O modelo de operação de transporte para a Arena Pernambuco nos jogos da Copa do Mundo já foi definido. O corredor Leste/Oeste do BRT, principal obra da matriz da Copa, não terá o desempenho que se previa inicialmente. Com capacidade estimada em 126 mil passageiros por dia, depois de pronto, só deverá transportar seis mil pessoas para a Arena em cada um dos cinco jogos.
A principal razão é que das 28 estações do corredor, sendo 16 no padrão BRT e 12 provisórias, apenas duas serão usadas. O atraso na conclusão de estações e de terminais, principalmente em Camaragibe, são as maiores causas. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano escolheu as estações da Avenida Guararapes e do Derby como ponto de partida para a Arena, por serem estações duplas e localizadas em áreas de grande fluxo.
Do Derby, os ônibus farão viagem expressa. Uma terceira estação, nas imediações do Parque de Exposição do Cordeiro, poderá fazer parte da operação, mas ainda está em estudo. A Secretaria das Cidades e a própria Secretaria da Copa (Secopa), estimam uma média de 54 mil pessoas nos dias de jogos, sendo 44 mil para a Arena e cerca de 10 mil para outros destinos. A secretária-executiva de gestão da Secretaria das Cidades, Ana Suassuna, tentou amenizar o atraso da obra. “O expresso do BRT é uma boa alternativa, uma vez que vai possibilitar um transporte mais rápido.”
O público restante terá que recorrer principalmente ao metrô, que deverá transportar até 18 mil pessoas. Na distribuição dos modais, o sistema que permite aos motoristas deixar seu carro no estacionamento e seguir de ônibus para o estádio será repetido. É o caso do estacionamento do Parqtel, que já funcionou na Copa das Confederações. A previsão é que 10 mil pessoas sejam atendidas somente neste estacionamento, quatro mil a mais do que o BRT transportará.
Frustração
Entre o que se apostava no corredor e o que efetivamente será implantado até a Copa há uma longa distância. Para o presidente da Associação Nacional de Transporte Urbano (NTU), Otávio Cunha, há uma sensação de frustração, mas não só no Recife. Segundo ele, com exceção de Belo Horizonte, todas as cidades-sede que optaram pelo sistema não cumpriram o cronograma. “Havia um prazo razoável de implantação do projeto”, disse Cunha. “Se perdeu um tempo precioso com as desapropriações”, acrescentou. Segundo ele, no caso do Recife não há como avaliar o funcionamento do sistema. “Duas estações e seis mil pessoas é mesmo que nada.”
Caso tivesse ficado pronto com todos os terminais funcionando, o Leste/Oeste teria capacidade de transportar até duas vezes o público estimado para a Arena. “Mais uma vez o metrô será sobrecarregado”, lamentou César Cavalcanti, coordenador regional da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP).
Sobrecarga à vista no metrô
A estação Cosme e Damião será mais uma vez testada. Só que agora na Copa do Mundo. Sem ter sido projetada para as missões que têm recebido desde a Copa das Confederações, ela mais uma vez estará só. A estação do Terminal Integrado de Camaragibe, que iria dividir a parcela do público do metrô e do Corredor Leste/Oeste não estará operando na Copa.
As obras de expansão do terminal sequer começaram. Além disso, o ramal da Copa que deveria sair do terminal de Camaragibe até a Arena, ainda está em terraplanagem a menos de 50 dias do mundial.
Mesmo assim, ele será utilizado segundo o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Nélson Menezes. “Será construída uma faixa para o ônibus por sentido até a Copa”, revelou.
De acordo com o Grande Recife Consórcio, serão disponibilizados cinco ônibus a cada três minutos da estação Cosme Damião para a Arena Pernambuco. O metrô fará uma viagem a cada seis minutos.
Na Copa das Confederações houve congestionamento de metrô. As composições fizeram fila na linha, enquanto o público se espremia na plataforma à espera do transporte. “Mesmo com as mudanças, vai haver sobrecarga na estação Cosme e Damião”, previu o especialista César Cavalcanti.
A estação do TIP receberá o público vindo do interior. “Os torcedores poderão usar a linha já existente – Parque/Capibaribe -, que tem parada em frente à Arena, na rodovia BR-408”, explicou a secretária-executiva de gestão da Secretaria das Cidades, Ana Suassuna.
essa e a falada MOBILIDADE.
Que mau. PEDRORECDOSKYSCRAPERCITYLDNÉFAKE
É uma vergonha. Uma obra para facilitar a mobilidade do povo e o que vemos nem a metade do prometido está concluído. Estes políticos pensam que o povo não tá vendo isso. As urnas vão dar o troco para eles.
O anuncio que o Brasil faria a Copa ocorreu a SETE anos.
Não podemos justificar essa tamanha incompetência e irresponsabilidade dizendo que “outras cidades” tiveram o mesmo problema. Se essa informação for verdade, isso não isenta os organizadores desse evento e, evidentemente, o governo do estado de PE, na pessoa do Eduardo Campos, de sua culpa, pois a OBRIGAÇÃO era finalizar TODAS as obras no incrível prazo de sete anos!
Considerando que essa é a Copa mais cara da história, cabe uma pergunta: Aonde esta o dinheiro do contribuinte, já que praticamente NADA foi feito? Eu quero meus impostos pagos de volta aos cofres públicos!
Lembre-se que aqui é o Brasil, país onde a maioria adora deixar as coisas para última hora. O TRE há um bom tempo vem fazendo vários anúncios na mídia sobre o recadastramento biométrico e perto de encerrar o prazo um grande percentual não tinha feito. Parece que o povo faz de propósito e fica postergando até as últimas ou torcendo para que o prazo seja prorrogado.
Boa parte das obras de mobilidade só começaram a ser feitas nos últimos quatro anos e com as limitações/entraves dos projetos, manter ritmo bom se tornou complicado, mas não é desculpa, pois se sabiam há sete anos sobre a Copa, deveriam ter começado no mesmo ano para garantir tudo pronto para a primeira Copa, das Confederações.
Copa do Mundo no Brasil 2014, a copa do vexame e da vergonha!!!
O povão como sempre é o mais prejudicado. Forte abraço para os novos visitantes do fotolog, flogão, flogme e fóruns.
Agora imaginem com estes canteiros de obras q tomou conta da cidade do Recife o q vai ser na copa que inferno se já esta sendo, chegar todos os dias no serviço ta sendo um calvário, sabíamos que esta MOBILIDADE não ia ser concluída em tempo, eleições vem ai!!!
Infelizmente o nosso pais não tem estrutura para um evento grandioso que é a copa do mundo. Tudo isso só serviu para por a mão nas nossas contribuição do imposto.
Parabéns!! Vocês do órgão público mais uma vez demonstraram a nossa total incapacidade de se levar algo a sério perante o mundo! Fica provado mais uma vez que as grandes empresas lucram com qualquer obra feita na nossa república das BANANAS.Nada é levado a sério…Lavaram a burra mais uma vez os grandes políticos e os empresários da construção civil.Dou meus parabéns.
Se não vai mais entrar em operação a todo vapor, pq ainda vão construir paradas provisórias? Pq gastar dinheiro em vão? Pq não constroem logo as paradas definitivas? Pelo que conheço meu país, o que vai acontecer é que as paradas provisórias vão ser definitivas e o governo vai alegar falta de verbas. Já vi esse filme… Eleição tá na porta.
Acho que esse corredor só foi construído em beneficio dos empresários da área de transporte, seria muito mais eficaz a construção de metrôs, fazendo o mesmo percurso deste corredor, iria empregar tanto nas obras como na operação e o lucro iria para o estado, e o trânsito ficaria melhor de fato!
mas o governo só tem interesse em agradar os poderosos, pra poder ter respaldo financeiro em próximas eleições. POR ISSO VOTO NULO!
Voto Nulo NÃO RESOLVE!
SINTO-ME LESADO (ONDE É O PROCON)
Orçamento de R$ 74 milhões até dezembro. Estamos no final de Abril e a obra passa de R$ 74 milhões para R$ 145 milhões, aumento de 95,9%. (obs: NÃO TEM CICLOVIA… KKKKK).
MOBILIDADE NOTAAAAA 0.
Corredor Leste\Oeste (caxangá)
O governo prometeu construir 22 estações, 1 viaduto, 3 Elevados e a reforma dos terminal ao longo de 12 km e meio, que vai da praça do derby até estação de camaragibe. (PRESTE ATENÇÃO SUBIRAM O VALOR E NÃO TEM ELEVADO).
DESDE QUE AS OBRAS COMEÇARAM EU ESTOU LEVANDO O DOBRO DE TEMPO PARA CHEGAR NA CDE BOA VISTA. EM MEDIA 3H DE ONIBUS OU 1H30MIN DE METRÔ. AO LARGAR SOFRO RISCO DE ASSALTO IMINENTE EM TODAS AS PARADAS DA CDE BOA VISTA (com suas luzes queimadas, quebradas, roubadas). TODA SEMANA PELO MENOS 3 PESSOAS QUE EU CONHEÇO NO AMBIENTE DE TRABALHO SÃO ASSALTADAS EM UM AMBIENTE DE 70 PESSOAS NO MEU TURNO QUE É O MAS VAZIO. Ao termino madrugada OS ÔNIBUS PASSAM A CADA 1 HORA.
SINTO-ME usurpado de um tempo onde eu poderia estar realizando qualquer OUTRO tipo de atividade Física/ recreativa/ estudos).
SERA QUE DEVO IR AO PROCON?
Falta SEGURANÇA, TRANSPORTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO. A COPA DO MUNDO MAS CARA DE TODOS OS TEMPOS VEM AI. EU PREFERIA ESSE DINHEIRO NOS HOSPITAIS, NA SEGURANÇA, INFRAESTRUTURAS NAS ESCOLAS, UNIVERSIDADES E HOSPITAIS.
Sinto imensa revolta a ponto de cantar: Lé, lé, lé, lé, lé COPA Veio só pra ti F…!
Pernambuco foi o estado que mais recebeu dinheiro do governo federal, mas a gente não vê nenhuma obra concluída. As ruas das cidades, principalmente o Recife, são um lixo. As calçadas não existem ou são ocupadas por veículos estacionados que não são multados. E esse ex-governador de meia tigela diz que faz tudo bem feito.
Claro. o Governador Dudu deu 50 Milhões de Reais para a fundação Roberto Marinho(TV Globo). com uma imprensa dessa que despolitiza,até eu penso em não votar!