Um dia depois de anunciar que apenas duas estações de BRT seriam utilizadas para o Expresso Copa, no corredor Leste/Oeste, o governo sinaliza a possibilidade de ampliar mais três estações.
Além das estações na Avenida Guararapes e Derby, já anunciadas, poderão ser incluídas outras três na Avenida Caxangá. Também está em estudo a implantação de um terceiro estacionamento remoto, dessa vez na Zona Sul, que integrará o Expresso Copa, levando torcedores para a Arena de BRT. Estão sendo avaliados os estacionamentos dos shoppings Recife e RioMar.
De acordo com a Secretaria das Cidades, a ampliação da demanda no corredor Leste/Oeste, de 6 mil passageiros ao dia, dependerá do que for definido pela Secretaria da Copa. “Nós recebemos uma demanda de seis mil pessoas para transportar para a Arena, mas se houver necessidade de ampliar essa demanda, nós temos todas as condições”, afirmou o secretário das Cidades, Evandro Avelar.
Demanda é o que não falta, segundo o secretário da Copa, Ricardo Leitão. “Nós temos demanda, desde que haja ônibus suficiente do BRT”, ressaltou.O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Urbana-PE) garante que até a Copa serão disponibilizados cem ônibus para o Leste/Oeste e 125 para o Norte/Sul. Até maio, no entanto, só 14 ônibus estarão disponíveis para os testes com o público, que tem data marcada para 17 daquele mês.
O teste será feito entre o Terminal de Camaragibe e a estação do Derby. Das 28 estações do corredor, 13 estão com as obras ainda no piso e outras 15 praticamente prontas. “Vamos pedir prioridade à Secretaria das Cidades para as estações que serão usadas no Expresso Copa”, revelou Ricardo Leitão.
Dentro da estimativa de 54 mil pessoas a serem transportadas nos dias de jogo, sendo 44 mil torcedores e 10 mil trabalhadores, há pelo menos 7,8 mil pessoas ainda não incluidas nos modais apresentados no plano de mobilidade da Copa. “Essa diferença pode ser incluída no estacionamento da Zona Sul”, destacou Leitão.
Uma vergonha, ver a mar administração do tempo e do dinheiro; moro no rio de janeiro, mas sou de recife, que vergonha.
Claramente o governador almofadinha anda fazendo “corpo mole” para criar prejuízos para a imagem do governo federal. Caso algo saia errado isso irá respingar em Dilma. A maior parte das estações prontas era na caxangá, a estação da guararapes começou bem depois e já está pronta? Sabotar barato o senhor Campos.
Pucha vida cuanta indeçizão.
Qual é a verdade de fato dessas obras? Elas estarão prontas ou não antes da copa? O bendito TI Cosme e Damião vai ficar pronto ou não? Outra coisa, qual será o esquema de funcionamento do metrô para o evento? O metrô será reforçado? Os novos carros já chegaram? Enfim, coisas que um jornalista teria de perguntar?
A verdade dessas obras é mostrar que melhoria as nossas custas é para agradar terceiros, afinal na ótica de muitos nós não somos merecedores de serviços de primeiro mundo haja vista muitos de nós não terem o mínimo de educação de uma sociedade dita desenvolvida, então temos o que merecemos.
Você deveria pergunta o que é pronto para os governantes. Recordo ter lido matéria que a duplicação da BR 408 entre Jaboatão dos Guararapes e Carpina tinha sido concluído, mas ao ir para o interior no começo do mês vi que se aproximando de Paudalho havia vários retornos por túneis em obras e na entrada do centro de Paudalho a BR não estava duplicada tendo os veículos transitar por uma via local aberta que inacabada que faz parte de um retorno por túnel. Se pronto é entregar com alguns trechos inacabados, então….
Pelo que se vê do BRT Leste-Oeste muito devido a falta de diálogo entre município e estado são medidas paliativas, projetos tocados separadamente, mas que criam uma interdependência, entre outras coisas, então o pronto parece ser garantir um mínimo quando pelo tempo que se sabia da realização da Copa deveriam entregar para pleno uso.
Não adianta o TI Cosme e Damião ficar pronto se jogaram ele e a estação numa situação do qual não foi projetado, ou seja, ser responsável em boa parte pela circulação de pessoas muito além da sua capacidade.
Só para ilustrar, o TI Cosme e Damião é, a priori, definido para operar com duas linhas (circular e para o TI 4º Perimetral), pois atende uma comunidade, como é a estação do metrô que segue a concepção de outras, logo se chegassem vários aviões fretados em horário pouco antes dos jogos, dúvido que a a caríssima passarela e a estação aeroporto do metrô suportariam demanda além da habitual por estarem atreladas a um TI.
Os novos carros são do metrô e já chegaram. Agora é torcer para que certos torcedores não depredem os veículos.
Sobre o funcionamento do metrô, sugiro ler mais, pois até então o que é dito é repetir com ajustes o feito na Copa das Confederações.