Vídeo em defesa do VLT de Salvador revela fragilidades do BRT

Este vídeo produzindo para defender a implantação do VLT em Salvador faz uma comparação com o BRT de Bogotá. O sistema da Colômbia é eficiente, mas se torna vulnerável quando se trata de manifestações populares que fecham o corredor exclusivo.

5 Replies to “Vídeo em defesa do VLT de Salvador revela fragilidades do BRT”

  1. Não preciso ir longe para dar exemplo de acidente com veículos sobre trilhos – vez ou outra há no trecho do Cabo de Santo Agostinho atropelamentos e colisões com veículos.
    VLT aqui só em trechos onde a circulação de pedestres e veículos não fossem possível, pois o povo aqui não respeita nada, logo teria que ser isolado como são os metrôs.
    Os ônibus podem ser parados por pedestres, pois o motorista não vai passar por cima, mas os VLT em tráfego misto não teriam o mesmo problema? É fácil dar exmeplo de primeiro mundo onde há educação no trânsito e as vias dos vários tipos de veículos e pessoas são respeitadas.
    Os exempos daqui são bons, mas não vi uma demanda no uso pelas fotos. Se os metrôs aqui vivem em certos hórarios com excesso de lotação, por que pensar que os VLTs não teriam o mesmo problema?
    As informações sobre esses dois tipos de transporte – VLT e BRT – deveriam ser mais claras, pois não vejo divulgação do que é feito quando um veículo quebra e se ao quebrar qual o impacto sobre o sistema por exemplo.

  2. Lyon, Turim, Arapiraca, Crato… eles devem estar enganados. Não é mesmo, Sr. Secretário das Cidades?!?

  3. Raimundo,

    Trata-se de cultura! andávamos em carroças, viajamos em toyota bandeirante com galinhas e bodes, hoje andamos de ônibus. Quem sabe no futuro, andaremos no principal transporte dos países desenvolvidos e a educação da população evolua.

    BRT e VLT se completam, não devem ser tratados como concorrentes, plataram isso no Brasil e pegou, BRT x VLT!

    OBS:
    Existe muito mais acidente de trânsito emvolvendo ônibus, do que com trens no sistema ferroviário.

    Existe muito mais quebras de ônibus que trens. Nos trens, quando a composição está com problema, o trem pára na estação mais próxima e é evacuado, caso não possa se locomover, existe o rebocador! o problema é a população mal educada não sabe esperar!

    Sobre superlotação, deve-se a pouca quantidade de trens disponíveis no Metrorec, mas já estão sendo feitos os 15 novos TUEs (Trem Unidade Elétrica) na fabricante CAF (mais informações http://www.caf.es/caste/productos/proyecto.php?cod=3&id=651&sec=desc)

    Não esquecer que o Governo PSDB de Fernando Henrique, atrasou obras e projetos por mais de 15 anos, só reativado no meio do Governo Lula, o que temos hoje, era pra termos 15 anos atrás!