Coluna Mobilidade Urbana (publicada no Diario de Pernambuco no dia 30.07.12)
Por Tânia Passos
A proibição da operação de carga e descarga em vias da Zona Sul, entre elas a Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, a partir de setembro, conforme a segunda etapa do plano de ações para o trânsito – da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) – deverá melhorar o fluxo na mais importante via do bairro no sentido cidade. A Conselheiro Aguiar tem um papel até mais importante do que a Avenida Boa Viagem, porque atua também como corredor para o transporte público, embora bastante maltratado.
Digo isso porque a faixa que deveria ser destinada para os ônibus, ao lado da calçada, onde estão as paradas, todo mundo faz o que quer na via. Ela é quase tudo, menos dos ônibus. Difícil entender que um corredor com o porte da Conselheiro ainda comporte duas praças de táxi para atender dois hotéis na avenida. Os táxis ficam estacionados na faixa por onde, em tese, o ônibus deveria trafegar.
E não é só isso. Em praticamente toda a extensão da avenida não há sinalização de proibido estacionar. Então é muito comum os carros fazerem fila na faixa que deveria ser dos ônibus. Há também trechos demarcados com cones e até placa móvel de proibido estacionar pelos proprietários de estabelecimentos comerciais, que na falta do poder público atuam como “gestores” da faixa de rolamento.
Numa tentativa de melhorar a fluidez da avenida, a CTTU disponibilizou duplas de agentes de trânsito em quase todos os quarteirões da Conselheiro Aguiar. Uma cena que até bem pouco tempo era difícil de ser vista. Mas qual o papel deles na via, além de evitar que os motoristas fechem o cruzamento? Não há como saber. Em geral eles estão conversando e talvez não possam fazer muito se não há uma sinalização sobre as regras a serem cumpridas.
O resultado é que nada mudou com a presença dos agentes. E na prática, das quatro faixas da avenida só as duas do meio ficam livres. As outras duas laterais estão ocupadas demais com outros “afazeres”, que não são de proporcionar a fluidez do fluxo.
Mas ainda tenho esperança de que o plano funcione e que não apenas a operação de carga e descarga seja proibida, mas os estacionamentos de veículos particulares também. Alguém precisa dizer que táxi em importantes corredores de tráfego é coisa do passado. A avenida poderia, quem sabe, ganhar sinalização e faixa exclusiva para os ônibus. É pedir muito? Não, mas quem sabe um dia alguém dê jeito na Conselheiro.
A Domingos Ferreira só irá melhorar com a conclusão da Via Mangue retirando os veículos que apenas utilizam a avenida para chegar a Setúbal e a Jaboatão.
Com a nova via, a Domingos passará a ser usada apenas para tráfego local e aí é possível implantar o corredor de ônibus utilizando o canteiro central e as faixas juntas a este. Até a entrega, não a colocação de faixa para ônibus no lado direito da pista direita se há diversos tipos de estabelecimento e ruas transversais que a todo momento implicaria na invasão da faixa. Assim é no Pina onde há pintura, mas não é preferencial. Eu entendo que faixa exclusiva não deve sofrer interferência de outros veículos, então conceber sabendo que isso vai ocorrer perde o sentido de exclusividade.
Agora, o problema não é apenas na Domingos Ferreira. A Av. Conselheiro Aguiar também tem pontos de retenção e veículos estacionados em locais proibidos. Basta ver o trecho perto da Av. Herculano Bandeira para ver em pleno dia, já perto de terminar o horário de pico, veículos nos dois lados, só que os agentes da CTTU estão lá no cruzamento da Antônio de Goés.
Bem eu que o diga, enfrento estas avenidas todos os dias no horário de pico, como sou Operador do trasporte Publico sei bem como somo desrespeitados, em troca muitos dos operadores devolve a gentileza dos moradores de Boa viagem, faço uma das linhas que passa pelo Shopping Recife e no sentido subúrbio cidade na entrada da Ribeiro de brito com a Conselheiro Aguiar o desrespeito e muito grande o posto de Gasolina vira via ativa ninguém deixa vc entra e todos acha se no direito de passar na frente de todos corredores exclusivos ajudaria muito, mais para isso dar certo em recife precisa levar todos os condutores da RMR para sala de aula ou repressão no transito com multas severas para que se tenha um transito mais responsável, acho uma vergonha que azona sul tenha disso e uma favela de transito não tem ordem.
Márcio Cunha, o que o governo promete é o BRT chegar a zona sul com a entrega do Via Mangue. O corredor exclusivo previsto para a Domingos Ferreira provocaria inversão de tráfego novamente na pista da esquerda(sentido subúrbio hoje para centro no futuro). Logo, a Domingos só seria para utilização dentro do bairro. Antes disso, não adianta implantar faixa no lado direito se há muitos imóveis e comércios ao longo da via a todo momento tendo alguém cruzando. Se há desrepeito a prioridade do ônibus, faixa prioritária no lado direito não vai fazer diferença e basta ver a disponível no Pina, que não é exclusiva, mas há muita invasão justamente por conta dos acessos tranversais dos demais veículos.
Quando eu vi a foto pensei que a matéria seria “QUEM DÁ JEITO NO HOLIDAY”, Boa Viagem não merece um edifício nesse estado, sem falar do lixo depositado a sua volta, quem vê de cima até se assusta, podemos imaginar como deve estar o seu estado de conservação, não seria o caso de uma vistoria técnica-pericial como determina a Lei 13.032 de 14/06/2006.