Diario de Pernambuco
Por Tânia Passos
Há hoje apenas 37 ônibus com ar-condicionado e cadeiras estofadas que fazem parte do sistema público de transporte da Região Metropolitana do Recife.
O luxo, que sai por R$ 2,67, 0,52 centavos a mais do que o anel A do ônibus convencional, representa apenas 1,2% da frota de 3 mil veículos da RMR. Atualmente há quatro linhas disponíveis no sistema geladinho: Aeroporto (opcional), Candeias (Opcional), Recife/Porto de Galinhas e Gaibu/Barra de Jangada.
Na viagem que fizemos na linha Aeroporto, havia bastante espaço e a temperatura interior estava agradável. A promotora de vendas Diana Maria Vieira, 46 anos, costuma pegar o geladinho, mas reclama que as opções são restritas. “Se for fazer uma rota diferente a gente tem que ir para o convencional. Outro problema é a demoram”, revelou.
Para o especialista em mobilidade urbana, César Cavalcanti, além da melhoria do conforto, rapidez e regularidade nas viagens é preciso também outras medidas para frear a frota de veículos nas cidades. “São necessárias políticas de restrição ao automóvel, entre elas o pedágio urbano, rodízio de placas, sobretaxa do combustível. Isso terá que ser feito. A única questão é quando?”, ressaltou.
Os ônibus da RMR transportam por dia 2,1 milhões de passageiros. Cerca de 60% desse universo são transportados nos horários de pico (manhã, tarde e noite).
Zona Norte
Dois Irmãos Via Casa Forte e Aflitos(opcional)
Zona Oeste
Jardim São Paulo Via San Martín (opcional)
Zona Sul
Aeroporto Via Mascarenhas de Morais (opcional)
Região Metropolitana Norte
Ilha de Itamaracá/Recife Via Igarassu (opcional)
São linhas novas opcionais que teriam uma grande procura.
tirando ilha de itamaracá(essa não ser opicional nem tão cedo cara),o resto até vai.aliás,jardim São Paulo já teve em 2000/01.Torre deveria ter uma linha opicional!mas q SEJA OPICIONAL.pois as linhas 42 e 72 DEIXARAM DE SER a tempo!
Que bairros nobres da zona norte precisam de uma linha opcional, isto não restam dúvidas. O bom que com apenas uma única linha, bairros como Casa Forte, Aflitos, Graças, Tamarineira seriam beneficiados.
Visitem este tópico no fórum Cidadão DP Net: http://cidadao.dpnet.com.br/cidadao/viewtopic.php?f=14&t=5442&hilit=geladinhos&sid=b3ab4b0d0bcb99cfac91f1b7fd1ac124
Por que o benefício de geladinhos opcional só para zona sul recifense? Também temos bairros como Jaqueira e Aflitos, onde muita gente não abandona seus veículos para andar nos ônibus demorados, cheios e calorentos das linhas Dois Irmãos, Alto Santa Isabel e Casa Amarela/Torre.
Bom pessoal estas linhas não existem por um simples fato as empresas não tem interesse nenhum em colocar carros com ar pois o vandalismo e muito grande nesta áreas mesmo sendo bairros nobres e outra a Borborema a Cruzeiro e a São judas Tadeu matem estes linhas por estarem a muito tempo no mercado e seu usuários são fies no caso da Borborema a STJ e a Cruzeiro não dão muita oportunidade de o opção em fim,se ouve-se interesse das empresas em ter linhas Opcionais os veículos não seria tão velhos tem veículos rodado que já esta ultrapassado claro que estão em condição de uso mais para uma demanda como a da zona sul acho que deveria se ter mais respeito com o usuário, fico me perguntando como se mantem 3 linhas de ônibus no Aeroporto com carros tão velhos, deveria ser os mais novos pois e nossa imagem de nosso estado que esta ali o turista chega para pegar ônibus no terminal o fiscal não tem um lugar para atender os usuário não tem informação os motoristas e cobradores são jogados sem baieiros e bebedouros os ônibus são estacionados na rua atrapalhando o transito os horários dos carro são irregulares sem contar que o opcional termina as 20:00 o ultimo veiculo sai do terminal as 19:15 e outro e outro problema como porto de galinhas e setúbal pericie
Na área nobre da zona norte (Casa Forte, Aflitos, Graças entre outros) o índice de vandalismo nos ônibus é muito pouco. La poderia sim ter uma linha opcional.