Recife faz 5,4 km de ciclofaixas em dois anos. A meta é 76 km em 4

 

Ciclofaixa da Rua da Aurora, no Recife - Foto - Alcione Ferreira DP/D.A.Press
Ciclofaixa da Rua da Aurora, no Recife – Foto – Alcione Ferreira DP/D.A.Press

Depois do sucesso da ciclofaixa de lazer no Recife, que dispõe de 35,6km de rota e um batalhão de monitores para garantir a segurança dos ciclistas de fim de semana, ainda não se pode dizer o mesmo das ciclofaixas de todos os dias. O município dispõe atualmente de 33 km de rotas cicláveis. Dessas, 5,4 km foram implantadas pela atual gestão, que tem meta de chegar a 76 km. Na prática, foram implantados em dois anos menos de 10% do previsto.

Uma avaliação feita pela Associação Metropolitana dos Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) ressalta não apenas a demora na instalação de mais rotas na cidade, mas também o problema de criar traçados que não obedecem o caminho natural do ciclista. Um relatório feito pela Ameciclo aponta que a ciclofaixa do bairro de Campo Grande, por exemplo, termina e recomeça em trechos interrompidos para evitar conflitos com as vagas de automóveis nas ruas. Por causa disso, há trechos em que a ciclofaixa acaba e o ciclista se depara com uma contramão.

A análise feita pela Ameciclo não chega a surpreender, mas apenas reforça o poder que o automóvel tem no espaço urbano, até mesmo quando está parado. O Plano de Mobilidade do Recife, que foi enviado para ser votado na Câmara, na gestão passada, voltou para o executivo e até hoje não foi votado. Nele, estavam previstos 400 km de rotas cicláveis na cidade em até duas décadas. No atual ritmo iremos precisar de 160 anos para chegar aos 400km.

3 Replies to “Recife faz 5,4 km de ciclofaixas em dois anos. A meta é 76 km em 4”

  1. Só 160 anos! O que acho engraçado aqui é quão difícil implantar vias permanentes para ciclistas.
    Em São Paulo, capital, com a grande quantidade de veículos tendo rodízio e limitação de circulação de veículos de carga maiores, ano passado, vi várias matérias sobre a implantação de várias ciclofaixas e ciclovias, além de expansão nos corredores de ônibus, e isso numa capital caótica. Não chegamos ao caos ainda e a única coisa que tentam avançar é com ciclofaixas móveis que criam um custo, afinal até onde entendi, é uma parceria com entidade privada, mas que ao invés de ajudar nos dias onde há problemas no trânsito e assim facilitaria número muito maior de pessoas usar a bike com mais segurança para o trabalho e demais tarefas, temos uma mera opção de lazer, que é bom, mas não tira carro da rua como poderia nos dias úteis.
    Vou elencar algumas digamos promessas bem como sugestões que espero, virem realidade:
    – Via Mangue tem ciclovia na pista leste não finalizada, mas por outro lado criaram um grande problema para ciclistas e pedestres na ponte Paulo Guerra com as duas alças;
    – Corredores BRT Leste-Oeste e Norte-Sul, onde o primeiro teria ciclofaixa, revisada, do TI Camaragibe até a Madalena, e o segundo tem trechos de ciclovias, mas teria que ampliar, além de reparar, não esquecendo estudo para o ramal Agamenon;
    – Av. Norte tem trechos com ciclovia, mas pequeno, onde poderiam ampliar até a Macaxeira se sair do papel as mudanças para implantação do VLT;
    – terceira faixa na BR 232, trecho dos Curados, entre BRs 101 e 408. Especularam que essa faixa seria para ônibus e ganharia ciclovia, onde está última teria ligação com outra na BR 408 até a Arena. Engraçado é que poderiam ter feito uma longa ciclovia na BR 408, ao menos até o entroncamento com a PE, e não fizeram. Depois de duplicada, se a ideia virar projeto, acho difícil, pois isso era promessa para antes da Copa, teríamos um bom trecho para pedalar, que poderia ser muito mais ampliado vide abaixo;
    – corredor BRT 4º Perimetral com ciclovia entre Cajueiro Seco e Abreu e Lima se ligando a outra da PE, bem como a especulada para BR 232 e interligação com a Arena pela BR 408;
    – ramal externo da copa até o TI Camaragibe, pois o interno tem ciclovia, e assim, por tabela, se ligaria a ciclofaixa do Leste-Oeste, que por sua poderia integrar com ciclovia/ciclofaixa no entroncamento com a 4º Perimetral.
    – já li sugestão para melhorar o entorno do metrô, copiando modelo de outros países, uma via contínua do que hoje é a avenida central da metrô descontinuada em vários trechos. Faria uma ciclovia paralela que exige menor espaço, e em alguns pontos, vias para autos interligando com as demais existentes.
    Se 1/5 disso virar realidade, acho muito, até porque não acredito mais em prazo dado pelos gestores. A copa mostrou se tinha prioridade, deixou de ter, e não tendo, sucessivas vezes adiaram a entrega e até evitam dá prazos, mas se dão, jogam logo para o final do semestre ou final de ano.

  2. Quando esta gestão facebook municipal vai parar de marketagem e começar a trabalhar? Tem um espaço pronto para uma ciclovia e estes técnicos suuuuuper capacitados ainda não se deram conta pra começar a TRABALHAR. Me refiro à Av. Mascarenhas de Moraes que tem um canteiro central contínuo com espaço até para passear com o cachorro e os geniais inventores das ciclofaixas patrocinadas por empresa bancária não se deram conta desta oportunidade. Antes disto poderão desperdiçar alguns metros das pistas da Av. Caxangá quando perderam outro canteiro central em prol de uma aberração em transportes de massa apelidada de BRT. Quando ando por estas ruas dá vontade de me enterrar naquele túnel da Real da Torre, onde ninguém vai me perturbar. Desculpe o desabafo, mas é muita mediocridade administrativa pra um contribuinte aguentar a cada dia.

  3. Realmente, um pedacinho aqui,outro ali,não tem começo e nem tão pouco, fim,não se interliga à nada! Ciclovia com ciclo rota,que realmente sirva para o trabalhador e estudantes, e não só nos finais de semana por puro lazer… Essa,eu ainda quero ver! O ex Governador Eduardo, prometeu entregar à PE-15 totalmente reformada,inclusive, à ciclovia existente, tudo em 2014 ainda,e até agora,nada! Talvez nas próximas eleições, duvido nada.