Qualidade do sono é tema de palestra no Recife

motorista direção rotativa

Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) apontam que problemas decorrentes do sono são responsáveis por 30% das mortes e 20% dos acidentes no Brasil. Um dos maiores especialistas em sono do país, Dr. Sérgio Barros, virá ao Recife no próximo dia 8 de agosto para falar do assunto. A palestra gratuita ?Sono e Qualidade de Vida? é uma realização do projeto DurmaBem da Interne Soluções em Saúde e acontece nas instalações da entidade a partir das 10h.

O evento é voltado para médicos, empresas do segmento de transportes e formadores de opinião. O objetivo do evento é reunir as referências locais para trocar experiências e a capacidade do local é para 70 convidados. As inscrições e outras informações poderão ser obtidas através do fone (81)2123-0440 Ramal- 6490 e do site www.interne.com.br.

Pós-graduado em Pneumologia e Medicina do Sono, no Hospital Saint Antoine, em Paris e membro da Sociedade Brasileira de Sono, o médico partilha sua experiência com o trabalho desenvolvido com motoristas rodoviários no Grupo Águia Branca, de Belo Horizonte. O projeto é considerado o maior do gênero no mundo. No ano 2000 cada motorista recebeu diagnóstico e tratamento baseado em exames como a polissonografia e avaliação das condições do local de trabalho e de casa.

Além de orientar os motoristas, os familiares também foram esclarecidos sobre as condições ideais de alimentação e descanso. A iniciativa reduziu a zero o numero de acidentes causados por sonolência em cinco anos. ?A higiene do sono é tão importante quanto a corporal. É imprescindível manter hábitos saudáveis para ter um padrão de sono adequado.? afirma o especialista.

Interne – A Interne Soluções em Saúde presta serviços médicos de alta qualidade de maneira humanizada utilizando tecnologia, logística e a otimização de processos para levar o cuidado com a saúde no lugar onde o paciente em casa. Além de programas de reabilitação, tratamento e prevenção de doenças. Contabilizando mais de 5 mil pessoas tratadas por sua equipe, a empresa foca em ações ligadas à qualificação e expansão do conhecimento através de cursos e palestras para o público interno e externo.

“Trabalhamos com uma equipe consciente, que sabe que nosso maior patrimônio é a qualidade dos serviços que alcançamos, com presteza e exatidão. O que nos credencia aqui e fora do Estado.?, ressalta Paula Meira, desde o início integrante da equipe fundadora da empresa e que hoje comanda mais de 700 funcionários. O evento também é o ponto de partida das atividades da Uninterne, Universidade Corporativa vinculada à empresa.

SERVIÇO:
Palestra: Sono e Qualidade de Vida
Dia 08 de agosto, às 10h
Interne Soluções em Saúde – Rua Marquês Amorim, 444, Ilha do Leite
Inscrições gratuitas: (81)2123-0440 Ramal- 6490. www.interne.com.br.

As crianças estão andando menos e se tornando cada vez mais obesas

Obesidade infantil Foto - Laís Telles/DP.D.A.Press

Nas últimas quatro décadas, a restrição à mobilidade das crianças vem se tornando cada vez maior. Um hábito antigo de caminhar de casa para a escola está dando lugar aos transportes escolares nas diversas classes sociais, e a questão da segurança é o principal fator.

De acordo com o consultor em educação de trânsito, o sociólogo Eduardo Biavati, o fenômeno também é visto em países desenvolvidos como Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. E o Brasil caminha na mesma direção. “O próprio Ministério da Educação dispõe do Programa Caminho da Escola, que oferece ônibus escolar em todo o país para reduzir as distâncias percorridas pelas crianças. Se por um lado isso é positivo, por outro traz problemas em relação à restrição do caminhar”, comparou.

Segundo Biavati, as crianças têm hoje mais acesso a alimentos gordurosos, com açúcar e à base de farinha, e ao mesmo tempo fazem menos exercícios. “Será preciso redobrar o esforço do gasto energético das crianças. Nós tiramos a mais tradicional delas, que era o caminhar para a escola”, reforçou. Na classe média, ele diz que a situação é ainda pior. “As crianças não andam nem até a esquina. Aliás, a ordem é não andar mesmo”, disse.

A segurança também foi destacada pelo pesquisador da OMS, Carlos Dora. Segundo ele, os pais, que optam pelo transporte individual a fim de garantirem um deslocamento seguro aos seus filhos, ajudam a tornar o sistema como um todo inseguro. “Os lugares que têm mais espaço dedicado aos pedestres e bicicletas são aqueles que têm menos acidentes”, explicou.

PRF apreende caminhões com excesso de peso na BR-101

 

Caminhões de carga - Foto - PRF/Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou ontem (31)  no quilômetro 94 da BR 101 Sul, dois caminhões do tipo caçamba com mais de 38 toneladas em excesso de peso. Muitas estradas brasileiras estão em estado precário e um dos principais fatores é  o excesso de peso dos caminhões.

Agentes da PRF  verificaram que os caminhões abordados transportavam pedra “rachão”  para o município de Cabedelo, na Paraíba. O peso excedente,  identificado através das notas fiscais,  foi de 21.700 quilos em uma das caçambas e na outra 16.510 quilos. Os veículos foram autuados e  levados para a unidade operacional da PRF situada no quilômetro 91 da BR 101 Sul, município do Cabo de Santo Agostinho, onde ocorreram o transbordo da carga em excesso.

Segundo a PRF, a irresponsabilidade de alguns  caminhoneiros que insistem em carregar cargas acima do peso permitido,  além de prejudicar o pavimento das rodovias coloca em perigo a vida dos próprios caminhoneiros e de terceiros. Atenta e este grave problema a PRF mantém fiscalização e tenta coibir este tipo grave de infração.

Fonte: PRF

Como os americanos se deslocam para o trabalho?

Ao contrário do que temos acompanhado no mundo em geral, os norte americanos ainda utilizam muito seus “veículos particulares” para se deslocarem ao trabalho, contrariando uma tendência mundial de maior uso de meios de transporte públicos e/ou alternativos.

Segundo recente pesquisa do “EUA Census Bureau”, além do número de deslocamentos por carros ter aumentando substancialmento nos últimos 50 anos, as bicicletas ainda são tão irrelevantes que nem possuem uma categoria própria, sendo consideradas como “outros”, juntamente com táxis e etc!

Mesmo com eventos para promover o uso da bicicleta como meio de transporte, tais como o “Bike to Work”, o americano médio ainda não se animou a “pensar fora da caixa”, alegando muitas vezes dificuldades relativas a distância a ser percorrida, ou a altimetria elevada do percurso como motivos principais para não deixar seu carro em casa.

Talvez a comutação seja a solução para estes casos, misturando os modais, dependendo do trajeto a ser percorrido.

Não sabemos se serve de consolo ou não, mas por aqui a situação não é muito diferente. Temos casos isolados espalhados pelo país, mas no geral ainda somos extremamente conservadores com as nossas políticas e incentivos públicos relativos aos meios de transporte, onde claramente a tendência maior é incentivar os meios de transporte privados, tais como os carros e afins.

Parece um cenário desolador, mas na verdade não é, pois cidades como Paris e Nova Iorque mudaram seus paradigmas num espaço de tempo bem curto, cerca de cinco anos em média, privilegiando as bicicletas em seus modais de transporte.

O que falta para nós na maioria dos casos é visão e planejamento de futuro e principalmente a vontade de mudar.

Nós por aqui estamos fazendo a nossa parte. E você? o que tem feito?

Fonte: Eu vou de Bike

 

Dnit vai lançar licitação para nova rodovia fora da área urbana de Abreu e Lima

 

Áre aurbana de Abreu e Lima - Foto - Blenda Souto Maior DP/D.A.Press

Os problemas na área urbana do município de Abreu e Lima, distante 20 km do Recife, já foram identificados há muito tempo pelo Dnit, mas a solução da construção de uma variável (contorno) por fora da cidade ainda não saiu do papel.

De acordo com o supervisor de operações do Dnit, Emerson Valgueiro, a rodovia que deverá fazer um contorno pelo município vai começar na altura do Hospital Miguel Arraes, onde um complexo de viadutos passará por cima da unidade médica. O trecho da variante terá 12 km de extensão. A via seguirá até a divisa com Igarassu. Por causa de uma área de preservação ambiental, o desenho da rodovia sofreu alteração.

Na altura do quilômetro 47, um outro viaduto fará a travessia para o lado esquerdo. A pista seguirá até o km 41, onde está a obra que já vem sendo feita pelo Exército na duplicação da BR-101 e mais outro viaduto deverá ser construído. “Este projeto está bem evoluído. Acreditamos que até março de 2014 a obra deverá ser licitada e a execução poderá ocorrer em dois anos”, revelou.

A BR-101 na área do Contorno Recife, que compreende o trecho entre Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, até o município de Paulista também será recuperado. “Nós vamos implantar um novo projeto de restauração do contorno e teremos um viaduto na Muribeca e ainda a restauração das placas de concreto”, afirmou.

O contorno da BR-101 receberá o corredor exclusivo de ônibus BRT (Bus Rapid Transit). O projeto do governo do estado teve a liberação do Dnit e a licitação já foi aberta pela Secretaria das Cidades. O trecho corresponde à 4ª perimetral do Recife. Já a pista central da BR-101, que passa por Abreu e Lima, irá abrigar um trecho do corredor Norte/Sul também nos moldes do BRT, mas não irá sofrer nenhuma interferência da futura variante que passará por fora da cidade.

A BR-101 corta 11 cidades em Pernambuco em um tráfego insustentável

BR-101 - Abreu e Lima - Foto - Blenda Souto Maior DP/D.A.PressPor

Tânia Passos

Rodovias federais que passam em áreas urbanas já foram, acredite, sinônimo de desenvolvimento. Mas com o crescimento do tráfego nas vias, elas se transformaram em um verdadeiro caos. As rodovias urbanas abrigam, ao mesmo tempo, o tráfego local e o de passagem. Ruim para os motoristas que enfrentam grandes congestionamentos e inaceitável para os pedestres, que se tornam alvos vulneráveis em travessias arriscadas e em meio a uma logística ineficaz. Foi assim em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife, que fez a opção de ter a BR-101, na década de 1990, passando por dentro do município.

Por causa da pressão dos moradores, o projeto original do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), que não passava pela cidade, foi modificado, e duas décadas depois, o Dnit admite que houve erro conceitual no desenho da via pela área urbana. A correção vai exigir uma variante, por fora da cidade, com 12 quilômetros e pelo menos cinco viadutos para desfazer o nó existente hoje. O valor da obra ainda não foi orçado.

A situação do trecho urbano da BR-101 em Abreu e Lima foi tema da conclusão do curso de engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dos estudantes Rodrigo Cavalcanti, 24 anos, e Eduardo Lins, 28. Durante um mês, eles fizeram o monitoramento da rodovia no trecho que vai do quilômetro 51 ao 48 e analisaram desde as condições do pavimento, sinalização, velocidade da via e a difícil convivência entre pedestres e motoristas.

No sentido Recife/Abreu e Lima se encontra o trecho mais denso da rodovia federal, que na cidade recebeu o nome de Avenida Duque de Caxias. A via concentra a maior parte do comércio nos dois lados. O cenário é de carros estacionados nas calçadas, operação de carga e descarga, caminhões pesados passando a todo instante em um pavimento degradado e o que é pior, pedestres entregues à própria sorte. “Aqui a gente pega na mão de Jesus todo dia para ir de um lado para outro”, ensina Maria José da Silva, 63 anos, aposentada.

O risco de atropelamento não é por causa de uma velocidade alta. Ao contrário, o tráfego na via é lento. Os estudantes calcularam a velocidade média fazendo a medição a cada 100 metros do km 51 ao 48. Eles observaram que o trecho mais lento fica no km 50, no sentido decrescente com velocidade média de 2km/h a 4km/h. “Há um conjunto de fatores que dificulta a travessia do pedestre. A sinalização é precária e o motorista não respeita. Há muitos buracos e ao tentar desviar o motorista pode provocar um acidente. Existe também a operação de carga e descarga que pode atrapalhar a visibilidade”, explicou o estudante Eduardo Lins.

Também foram observados problemas na sinalização. “A sinalização horizontal e vertical estão precárias e as lombadas eletrônicas e os semáforos, ao nosso ver, não resolvem o problema de redução de acidentes e até agrava os congestionamentos”, detalhou Rodrigo Cavalcanti. Os dois alunos foram orientados pelo professor Maurício Pina. “Rodovia federal em área urbana é hoje uma situação inaceitável. Não há outra alternativa que não seja fazer o desvio”, afirmou Pina.

Alargamento da Avenida Dois Rios no Ibura, Zona Sul do Recife

 

Projeto alargamento Avenida Dois Rios - PCR/Divulgação
A Avenida Dois Rios, no Ibura, terá um alargamento de 17 metros em um trecho  290 metros de extensão, entre as ruas Pintor Agenor Albuquerque César e a Rua Jornalista Édson Régis. O projeto da Prefeitura do Recife faz parte de uma reivindicação antiga dos moradores locais. De cordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Nilton Mota as sugestões dos moradores serão incluídas no projeto.“Estamos aqui para uma conversa. Queremos abrir este canal de diálogo para que sugestões e propostas de vocês sejam levadas em consideração na hora de concluir o projeto e executar a obra”, garantiu.

A previsão é que o projeto seja concluído nos próximos dias e o edital de licitação seja publicado até o dia 15 de agosto. Já as obras, orçadas em R$ 1,3 milhão, devem ser iniciadas no dia 9 de setembro, com duração de seis meses.O projeto prevê o alargamento de 290 metros da via, com oito metros de largura em cada um dos sentidos; melhoria nas calçadas, com largura regular de 2,5 metros; criação de canteiro central com largura de 1 metro, facilitando a travessia de pedestre; melhoria da drenagem; melhoria da sinalização horizontal e vertical; e implantação de rampas de acessibilidade e colocação  de piso de alerta.

Fonte: Prefeitura do Recife

 

Conheça as empresas que apresentaram menor preço para a licitação dos corredores de BRT no Recife

 

Terminal da Macaxeira - Foto - Hélder Tavares DP/D.A.Press
Os lotes 1 e 2 da licitação dos corredores de ônibus do BRT (Bus Rapid Transit) da Região Metropolitana do Recife já estão com as empresas classificadas com o critério de menor preço. O lote 1, que corresponde ao corredor Norte/Sul, entre Igarassu e Recife com 33,2 km de extensão e 33 estações de embarque e desembarque, deve ficar nas mãos do consórcio Conorte, formado pelas empresas de ônibus: Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur.

Já o lote 2 referente ao corredor Leste/Oeste, entre Camaragibe e Recife com 12 km de extensão, teve como menor proposta de preço, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, a empresa Rodoviária Metropolitana.

Dentro de 15 dias haverá análise das propostas técnicas e no dia 13 de agosto ocorrerá a classificação provisória e a abertura da habilitação propriamente dita.

Os outros cinco lotes devem ser licitados em uma segunda etapa, prevista para o dia 30 de agosto deste ano, sendo eles o corredor da José Rufino e Abdias de Carvalho; Mascarenhas de Moraes; Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte; Beberibe e Presidente Kennedy; Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca. Segundo o governo, o custo estimado para a prestação de serviço nos sete lotes é de R$ 15 bilhões, sendo que os dois primeiros têm uma previsão de R$ 4,5 bilhões ao ano.

A licitação passou por mudanças também em seu modelo, que passa a se basear apenas na menor remuneração, seguindo sugestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), embora sejam exigidos a comprovação de capacidade técnica operacional das empresas. Os vencedores do edital terão direito de exploração de 15 anos, renováveis por mais cinco.

Os requisitos e indicadores de qualidade foram mantidos no novo edital, que coloca a idade média máxima da frota em três anos e meio para ônibus convencionais e oito anos para os articulados e TROs, sendo que cada veículo convencional só poderá rodar por até sete anos, enquanto os articulados, por dez anos.

O processo licitatório exige ainda que as linhas de TRO atuem com ar-condicionado até junho de 2014 e que as linhas ‘troncais’ contem com o equipamento até junho de 2015. O Grande Recife Consórcio de Transporte ainda estuda como estender para o resto da frota o benefício. O edital pode ser conferido na página do Grande Recife.

Sistema de monitoramento
O Grande Recife abriu também licitação para o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), publicado no Diário Oficial no dia 14 de junho. Estimado em R$ 53,7 milhões, o processo deve ser concluído até agosto.

A licitação prevê a implantação de computadores de bordo em toda a frota do Sistema, a fim de otimizar a gestão e conseguir passar à população uma previsão real dos horários dos ônibus. As informações do processo também podem ser consultadas na página do Grande Recife

Abertura das propostas da licitação das linhas de ônibus do Grande Recife

Ônibus Conde da Boa Vista - Foto - Annaclarice Almeida /DP.D.A.Press

A abertura das propostas da licitação das linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP) está sendo feita neste momento na sede do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. Ao contrário da primeira licitação que foi deserta, dessa vez várias empresas estão levando as suas propostas. O número de empresas concorrendo à licitação só será divulgado no início da tarde. A homologação está marcada para o dia 30 de setembro e no dia 10 de outubro está prevista a assinatura dos contratos e início da operação em 2014.

O edital passou por mudanças após o fracasso da primeira licitação em janeiro passado. Uma das mudanças foi a decisão de dividir a licitação em duas etapas. A primeira conta com dois lotes, referentes aos corredores de ônibus Norte/Sul e Leste/Oeste, que juntos correspondem a 115 linhas, o que equivale a 30% da frota, já incluindo os veículos do Transporte Rápido por Ônibus (TRO) ou BRT (Bus Rapid Transit).

Os outros cinco lotes devem ser licitados em uma segunda etapa, prevista para o dia 30 de agosto deste ano, sendo eles o corredor da José Rufino e Abdias de Carvalho; Mascarenhas de Moraes; Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte; Beberibe e Presidente Kennedy; Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca. Segundo o governo, o custo estimado para a prestação de serviço nos sete lotes é de R$ 15 bilhões, sendo que os dois primeiros têm uma previsão de R$ 4,5 bilhões ao ano.

A licitação passou por mudanças também em seu modelo, que passa a se basear apenas na menor remuneração, seguindo sugestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), embora sejam exigidos a comprovação de capacidade técnica operacional das empresas. Os vencedores do edital terão direito de exploração de 15 anos, renováveis por mais cinco.

Os requisitos e indicadores de qualidade foram mantidos no novo edital, que coloca a idade média máxima da frota em três anos e meio para ônibus convencionais e oito anos para os articulados e TROs, sendo que cada veículo convencional só poderá rodar por até sete anos, enquanto os articulados, por dez anos.

O processo licitatório exige ainda que as linhas de TRO atuem com ar-condicionado até junho de 2014 e que as linhas ‘troncais’ contem com o equipamento até junho de 2015. O Grande Recife Consórcio de Transporte ainda estuda como estender para o resto da frota o benefício. O edital pode ser conferido na página do Grande Recife.

Sistema de monitoramento
O Grande Recife abriu também licitação para o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), publicado no Diário Oficial no dia 14 de junho. Estimado em R$ 53,7 milhões, o processo deve ser concluído até agosto.

A licitação prevê a implantação de computadores de bordo em toda a frota do Sistema, a fim de otimizar a gestão e conseguir passar à população uma previsão real dos horários dos ônibus. As informações do processo também podem ser consultadas na página do Grande Recife

Trânsito muda na orla de Olinda

 

Obras orla Olinda Foto - Compesa/Divulgação

A Compesa iniciou nesta segunda-feira (29) a implantação de 250 metros de tubulações na Avenida Ministro Marcos Freire, orla de Bairro Novo, em Olinda. Em virtude da obra, um trecho de 400 metros da avenida, entre as ruas Doutor Farias Neves Sobrinho e Coronel João Joaquim Antunes, foi interditado para o tráfego.

Devido a isso, os motoristas que entram na Rua do Farol precisam desviar pela Rua Doutor Farias Neves Sobrinho para ter acesso a outras vias, como Avenida Getúlio Vargas, Rua Professor José Candido Pessoa e Rua São Miguel, para seguir o trajeto sentido cidade-subúrbio. Agentes de trânsito da Prefeitura de Olinda estão no local para organizar a circulação de veículos. O trecho permanecerá interdito por 30 dias.

Na mesma avenida, após a Rua Coronel João Joaquim Antunes, a Compesa está assentando 730 metros de ramais de calçada. O serviço será realizado num prazo de 60 dias e não interfere no trânsito, já que as ações são realizadas próximo ao meio-fio.

A ação pertence ao projeto de ampliação da rede de esgoto de Olinda, que beneficiará os bairros de Bairro Novo, Jardim Atlântico, Tabajara, Amaro Branco, Alto da Mina e Monte. Ao todo, serão assentados 207 quilômetros de redes coletoras de esgoto, garantindo 100% de cobertura. A obra será executada em 24 meses. Ao todo, serão investidos em Olinda R$ 45,3 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), Governo do Estado e Compesa.

Fonte: Compesa