Terminal Integrado de Cajueiro Seco pronto para ser inaugurado

A área sul da Região Metropolitana do Recife está prestes a ter uma mudança radical no sistema de transporte coletivo, pois já se encontram prontos os terminais integrados de Cajueiro Seco e Tancredo Neves que juntos esperam atender a mais de 100 mil usuários por dia. Os novos terminais estão dentro das normas de acessibilidade, elevadores, escadas rolantes dupla, bicicletários e estacionamentos para carros.
Terminal de Cajueiro Seco

Este terminal que fica em Jaboatão dos Guararapes, receberá 11 linhas de ônibus das quais a maior parte vem da Cidade do Cabo de Santo Agostinho, estas linhas deixarão de ir ao centro do Recife possibilitando para muitos outras formas de deslocamento, como o Metrô, por exemplo, que também será integrado a este terminal. Cerca de 80% das linhas serão integradas com tarifa A, ou seja, existem algumas linhas que hoje operam com a tarifa B (R$ 3,25) e que terão suas tarifas reduzidas para o anel A (R$ 2,15), ou 49% a menos.
Uma das grandes vitórias ficou pela luta da comunidade do Conj. Marcos Freire, na qual sua integração vai possibilitar a redução da tarifa de ônibus e conseqüentemente mais pessoas poderão aderir aos ônibus na comunidade.
Este terminal terá 03 linhas inter-terminais, que ligará o T.I de Cajueiro aos Terminais do Cabo, Barro e Afogados. Isso sem falar que é neste terminal que será integrado o Corredor da BR-101 que receberá uma linha vinda de Igarassu, através do Corredor de ônibus da BR-101. 

Porém o terminal não terá linhas para o centro do Recife como era esperado, a população terá apenas o Metrô como opção para chegar ao centro da cidade, o que pode agravar ainda mais os problemas enfrentados pelas linhas circulares que saem dos TI’s de Joana Bezerra e Recife, e a pergunta que fica no ar é, se hoje as linhas circulares com seus pequenos ônibus já não suportam tantos passageiros, será que com este aumento de demanda vai conseguir? É o chamado caos à vista.

A Inauguração está dependendo do fim da greve dos metroviários.
Tancredo Neves

Previsto para ser inaugurado no começo do ano, este terminal é um dos mais problemáticos para entrar em operação, pois as comunidade do Ibura não aceitam a forma de implantação deste terminal, os maiores problemas são a falta de reuniões conjuntas com o GRCT, CTTU e METROREC, orgãos envolvidos mais que diretamente para implantação deste terminal, em relação a CTTU, sistema viário precário e sem prioridades para os ônibus, usuários e lideranças reclamam do abandono da principal via da Ibura, Av. Dois Rios, com seus constantes engarrafamentos, além de uma Mascarenhas de Moraes sem Priorização para os ônibus.

Com relação ao Metrorec, nenhum representante do metrô compareceu às reuniões das comunidades junto com o GRCT, o que deixou muitas lideranças indignadas devido a fatos que poderiam ser esclarecidos pelo próprio metrô, como por exemplo a chegada de novas composições, intervalos entre outros.

Depois de resolver estas pendências, este terminal entrará em operação provavelmente com 21 linhas em sua maioria oriundas do Ibura, além de novas linhas que integraram ao Bairro de Boa Viagem e Candeias.
As linhas alimentadoras terão cada uma seu espaço de embarque tipo plataforma, para evitar furões de filas.
Além destas linhas, serão criadas as Linhas Tancredo Neves/Macaxeira, Tancredo Neves/Cde da Boa Vista e Tancredo Neves/IMIP.
O certo é que estes dois terminais vão mudar radicalmente a vida de milhares de pessoas, seja para o lado bom, seja para o lado ruim, porém é uma estratégia do governo integrar não somente as linhas da área sul, mas de todos os bairros da região metropolitana com a ampliação do SEI (sistema Estrutural Integrado).
Fonte:  Blog Meu Transporte postado por Clayton Leal

16 Replies to “Terminal Integrado de Cajueiro Seco pronto para ser inaugurado”

  1. Isso não muda a situação, pois as pessoas continuarao se espremendo, só que agora, no metrô, que possui poucos trens e intervalos altos.

  2. Lendo essa notícia, já venho acompanhando e discutindo em forum que participo na net, aqueles que se dizem contra o transporte individual estariam dispostos a ir para o coletivo se hoje há gargalos e não se vê um planejamento claro para solucionar?
    As linhas circulares deveriam usar veículos articulados na área do centro. O metrô, no trecho sul, já se apresenta cheio em vários horários, e com a futura entrega de dois TIs, só irá piorar já que a aquisição é divulgada até com prazo, mas não se diz a partir de quando isso ocorrerá. Para piorar, quem é do setor afirma que o trecho sul não está na capacidade plena. Isso, em outras palavras, pode ser interpretado como só vai ter novas composições quando saturar, pois há oscilações na ocupação a depender do horário (alguns com excesso de passageiros e outros perto do vazio).
    O possível corredor na BR 101, para mim, é muito mais uma promessa e se sair do papel, vai levar anos para entrar em operação, pois vendo o ritmo do Leste-Oeste (só três estações em Recife, nada em Camaragibe) onde é mais uma adequação do que propriamente uma criação, imaginar um corredor que terá que alargar em alguns trechos viadutos e pistas; construir elevados longos como um projeto sugeriu; e onde há largura, criar a pista exclusiva entre as já existentes.
    Por essas e outras, o governo está se queimando, pois enquanto vai entregando novos TIs que ampliam a possibilidade de destinos e reduz a quantidade de ônibus com destino ao centro melhorando o fluxo nas vias, piora uma situação já insustentável por não valorizar o que eu chamo de logística de migração – fluxo entre os diferentes modais que até então não conversam direito criando longas filas e lotação máxima já no TI.
    Analogamente é como se você pegasse um trem de carga (metrô) que leva 5700 ton e chega num ponto de transbordo (TI) para carregar 100 bitrens de 57ton, só que estes não estão disponíveis na hora, sendo preciso aguardar bastante, mas se bitrens de 74ton fossem usados (ônibus articulado), cairia o tempo.
    Outra, já falei aqui em outra matéria e hoje nas notícias sobre a chuva de ontem para hoje, relembro. O TI PE 15 ficou fechado porque os ônibus não conseguiram voltar devido ao alagamento muito comum no trecho onde eles passam. O BRT vem aí e não vão corrigir esse problema que poderia ter como medida, por exemplo, elevar o nível da via evitando que a água do canal ou sei lá o quê invada a pista?
    É aquele negócio, não adianta prometer transporte de qualidade se as vias não são de qualidade por exemplo podendo comprometer todo o sistema.
    Estranhamente, ontem, à noite, quando a chuva já estava forte e tinha umas 3 horas de duração, o cruzamento do viaduto da Caxangá estava normal, parecendo que o serviço ali feito teve êxito, mas hoje, pela manha e não chovia, congestionamento nos dois sentidos da avenida – sentido subúrbio, do viaduto chegando a Madalena, e centro, da Madalena até o Parque de Exposições, e nada do pessoal da CTTU, pelo menos do Parque até igreja do Cordeiro.
    Os ônibus não sofriam, mas o individual muito, diferente da PE 15 onde todos eram prejudicados.

  3. Participei ativamente deste processo de conquista social popular e não posso deixar de render homenagens e agradecimentos à atuação da Promotoria de Defesa da Cidadania (Ênfase no Direito do Consumidor) do MPPE em Jaboatão dos Guararapes, na pessoa do Promotor, Dr. Édipo Soares.
    A comunidade está de parabéns, o Consórcio Grande Recife pela sensibilidade e disposição de rever seus critérios e estudos, a CBTU por garantir o pleno atendimento a essa nova demanda que será absorvida e a sociedade como um todo, que assistiu a um inspirador processo de mobilização comunitária, jamais visto.
    Orgulhoso por ter exercido plenamente minha cidadania.
    Obrigado, Tania pela divulgação e parceria!
    E agradecimentos ao Clayton Leal, igualmente.

  4. Boa notícia, exceto por um detalhe: os terminais NÃO PODEM ser inaugurados sem que o número de trens seja reforçado. Como não dá pra esperar a inauguração do VLT Cajueiro Seco/Cabo, que ao menos sejam implantados novas composições para reduzir o intervalo das viagens, que hoje supera os 10 minutos. O caos já existe nos horários de pico desde que foi inaugurada a estação Aeroporto.
    A Metrorec deveria ser multada por atrasar a compra de novos trens para a Linha Sul! Afinal, esse projeto das estações integradas vem sendo executado desde 2007/08!!!

  5. É impressionante o descaso com a população. Faz um bom tempo que está tudo pronto, mas nada funcionando! Nem a Grande Recife, nem o próprio gorveno se pronunciam! Ficamos aqui, à esmo…. Um dia, não sei quando, tenho fé que vejo isso funcionando.

  6. QUEM NAO TEM CONDIÇAO DE TER UM CARRO SE ESPREME NO METRO PARA DAR ESPAÇO NA PISTA PARA QUEM TEM CONDIÇAO.

  7. Fico indignado com o descaso que fazem com o Bairro de Jardim Piedade. Comunidade sofre com apenas uma opção de linha na comunidade. (JARDIM PIEDADE) atendida pela a empresa Borborema- que só leva os passageiros até o Cais de Santa Rita. Deveria ter outras linhas como: (Jardim Piedade – Conde da Boa vista com via pelo o Derby)Jardim Piedade circular TI Cajueiro Seco. Moro na proximidade do Supermercado Todo Dia e tenho que andar 25 á 30 minutos para poder pegar o metrô… Isso é muita falta de humanidade e desrespeito com o consumidor. Já para ir para Conde da Boa Vista tenho que me deslocar daqui andando até a Bernado Vieira de Melo. Fazendo uma caminhada de mais de 3km…
    Em baixo de sol escaldante. Um Bairro esquecido pelo o município e pelo governo estadual.
    Outra Observação era que essas “linhas se fossem criada” com exceção da Cajueiro Seco Circular,tiver-se o seu trajeto pela a ruinada, esburacada e desordenada, Avenida Canal, hoje com outro nome. A prefeitura fez uma reforma e uma pista de piche, ou melhor, de farinha.. Bastou da as primeiras chuvadas depois da inauguração que ela cedeu toda, fazendo os buracos existente nela.
    Agora que uma coisa é certa; já está mais que superado a capacidade do metrô, só falta agora ficar a cara dos metrôs de São Paulo.

    Fica a minha indignação e uma dica valorosa!!

  8. TI Cajueiro Seco

    Barro/Cajueiro Seco (br-101)
    Cajueiro Seco/Afogados
    Ponte dos Carvalhos/Cajueiro Seco
    Comportas/Cajueiro Seco
    Curcurana/Cajueiro Seco
    Conj. Marcos Freire/Cajueiro Seco
    Cajueiro Seco/Circular
    Cajueiro Seco/Shopping Recife
    Cajueiro Seco/Cabo(cohab)
    Cajueiro Seco/Brigadeiro Ivo Borges
    Cajueiro Seco/T.I. Cabo

  9. T.I. Prazeres (Meus palpites)

    Jaboatão/Prazeres
    Barro/Prazeres
    Muribeca Dos Guararapes/Prazeres
    Prazeres/Jardim Muribeca
    Prazeres/Boa Viagem
    Prazeres/Cde. da Boa Vista

  10. T.I. SANTA LUZIA (MEUS PALPITES)

    VILA TAMANDARÉ/SANTA LUZIA
    JD. SÃO PAULO/SANTA LUZIA
    IBURA/SANTA LUZIA
    VILA DOIS CARNEIROS/SANTA LUZIA
    SANTA LUZIA/CDE.DA BOA VISTA
    SANTA LUZIA/JIQUIA
    PE-15/SANTA LUZIA
    SAN MARTIN/SANTA LUZIA
    SANTA LUZIA/BOA VIAGEM
    SANTA LUZIA/CASA AMARELA
    SANTA LUZIA/DOIS IRMÃOS
    BONGI/SANTA LUZIA

  11. Linhas Oficiais do TI Cajueiro Seco :

    022 – TI Cajueiro Seco (Circular)
    134 – Curcurana/TI Cajueiro Seco
    137 – Comporta/TI Cajueiro Seco
    139 – TI Cabo/TI Cajueiro Seco
    140 – TI Cajueiro Seco (Circluar Shopping Recife)
    162 – Muribeca/TI Cajueiro Seco
    164 – Conjunto Marcos Freire/TI Cajueiro Seco
    165 – Muribeca dos Guararapes/TI Cajueiro Seco
    166 – TI Cajueiro Seco/Afogados
    181 – Cabo(Cohab)/TI Cajueiro Seco
    216 – TI Barro/TI Cajueiro Seco (BR-101)

  12. Melhoria significa pagar o mesmo (2,25 – a tarifa do Ponte dos Carvalhos / Prazeres sempre foi A) e pegar três conduções (ônibus-metrô-ônibus ou ônibus-ônibus) para chegar até o Shopping Guararapes? O metrô e o terminal superlotado em horário de pico não indicam melhoria alguma. Não sou contra a integração com o metrô, mas sou contra a imposição arbitrária. Que deixassem as duas opções.
    Quem decidiu isso com certeza não anda de ônibus e muito menos de metrô!
    Agora preciso sair de casa 00:40 minutos mais cedo…

  13. Concordo com o “POBRE”. Quem ainda não pode ter um carro, vai se espremendo no metrô para facilitar a vida de quem tem carro.
    O transporte público, tem por obrigação prestar um serviço de qualidade para que as pessoas deixem seus carros em casa e passem a andar de ônibus/ metrô.
    Mas como o transporte público é um caos, o pobre continua levando “fumo” e melhoria como sempre, só para minorias de poder aquisitivo superior. É mais fácil meter o pobre numa lata de sardinha do que lhes oferecer uma alternativa com infraestrutura adequada e qualidade nos serviços. Pois é, não temos outra escolha. Seremos tangidos como animais e, tal como eles, muitos não se dão conta desta ação… Lamentável.

  14. Certo. Fizeram o nova integração de Cajueiro Seco,Mais quem precisa do Brigadeiro Ivo bonge para se deslocar ao centro do recife pra ir á faculdade como vai se fazer?
    Ele é um único meio de transporte que utilizo pra ir á escola não posso ir de metrô porque o metro é muito frio e fico com a facilidade de se resfriar.
    Aguardo uma resposta?

    Gestota de RH

  15. É verdade que melhorou a vida de muita gente, pois pagará somente uma passagem e vai dar pra ir pra muitos lugares com integrações, mas e quem trabalha/estuda, será que foi pensado nisso?
    Não discordo de haver uma integração com o metrô, mas só acho que deveria continuar com alguns ônibus da frota de suas linhas normais, como por ex Cabo/Cohab que há anos faz o seu destino até o Cais de Santa Rita.