Monotrilho ou metrô para Avenida Norte

Modelo de um monotrilho - reprodução/internet
Mudar a estrutura da matriz do transporte público. O discurso da presidente Dilma Rousseff, que ofecereu R$ 50 bilhões para investimentos em mobilidade está provocando uma correria dos gestores públicos à Brasília por uma fatia dos recursos.

O governador de  Pernambuco, Eduardo Campos e o prefeito do Recife, Geraldo Julio se reuniram hoje com os ministros das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e do Planejamento, Miriam Belchior para apresentar os projetos locais. Uma das grandes mudanças será a implantação de um modal de grande capacidade para a Avenida Norte. O projeto da Avenida Norte, desenhado inicialmente para um corredor de BRT (Bus Rapid Transit), sigla inglesa para Transporte Rápido por Ônibus, tem a proposta de mudar para monotrilho ou metrô.

De acordo com o secretário das Cidades, Danilo Cabral, o projeto do metrô para a Avenida Norte  terá 10km de extensão e o custo estimado é de R$ 4,1 bilhões. Já o monotrilho custaria R$ 2,1 bilhões. Em 2011,segundo Danilo Cabral, o estado chegou a fazer um projeto de uma parceria público privada para o monotrilho na Avenida Norte. “O projeto do monotrilho tem mais chance. Não apenas pelo preço, mas também porque o metrô iria segregar o espaço da via e precisaria de mais desapropriações “, apontou o secretário.

Estado e município apresentaram os projetos em conjunto. O prefeito Geraldo Julio levou dois projetos de VLT (Veículo Leve sobre Trilho) para o Recife. Uma linha circular com 8,6 km para o Centro e outra do Aeroporto, passando pela Avenida Conselheiro Aguiar até o Centro do Recife com 9km de extensão. Cada uma a um custo de R$1,1 bilhão.

O prefeito também pediu recursos para a implantação de quatro corredores preferenciais para os ônibus no modelo BRS (Bus Rapid Service) para as avenidas: Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Mporaes Domingos Ferreira e Beberibe. O corredor da Avenida Conselheiro Aguiar, que também teria um BRS, ficou de fora porque passou a ser incluído na linha do VLT.

O encontro foi considerado bastante positivo pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral. “Foi um primeiro encontro. Eles vão analisar os projetos de todo o país e faszer a seleção. Nós estamos muito otimistas de conquistarmos mais investimenntos para a melhoria do transporte público no estado”, declarou. No encontro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos aproveitou para pedir reforço na liberação dos recursos para o BRT de Caruaru e o VLT de Petrolina. Veja abaixo o mapa da nova proposta viária para o Recife.

mapa linhas recife

56 Replies to “Monotrilho ou metrô para Avenida Norte”

  1. acho que tem de deixar de pirangagem e preguiça e ligar o recife e a região metropolitana toda de metrô por debaixo da terra com tarifa mínima de 0,05 cents e máxima de 1,00 real. ou seja o metrô só poderia ser aumentado e cobrado até um real. meu projeto seria: uma cruz no recife por debaixo da terra ligando a caxangá inteira com o derby, q pra esquerda faria olinda e pra direita boa viagem e jaboatão. isso já resolveria demais o trânsito, e o resto, transportes complementares solucionaria, daí, como quisessem, brt,monotrilho,vlt,avião,zeppelin… agora, sugiro q na boa vista inteira e no recife antigo se fizesse bondinho a 0,05 ou 0,10 centavos, o mesmo no centro histórico de olinda.

    • Cara o estado também é uma especie de “empresa”, não dá pra cobrar tão pouco. O transporte pra mim tem que ser parte adquirida pela população e parte pelo estado.

      • Recife é uma cidade abaixo do nível do mar, e com um fluxo fluvial subterrâneo grande. Não é possível construir metrô subterrâneo aqui. Pensava da mesma forma que você, mas infelizmente não é possível. Na verdade, é até possível, mas custaria muito e levaria muito tempo.

    • É uma proposta ótima, mas meu amigo, o Recife fica a 1 metro abaixo do nível do mar e metade da cidade é aterro de mangue. Resumindo, o terreno é instável para construções subterrâneas extensas, e seria um gasto muito grande para a obra, fazendo o preço do metrô ser alto também. Fica a dica.

    • Recife está praticamente abaixo do nível do mar, não há a menor condição de fazer um metrô subterrâneo aqui sem gastar alguns muitos trilhões de reais. A obra levaria milênios. Não temos a geologia de São Paulo. Por aqui, muito mais econômico e eficaz um transporte de superfície.

      • O comentário Supra citado diz que Recife esta com relevo ruim para metrô, certo mas esta, excelente para montar um transporte de alta velocidade, que pode passar sobre praças e jardins sobre avenidas…. cruzar etc para dar uma ideia das coisas é aéreo custa 30% mais ou menos do metrô, posso ajudar 71 96171855 Nunes

        • Complementando a resposta primeira pode custar, 30 % do custo do km do metro, importante cada carro ousa 16 pneus de caminhão, tem vários carros cada um diferente de cor ocada cor para na estação da mesma cor. Posso ajudar a Secretários de transporte do Estado, e do município.
          Meu contato 71 96171855

  2. ESSE PROJETO NUNCA VAI SAIR DO PAPEL, O PT E O PSB É MUITA PROPAGANDA E POUCA EXECUÇÃO, CADÊ A CONCLUSÃO DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO, TRANS-NORDESTINA A TRANS-AMAZÔNICA E MUITOS OUTRAS OBRAS NACIONAIS E ESTADUAIS, MAS OS ELEFANTES BRANCOS SAIRÃO DO PAPEL OS ESTÁDIOS DE FUTEBOL CHAMADOS DE ARENA, QUE NÃO TEM UTILIDADE DE PORRA NENHUMA EM PROL DA POPULAÇÃO.

    • Interessante a matéria e espero que seja concretizada. Sou otimista e acredito no futuro do Brasil e do meu Estado. Por outro lado acho estranho algumas pessoas lançarem pedras sobre a gestão atual do Brasil, a do nosso Estado e a do nosso Recife. Nunca si viu, nos governos passados, tantos investimentos em várias áreas. Os governos atuais herdaram uma série de problemas antigos e que nunca haviam sequer iniciativas mobilizadoras de mudanças. Falava-se em transposição, mas nunca tinha visto uma pedra removida. Hoje, pode-se visitar as obras. Tudo é uma questão de governabilidade e sabe-se que não se governa sozinho. É preciso ainda romper as cadeias de corrupção que imperaram veladamente e ainda imperam no Brasil (e existem ainda em muitos países, inclusive europeus). Acredito no meu Brasil, no meu Estado e na minha Cidade Recife, e não arredo o pé do meu otimismo!

    • É só propaganda mesmo!!!! A população já aceitou sem muita recusa a incompetência gerencial dos 3 poderes. Até porque a população tb é extremamente ignorante e despreparada pra entender os problemas mesmo os mais simples. Corrupção e incompetência já estão com trânsito em julgado pela sentença dada pela nossa população. Uma pena ver o falecimento da cidadania brasileira! Triste fim…

  3. Como diz um comentário recente em outra matéria: Se não conseguem asfaltar vias em bairros que precisam de simples ônibus, como é que prometem projetos de metrôs, monotrilhos e VLT para zona norte recifense e até para região metropolitana norte/litoral norte?

  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Me lembro que já tinham anunciado VLT para Avenida Norte e o projeto não saiu do papel, por que esse monotrilho ou metrô sairá? No final será tudo BRT e BRS; metrô, monotrilho e até VLT é só para iludir os sonhadores. Por que não mudaram o projeto do corredores norte/sul e leste/oeste, que já estão no meio do caminho, para VLT ou metrô ao invés de BRT?

  5. Tania infelizmente não acreditamos nestes projetos do Governo. Desde que me entendo de gente que ia ser construído um viaduto em Afogados até hoje e nada, essa histórinha faz mais de 20 anos. Isto podemos chamar de “Acredite quem quiser”…

  6. Não adianta o governo ficar gastando dinheiro com propagandas cujo projeto irá ficar apenas no computador. existem várias avenidas que precisam de manutenção imaginem um monotrilho? kkkkkkkkkkkkk

  7. Um VLT pela Conselheiro Aguiar? E custando R$ 1,1 bi?
    Em resumo, é inviável um VLT na Conselheiro Aguiar, mas eles devem fazer assim mesmo. E vai custar R$ 3 bi, e no lugar de melhorar, irá piorar o transito. Minha dúvida é se são apenas incompetentes ou incompetentes ladrões

  8. Se deixarem a zona norte inteira dependentes do carro e dos ônibus vai piorar essa bagunça e em um curto prazo quem está andando de moto vai ter um carro.

  9. Pingback: bLog – O Blog de Logística

  10. Isso é uma utopia Recifense, ou seja nunca vai sair do papel, a rua onde moro, anota ai Geraldo Julio, R. Monsenhor Viana, Beberibe não tem esgoto, não tem calçamento e tem 3 casas com risco de desmoronamento por falta de estrutura da rua, ou seja, como pode existir um projeto de BRS transversal a ela se nem de bicicleta da pra trafegar?

  11. Eu estou pagando literalmente, como sempre pagamos; para ver estes projetos sairem do papel. Cadê os 126.000.000,00 que iriam para o Sertão apenas para esta última estiagem que desimou os rebanhos do Agreste e Sertão. Será que é por conta do calor que esta dinheirama toda some(evapora) no trajeto? Não acredito mais em NADA principalmente nas vésperas de eleições. Este dinheiro vai servir para comprar eleitores desinformados nas próximas campanhas. Vamos pegar o dinheiro que elles nos oferecer e votar em outro, somente assim é que daríamos o troco as estes CARA DE PAU. Carinhosamente, Mário Tiburcio.

  12. Quero só ver se isso vai ser feito, até agora seu Eduardo e seu Geraldo só tem propaganda…a BR 232 e a 101 tá aí se acabando e não fazem nada…8 anos no poder e muito marketing só isso que vi! A cidade de Recife tá aí largada nos buracos tb!

  13. Esse projeto não sai do papel. Monotrilho ou metro para a ocupadíssima Avenida Norte ? Não vai acontecer mesmo !!!! Se me for dito que será subterrâneo eu até posso começar a acreditar, mas via aérea ? Duvido. Isso é só foguetório.

  14. Deixem de pessimismo… O Brasil precisa mudar seus projetos eleitoreiros que duram no máximo 4 anos para serem concluídos e fazer projetos grandes q durem até mais tempo para serem totalmente concluídos mas que atendam a população por 40, 50 ou até 100 anos… Na China se planeja com um horizonte de 30 anos… nós temos tudo para ser uma potência mundial… vejo q a ida da população as ruas está gerando resultado… e espero q toda vez q nós ficarmos incomodados com algo do governo devemos protestar…temos um grande poder e não sabemos… o Brasil está muito atrasado… vejam como ficou o trânsito sem ônibus nas ruas??? sem ônibus e sem buracos o trânsito fica muito bom… agora imagina todos andando de trem, metrô ou qualquer outro transporte ferroviário??? carros??? só nos finais de semana… isso sim é pais de primeiro mundo… agora n eh só no transporte n que pensamos pequeno… agora.. depois de muito tempo eh que o Brasil volta a fabricar navios… temos que trazer especialistas de fora do Pais para fabricar e construir tuneis, estádios, fábricas, navios,… estamos muito atrasados… trazemos indianos para construir fabricas em suape… acho isso um absurdo…MUITO investimento em educação (geraria muita riqueza no futuro), muito investimento em infraestrutura (saneamento, etc… com isso a saúde melhoraria consequentemente), obrigação da televisão e radio, que são publicas (conseções), a passarem conteúdos de qualidades e não esses programas imbecis e imundos que denigrem a família brasileira (parece q n mas essa mídia eh responsável pelo aumento da violência como um todo)… a falta de respeito, falta de educação, desrespeito aos mais velhos, tudo tudo tá tudo errado…. estamos virando frios e monstros…. não adianta botar policiais nas ruas pois a violência provem de casa… precisamos realizar melhorias que tenham ações preventivas e não corretivas… ehh só… ufa….kkkk

  15. O custo é fator importante, mas se for para fazer monotrilho, por cima da via, melhor seria o AEROMOVEL, movido a ar.

  16. Nossa Vão Fazer Um Monotrilho ai em recife Também, Aqui Em São Paulo Estão Fazendo Um Perto da Minha Casa E Bem Legal, Um Otimo Trasporte, Mas Esta Previsto Para 2014 a Primeira Ida de Monotrilho e Sim Com Um Valor Bem Salagado deve ser Um Valor de r$5,00, Esta Na estimativa do Valor. Boa Sorte a Recife e Cuide Bem dele que e Bem Legal e Bem Mas Moderno que Um Onibuz e Um Metro. Parabéns Recife

  17. Nossa Vão Fazer Um Monotrilho ai em recife Também, Aqui Em São Paulo Estão Fazendo Um Perto da Minha Casa E Bem Legal, Um Ótimo Transporte, Mas Esta Previsto Para 2014 a Primeira Ida de Monotrilho e Sim Com Um Valor Bem Salgado deve ser Um Valor de r$5,00, Esta Na estimativa do Valor. Boa Sorte a Recife e Cuide Bem dele que e Bem Legal e Bem Mas Moderno que Um Onibuz e Um Metro. Parabéns Recife

  18. Gostaria de aproveita esse momento e falar que os guardas de trânsitos estão multando sem mas nem menos, ate pra corçar o nariz eles estão multando pq tirou a mão do volante. Que isso prefeito do Recife ganhar dinheiro assim é muito bo,. seus canalhas

  19. Também acho que esse projeto não vai sair do papel, o governo e a prefeitura só fazem falar e não fazem nada! Não tapam nem os buracos, o Recife está um caos, nos bairros também, muita lama, buracos nas ruas e calçadas, o esgoto a céu aberto em alguns locais, fiação de energia elétrica e telefonia mal colocada, não há fiscalização, falta segurança, transporte insuficiente e sucateado enfim o Recife está um caos.

  20. Creio que a soluçao definitiva para mobilidade urbana em recife é mais VLT/Metro. seja subterraneo(chega de desculpas sobre abaixo do nivel do mar, estudem sobre o sistema de metro da Holanda e verao), seja metro elevado ou metro em nivel. Se fechar as vias agride o meio e desvaloriza terrenos temos asoluçao do VLT. vejam videos do VLT na Europa. simples pratico, rapido e faz a cidade se livrar da quantidade absurda de carros nas ruas. metro/vlt tem horizonte de operaçao e serviços longos. entao se a cidade pensa em resolver o problemia da mobilidade de uma vez o metro deve ser a aposta da vez.

    • Compartilho do seu mesmo pensamento, pois só para citar um exemplo, temos uma linha antiga do Trem que liga Cajueiro Seco ao Curado, que poderia ser muito melhor aproveitada, até para encaminhar os torcerdores que estiverem indo assistir jogos na Arena, pois não precisaria fazer a baldeação da Linha Sul para a Linha Centro, onde quem por exemplo mora em Boa Viagem, poderia seguir pelo caminho indo até a Estação Cajueiro Seco e indo de VLT que já existe, porém deveria ser duplicado até a Estação Rodoviária. Além disso, temos como fazer sim Metrô/VLT por debaixo da Terra, por vide os exemplos que foram citados por você e outro exemplo é o Euro Túnel, que liga a França a Inglaterra, passando por baixo do Canal da Mancha, que separa a Ilha da Grã Bretanha, ressaltando que eles foram construídos a bastante tempo, então não existe a desculpa de ser algo novo e quem não tem dinheiro para ser feito.

    • Embora haja uma desculpa quanto a dificuldade em empregar modal subterrâneo aqui, essa forma de deslocamento é cara e demorada e quanto pior o terreno, mais caro é.
      Não adianta relatar país desenvolvido se não são capazes de fazer vias que suportem apenas veículos, temos um TI que alaga quando há forte chuva (Joana Bezerra) e os poucos túneis que temos se tornam piscinas.
      Não vi nas matérias que li sobre o sugerido metrô para a da Av. Norte ser subterrâneo. Pelo valor orçado, acredito que farão um elevado tal qual o monotrilho e até o BRT proposto anteriormente para esta via teria um trecho usando viadutos.
      Sendo assim, a diferença de valores é mais pela maior necessidade que um metrô requer perante um monotrilho e BRT quanto ao tamanho da via e estações, o preço de aquisição da composição, maior área de desapropriação porque é um modal que exige mais espaço para circulação.

      Se for um metrô subterrâneo for feito aqui em Recife, esperem uma década no mínimo para ficar pronto e digo isto porque um simples túnel com menos de 300m precisa de quase um ano, o da Abolição para o corredor Leste-Oeste.

      Se for para fazer um modal de boa capacidade e execução mais rápida na Av. Norte, adotem o monotrilho.

      Na matéria não é comentado, mas há dois corredores VLTs na imagem: Werneck-UFPE via Av. Recife; Apipucos ou Casa Amarela até Cruz Cabugá, parece, via Estrada do Arraial e Rosa e Silva.

  21. os vitoriense esperam que os nossos politicos se lembre que este povo tambem faz parte de pernambuco e sonha um dia em se deslocar para o recife de metro

  22. Até que um dia estão chegando a conclusão que a solução para a mobilidade nas grandes cidades brasileiras é o transporte ferroviário – Metrô, VLT, Monotrilho etc. Resta agora para essa iniciativa sair do papel.

  23. só queria entender uma coisa: parece que todo problema do Recife é na avenida norte. Quando a gente escuta plano pra melhorar o caos de mobilidade, vem logo (AVENIDA NORTE) poxa.. já tá recebendo viaduto, ia receber BRT e agora que Dilma tá liberando recurso pra metro e VLT vai o bonitinho do Geraldo e titio Eduardo modificar o plano inicial de onibus da AVENIDA NORTE e colocar metro lá..
    bonitinho né? -fique parado em todo lugar nessa cidade, mas na AVENIDA NORTEEEE ande ligueiro

    e eu só queria saber uma coisa: E O DINHEIRO QUE JÀ GASTARAM construindo ponto de onibus? ahhhh.. deixa pra lá.. quebra tudo e faz denovo.

  24. Mentalidade de pobre de nossos politicos…

    Nossos Governantes devem parar de pensar pequeno, pensar como terceiro mundo e serem mais empreededores, pois quando queremos podemos alcancar padrao FIFA.

    A solucao definitiva comprovada pelas cidades mais desenvolvidas do mundo e o METRO. Para que fazer remendos ? Gastar dinheiro com o que nao vai resolver o problema definitivamente ? E Burrice fazer pequenas economias e perpeturar grandes despercios

  25. Ok vamos lá, estão esperando o que para modernizar o transporte público em Recife, ou investem em mobilidade urbana ou teremos um estressante engarrafamento nessa cidade!

  26. É sempre assim, quando nao se tem projeto pra nada inventam miragens faraonicas. Se nao, vejam: na copa das federacoes e para copa do mundo até agora so reformularam a avenida caxanga, como se Recife somente tivesse aquela via para a Arena PE. E o resto?. A Av. Norte é cheia de buracos, placas quebradas, canteiros esburacados, galerias entupidas, agora querem colocar monotrilhos. Criam expectativas elevadas para nao cumprirem. Lembram da inauguracao no TIP da MAcaxeira, pelo governador do estado, de um sistema que o passageiro poderia saber o horario exato em que seu onibus passaria no ponto onde habitualmente ele embarca? Que destino teve esse sistema? Ta lá no TIP desligado e cheio de poeira. Ora vamos e convenhamos, numa cidade que o sistema de transporte é uma porcaria como voce que que um sistema de primeiro mundo funcione bem. Governador, acorde, essa nao é nossa realidade, estamos no Brasil e precisamente no Nordeste.

  27. Morro e não vejo uma coisa dessa… Vindo de Políticos bandidos e safados não acredito em mais nada… Meu sonho é que um dia o resultado das eleições seja 50 a 60% dos votos brancos e nulos (não dá p sonhar em 100% porque infelizmente tem aqueles que vendem seu voto).

  28. Nunca saíra do papel. Eduardo Campos promete uma simples estrada vicinal numa cidade do interior em 2009, e hoje, em 2014, não está pronta. Que dirá um projeto desse naipe, a um ano de ele vazar do governo

  29. As ruas do Recife com belas máquinas VLT e Monotrilho e não terá nenhuma empecilho, nem burocracia e nem atraso de obras.

  30. Wagner peixoto, acho que você não leu a matéria, por isso que fala bobagens.
    O recurso depende do governo federal, leia-se governo Dilma, que você faz parte. Por isso, aí sim, tenho certeza de que esse projeto não sairá NUNCA!

  31. O cara nem me conhece e vem me acusar (sim, eu me sindo acusado com isso) de faezr parte do governo Dilma. Tá louco. Ainda que o dinheiro viesse de MARTE.. caiu nas mãos de Eduaro Campos, meu amigo, vira VENTO

  32. Quero ver metrô ou VLT nos corredor norte/sul e leste/oeste. Trilhos passando pelos terminais de Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira, PE-15, Avenida Cruz Cabugá, Guararapes até o terminal Recife ale´m do ramal Agamenon Magalhães até o terminal de Joana Bezerra.

  33. Não se precisa conhecer alguém, basta observar seus atos, palavras e atitudes. O problema é que esse dinheiro certamente não virá de lugar algum, nem mesmo de MARTE como você menciona. E aí, é impossível fazer vento com alguma coisa que não existe. A propósito, do que você fala quando diz, que se sente acusado, acusado de quê???Quanta infantilidade, rapaz!!!!!

  34. Volto a reafirmar que se o projeto não sair, certamente não será por conta do governo do estado, e sim, certamente será por conta do governo federal, pois duvido que tenha recursos para bancar o montante de 50 bi.

  35. Vai sair uma linha do gabinete do prefeito para o gabinete do Governador.

  36. Gente isso aí é propaganda 171. Dudu é craque nisso com a colaboração de um prefeito que sempre fica em cima do muro. Deveria existir uma lei proibindo esse tipo de propaganda. Não acredito que isso vá sair do papel, pois eles não conseguem sequer calçar as ruas do Recife: “uma metrópole” cheia de lixo, lama e mato. Dudu prometeu criar um parque no Parque do Cordeiro e até hoje nada de concreto com relação a isso. Dudu Beleza e esse prefeito sem lá o quê são craques nesse tipo de propaganda. O Bairro do Cordeiro pede socorro: várias ruas sem calçamento, cheias de lama, sujeira, mato, animais mortos e tudo que não presta. Deveria se criar um novo modelo de Estado onde o próprio contribuinte aplicaria as receitas dos impostos naquilo que fosse do seu interesse e necessidade, no fim de diminuir a corrupção.

  37. Na propaganda de Eduardo Campos, falta ele prometer um teleférico da Terra para a Lua. Geraldo Júlio, que faz tudo, deveria bombear a agua das ruas do Recife para o sertão.

  38. Muito bom o comentário de Amaro Rinaldo! Esse governador consegue a cada dia que passa ser mais incompetente do que ele mesmo. Além de de achá-lo mais propaganda que realidade. Pernambuco e Recife estão se segurando por conta dos investimentos federais, pois os locais estão minguados e aplicados erroneamente. Tentem conversar com um professor, médico, enfermeiro, servidores públicos em geral, e vejam a opinião deles sobre o governo eduardo campos. A bagunça e o descaso são gerais, gerando descontentamento e falta de credibilidade.
    Pernambuco merece algo bem melhor! O difícil é saber quem poderá ser!!! Viva Pernambuco!! Mas cuidado na hora da comemoração, pois poderá sofrer assalto, sequestro, roubo!!! É o pacto pela vida!! De quem??? Abraço a todos!

  39. A capacidade do Monotrilho previsto para a linha 15-Prata, que é considerado o maior do mundo para carruagens com largura de 3,15m (standard), e comprimento da composição total de ~90m, é de ~1000 pessoas, contra para a mesma largura, porém com comprimento de ~132m é de ~2000 pessoas para o Metrô, significando com isto que a capacidade do metrô é o dobro do monotrilho, trafegando na mesma frequência, podendo ser considerado de média demanda.

    Este monotrilho da linha 15-Prata, Ipiranga, Vila Prudente, Cidade Tiradentes irá trafegar em uma região de alta demanda na zona Leste, maior do que as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e a futura 6-Laranja, e já corre o risco de já nascer congestionado, além de ser uma tremenda incógnita, quando ocorrer uma avaria irá bloquear todo sistema, como deverá ser feita a movimentação e o socorro, pois trafegam em média a 15m do piso.

    A melhor opção seria o prolongamento da linha 2 Verde, com bifurcação em “Y” na estação Vila Prudente, com a previsão da futura linha para Vila Formosa, e até São Mateus e a partir daí seguir em monotrilho, até a cidade Tiradentes, mas como as obras já estão começadas, a estação terminal deveria ser no terminal rodoviário do Sacomã, e não em Vila Prudente, que basicamente será uma estação de transbordo.
    (Nota: Recentemente para remediar a estação terminal será na estação Ipiranga da CPTM).

    Nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão “planejando” outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10 Turquesa, 2 Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso São Mateus Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2 Verde e o projeto da linha 6-Laranja com transbordo obrigatório caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que os usuários tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.
    O Metrô de São Paulo, projetou linhas de metrô, utilizando rodeiros e trilhos convencionais, em bitolas e tensões diferentes, numa atitude insensata, bloqueando as possibilidades de bifurcação e interpenetração em “Y” como as muitas facilidades existentes como as composições da CPTM provenientes da Luz, que possuem a opção de rumarem para o ABC, ou para a zona Leste, e no metrô Rio após a estação presidente Vargas, no qual os usuários tem a opção de apanhar a composição que se dirige ao Estácio, ou Cidade Nova entre outras inúmeras facilidades, isto foi possível porque o Metrô Rio uniformizou a tensão e a bitola de todas suas linhas em 1,6 m, algo que não aconteceu em São Paulo.