Por
Tânia Passos
O sistema de circulação da rede integrada de transporte público da Região Metropolitana do Recife é composto de 12 corredores radiais e quatro perimetrais. Até 2014, dois desses corredores radiais serão beneficiados com o modelo do corredor exclusivo de ônibus nos moldes do BRT (Bus Rapid Transit), os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste, que integram radiais como as avenidas Caxangá e Cruz Cabugá. Mas quais as perspectivas de melhora nos outros 10 corredores?
A Secretaria de Mobilidade do Recife está estudando a implantação de faixa exclusiva de ônibus para cinco vias radiais. Além das avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, também deverão receber faixa exclusiva para ônibus, as avenidas Abdias de Carvalho, Beberibe e Mascarenhas de Morais. A instalação da faixa exclusiva para o transporte público nos corredores poderá representar um ganho entre 20% a 30% na velocidade e melhoria na regularidade das viagens.
A ideia é implantar nas cinco avenidas o mesmo modelo que já faz sucesso no Rio de Janeiro, denominado BRS (Bus Rapid Service), uma versão mais simples do BRT. Numa analogia simples, o BRT estaria para as ciclovias, assim como BRS para as ciclofaixas. O primeiro é segregado e o segundo tem a sinalização horizontal e vertical na faixa.
De acordo com a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, a Avenida Norte ficou de fora porque já está contemplada com um projeto do governo do estado. “Já existe um projeto de BRT para a Avenida Norte, que não foi contemplado agora, mas está entre as prioridades, por ser uma linha troncal que faz ligação com o Terminal da Macaxeira”, explicou. Já o binário Rui Barbosa/Rosa e Silva será beneficiado com o projeto de navegabilidade.
A melhoria dos corredores que integram o sistema de transporte público é considerado um avanço para os especialistas. “Qualquer melhora para o transporte público irá significar ganho para a população, mesmo quando gera insatisfação do usuário do transporte individual com a redução das faixas”, ressaltou Maurício Pina, especialista em mobilidade e professor do departamento de engenharia das universidades Federal e Católica de Pernambuco.
Também especialista, o engenheiro César Cavalcanti elogia a iniciativa da instalação das faixas exclusivas, mas chama atenção para a Avenida Mascarenhas de Morais. “A Mascarenhas é paralela ao metrô, que é o principal corredor de transporte. Não haveria necessidade de investir numa faixa exclusiva para o ônibus, que tem uma demanda menor em função do metrô”, ponderou. Segundo ele, a iniciativa poderia ser aplicada na Avenida Norte.
“Já que o BRS é um modelo mais simples de ser implantado poderia ser adotado na Avenida Norte, enquanto o BRT não chega. Da mesma forma que será feito na Avenida Domingos Ferreira”, ressaltou. Atualmente o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) realiza 26 mil viagens por dia e transporta cerca de dois milhões de passageiros em um frota de três mil ônibus. “O que vai fazer a diferença também será o investimento nas perimetrais dois, três e quatro. A quarta perimetral na BR-101 liga Abreu e Lima a Prazeres. É de uma importância fundamental”, detalhou Oswaldo Lima Neto, doutor em mobilidade urbana.
NA ABDIAS DE CARVALHO ELES DEVERIAM FAZER BRT NO CANTEIRO CENTRAL, A VIAGEM SERIA DE JABOATÃO ATÉ A ILHA DO RETIRO O DE VAI SER CONSTRUÍDA A ARENA.
Eu vou mais além. Poderia ser BRT ligando os BRTs Norte-Centro e Leste-Oeste, mesmo que não diretamente. Como? A BR 232 é de responsabilidade estadual e o governo prometeu mas até então não cumpriu a criação da terceira faixa de rolamento no trecho da BR entre as BRs 408 e 101.
Se tivessem visão, a duplicação da BR 408 deveria prever um espaço para estação BRT entre o acesso ao TIP e a entrada de um dos Curado. Com a terceira faixa de rolamento na BR 232, também criaria área específica para estações juntamente com passarelas. Por continuidade, a Abdias receberia o BRT.
Do TIP sairia linha BRT para o TI Joana se conectando ao Norte-Centro e BRS centro-sul, enquanto a linha TIP/Boa Vista se ligaria ao Leste-Oeste no trecho da Boa Vista se esta realmente ganhar estações BRT.
O Ramal da Copa segundo li revista sobre transportes teria BRT sendo seis estações, que deveriam ser distribuídas no lado da Arena e no lado de Cosme e Damião. Todavia, pelo trecho feito na Arena, não deve ter BRT. Apostaria no BRS por linha circular de Cosme e Damião e/ou interterminal Cosme e Damião com TIP.
O TI Cosme e Damião pode até ter veículo BRT, mas atuaria de forma expressa no Ramal da Copa rumo ao Leste-Oeste.
Se vê que poderiam fazer uma ligação entre corredores BRT adotando novos corredores BRTs. Contudo, o governo nessa onda de adotar BRS em alguns casos e BRT em outros está adiando uma padronização de conceito no centro e centro expandido da capital. As vias radiais deveriam ganhar BRT, bem como algumas perimetrais. Isso faria com que as avenidas Guararapes e Boa Vista no futuro se limitassem a veículos BRT. Da forma com estão fazendo, não é por acaso que fazer o BRT do Leste-Oeste acessar a Boa Vista é um grande problema por conta do compartilhamento da via com linhas fora do conceito.
Com a medida de implantar BRS na Domingos Ferreira e por tabela a Conselheiro Aguiar que deve evitar a inversão de tráfego da pista leste da primeira, bem como a falta de informação que garanta a partir de tal período o BRT chegará a zona sul, é melhor chamar o corredor BRT Norte-Sul de Norte-Centro, pois é essa a verdade com prazo determinado para se concretizar em out/2014 o ramal que chega até a Joana Bezerra, centro expandido da capital.
Quanto as vias citadas ganharem o BRS, por que não contemplar a Av. Recife que já recebe linhas novas como a TIP/Aeroporto e Tancredo Neves/Macaxeira, bem como em breve deverá receber outras dos TIs Perimetrais 3 e 4?
Há críticas sobre perda de tempo dessas linhas e outras na Av. Recife. Se haveria um problema porque ela entronca com a Perimetral 4 (BR 101), faz o corredor do Trancredo Neves até o cruzamento com a Av. San Martin permitindo que metade da Perimetral 3 já tenha uma faixa preferencial. É uma medida boa, pois o pior trecho da Perimetral 3 é justamente o da Av. Gal. San Martin que até onde já li, vai ter intervenções maiores como a mudança do elevado longitudinal da Av. Caxangá próximo ao TI Perimetral 3 para um transversal que se comunica com a San Martin.
Sobre a sugestão do doutor quanto a implantar BRS na Av. Norte, sou contra. A Av. Norte tem um trânsito muito intenso e infelizmente não dá para apelar muito para as vias transversais e paralelas, bem como há um enorme comércio ao longo dela. Como o BRS limita o acesso a faixa preferencial para curtos percursos afim de fazer alguma conversão, a invasão seria constante e o tráfego misto só teria uma única faixa para ficar quando não houver conversão, portanto seria um caos. Ainda que tardiamente, ela, espera-se, vai de fato ter um corredor BRT com vias exclusivas que devem apelar para elevados em certos trechos.
Não é necessário na Mascarenhas por causa do metrô?! Tenha dó! Ótimo. Deixemos a Mascarenhas para os carros e nos apertemos no metrô. Ônibus para que, mesmo?! Outra coisa, por que ninguém fala na crítica e engarrafada Avenida Recife?!
TEM UM DESAVISADO AI..!! FALANDO PRA SE FAZER UM CORREDOR EXCLUSIVO ATÉ ARENA DO SPORT,???? QUE ARENA É ESSA QUE PREFEITURA E GOVERNO,JÁ SE MOSTROU CONTRARIO E NÃO QUER DE FORMA ALGUMA …!!! E ESTÁ APENAS SENDO EDUCADO,E LEVANDO COM A BARRIGA UM PROJETO FURADO …!!
e bote desavisado nisso Raimundo.aqui o negócio é faixa de ônibus.mas,a nossa”imprensa Recifense”,vai dar razão não para quem usa ônibus mas,o carro!eless(Jornalistas)nunca olham o povo q usa ônibus.tambem,só andam nos seus carros do ano!
Tânia,
Por que você retirou blog postado em 17 de maio de 2013 por título: CHUVA X MOBILIDADE? É uma pena que essa assunto tão importante para a cidade do Recife tenha sido descartado ou melhor simplesmente deletado sem uma explicação convincente para isso.
Não tirei Manoel. Ele está no mesmo lugar. Veja o link
http://blogs.diariodepernambuco.com.br/mobilidadeurbana/2013/05/chuva-x-mobilidade/