Diario de Pernambuco
Por Tânia Passos
Um agente de trânsito para cada mil veículos. Essa é a recomendação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O Recife dispõe hoje de um efetivo de 583 profissionais para uma frota de 582.900. Nunca se viu tanto agente na rua como agora. A conta só não é mais exata devido à frota circulante na capital de cerca de 1,2 milhão de veículos. Mesmo com o aumento do efetivo a pergunta é: qual o critério de distribuição espacial deles na cidade?
A CTTU dividiu o município em quatro regiões: área 1 (centro), área 2 ( Casa Amarela e Madalena) , área 3 (Afogados e Caxangá) e área 4 (Boa Viagem). Há ainda, os pontos fixos (principais corredores de tráfego) e os rotativos, de acordo com a demanda do dia. Hoje, o Centro da cidade, de maior visibilidade, tem a maior concentração de agentes de trânsito.
Durante dois dias, o Diario foi às ruas do Centro do Recife, Zona Sul e Zona Norte para observar onde os agentes de trânsito estão atuando. No bairro de Casa Amarela, um dos mais populosos da cidade, a reportagem do Diario não encontrou nenhum agente de trânsito na tarde da última segunda-feira, nas imediações do mercado. “Raramente eles aparecem por aqui. E quando vêm é para multar e não para disciplinar o trânsito”, criticou o comerciante Inácio Barbosa do Nascimento, 54 anos.
No mesmo dia fomos até o mercado de São José, um dos bairros centrais do Recife e encontramos duas duplas de agentes de trânsito. No entorno do mercado, que tem bastante vaga de Zona Azul, deixando as ruas quase intransitáveis, o papel deles é verificar se a área está sendo respeitada. Neste dia, todos os carros estavam com os bilhetes da Zona Azul.Mas o trânsito no entorno continuava complicado.
Evitamos os principais corredores, a exemplo da Avenida Agamenon Magalhães, onde a presença dos agentes de trânsito nos cruzamentos já é obrigatória. Também encontramos agentes no cruzamento da João de Barros com a Avenida Norte e na Avenida Cruz Cabugá. De acordo com o diretor de operações de tráfego da CTTU, Agostinho Maia, a distribuição dos agentes tenta suprir as áreas onde há mais reclamação. “Existe uma distribuição nas quatro áreas da cidade. Mas vamos fazendo alterações onde há mais reclamação”, revelou.
Morador do bairro da Várzea, o arrumador Paulo Fernando, 57 anos, diz que raramente encontra um agente de trânsito no seu bairro. “Dificilmente vejo algum aqui no bairro. Quanto mais nos afastamos do Centro, mais difícil encontrar algum”, revelou. Segundo Agostinho Maia, mesmo com o aumento do efetivo não é possível atender toda a cidade de forma satisfatória. “Não somos responsáveis apenas pela nossa frota. Na cidade circulam mais de um milhão de veículos e não é possível atender todos os lugares”, afirmou.
Parabéns pela matéria minha amiga, essa distribuição da CTTU é mesmo injusta, as vezes vejo 04, 05 agentes juntos na Cde da Boa Vista.
Gostaria de denunciar aqui a falta de compromisso da CTTU em relação a avenida Dois Rios, no Ibura de Baixo, aonde já tivemos muitas reuniões com a CTTU, inclusive com a Pres. Maria de pompéia, que não cumpriu o que foi acordado em todas as reuniões, ou seja, vivemos num completo abandono por parte da CTTU.
Sra. Pompéia, Cadê os agentes da CTTU na Dois Rios como prometido…
Obrigada Clayton. Abraço!
Esta semana vi dois agentes no cruzamento da Av. Caxangá com a Av. Gen. San Martin. Deveria ter, por exemplo, no cruzamento da Rua Bom Pastor com a Av. Caxangá para disciplinar o trânsito ali, como deveria, também, já terem feito algo na ignorada Rua Gomes Taborba(Cordeiro/Zumbi) onde não há horário para carga/descarga, local para estacionar evitando que veículos em lado opostos fiquem muito próximos dificultando a circulação – um lado tem que ceder passagem ao outro por conta da falta de espaço para manobra.
Esses agentes necessitam de educação e treinamento. Já vi muitos lugares que eles preferem ficar na sombra do que ficar ajudando os pedestres a atravessar as ruas. Os agentes não devem cuidar apenas de fazer o trânsito fluir, mas especialmente de parar o trânsito para que os pedestres possam passar nessa cidade bárbara, inculta e selvagem.
Desde ontem notei que existe não um, mas 5 agentes da CTTU no sinal da rua das creoulas (banco itaú) com a rui barbosa, ou seja, um absurdo de agentes, enquanto a esquina dos 4 cantos não tinha nenhum agente e o trânsito estava horrível por causa do restaurante que existe na região, bem como a entrada controlada do estacionamento do Derby Center II. Outro ponto que tem uma dupla que não sei para que serve e na esquina da rua da Hora com a Rosa e Silva, pois ontem eles estavam atrás do poste, em altos papos e o trânsito um verdadeiro caos, passando mais de quarenta minutos para ir da rua nicarrágua para a rosa e silva. Vamos orientar os novos agentes a orientar o trânsito (redudância) e não apenas multa como esta ocorrendo, pois todos esses novos agentes estavam preenchendo ou anotando nos seus caderninhos.
Bem lembrado aqui a Gomes Taborda. A famosa Rua da Lama que vai da Carlos Gomes, na Madalena, até a BR-101 quando passa a se chamar Lindolfo Collor, é uma paralela da Caxangá e da Abdias de Carvalho e está esquecida apesar de tamanha importância. Esta via sofre diariamente pela liberdade de estacionamento que acaba com a fluidez. Se for proibido estacionar e descarregar no período das 6 as 20 horas, teremos uma boa alternativa para a zona oeste. Basta isto.
CTTU???? Ainda existe esse órgão???? Tudo que à reportagem publicou,à CTTU já sabe á muito tempo,só que não tomam nenhuma providencia e fazem vista grossa,pra quê uma cambada(05 ou 06) de guardas juntos um do outro batendo papo em algumas vias???? Por quê nos horários que mais se precisa deles (manhã,tarde,noite)não se vê um guarda sequer??? CTTU NÃO SERVE PRA NADA,SÓ PRA ARRECADAR $$$$$ PARA PREFEITURA,ISSO ELES SÃO 100%
Confesso. Essa expressiva quantidade de guardas nas ruas me causa medo. Digo isso com a convicção de que a imagem da CTTU está relacionada a prática de MULTAS. A postura parasita dos guardas meio ao caos reflete bem isso. Porém um silvo longo seguido da caneta deslizando no papel é certeza de dever cumprido. Como se não bastasse ainda tem aquelas mutas surpresas que você toma conhecimento quando bate à sua porta. Ano passado, por exemplo, fui notificado em R$ 191,23 na av. Pernambuco, Ibura, às 22:30hs por transitar com o garupa sem capacete. Como se explica esse fato se a moto era de uso pessoal e nunca tinha estado nesse lugar, só tomando conhecimento através do google. Mês passado fui novamente notificado no cruzamento da av. Norte com a rua da Aurora, este por sua vez sofrera recentes mudanças. Ao perceber que não realizei nenhuma manobra proibida e mesmo assim estava sendo notificado resolvi voltar para perguntar o motivo da multa. O cidadão extremamente grosso e mal educado retornou a pergunta “você fez alguma coisa errada?” eu sabia que não. Porém esta semana ao consultar minha placa tá lá a notificação no valor de R$ 191,23, por passado em sinal vermelho. Enfim mas do que mostrar a população contingente operacional se faz necessário uma mudança de postura, urgente, desse orgão tão importante para o trânsito de nossa cidade
Eu tenho uma dúvida se os agentes da CTTU fazem blitz, logo poderão andar armados, se já não o fazem, aplicam multas, controlam o trânsito, apreendem veículos, qual a necessidade do batalhão de trânsito?, eu não estaria pagando pelo mesmo serviço a dois órgãos, estadual e municipal?.
Alguém poderia me ajudar a entender?
Cleto Mendes da Paixão
gostaria de sugerir a Repórter Tânia passos que escolha uma dupla de agentes da cttu e observe o trânsito por 10 minutos e verá que esta historia de que a CTTU Só multa não é verdade ,porque em 10 minutos ela verá quantas infrações são cometidas e quantas serão notificadas. garanto que não passará de 10% , o que ocorre é que nossos condutores não respeitam ninguém, só se tiver alguém fiscalizando,que mentalidade pequena , ninguém cria multa , infelizmente existe muitos ,posso ir alèm pelo menos 50 % dos condutores despreparados para estarem conduzindo um veículo, vias que não suportam a quantidade de veículos , pouca fiscalização,já que 800 guardas em média é pouquíssimo para 1 milhão e 700 mil pessoas fora a população flutuante. BEm fica sugestão e garanto que se for feita reportagem com este fim vai surpreender muita gente ,sem dúvida.
Luiz já acompanhei o trabalho dos agentes e tenho muito respeito pela profissão deles. A sugestão de distribuir melhor o efetivo é para atender as áreas que não estão sendo contempladas. Sobre um dia na vida dos agentes de trânsito. Pode conferir este link
http://www.old.diariodepernambuco.com.br/2012/03/25/vidaurbana5_0.asp