Com uma frota de três mil ônibus, o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da RMR transporta por dia dois milhões de usuários. Desses, 800 mil estão na rede integrada, o que significa 40% do total de usuários. O percentual ainda é muito pouco se levarmos em conta a dimensão e importância da malha idealizada para a integração. Uma das razões é justamente a demora na implantação efetiva do Sistema Estrutural Integrado (SEI).
Quando o SEI estiver operando com todos os terminais, a estimativa é duplicar o número de usuários integrados. Para se ter uma ideia, em Curitiba com uma frota de 1,9 mil ônibus, o número de passageiros transportados chega a 2,3 milhões por dia com 95% do sistema integrado. O que reforça um maior grau de eficiência no sistema é o número de viagens realizadas por dia.
As obras dos corredores das perimetrais ainda não foram iniciadas. A 2ª e 3ª perimetrais serão executadas pelo município. Já a 4ª perimetral pelo estado. As três com recursos do PAC Mobilidade. As perimetrais não fazem parte da agenda da Copa de 2014. Elas só não podem ser ignoradas como foram até agora.
Saiba Mais
A malha viária do SEI
Radiais
1- Avenida Mascarenhas de Morais (contemplada com o metrô)
2- Rua José Rufino (contemplada com o metrô)
3- Avenida Abdias de Carvalho (não contemplada)
4- Avenida Caxangá (em obras do corredor Leste/Oeste)
5- Avenida Presidente Kennedy (em obras para um corredor exclusivo)
6- Avenida Norte (não foi contemplada)
7- PE-15 (em obras para o corredor Norte/Sul)
Perimetrais
1ª Perimetral: Avenida Agamenon Magalhães (contemplada com o Norte/Sul)
2ª Perimetral: passa pela Estrada dos Remédios, Água Fria e Avenida Beberibe ( obra do município contemplada pelo PAC Mob)
3ª Perimetral: Sai da Estação Tancredo Neves, passa pelas avenidas Recife, San Martin e Norte (obra do município contemplada pelo PAC Mob)
4ª Perimetral: BR-101, no contorno Recife (obra do estado contemplada pelo PAC Mob)
Terminais/ Inauguração
TI PE-15 – 1992
TI Macaxeira- 1992
TI Recife – 1994
TI Joana Bezerra – 1994
TI Afogados – 1994
TI Barro – 1994
TI Jaboatão – 1994
TI Camaragibe – 2002
TI Cavaleiro – 2004
TI Caxangá – 2008
TI Pelópidas – 2009
TI Cabo de Santo Agostinho – 2009
TI Aeroporto – 2012
* Outros 11 terminais serão entregues até 2014
Fonte: Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano
Se depender do andamento do Leste-Oeste que posso acompanhar melhor, esse corredor vai ficar que nem a Arena da Copa: será concluída no prazo pelas estatísticas, pois na prática tá difícil. Nessa situação, tem que ser que nem São Tomé: só acredito vendo.
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Tânia, sugestão de matéria já que estamos falando do SEI: aqueles que administram esse sistema já têm definido se os ônibus para o sistema BRT deverão ser modelos dedicados ou apenas alterações de alguns já vistos aqui?; Essa escolha quem definirá é o empresariado só atendendo exigências como ter o ar condicionado previsto na licitação?; As estações permitirão quantos ônibus por sentido fazendo embarque/desembarque e isso dependerá da localização?; Por que o trecho de Camaragibe ainda não teve obras iniciadas?; Estão dependendo de quê para aumentar o ritmo? O TI Joana Bezerra e a possibilidade do Recife receber os BRTs implicará em melhorias/adequações e quando isso irá ocorrer?
São dúvidas, Tânia, que tenho ao passar pelo corredor como recentemente ter visto mais de perto uma das estações e aparentar que um veículo por sentido poderá parar.
Raimundo,
Os ônibus serão feitos especialmente para o sistema BRT. Não haverá adaptações dos que já existem. Essa definição é do poder público e está prevista em edital. Sobre o número de ônibus por estação, ainda não sei responder, mas irei me informar. O TI Joana Bezerra será reformulado completamente. As obras de Camaragibe de fato não foram iniciadas, mas a Secretaria se diz tranquila em relação ao cumprimento dos prazos…
Tânia,
quando falo em adaptações dos atuais para o sistema BRT, são ônibus cujos fabricantes tem opção por acesso em nível pelo lado esquerdo. O modelo articulado na linha Caxangá/Boa Vista tem essa opção pelo fabricante, logo não seria uma alteração bancada localmente. Os modelos dedicados BRT são mais largos (10cm) e costumam ser mais compridos também. Se aqui irão colocar modelos dedicados, ótimo, pois como falei antes, não impediria de termos ônibus novos como o da linha Caxangá/Boa Vista com ar condicionado e acesso pelo lado esquerdo tudo de fábrica.
Sobre a quantidade de ônibus por estação, já descobri, pelo menos nas três já adiantadas: será um por sentido. Cada estação tem quatro pontos de embarque/desembarque por sentido e seriam dispostos de forma assimétrica (um veículo no sentido para logo no começo da estação e do lado oposto da metade para o final evitando atropelo interno). Essa configuração quatro acessos é comum para veículos articulados que tem duas portas para cada composição. Logo, não serão adotado biarticulado nas já em execução, pois seriam cinco acessos para tal.
Com relação as obras em Camaragibe, a Secretaria deve adorar uma pressão, pois na avenida principal que não tem a a largura da Caxangá, nem da Boa Vista, promete bons transtornos.
Agradecido pela atenção, Tânia.
Tânia,
faço uma correção ao que disse acima sobre a impossibilidade de biarticulados nas estações já erguidas por terem apenas quatro pontos de comunicação comum para articulado.
Em Curitiba, há estações pequenas, menores do que as daqui, e recebem ônibus biarticulados, só que não são usadas todas as portas, claro. Aqui isso é possível mesmo havendo apenas quatro pontos de comunicação. Basta que haja simetria das portas do veículo com a plataforma e ao menos o último vagão do biarticulado costuma ter a mesma disposição de portas do articulado havendo compatibilidade.
Se vão adotar ou não são outros quinhentos. O Rio de Janeiro não usa biarticulado, embora lá as estações são maiores que as daqui permitindo dois ônibus por lado. Se seguirmos esse exemplo, biarticulado só quando o sistema estiver perto de saturar com articulados.
Abaixo, link que mostra a estação de Curitiba com biarticulado.
http://t1brasil.files.wordpress.com/2010/07/curitiba-transporte2.jpg