Teste do BRT no Recife será feito sem passageiros no mês de abril

 

corredor obras leste oeste

Faltando dez dias para o início dos testes do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) no Recife ainda há muitas pedras no caminho. O atraso no cronogama das obras obrigou, mais uma vez, uma mudança de tática na operação do sistema pelo Grande Recife Consórcio de Transporte.

A ideia de iniciar os testes no dia 4 de abril permanece, mas sem os passageiros e sem parte das paradas. Ontem, duas equipes técnicas do Grande Recife embarcaram para Belo Horizonte e Rio de Janeiro para verificar de que forma se deu a operação nas duas cidades. Mas já há duas definições antes mesmo da conclusão da visita: não haverá mais uma segunda fase, que estava prevista para o dia 26 de abril, e em maio não entrará todo o sistema em operação, mas apenas  uma linha.

As mudanças adotadas na operação têm relação direta com o ritmo das obras. Não há como os testes serem iniciados com os passageiros se o trecho previsto para a primeira etapa, no dia 4 de abril, entre o Hospital Getúlio Vargas, na Avenida Caxangá, e a Avenida Conde da Boa Vista, não dispõe, ainda, de todas as estações.

O terminal ao lado do Getulio Vargas não está concluído. No sentido Centro, a situação piora. A estação da Benfica ainda não tem sequer alicerce e, na Avenida Conde da Boa Vista, as seis estações estão sendo construídas fora do padrão BRT e de forma improvisada, enquanto o projeto do município não fica pronto. Segundo o Grande Recife, as seis estações da Boa Vista serão concluídas até o fim de abril.
A segunda etapa da operação que ocorrerá em maio com passageiros, sem data definida, será feita com apenas uma linha. A assessoria do Grande Recife não informou qual linha será escolhida para iniciar a operação do Leste/Oeste. A única informação é que as linhas restantes serão incorporadas aos poucos ao sistema. No corredor Norte/Sul, a situação não é diferente.

O trecho que entrará em testes no dia 4 de abril, também sem passageiros, entre o Terminal da PE-15 e a Avenida Dantas Barreto, também está com estações em obras no Parque Memorial Arcoverde, na Cruz Cabugá, na Rua Princesa Isabel e na própria Dantas Barreto, sem falar nas estações em outros pontos do Centro que serão usadas no retorno das linhas. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano decidiu não dar mais datas para as inaugurações dos terminais da 3ª Perimetral, Joana Bezerra. O cronograma anterior previa que eles iriam entrar em operação no dia 26 de abril.

Saiba mais

1ª fase do Corredor Leste/Oeste
– Da estação do BRT em frente ao HGV (Caxangá) até a Conde da Boa Vista
– 13 ônibus do BRT vão iniciar os testes sem passageiros

Trecho ainda em obras da 1ª fase no Leste/Oeste:
– 1 estação do BRT na Benfica (início das obras)
– 6 estações do BRT na Avenida Conde da Boa Vista

1ª fase do Corredor Norte/Sul
– Do Terminal da PE-15 até a Avenida Dantas Barreto
– 14 ônibus vão operar na 1ª fase sem passageiros

Trecho ainda em obras da 1ª fase no Norte/Sul
– Estação do Parque Memorial Arcoverde
– Estações da Avenida Cruz Cabugá
– Estação da Rua Princesa Isabel
– Estações da Avenida Dantas Barreto

8 Replies to “Teste do BRT no Recife será feito sem passageiros no mês de abril”

  1. Tantas e tantas reportagens,inclusive com as autoridades responsáveis pela mobilidade,alertando o que já era notório,os atrasos nos serviços!! E eles,na maior CARA-DE-PAU,dizendo que tudo estava no cronograma, é nós chamarmos de idiotas mesmo viu,pois qualquer ser que tenha uma minima noção,sabia que essas obras,não ficariam prontas antes da copa!!! Agora,vai começar os testes sem passageiros,só vai operar com 01 linha só,estão fazendo estações provisorias que dizem que vão ficar prontas em Abril,e lembrando que depois do dinheiro gasto com essas estações,vai se gastar novamente,com as estações definitivas,ou seja,dinheiro jogado no lixo(como sempre),UMA VERGONHA TOTAL!!! Pra falar besteiras,é melhor ficar calado não é??? Tudo vai ser na base do improviso…. Eu fico imaginando as estações da Agamenon que compõem o corredor Norte/Sul,que nem começaram ainda!!! E o Governador ainda quer se candidatar a Presidente,com essas mazelas toda acontecendo?? E ele não sabia disso não??? kkkkkkkkkk

    • pois é.e nossa midia recifense falando muito bem do Dudu. ou seja,essa gente(Governo-Imprensa Local)tem a certeza disso. eles nos taxam de idiotas!

  2. Melhor mobilidade para os usuários. PEDRORECDOSKYSCRAPERCITYÉFAKE

  3. Segunda, ao passar pelo TI Joana, a cobertura das plataformas está praticamente pronta e a área de circulação delas idem. Contudo, o ritmo é muito lento, pois há locais sem acabamento, outros que devem fazer edificação apenas com as colunas em ferro erguidas. Fora isso, o entorno continua com entulhos dos imóveis derrubados, sem esquecer que a projeção mostra um novo acesso com duas vias mais largas que nem começaram a ser feitas, pois uma deve ser utilizada hoje para ir ao TI antigo que precisa ser recuperada, e a outra, nova dependeria de limpeza, escavação, etc. Previsão para o novo TI Joana já não comentam e questiono em que estado pretendem entregá-lo diante dos itens citados, até porque tomando como base novamente a projeção, onde hoje fica o desembarque junto ao prédio da estação, a projeção sugere que ali haverá uma via elevada passando a comunicação TI novo com a estação ser feita por túnel.
    Olha, pelo que a projeção indica, o TI Joana não fica pronto com o seu acesso novo nem em junho, até porque há outro ponto em questão que ainda não explicaram: os BRT do Leste-Oeste na Agamenon.
    Serão três linhas para o novo TI Joana e no trecho de Recife duas substituirão as CDU/Boa Viagem que tiveram itinerário dividido. Não há previsão de estação BRT na Agamenon, nem provisória, então como é que haverá BRT do Leste-Oeste para Joana tendo um trajeto que hoje há três paradas de ônibus entre a Praça do Derby e o TI Joana? Pelo conceito BRT seriam duas estações nesse trecho ou uma dependendo onde ficaria a estação próxima a praça. Outra, na Agamenon sem faixa exclusiva ou preferencial, o BRT indo e vindo de Joana iria trafegar nas faixas mistas correndo grande risco de retido como fiquei esta semana quase 1h entre o HRP e praça. Então, veículo que pertence a um conceito que prever exclusividade de circulação terá tudo a perder ao transitar em vias sem corredor, como é o pequeno trecho da Agamenon? E os usuários, só fariam desembarque na Agamenon estando no veículo BRT pela falta de estações ficando o embarque indireto: pegar ônibus para o TI Joana e neste acessar o BRT rumo a Av. Caxangá e a cidade de Camaragibe?

    O ritmo que o TI P3 apresenta, é possível terminá-lo em abril, pois já estão instalando várias peças de sustentação da cobertura, tratores planificando o terreno onde irá transitar ônibus, entre outras coisas e são muitos trabalhadores, tal qual é visto no TI P4.

    O único avanço do governo é não dá prazo, pois não cumprem o prometido. Só quero que as obras fiquem prontas e bem feitas ainda que em alguns casos utilizem quebra-galhos porque coisas mais complexas estão em jogo como a implantação de estações definitivas na Av. Conde da Boa Vista. Estas precisam de maior espaço e para tal não dá para ter tanto ônibus de linha de bairro nela. Seria um avanço só deixar as troncais e as circulares antes de propor apenas BRT nela.

    Pensar que essas obras devem ficar antes da Copa, para quê? Já é uma vergonha só estarem fazendo essas obras por conta de um evento. Passar outra vergonha não é problema até porque o povo aqui não tem vergonha em sujar as vias, fazer baderna por conta de time, etc.

  4. Esse projeto de mobilidade é fora da realidade, sempre o governo inventa uma grande obra pra enricar uma dúzia de empresários… e as ruas vão se estreitando, os pedestres e os carros sofreram as consequências… tão mais barato seria se aproveitasse o que já se tem e simplesmente melhorasse… mas eles trazem um projeto de marte para destruírem nossas avenidas…

    • Amigo: o intuito é esse. reduzir ou tirar o carro das ruas.isso não só aqui no Brasil mas no mundo! não podemos mais andar na contra mão em querer priorizar o carro! mas concordo.esse Governo de Pernambuco é uma piada!

  5. Estão perdendo tempo e dinheiro. VLT E BIKE ERA A SOLUÇÃO!

    TUDO PARA OS EMPRESÁRIOS DE ÔNIBUS NÃO PERDEREM A FATIA DOS LUCROS E OS POLÍTICOS NÃO PERDEREM A DOAÇÕES DE CAMPANHAS.

  6. e chegaram os ônibus”BRT”.mas apenas 1. justamente para testes!