Uso correto do pisca-pisca pode evitar acidentes

Por

Mariana Czerwonka

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em seu capítulo III, que trata sobre normas gerais de circulação e conduta, antes de qualquer manobra o condutor deve verificar as condições do trânsito à sua volta- certificando-se de não criar perigo para os demais usuários- posicionar-se corretamente na via e sinalizar suas intenções com antecedência.

O problema é que muitos condutores esquecem essa última parte e deixam de utilizar a luz indicadora de direção, o famoso pisca-pisca. “A sinalização de luzes no veículo é a maneira que temos como nos comunicar com os demais condutores. Ali sabemos quem vai mudar de direção, ou de faixa na via, sabemos quem vai frear ou mesmo quem está com algum problema”, alerta a especialista em trânsito Elaine Sizilo.

Essa comunicação é muito importante, pois ao saber das intenções de outros condutores, é possível prever ações e seguramente evitar freadas bruscas, pequenas colisões e até mesmo grandes acidentes.

Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro institui como infração grave, com multa de R$ 127,69, deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação. “Vale lembrar que a sinalização com as mãos não substitui a necessidade da sinalização luminosa, pois é considerada complementar”, complementa Sizilo.

 

Fonte – Portal do Trânsito

One Reply to “Uso correto do pisca-pisca pode evitar acidentes”

  1. A falta uso da luz para mudança de direção realmente é um problema. Em carros de luxo que frequentemente têm repetidores, itens raros em boa parte dos veículos nacionais, parece que é um opcional ou acessório. Importado ou não, caro ou não, o que vemos nessa falta de uso é uma grande probabilidade do condutor usar outro item: o celular.
    Agora, se tem quem não use, há os que usam a função alerta com o veículo em movimento, que é proibido também e provoca a mesma situação final: muda-se de faixa sem aviso prévio, pois se em um não se indica tal intenção, a outra equivale já que as duas luzes de mudança acesas não diz se vai para um lado ou outro quando em movimento.