Esqueça os carros na cidade do futuro

 

Great City é a nova cidade ecológica e sustentável que a China está construindo como modelo para todo o país. 100% livre de automóveis, o centro urbano em construção pretende provar que é possível combinar uma elevada densidade populacional com o respeito ao ambiente. A construção deverá estar completa por volta de 2021.

O projeto está sendo desenvolvido pelo escritório de arquitetura Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, dos Estados Unidos, segundo informações do site WebUrbanist. “Desenhamos uma cidade verticalizada, densa, que reconhece e aceita a paisagem envolvente”, explica Gordon Gill, um dos responsáveis pelo projeto. “

A Great City vai demonstrar que a concentração populacional não tem de alienar as pessoas do ambiente”, acrescenta, ao lembrar que a cidade terá apenas 1,3 quilômetros quadrados e população de mais de cem mil pessoas.

Segundo os arquitetos, a distância de qualquer ponto da cidade a outro ponto será de cerca de 15 minutos a pé. Um passeio até ao centro a partir de qualquer área da Great City não demorará mais de 10 minutos, o que vai incentivar a preferência pelas caminhadas em detrimento das viagens de carro. Os automóveis deverão ser apenas a escolha de quem pretender fazer longas viagens, fora da cidade.

De acordo com as previsões, a Great City deverá usar 48% menos energia e 58% menos água do que uma cidade convencional com o mesmo número de habitantes. Também produzirá 89% menos resíduos e menos 60% de emissões de carbono, segundo os arquitetos.

Fonte: www.menosumcarro.pt (via Portal Mobilize)

7 Replies to “Esqueça os carros na cidade do futuro”

  1. Tânia,
    Boa noite,

    Não entendi o porquê da cidade consumir 58% menos água…energia ok, por conta da baixa utilização dos veículos…mas menos água??
    Abs

  2. Alexandre,

    Na verdade esses projetos de cidades sustentáveis tem toda uma lógica que não usamos , ainda, de como aproveitar ou reaproveitar a água em casas inteligentes. E ainda de uma arquitetura que privilegia a ventilação e a luminosidade natural. Enfim são diversos fatores que fazem uma cidade mais sustentável. Usar menos carros é uma delas….

  3. e com essa mentalidade de ver o onibus como vilão e carro como solução,Recife vai parar.nem São Paulo está aguentando.BEM FEITO para essa classe media burra Brasileira com um todo!herdamos o”padrão de vida americano”da pior espécie!

  4. Menos água sim, pois terá um sofisticado sistema de reaproveitamento de águas pluviais.

  5. O brasileiro e em especial o recifense não anda de carro porque gosta, mas sim porque não tem opção. Quem diabos quer andar em ônibus lotado e atrasado? Quem quer ser roubado? Qual de nossas esposas se sente segura com tarados se aproveitando para violentá-las? Quem quer ouvir funks, bregas e demais lixos sonoros no volume máximo dos celulares de pessoas sem noção?

  6. Ramiro:tem gente q bota a culpa na Dilma,no Lula,No congresso.essas porcarias são a imprensa q bota e os q não tem instrução(muitos infelizmente)aderem.sobre o q voce falou,em NENHUMA Cidade do mundo,os caras andam sentados nos transportes publicos!o brasileiro não sei q idéia foi essa,botou na cabeça q na europa e estados unidos,os caras vão sentados nos trens,metro,onibus!