Caxangá: Motorista invade faixa de ônibus

“Já não bastasse o desconforto causado pela demora e a lotação dos coletivos, quem precisa se deslocar pela Caxangá agora enfrenta até mesmo engarrafamento nos corredores exclusivos para ônibus: é que alguns motoristas de carros particulares invadem tais corredores. Alguns deles, já cientes da localização das poucas câmeras que monitoram o tráfego local, chegam até mesmo a parar seus veículos em meio à via, passando longos minutos tentando reocupar as faixas destinadas a carros e motos e assim escaparem da multa.
Quem leva a pior são os passageiros que, espremidos nos tórridos ônibus, ainda são penalizados pela “esperteza” de alguns motoristas sem qualquer senso de civilidade. O desabafo é do internauta Bruno de Souza, que enviou a foto do flagrante.” Como motorista e também usuário de transporte público me sinto duplamente desrespeitado. Já imaginou se todo mundo começa a seguir o mau exemplo?”, questionou.

Para que isso não aconteça, a única solução é reforçar na fiscalização dos equipamentos eletrônicos e começar a surpreender os motoristas que tentam tirar vantagem dos espaços destinados ao transporte público.

3 Replies to “Caxangá: Motorista invade faixa de ônibus”

  1. Até onde sei, câmera para fiscalização e não monitoramento de trânsito, na Caxangá, só tem em frente ao Parque de Exposições do Cordeiro para travessia de pedestres e isso no sentido subúrbio, bem como no local da foto acima que é próximo ao cruzamento com a Real Torre, faixa de pedestre e de ônibus que até se vê na foto.
    Sobre ter mais equipamentos, sou a favor sim, mas também falta agentes de trânsito definitivos para coibir outras coisas. Os taxistas podem circular nos corredores de ônibus desde que estejam com passageiros, mas já vi na Caxangá alguns ganhando tempo sem levarem ninguém. Eles poderão passar no trecho da foto acima que autua veículos particulares e apostaria que seriam dispensados das autuações, pois eles podem alegar que estariam levando alguém e até onde sei não há como comprovar sem flagra o contrário.
    Outra, na ótica da indústria das multas, o governo está perdendo de arredacar bastante com essas invasões de corredor de ônibus bastante comuns no Leste/Oeste em vários pontos. Há poucos mais de dois meses, havia agentes no cruzamento da Caxangá com a Gen. San Martin, mas até então são raras as aparições. No da foto, tem mais de 6 meses, quando agentes ficaram antes e depois da estação, não paravam de anotar na caderneta as dezenas de veículos que estavam invadiando a faixa. Como a matéria relata, instalar equipamento de fiscalização para bom observador não faz diferença, pois ele vai invadir até antes do equipamento para não ser autuado.
    Aliás, vendo esse problema, é bom o Governo que promete um transporte público de qualidade em breve ficar atento. Os BRT do Leste/Oeste poderão sofrer atrasos com a circulação indevida de outros veículos nas suas vias como já ocorre hoje onde linhas expressas que não param nas estações do Leste/Oeste ficam retidas por conta das invasões.

  2. esse é o cultuado”jeitinho brasileiro”.a malandragem q a grande imprensa tambem cultua!q vergonha.depois esse espertinho enche a boca pra falar mal do governo q o transito não anda.desse jeito,até eu penso dessa forma!

  3. Está cada dia pior isso… com o aumento do congestionamento na Av Caxangá em horários de pico, cada vez mais motoristas estão utilizando a faixa de ônibus para ganhar tempo. Em 5 minutos é possível contar pelo menos 30 a 40 carros passando em velocidade pela faixa destinada ao transporte publico. E isso atrapalha também que está correto na faixa para carros e motos, pois esses “espertos” ficam tentando entrar novamente na frente de todos e com isso fica ainda mais lento o transito nessas faixas.