Cara Tania, sem dúvida a faixa exclusiva melhora o desempenho operacional dos ônibus, mas resta saber se aumenta seu uso e assim contribui efetivamente para melhoria da mobilidade. Penso que não é o caso, pois as pessoas que estão nos carros não vão pegar esses ônibus que temos na cidade. Primeiro, são ônibus ultrapassados, piso alto, com degraus. O ônibus urbano de piso baixo é uma realidade há mais de 20 anos na Europa. Estamos atrasados nisso. Segundo, o sistema é sem confiabilidade. Estamos longe ainda de um modelo de primeiro mundo, com horários certos nas paradas, cumpridos religiosamente. Assim, penso que a faixa exclusiva não é, por si, uma solução. Ela pode mesmo complicar a mobilidade, pois imporá restrições desnecessárias aos usuários de carro. O transporte urbano tem que ser pensado em sua totalidade, e quando fazemos isso verificamos que o ônibus não é a solução em vários casos, especialmente nas vias estruturais da cidade. Nesse caso, o tramway, nosso antigo bonde que circulou por Recife, agora modernizado, é a solução que a Europa e o mundo adotaram.
Caro Rubens, concordo que precisamos muito melhorar a qualidade dos nossos ônibus e até apostar, quando possível, no sistema ferroviário. A função da faixa exclusiva, neste momento, é melhorar a mobilidade de quem usa o transporte público e isso representa 80% das pessoas. Não é justo deixar essa maioria sofrer em meio aos congestionamentos formados por uma minoria. O ideal era que houvesse essa migração, de fato. E isso vai acontecer quando continuarmos lutando por um transporte de melhor qualidade. Não há como melhorar a situação do usuário do carro. A progressão do crescimento da frota é insustentável para qualquer cidade. Começar a apostar no transporte público e destinar uma única faixa para o ônibus que leva a maioria das pessoas é apenas um começo. Na verdade, um resgate que havia sido deixado para trás. Espero que possa se juntar a essa causa.
Bom-dia, Tania
Gostei muito do seu blog, pelas informações e espaço
que dá a nós cidadãos. Sou usuária de transporte coletivo, pego 4 ônibus por dia, para ir pro trabalho e voltar pra casa. A Domingos Ferreira é uma loucura. Então, acredito que a faixa azul irá melhorar consideravelmente o fluxo para os ônibus. Quanto a outras melhorias, tem que se ver o horário dos ônibus, o tempo de espera é grande demais, às vezes, cerca de 35m a 50m. Também faltam informações nas paradas e deveriam adotar informações dentro dos ônibus também. Melhorar a qualidade dos coletivos, baixando o piso. Várias outras coisas. Obrigada, Ana Paula
Ana Paula,
Obrigada pelo acesso. Acredito que com a faixa esse tempo de espera vai diminuir, mas concordo com você que outras melhorias precisam ser feitas. As informações são fundamentais na mobilidade e nós ainda estamnos muito atradados nesse quesito. Você tem toda razão.
Sou usuário de carro, se esta faixa der certo e a viagem de ônibus estiver mais rápida, deixarei o carro e passarei a usar o ônibus. Já vi muita gente falando isso. Acredito que haverá a migração, ainda mais agora com o litro da gasolina custando R$ 3,00.
Série Livre acesso na versão online
Postado em: novembro 6, 2013 por: Tania
Pingback: A primeira faixa azul para ônibus no Recife | Blog Mobilidade Urbana
Cara Tania, sem dúvida a faixa exclusiva melhora o desempenho operacional dos ônibus, mas resta saber se aumenta seu uso e assim contribui efetivamente para melhoria da mobilidade. Penso que não é o caso, pois as pessoas que estão nos carros não vão pegar esses ônibus que temos na cidade. Primeiro, são ônibus ultrapassados, piso alto, com degraus. O ônibus urbano de piso baixo é uma realidade há mais de 20 anos na Europa. Estamos atrasados nisso. Segundo, o sistema é sem confiabilidade. Estamos longe ainda de um modelo de primeiro mundo, com horários certos nas paradas, cumpridos religiosamente. Assim, penso que a faixa exclusiva não é, por si, uma solução. Ela pode mesmo complicar a mobilidade, pois imporá restrições desnecessárias aos usuários de carro. O transporte urbano tem que ser pensado em sua totalidade, e quando fazemos isso verificamos que o ônibus não é a solução em vários casos, especialmente nas vias estruturais da cidade. Nesse caso, o tramway, nosso antigo bonde que circulou por Recife, agora modernizado, é a solução que a Europa e o mundo adotaram.
Caro Rubens, concordo que precisamos muito melhorar a qualidade dos nossos ônibus e até apostar, quando possível, no sistema ferroviário. A função da faixa exclusiva, neste momento, é melhorar a mobilidade de quem usa o transporte público e isso representa 80% das pessoas. Não é justo deixar essa maioria sofrer em meio aos congestionamentos formados por uma minoria. O ideal era que houvesse essa migração, de fato. E isso vai acontecer quando continuarmos lutando por um transporte de melhor qualidade. Não há como melhorar a situação do usuário do carro. A progressão do crescimento da frota é insustentável para qualquer cidade. Começar a apostar no transporte público e destinar uma única faixa para o ônibus que leva a maioria das pessoas é apenas um começo. Na verdade, um resgate que havia sido deixado para trás. Espero que possa se juntar a essa causa.
Bom-dia, Tania
Gostei muito do seu blog, pelas informações e espaço
que dá a nós cidadãos. Sou usuária de transporte coletivo, pego 4 ônibus por dia, para ir pro trabalho e voltar pra casa. A Domingos Ferreira é uma loucura. Então, acredito que a faixa azul irá melhorar consideravelmente o fluxo para os ônibus. Quanto a outras melhorias, tem que se ver o horário dos ônibus, o tempo de espera é grande demais, às vezes, cerca de 35m a 50m. Também faltam informações nas paradas e deveriam adotar informações dentro dos ônibus também. Melhorar a qualidade dos coletivos, baixando o piso. Várias outras coisas. Obrigada, Ana Paula
Ana Paula,
Obrigada pelo acesso. Acredito que com a faixa esse tempo de espera vai diminuir, mas concordo com você que outras melhorias precisam ser feitas. As informações são fundamentais na mobilidade e nós ainda estamnos muito atradados nesse quesito. Você tem toda razão.
Sou usuário de carro, se esta faixa der certo e a viagem de ônibus estiver mais rápida, deixarei o carro e passarei a usar o ônibus. Já vi muita gente falando isso. Acredito que haverá a migração, ainda mais agora com o litro da gasolina custando R$ 3,00.