As obras do metrô de Salvador e o Sistema de Transporte da Região Metropolitanavai receberão R$ 3 bilhões em investimentos do PAC Mobilidade. O valor foi anunciado na manhã desta terça-feira (23) durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, que contou com a presença da presidente Dilma e do governador Jaques Wagner.
O projeto do PAC Mobilidade Urbana tem o objetivo de investir R$ 22 bilhões para projetos de metrô, veículo leve sobre trilho (VLT) e corredores de ônibus em cidades com mais de 700 mil habitantes.
Em todo o país estão previstas a construção de mais de 600 km de corredores exclusivos para ônibus, mais de 380 estações e terminais, 200 quilômetros de linhas de metrô, além da aquisição de mais de mil veículos sobre trilhos.
Em Pernambuco serão investidos de R$ 2.4 bilhões do PAC da Mobilidade, dos quais R$ 1,6 bilhão será repassado ao Governo do Estado e R$ 800 milhões ao município do Recife.
Os recursos serão empregados para a construção de empreendimentos como os corredores exclusivos de ônibus na II Perimetral/Via Metropolitana Norte e IV Perimetral (BR-101), o programa de Navegabilidade do Rio Capibaribe – projeto pioneiro da Secretaria das Cidades onde o barco se transformará em um novo modal de transporte público da RMR, além da construção das obras de arte e estações dos corredores Norte Sul e Leste Oeste, que já estão em andamento pelo Governo do Estado.
De acordo com o secretário das Cidades, Danilo Cabral presente no anuncio oficial dos projetos contemplados no PAC da Mobilidade, os investimentos destinados ao Estado eram aguardados desde fevereiro do ano passado, após o anuncio da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, a decisão vai beneficiar mais de 2 milhões de pessoas que utilizam, diariamente, o transporte público, uma vez que os Corredores Exclusivos de Ônibus vão atender às cidades de Abreu e Lima, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife.
Fonte: Blog Meu Transporte
É muito conveniente para os nossos gestores, muitos dos quais com ligações (escusas?) com a área do transporte rodoviário, só investir no BRT. Qualquer coisa, fala da tal “impossibilidade técnica” de aumentar a malha metroviária para o resto da Região Metropolitana do Recife, principalmente a Zona Norte, sem buscar outras alternativas como o VLT ou o monotrilho. Enquanto isso, nós que usamos os “eficientíssimos” terminais de integração do “Grande”Recife Consórcio de Transportes, sofremos horrores, pagando caro por um serviço que, imagino, só seja comparável ao de cidades do Quinto Mundo.
Alisson da Hora, a comunidade da Agamenon usa a falta de privacidade como uma das críticas aos viadutos tranversais. Aí, pergunto te pergunto por que seria tão fácil as pessoas que residem na Av. Norte, pois considero que seria esta via a receber um veículo sobre trilho, aceitarem tal veículo se fosse utilizado um elevado longitudinal cientes que as estações também seria elevadas prejudicando a privacidade? Será por que consideram o padrão de vida desses pior que os da Agamenon não tendo o direito de questionar também?
Por outro lado, digamos que seja VLT ou monotrilho de superfície, como há vários cruzamentos, para que estes não fiquem parando a todo momento, poderão, também, construir elevados longitudinais e veículos sobre trilhos tem limite de rampa. Se ainda assim não fossem construídos elevados, os trilhos teriam que ficar num nível um pouco acima da via já que a Av. Norte também sofre com alagamentos que comprometem mais um sistema por trilho que um por ônibus.
Se nossa cidade fosse um exemplo de limpeza, de infraestrutura básica, com boa vontande, se evitariam ao máximo obras elevadas, investiriam mais no transporte por trilhos desde que não passasse tão perto de residencias, mas não é assim. Em São Paulo há vários túneis, mas o que ocorre em período de chuva? Alagam. Aqui os poucos que temos também sofrem nas fortes chuvas. Outra, o povo aqui não respeita outro veículo na via, vai respeitar VLT se este não estiver isolado do tráfego misto. No Cabo de Santo Agostinho há um belo exemplo de acidentes e atropelamentos com os trens a diesel que serão trocados por uma variante de VLT, além de sofrerem depredação. Eu não sou totalmente a favor de ônibus, mas também pensar que VLT e monotrilho é uma solução para qualquer lugar não é. Poderiam, sim, criar um VLT ou monotrilho ligando TIP, passando pela BR 232, BR 101 até a zona norte, pois é um trecho de estrada, as estações poderiam ser elevadas em todo o percurso para não ter que alargar toda as BRs no caminho se fosse em superfície. Poderiam, também, por um VLT menor ligando o futuro TI Largo da Paz até o Marco Zero, ou indo um pouco mais além usando trecho da Marinha até o Complexo de Salgadinho, usando a malha já existen te ou paralela a ela já que o trem a diesel para carga será reativado no horário noturno. Em trechos onde há residências, comércio e tráfego, seriam os ônibus mesmo. Outra, por que não expandem o metrô até São Lourenço da Mata, Timbi, usando a malha férrea existente, bem como passar do Cabo atingindo Moreno ou Escada. Há linha férrea existente, mas não há aproveitamento.