistas que chegavam ontem ao Recife concordavam com a restrição. “Prefiro os credenciados porque me sinto mais seguro”, afirmou o engenheiro Rodrigo Germani, 30, turista de Florianópolis.

SAIBA MAIS

Como fica a circulação  dos táxis no Aeroporto

A área de embarque de passageiros, no 1º andar do aeroporto, continua livre para a circulação e a parada de qualquer táxi que estiver deixando o usuário

Já a área de desembarque, no térreo, só pode ser utilizada por táxis credenciados pelo aeroporto, que são aqueles que têm adesivo vermelho na porta

Os táxis não credenciados não podem nem mesmo circular na área de desembarque, sob pena de multa e até ter o carro guinchado

Existem 120 táxis credenciados pelo aeroporto, sendo 60 do serviço especial, com preço tabelado e pagamento antecipado, e 60 do serviço comum, com  taxímetro e pagamento posterior à corrida

O táxi do serviço comum do aeroporto cobra o mesmo valor que o táxi comum não credenciado. A bandeirada custa R$ 3,80. O quilômetro na bandeira 1 custa R$ 1,85 e, na bandeira 2, R$ 2,22

Fontes: CTTU e Coopseta

Cinco linhas especiais levarão os foliões para os principais focos da festa em Recife e Olinda

 

O Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema com cinco linhas especiais, para deixar o usuário o mais próximo possível dos pontos de folia neste Carnaval 2012. O atendimento dessas linhas será feito entre os dias 18 (sábado) e 21 (terça-feira) de fevereiro, com a utilização de 42 veículos, que realizarão 1.414 viagens. No ano passado, o serviço especial, que operou com as mesmas cinco linhas, realizou 1.260 viagens com um total de 41 ônibus. Isso representa um acréscimo de 154 viagens e mais um coletivo. A expectativa é ultrapassar os aproximadamente 70 mil foliões que foram transportados em 2011 durante os quatro dias de festa.

As linhas especiais, que são: Circular do Galo, Circular do Frevo, Shopping Tacaruna/Olinda, Shopping Recife/Olinda e Circular/Olinda saem de pontos estratégicos do Recife e de Olinda com atendimentos, no geral, de 6h a meia-noite, com tarifas que variam entre R$ 2,12 (Anel A), preço válido para quatro linhas; e R$1,40, para a linha Shopping Tacaruna/Olinda.

A Circular do Galo opera com exclusividade no “Sábado de Zé Pereira” (18/02), das 6h às 18h, para auxiliar os usuários na ida ao desfile do Galo da Madrugada e na volta para casa. Para isso, transitará entre o Cais de Santa Rita e o Shopping Tacaruna, passando pelas avenidas Cruz Cabugá e Mário Melo, que são vias de retorno para diversas áreas da Região Metropolitana do Recife. No total, seis ônibus realizarão 69 viagens com intervalos entre oito e 20 minutos, com uma tarifa de R$ 2,15 (Anel “A”). EsAa é a única das linhas especiais que não se dirige a Olinda.

Do domingo até a terça-feira, entra em operação a Circular do Frevo. Operando das 9h meia noite, a linha integrará com o Sistema Estrutural Integrado (SEI), saindo do Terminal Integrado do Recife (anexo à Estação Central do Metrô) em direção aos principais focos da folia, tanto no Recife quanto em Olinda. No total, cinco ônibus realizarão 144 viagens (48 em cada dia), com um intervalo que deve variar entre 18 a 20 minutos. A tarifa cobrada será de R$ 2,15 (Anel “A”).

A linha Shopping Tacaruna/Olinda, sairá do estacionamento alternativo do shopping (localizado na área externa, próximo à Avenida Cruz Cabugá) em direção ao centro de Olinda. A operação terá início no sábado e segue até a terça-feira, das 9h à meia-noite. A frota de 11 ônibus realizará um total de 141 viagens por dia, totalizando 564 viagens durante os quatro dias, com intervalo entre cinco e 15 minutos. A tarifa é de R$ 1,40 (equivalente ao Anel “G”).

Para os usuários que vierem da Zona Sul do Recife, o Consórcio reedita a linha Shopping Recife/Olinda, que tem como ponto de partida o estacionamento do Shopping Recife (área “F”, parada seletiva 2) e como destino os principais pontos de folia de Olinda. No percurso estão inclusas as avenidas Conselheiro Aguiar e Agamenon Magalhães (em Recife); Rua do Farol, Elesbão de Castro, Carlos de Lima Cavalcanti e Pan Nordestina (Olinda). Do sábado até a terça-feira, oito ônibus realizarão 67 viagens, das 9h a meia- noite. Ao todo, serão 268 atendimentos nos quatro dias com intervalo entre 12 e 20 minutos. A tarifa praticada será de R$ 2,15 (Anel “A”).

Já a linha Circular/Olinda, terá uma operação focada nos principais pontos de folia do município, sem trafegar pelo Recife. Irá operar saindo do bairro de Rio Doce, em direção ao foco do Carnaval no sítio histórico da cidade, passando pelas Avenidas Getúlio Vargas, Carlos de Lima Cavalcante e Pan Nordestina até o Complexo de Salgadinho e retornando para Rio Doce pelos mesmos locais. A tarifa custará R$ 2,15 (Anel “A”) e o serviço ofertado irá variar nos dias da folia. No Sábado, 10 veículos realizarão 81 viagens, com um intervalo entre dez e 15 minutos. A partir do domingo, até a terça-feira, 12 ônibus realizarão 96 viagens, com um intervalo entre oito e 15 minutos. Nos quatro dias da folia, a operação dos ônibus terá início às 9h e se estenderá até a meia-noite.

DETALHAMENTO DAS LINHAS ESPECIAIS

1.Linha: CIRCULAR DO GALO

Frota: Seis ônibus convencionais
Viagem: 69 viagens
Tarifa: R$ 2,15 (equivalente ao anel A)

Período: Somente no sábado (dia 18/02)

Horário: 6h às
18

Intervalo médio: Entre 8 e 20 minutos

Itinerário:

Terminal/Ponto de Retorno – Terminal de Passageiros do Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Ponte. Buarque de Macedo, Av. cais do Apolo, Av. Militar, Ponte do Limoeiro, Rua da Aurora, Av. Mário Melo, Av. Cruz Cabugá, Praça. General Abreu e Lima, Av. Cruz Cabugá, Praça Gal Carlos Pinto.

Ponto de Retorno/Terminal – Praça Gal Carlos Pinto, Av. Cruz Cabugá, Av. Mário Melo, Rua Da Aurora, Ponte do Limoeiro, Av. Militar, Av. Cais do Apolo, Ponte 12 de Setembro, Terminal de Passageiros do Cais de Santa Rita.

Observação
1 – Em função das interdições no sistema de circulação no desfile do Galo da Madrugada, está linha iniciará sua operação no Cais de Santa Rita. Desta forma, não realizará integração no TI Recife.
2 – O principal objetivo desta operação é possibilitar aos usuários o deslocamento do Terminal de Passageiros do Cais de Santa Rita até as avenidas Mário Melo e Cruz Cabugá, locais de retorno das linhas com destino à Zona norte da RMR.

2.Linha: CIRCULAR DO FREVO

Frota: Cinco ônibus convencionais
Viagem: 48 viagens
Tarifa: R$ 2,15 (equivalente ao anel A)

Período: Domingo até terça-feira (19 a 21 de fevereiro)
Horário: 9h à meia-noite
Intervalo médio: 18 a 20 minutos
Itinerário:

Terminal/Ponto de Retorno – Terminal Integrado Recife, Rua Floriano Peixoto, Rua do Peixoto, Av. Sul, Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros do Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Ponte. Buarque de Macedo, Av. Cais do Apolo, Av. Militar, Ponte do Limoeiro, Rua da Aurora, Av. Norte, Av. Cruz Cabugá, Av. Olinda, Av. Santos Dumont, Av. Manoel Borba, Rua do Farol, Av. Min. Marcos Freire, Rua Dr. Elesbão de Castro.

Ponto de Retorno/Terminal – Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Av. Chico Science, Av. Joaquim Nabuco, Av. Pan Nordestina, Av. Gov. Agamenon Magalhães, Viaduto Luiz Delgado, Av. Gov. Agamenon Magalhães, Av. Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Praça da República, Rua do Imperador, Rua da Praia, Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros do Cais de Santa Rita, Travessa Do Forte, Rua de São João, Rua da Concórdia, Rua Br. De Vitória, Rua Floriano Peixoto, Terminal Integrado do Recife.
Pontos de parada no foco carnavalesco de Olinda

(1) Av. Santos Dumont

(2) Praça do Carmo (Correios)

(3) Av. Min. Marcos Freire (próximo ao acesso a Praça 12 de Março)

(4) Rua Dr. Elesbão de Castro (entre as avenidas Min. Marcos Freire e Pres. Getúlio Vargas)

Observação

1 – Em função do desfile do Galo da Madrugada, esta linha não operará no sábado de carnaval.
2 – Esta linha de ônibus substituirá a operação da 117-Circular (Prefeitura) realizando integração física com o metrô. A partir das 23h, com a suspensão da operação do metrô, automaticamente está suspensa sua integração, com os ônibus adentrando no Terminal Integrado Recife só para embarque e desembarque dos usuários do Centro do Recife, além da estocagem da frota.

3.Linha: SHOPPING TACARUNA/OLINDA

Frota: 11 ônibus convencionais
Viagem: 141 viagens
Tarifa: R$ 1,40 (equivalente ao anel G)
Período de operação: Do sábado até a terça-feira (18 a 21 de fevereiro)
Horário: Das 9h à meia-noite
Intervalo: De cinco a 15 minutos
Itinerário:

Terminal/Ponto de Retorno – Estacionamento alternativo do Shopping Tacaruna, Praça General Carlos Pinto (Cívica), Av. Cruz Cabugá, Av. Olinda, Av. Santos Dumont, Av. Manoel Borba, Rua do Farol, Av. Min Marcos Freire, Rua Dr. Elesbão de Castro.

Ponto de Retorno/Terminal – Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Av. Chico Science, Av. Pan Nordestina, Viaduto Luiz Delgado, Av. Gov. Agamenon Magalhães, Retorno (após Rua Odorico Mendes), Av. Gov. Agamenon Magalhães, Rua Dona Mariana Rego Barreto, estacionamento alternativo do Shopping Tacaruna.

Pontos de parada no foco carnavalesco de Olinda
(1) Praça do Carmo (Correios)

(2) Largo do Varadouro

4. Linha: SHOPPING RECIFE/OLINDA

Sábado
Frota: seis ônibus convencionais
Viagem: 67 viagens
Tarifa: R$2,15 (equivalente ao anel A)
Horário: Das 9h à meia-noite
Intervalo médio: De 15 a 25 minutos

Domingo a terça-feira
Frota: sete
Viagem: 62
Tarifa: R$ 2,00 (equivalente ao anel A)
Horário: Das 9h à meia-noite
Intervalo médio: De 12 a 20 minutos

Período de operação: Do sábado a terça-feira (18 a 21 de fevereiro)

Itinerário:
Terminal/Ponto de Retorno – Área “F” do estacionamento do Shopping Recife (Parada seletiva 2), Rua Ten. Domingos de Brito, Rua Ernesto de Paula Santos, Av. Cons. Aguiar, Av. Eng. Antônio de Góis, Ponte. Gov. Agamenon Magalhães, Viaduto Cap. Temudo, Ponte. Papa João Paulo II, Av. Gov. Agamenon Magalhães, Viaduto Eng. Roberto Pereira de Carvalho, Av. Olinda, Av. Santos Dumont, Av. Manoel Borba, Rua do Farol, Av. Marcos Freire, Rua Dr. Elesbão de Castro.

Ponto de Retorno/Terminal – Av. Carlos Lima Cavalcanti, Av. Chico Sciense, Av. Pan Nordestina, Av. Gov. Agamenon Magalhães, Viaduto Luiz Delgado, Av. Gov. Agamenon Magalhães, Ponte. Papa João Paulo II, Viaduto Cap. Temudo, Ponte. Gov. Paulo Guerra, Av. Herculano Bandeira, Av. Eng. Domingos Ferreira, Rua Ribeiro de Brito, Av. Visconde De Jequitinhonha, Área “F” do estacionamento do Shopping Recife (Parada seletiva 2).

Pontos de parada nos focos carnavalescos de Olinda
(1) Av. Santos Dumont

(2) Praça do Carmo (Correios)

(3) Av. Min. Marcos Freire (próximo ao acesso a Praça 12 de Março)
(4) Rua Dr. Elesbão de Castro (entre as avenidas Min. Marcos Freire e Pres. Getúlio Vargas)

5.Linha: CIRCULAR/OLINDA

Sábado
Frota: 12 ônibus convencionais
Viagem: 81 viagens
Tarifa: R$ 2,15 (equivalente ao anel A)
Horário: Das 9h à meia-noite
Intervalo médio: De 10 a 15 minutos

Domingo a terça-feira
Frota: 12 ônibus convencionais
Viagem: 96
Tarifa: R$ 2,15 (equivalente ao anel A)
Horário: Das 9h a meia noite
Intervalo médio: De 8 a 15 minutos

Período de operação: Do sábado a terça-feira (de 18 a 21 de fevereiro)
Itinerário:
Terminal/Ponto de Retorno – Av. Tiradentes, Av. Das Garças, Av. Brasil, Av. Frederico Lundgren, Rua Belo Horizonte, Rua Almirante Tamandaré, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Dr. José Augusto Moreira, Av. Presidente Getúlio Vargas, Rua Manoel de Barros Lima, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Bultrins, Av. Joaquim Nabuco, Av. Pan Nordestina, Giradouro de Complexo de Salgadinho.

Ponto de Retorno/Terminal – Av. Pan Nordestina, Av. Agamenon Magalhães, Av. Olinda, Av. Santos Dumont, Av. Manoel Borba, Av. Sigismundo Gonçalves, Rua do Farol, Av. Ministro Marcos Freire, Rua Eugênio Luciano de Melo, Av. Pres. Getúlio Vargas, Av. Dr. José Augusto Moreira, Av. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Frederico Lundgren, Av. Brasil, Av. Das Garças, Rua Amoras, Rua 39, Rua 37, Av. Tiradentes.

Pontos de parada nos focos carnavalescos de Olinda

(1) Av. Santos Dumont

(2) Praça do Carmo (Correios)

(3) Av. Min. Marcos Freire (próximo ao acesso a Praça 12 de Março)

(4) Rua Dr. Elesbão de Castro (entre as avenidas Min. Marcos Freire e Pres. Getúlio Vargas)

 

Fonte: Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano

Projeto exige teste de impacto em veículos vendidos no País

 

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2976/11, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), que autoriza a venda no País apenas dos veículos automotores (inclusive os importados) cujos modelos tenham sido aprovados em teste de impacto.

Pela proposta, todos os veículos fabricados ou montados no País serão submetidos a teste de impacto (crash test) realizado por entidades especializadas, para comprovar a capacidade de resistência ou como reagem em caso de colisões.

O autor explica que o teste é um procedimento de segurança adotado internacionalmente pela indústria automobilística. Atualmente, no Brasil, somente alguns modelos passam por essa avaliação.

“A aprovação do veículo no teste de impacto vai reduzir possíveis danos a condutores e a passageiros em colisões de trânsito. Os custos com o tratamento e a recuperação de vítimas de acidentes são muito elevados. Essas despesas poderiam ser reduzidas se os carros fossem produzidos com maior resistência”, diz Bornier.

De acordo com o texto, a capacidade de resistência ou modo de enfrentamento de colisões será mensurada por índices adotados internacionalmente para cada categoria de veículo. Será reprovado no teste de impacto o modelo que não atender às exigências técnicas estabelecidas para garantir a devida segurança ao condutor e aos passageiros.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

IPVA 2012 começa a ser distribuído em Pernambuco

 

 

Cerca de 1,9 milhão de proprietários de veículos no estado começarão a receber, nesta semana, o documento de arrecadação estadual (DAE) para pagamento do IPVA 2012. A distribuição começará por aqueles que possuem automóveis com placas finais 1, 2, 3 e 4, segundo informou a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Após o carnaval, será a vez dos demais.

A expectativa é de que o contribuinte receba o documento 15 dias antes do vencimento. Mas quem não quiser esperar, pode emitir pela internet, no site do Detran.

Este ano, o imposto apresentou com uma redução média de 4,8% em relação ao mesmo veículo em 2011. Os valores podem ser recolhidos em três parcelas ou em cota única, com desconto de 5%.

O primeiro vencimento será no dia 5 de março, para os carros com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4 ou para quem fizer a opção do recolhimento em cota única. As demais datas são 9 de abril e 7 de maio. Já para as placas terminadas em 5, 6 e 7 as datas são 15 de março, 16 de abril e 15 de maio. Aquelas com finais 8 ,9 e 0 fazem o pagamento nos dias 26 de março, 25 de abril e 25 de maio.

Hoje, 2,1 milhões de veículos são cadastrados no Detran, embora só 1,9 milhão sejam tributáveis pelo IPVA. A alíquota é de 2,5% para carros, 2% para motos e 1% para ônibus e caminhões sobre o valor venal.

Parcelamento –
Além da redução no IPVA 2012, o governo do estado está oferecendo outra facilidade para os contribuintes em atraso com o imposto e que já foram noticiados pela Sefaz. Desde o dia 1º de janeiro que proprietários de veículos podem quitar débitos notificados em até 10 parcelas mensais e consecutivas, conforme previsto na Lei nº 14.503, de 7 de dezembro de 2011.  Antes, os valores pendentes só poderiam ser pagos em até três parcelas.

Com informações da Secretaria da Fazenda

 

Para o trânsito, soluções simples, fáceis e erradas

 

Diario de Pernambuco

Por Ana Luiza Machado

 

Existe um ditado que diz: “Para todo problema difícil existe uma solução simples, fácil e errada”. A frase se aplica muito bem à complexa e tortuosa mobilidade urbana no Recife e às ideias que alguns vereadores apresentam, em formato de projeto de lei, para resolver o problema do transporte público na cidade.

Levantamento realizado pelo Diario, através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) do site da Câmara, mostra iniciativas inusitadas que dificilmente atingem o objetivo a que se propõem, de promover a melhoria no trânsito e na mobilidade urbana (ver arte). Instalar taxímetros nas mototáxis e faixa específica para ambulâncias são exemplos pinçados por especialistas ao analisar as matérias.

Há também a preocupação, por parte de alguns vereadores, em oferecer assentos adequados para obesos em transportes coletivos, restrição à construção de residenciais em vias consideradas de grande fluxo de veículos e incentivo ao uso de táxis. Para o professor do departamento de engenharia civil da UFPE, Maurício Pina, os vereadores deveriam se preocupar em garantir uma melhoria na qualidade do transporte público coletivo, caso contrário a cidade vai parar. Ele falou com a reportagem enquanto estava, de carona com um amigo, preso em um engarrafamento no Recife.

Para o especialista, o Plano de Mobilidade apresentado pelo Executivo (nº12/2011) também é falho. “Um plano que se preocupa com a construção de edifícios garagens não merece credibilidade. Não tem conteúdo técnico. A última pesquisa sobre mobilidade foi feita há 15 anos. Agora é achismo”, criticou. Segundo ele, o Recife recebe por dia 270 novos veículos. E a tendência mundial é restringir o transporte individual e privilegiar o coletivo. “Não podemos fazer diferente”, argumentou.

O vereador e presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Câmara do Recife, Gilberto Alves (PMN), concorda. Ele explicou que a comissão específica foi criada na Casa exatamente por causa da polêmica em torno do Plano de Mobilidade da Prefeitura do Recife. Os mais de 10 projetos dos vereadores que estão sendo analisados pela comissão, além das 59 emendas ao projeto original, de acordo com ele, tendem a forçar que seja feito um projeto substitutivo, a ser votado ainda neste primeiro semestre.

O presidente da comissão confessa que o desafio é proporcionar segurança e agilidade no trânsito, e, para isso, acredita na integração dos moldais. Na próxima quarta-feira acontecerá a primeira reunião de 2012 da comissão, mas a expectativa é que os trâmites sejam rápidos e a implantação do plano urgente. “Vamos escutar alguns segmentos da sociedade, como os taxistas, por exemplo, e queremos discutir com a prefeitura aquilo que não é consenso. Eu acredito que o projeto de mobilidade urbana só atenderá os interesses da sociedade se houver um entendimento entre o Executivo e o Legislativo. E isso não pode demorar”, afirmou Alves.

Vale transporte social

 

 

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2965/11, do deputado Rogério Carvalho (PT-SE), que institui o vale-transporte social. O objetivo, segundo o autor, é garantir a mobilidade das famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza mediante o uso dos serviços de transporte público coletivo urbano.

Pela proposta, que altera a lei que criou o Bolsa Família (Lei 10.836/04), o Conselho Gestor Interministerial do Programa Bolsa Família vai organizar e operacionalizar a logística para a distribuição do vale-transporte social.
As famílias vão receber mensalmente, juntamente com o benefício do Bolsa Família, o vale-transporte social, segundo critérios a serem definidos pelo Poder Executivo.

Conforme a proposta, para determinar a quantidade de vale-transporte para cada família será considerado o número de pessoas, principalmente gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes; e os deslocamentos mínimos que os integrantes de uma família realizam para satisfazer suas necessidades básicas.

Despesas com implementação
O projeto determina que as despesas com a implementação do vale-transporte social correrão por conta das dotações orçamentárias do Ministério da Assistência e Promoção Social e de Combate a Fome.

O autor argumenta que a medida vai atuar emergencialmente promovendo o direito ao transporte público, sobretudo para o cidadão cujo nível de pobreza já o habilita para o programa Bolsa Família. “Completamos sua promoção social concedendo-lhe o direito ao transporte público de sua cidade, mediante a utilização do vale-transporte social que garantirá o meio de locomoção com o qual ele poderá, inclusive, buscar de modo mais eficiente seu sustento e, ao mesmo tempo, proporcionará mais amplamente sua inclusão social”, afirma.

Tramitação
A matéria será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: Agência Câmara