Dois agentes de trânsito para cada mil carros no Recife

Foto - Bernardo Dantas DP/D.A.Press

Por

Tânia Passos

Um agente de trânsito para cada mil veículos. Essa é a recomendação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O Recife dispõe, hoje, de um efetivo de 583 agentes para uma frota de 615 mil automóveis.A meta da prefeitura é ampliar para 1,5 mil o número de profissionais na fiscalização, o que garantiria pelo menos dois agentes para cada mil veículos.

A medida colocará a capital pernambucana entre as mais “vigiadas” do país. Além dos 392 orientadores de tráfego, que irão monitorar o trânsito a partir do segundo semestre, o município se prepara para fazer um novo concurso público para a guarda municipal. O lançamento do edital deverá ocorrer ainda neste ano. Estão previstas 2,5 mil vagas. Dessas, cerca de mil serão destinadas ao trânsito.

De acordo com o prefeito Geraldo Julio (PSB), a fiscalização é uma das maiores cobranças da população. “O trânsito é uma questão que mexe com a vida de todo mundo. E há uma carência na questão da fiscalização”, disse.

Ainda segundo o prefeito, o aumento do efetivo cobrirá um déficit de pessoal. “Apesar de termos quase 600 agentes, nós dispomos, na prática, de um terço desse efetivo, por conta das folgas, férias e licenças”, explicou.

Para o especialista em mobilidade César Cavalcanti, o aumento do efetivo tem que ser visto sob dois aspectos. “Essa quantidade é boa e permitirá uma maior presença do Estado na fiscalização, mas é uma alternativa bastante cara e o gestor público terá que encontrar o equilíbrio mesclando os recursos humanos e os equipamentos eletrônicos”, apontou. O Recife dispõe de 24 lombadas eletrônicas em 12 vias e 22 fotossensores instalados em ruas e avenidas de 17 bairros. Os aparelhos monitoram os semáforos veiculares e de pedestres.

“O custo inicial para instalar os equipamentos é elevado, mas eles têm a vantagem de não estarem associados ao ser humano e questões como licenças e greve. No entanto, deve haver um equilíbrio. O material humano é fundamental”, opina César Cavalcanti.

3 Replies to “Dois agentes de trânsito para cada mil carros no Recife”

  1. COM CERTEZA,O INVESTIMENTO SERÁ TIRADO DE LETRA EU MESMO JÁ LEVEI VARIAS MULTAS (E PAGUEI) SEM NUNCA TER IDO AO CUJO LUGAR,VÁRIOS AMIGOS MEUS TAMBÉM (EM TEMPO)TODAS AS VEZES RECORRI TODAS INSTANCIAS INCLUSIVE AO (JARI) EM BRASILIA..SÃO MILHÕES POR SEMANA DE MULTAS CRIADAS.

  2. interessante o comentário do senhor acima ,ninguem comete infração de trânsito…que piada ,basta circular nas ruas e vê as barbaridades , os educadores não terão tanto efeito ,pois não vão poder multar e infelizmente não vivemos numa sociedade educada suficiente que respeite os agentes públicos ,sem que eles possam de alguma maneira punir aquele que não respeita leis e regras (deveres de todo CIDADÃO.

  3. O problema está na alta rotatividade dos servidores, pois, muitos pedem exoneração após alguns meses de trabalho; os baixos salários, pressão dos superiores, fazem que muitos procurem outros concursos no serviço público.