Ainda estamos longe de uma integração ideal, mas com certeza o uso da bicicleta como veículo e não apenas como instrumento de lazer e esporte deve apontar para uma nova perspectiva de integração dos modais. As estações do metrô Recife ainda não dispõem de bicicletários, embora estejam previstos para os novos terminais de integração. Também não dispomos de uma linha cicloviária eficiente, mas contradizendo tudo isso, o fato é que a bicicleta é usada como veículo de transporte por grande parte da população, mas poderia ser muito mais. Depende não apenas de um novo olhar, mas também de exigirmos que os projetos de mobilidade levem a bicicleta a sério. Aproveite e vote na enquete do blog: o que é preciso para melhorar a integração da bicicleta com o metrô.
O metrô daqui só liberar bicicletas nos fins de semana é pensar que o uso seja apenas para lazer. A situação ideal seria ter lugar para guardar na estação do metrô, mas vagão exclusivo para tal todos os dias se, claro, houvesse demanda. Para quem ainda precisa da bike após usar o metrô, vias exclusivas ou preferênciais seria outra grande ajuda, mas já é um problema beneficiar o transporte público em trechos apertados, favorecer ciclitas então…
Agora, há vias que não serviriam para ampliar a circulação de autos por serem estreitas, mas serviriam para o uso de bikes, então por que não tentar ver opções paralelas as grandes vias que poderiam ser usadas por bikers?
Eu uso bike há mais de20 anos no Recife,e até hoje o que se tem de benefício para ajudar a mobilidade do ciclista está muito longe da realidade,por isso concordo com a ideia de usar trechos alternativos como ruas estreitas para facilitar a mobilização de bikes,emfim,tudo que foi descrito no texto acima,sem contar com a demanda de serviços que essa modalidade proporciona alavancando o comercio de peças para bikes.Um grande abraço deste velho ciclista !!!!!!
Para que possamos ter resultado na pretenção do uso da bicicleta é necessário implementação de políticas públicas no sentido de construir ciclovias e de integração com estações de transporte públicos de qualidade e de utilização de uma passagem única. E tembém construções de bicicletários para dar suporte da guarda das bicicletas dos usuário com segurança.