A defesa da Destra de Caruaru sobre as críticas de estacionamento irregular

 

O primeiro email que recebi foi do agente de trânsito Marcelo Assis, ele explica que nesta última foto estacionou em cima da calçada porque se tratava de uma emergência. “… foi do dia em que eu fui deslocado p cobrir um acidente q ocorrera em um cruzamento a 50m de onde estava a viatura. Quer dizer q eu teria q procurar um lugar melhor p estacionar enquanto um cidadão estava no chão c a perna quebrada?”… Ainda segundo o agente, ele está acobertado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De fato está, no caso de uma situação de emergência. O problema é que os flagrantes registrados de estacionamento irregular estão sendo muito frequentes e “aparentemente”, sem nenhum emergência.

No segundo email, a assessoria de imprensa da Destra enviou a seguinte nota:

Sobre a foto de um estacionamento proibido a Destra informa que os agentes envolvidos no fato foram advertidos sobre a situação. A Autarquia ressalta que mesmo com a livre parada, estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB)  no inciso VIII, do Capítulo III, todos os agentes são orientados a evitarem situações como essa.
Veja o que diz o CTB em situações de emergência:

CAPÍTULO III
DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

(…)

VII – os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

I – as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

II – as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

III – as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito


Violência no trânsito provoca recorde de invalidez permanente

 

Em 2011, o Brasil ostentou um triste recorde. Os casos de invalidez permanente provocados por acidentes de trânsito cresceram 58% em relação a 2010. Durante o ano foram pagas 239.738 indenizações por esse tipo de dano. Chama atenção o fato de que mais de 51% dos acidentados estarem na faixa de 18 a 34 anos, justamente onde se concentra a maior parte da população economicamente ativa do país.

Em São Paulo, o número de acidentes com mortes no trânsito já superou o de homicídios em 2011, de acordo com levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgado em agosto. Foram 2.370 crimes, contra 2.760 homicídios culposos [sem intenção] por acidente de trânsito. Segundo pesquisadores do Ipea, cerca de 60% do prejuízo econômico decorrente de um acidente viário vêm de perda de produção: a pessoa que morre ou fica incapacitada e deixa de produzir. Os outros custos dos acidentes vêm de atendimento hospitalar, danos ao veículo, entre outros. O Ipea calcula que um acidente com morte custa, em média, R$ 567 mil.

Para a Seguradora Líder DPVAT, o aumento expressivo do número de indenizações é resultado de uma combinação de fatores. “Temos trabalhado para que cada vez mais cidadãos tenham acesso ao Seguro DPVAT. Só em 2011, o sistema ganhou 900 novos pontos de atendimento oficiais. Além disso, a imprudência no trânsito, como a combinação de álcool e direção, alta velocidade e a falta do uso do cinto de segurança nas estradas, tem causados acidentes cada vez mais graves”, aponta o diretor-presidente da Seguradora, Ricardo Xavier.

No ano de 2011, 366.356 pessoas receberam o Seguro DPVAT no Brasil, totalizando mais de R$ 2,287 bilhões pagos. As estatísticas apontam que 58.134 pessoas receberam indenização por morte no período e outras 68.484 pessoas também receberam reembolso de despesas médicas. As motos figuram em 65% dos acidentes indenizados. Nos casos de invalidez permanente, os acidentes com motocicleta representaram 72% das indenizações no período.

Na análise da Seguradora Líder DPVAT, o crescimento da frota de motocicletas tem contribuído para o crescimento do número de acidentes. “O motociclista é um para-choque, muito suscetível a danos devido à sua posição de exposição no veículo. Qualquer batida, que para um motorista de carro resultaria em um dano pequeno, é capaz de deixar um motociclista com alguma sequela”, aponta Ricardo Xavier.

Propostas
Em fórum sobre acidentes de trânsito realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) no ano passado, algumas propostas foram apresentadas para reduzir os casos que envolvem motocicletas. Entre as propostas estão a inclusão de formação de direção defensiva e exame de habilitação adequado às condições de trânsito que serão enfrentadas pelos motociclistas, com maior rigor na primeira habilitação.

Outra sugestão é criar categorias na habilitação de motociclistas, definir as áreas de trânsito das motocicletas entre as faixas de rolamento dos automóveis e as regras de circulação das motos nas faixas de rolamento regulares nas vias sem motofaixas exclusivas ou compartilhadas. A velocidade máxima de circulação das motocicletas deve ser específica de acordo com a característica de cada via.

“É importante que o motociclista tenha consciência de que está no veículo mais inseguro e frágil. Deve dirigir de forma preventiva, evitando ser pego de surpresa, por exemplo, em uma fechada brusca”, disse a médica fisiatra Julia Greve.

* Do Blog Portal do Trânsito – Com informações da Seguradora Líder

A cara que ninguém pensou para a Agamenon

 

 

Diario de Pernambuco

Por Tânia Passos

Muito se pensou para a Agamenon Magalhães, mas dificilmente o cenário que se desenha fazia parte do imaginário dos urbanistas. Já foram pensados elevados para a via desde a década de 1970 e, em 2009, o urbanista Jaime Lerner chegou a desenhar um modelo de elevado passando por cima do canal do Derby. O projeto de Lerner foi descartado e no lugar dele surgiram quatro viadutos que irão pontuar os quatro cruzamentos que apresentam as maiores retenções: Bandeira Filho, Paissandu, Dom Bosco e Rui Barbosa. A ideia do governo do estado é aumentar a velocidade da avenida que passará em média de 20km/h para 30 km/h. O ganho na velocidade se dará com a eliminação dos quatro cruzamentos.
O governo do estado já bateu o martelo e a licitação deverá ser concluída em março deste ano. A previsão é que a obra fique pronta até dezembro de 2013. O cenário futurista e ainda incrédulo para uma parcela da população está orçado em R$ 135 milhões. Mas o que se questiona é principalmente qual a vantagem dos viadutos para o transporte público?

Com a eliminação do elevado por cima do canal, por onde passaria livre o corredor exclusivo de ônibus, a faixa dos coletivos será feita em nível ao lado do canal e as paradas em cima do canal. Com os ônibus numa pista exclusiva haverá uma faixa a menos para os carros. Mesmo assim, a expectativa é de ganho na velocidade. “Para se ter uma ideia, no cruzamento da Paissandu que tem uma velocidade média de 5km/h, nos horários de pico, chegará a 18km/h com a remoção dos semáforos”, ressaltou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

O argumento de melhoria da velocidade ainda não convenceu especialistas no assunto. Para o professor do departamento de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco e membro do conselho da Associação Nacional de Transporte Público, César Cavalcanti o ganho é temporário.

“Nós temos uma frota que cresce 6% ao ano. Pode ser que não engarrafe no primeiro ano, mas a tendência é termos engarrafamentos por cima dos viadutos”, alertou. Também especialista em mobilidade urbana, o engenheiro Germano Travassos vê com preocupação a construção dos viadutos. “A primeira pergunta é aumenta a velocidade para quem? Para os carros? O foco não deve ser esse. É um equívoco, se o argumento for ganho na velocidade para o automóvel. A experiência nos mostra que é temporário e com um detalhe onde há mais fluidez, atrai mais tráfego”, afirmou.

Já Oswaldo Lima Neto, professor e doutor em mobilidade urbana, chama atenção para outro aspecto. “É necessário uma preocupação com o entorno que já é engarrafado e vai impactar nos viadutos. A Rosa e Silva, por exemplo, terá que ter os semáforos ajustados para acelelar o fluxo e tem que se pensar na travessia de pedestre”, ressaltou.

As críticas não tiram o otimismo do secretário Danilo Cabral. “O projeto prioriza o transporte público. Haverá uma faixa exclusiva para os ônibus com paradas em nível e pagamento antecipado e melhorando a velocidade da via, melhora também para os ônibus”, afirmou Danilo Cabral.

Com a construção dos quatro viadutos, 31 imóveis terão que ser removidos. No cruzamento da Bandeira Filho, por onde vai passar o primeiro viaduto, os impactos são mais visíveis. O supermercado Bombreço construído há mais de 40 anos será 100% removido. Em cima do terreno será construída a curva do viaduto. “Vai ficar ruim para fazer as compras, mas eu espero que melhore o trânsito. Não pode ficar do jeito que está”, afirmou a professora Helena Cavalcanti, 56 anos.

Também na Bandeira Filho, sete metros do Mc Donalds terá que ser recuado para a instalação de uma via local. O mesmo acontece com a Farmácia Pague Menos e o terreno da lateral do Clube Português. Na via, onde há também quatro edifícios residenciais, as preocupações são as mais variadas. “Tenho medo que embaixo do viaduto vire um ponto de sem teto ou drogados e as nossas moradias vão ficar mais inseguras”, revelou o aposentado Valter Vasconcelos Martins, 80 anos. A preocupação dele tem respaldo no que acontece na prática com a ocupação dos espaços vazios. No Recife, praticamente todos os viadutos têm ocupação irregular. Exceção apenas para os espaços que ganharam urbanização a exemplo do complexo de viadutos do Aeroporto dos Guararapes.

Estudantes protestam aumento de 6,5% nas passagens de ônibus

 

 

Foi anunciado, pela Grande Recife Consórcio de Transportes, o aumento da passagem do transporte público em Pernambuco. O reajuste, de 6,5%, eleva o valor do anel A, para R$ 2,15, o valor do anel B, para R$ 3,30, o anel D, para R$ 2,60 e o anel G, para R$ 1,40. O valor é inferior ao que foi pedido pelas empresas, de 17,2%, de forma que o mínimo que poderia ser gasto no transporte coletivo seria o valor de R$ 1,50. A votação teve 13 votos a favor, 3 abstenções e apenas um contra. Neste último caso, em defesa do reajuste máximo.

Antes mesmo da decisão, marcada para ser anunciada hoje, teve início, o protesto dos estudantes. Os jovens caminharam do Ginásio Pernambucano, no bairro da Boa Vista, e seguem para a Conde da Boa Vista, na altura do cinema São Luiz. A passeata segue até a frente do Grande Recife Consórcio de Transportes, no Cais de Santa Rita. Há alguns minutos, o Batalhão de Choque chegou ao local para fazer a segurança da área e acompanhar o movimento, que deve interromper o trânsito na via.

Enquanto isso, a reunião que decide o valor do aumento, que teve início às 8h, segue a portas fechadas. O resultado deve ser divulgado ainda na manhã desta sexta-feira. Pelas redes sociais, repercute a possível intimidação do movimento estudandil, uma vez que uma das líderes teria sido intimada a comparecer à unidade de polícia sob suspeita de incentivar a violência. Em represália, estudantes, pela internet, divulgam telefones e meios de contato, em protesto, afirmando que desejam também ser intimados.

 

Aumento de passagem no Recife pode ser definido amanhã

O movimento iniciada nas redes sociais já previa o que deve começar a ser definido amanhã: o reajuste no preço das tarifas do transporte público no Recife. Ontem foi a vez do Sindicato das Empresas de Ônibus (Urbana-PE) anunciar a intenção de um aumento de 17,2%.  Nesta sexta-feira os membros do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) irão se reunir para discutir a proposta de reajuste tarifário para as linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região metropolitana do Recife (STPP/RMR).

A reunião será às 8h, na sede do Grande Recife Consórcio de Transporte. A proposta dos empresários de ônibus, enviada ao órgão, prevê aumento de R$ 17,20%, baseado em uma planilha de custos do sistema, elaborada pelos próprios operadores considerando os custos gerais, incluindo insumos e impostos.

Pela proposição dos empresários, em valores arredondados, a tarifa do anel “A” sairia de R$ 2,00 para R$ 2,35. O anel “B”, atualmente em R$ 3,10, iria para R$ 3,60; enquanto que o anel “D” subiria de R$ 2,45 para R$ 2,85. Já o “G”, que hoje custa R$ 1,30, passaria a custar R$ 1,55.

Para justificar a proposta, os empresários argumentam que já faz um ano do último aumento de tarifa. Entre os pontos tradicionalmente elencados para embasar o pedido, estão os reajustes de salários dos motoristas, e o aumento dos preços em itens do setor, como óleo diesel, pneus e manutenção nos ônibus.

Com a preocupação de não aplicar o reajuste de acordo com a planilha tarifária proposta pelas empresas de ônibus, o Governo do Estado, desde 2008, optou por adotar o IPCA como balizador do reajuste para o transporte público de passageiro. Isso foi essencial para dar transparência ao processo.

Anteriormente, o uso de percentuais apontados por planilhas técnicas construídas pelo setor, além de gerar um aumento sempre maior que o IPCA, vinha sempre acompanhado de questionamentos referentes ao índice aplicado, tendo em vista a ausência de transparência dos dados; o que acabava gerando um ônus maior para o usuário.

PAUTA – Na reunião, além do reajuste da tarifa, vai ser apresentada a proposta de calendário das reuniões do Conselho que serão realizadas ao longo de 2012. A posse dos novos conselheiros também estará em pauta durante a reunião. As cadeiras representadas pelo secretário de Transportes de Olinda e Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Pernambuco, serão representadas por Marcos Albuquerque Belfort e Ricardo Esberard Albuquerque Beltrão, respectivamente.

 

O que a Destra de Caruaru não sabe sobre trânsito

 

O primeiro flagrante de um internauta sobre os desmandos da Destra, o órgão de trânsito  de Caruaru, foi de uma viatura estacionada na frente de uma rampa, impedindo qualquer tentativa de acessibilidade dos cadeirantes. Pois é, dessa vez a foto registra uma viatura estacionada em cima de uma calçada. É possível observar que os outros carros e até as motos estacionaram corretamente. Talvez esteja na hora de alguém ensinar aos agentes de trânsito da Destra, o que eles não aprenderam sobre regras básicas de trânsito. Estacionamento irregular é uma delas…

 

Para quem não viu o post publicado em agosto de 2011 do outro flagrante da Destra.  É só conferir:

Chegou outra foto. Daqui a pouco teremos uma galeria e as infrações se repetem:estacionamento irregular!

Estudantes poderão ter passe livre em ônibus entre casa e escola

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que torna obrigatório o transporte coletivo gratuito, entre a casa e a escola, para os estudantes de todos os níveis do ensino.

A proposta também cria o fundo de financiamento do passe livre do educando, com o objetivo de custear o transporte gratuito. Esse fundo deverá ser instituído por lei, depois que a emenda entrar em vigor.

Romero Rodrigues argumenta que obrigar o Estado a oferecer transporte gratuito aos estudantes vai complementar o ensino público obrigatório. “De nada adianta garantir a gratuidade do ensino, se o aluno não tem como chegar ao estabelecimento de ensino, por absoluta carência de meios financeiros para custear o transporte de ida e volta de sua residência à escola”, justifica.

Tramitação
A PEC terá a admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos e ser aprovada por 3/5 dos deputados.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Passagens de ônibus podem subir 17,2%

 

Um dia após o início de uma mobilização nas redes sociais de estudantes e usuários do transporte público contra um possível aumento na tarifa dos ônibus, o Sindicato das Empresas de Ônibus (Urbana-PE) confirmou a intenção de reajustar os valores das passagens.

Mas, ao contrário do que vinha sendo feito nos últimos quatro anos, com o aumento baseado no Índice de Preço ao Consumidor (IPCA), os empresários querem um reajuste de 17,2%, mais que o dobro do IPCA, que foi de 6,5%. O sistema atende a 800 mil passageiros por dia.
Caso o reajuste seja aprovado no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), a tarifa do anel A passará de R$ 2,00 para R$ 2,35. Segundo a empresa Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, responsável pela operacionalização do sistema, até o início da noite de ontem a empresa não havia recebido oficialmente o pedido de reajuste.

Em nota enviada à imprensa, a Urbana-PE alega que as cargas tributárias ultrapassam em 50% o valor da tarifa e eles não recebem nenhum tipo de subsídio. Nas contas dos empresários cerca de 20% das viagens não são pagas pelos usuários. E com a previsão de novos terminais integrados neste ano, a perspectiva do setor é de uma redução na demanda pagante. Para justificar o pedido de “realinhamento” tarifário, os empresários alegam que o percentual atende a critérios técnicos e que o IPCA é inferior à elevação do custo setorial.

Protestos

O movimento estudantil se reuniu ontem à noite para definir os rumos da mobilização contra o aumento. O Comitê Contra o Aumento das Passagens de Ônibus decidiu fazer diversas manifestações, entre elas uma panfletagem amanhã e um ato público na sexta-feira. A concentração será no Ginásio Pernambucano, no Centro do Recife.

 

 

 

 

Disparam casos de invalidez por acidentes e moto é a maior causa

Casos de invalidez permanente entre trabalhadores vítimas de acidentes de trânsito se multiplicaram por quase cinco entre 2005 e 2010, passando de 31 mil para 152 mil por ano.

Nos primeiros nove meses de 2011, houve novo aumento de 52%, para 166 mil, segundo números do DPVAT, seguro obrigatório pago por proprietários de automóveis.

Os dados revelam que a maioria dos acidentados –mais de 70% dos casos em 2011– usava moto e está em plena idade economicamente ativa (entre 18 e 44 anos).

O quadro preocupa a Previdência Social, que teme ter de arcar com os custos de uma geração de jovens aposentados por incapacidade.

“O que mais tem crescido é a concessão de aposentadoria por invalidez devido a acidentes com motos”, diz Leonardo Rolim, secretário de Políticas de Previdência.

Projeções apontam que o INSS gastou R$ 8,6 bilhões com benefícios gerados por acidentes de trânsito. A cifra representa 3,1% de todas as despesas previdenciárias.

Fonte: UOL Notícias