Nem BRT, nem faixa azul. Agamenon Magalhães é caos de uma ponta a outra

Avenida Agamenon Magalhães, perimetral do Recife, travada. Foto: Ricardo Fernandes DP/D.A.Press
Avenida Agamenon Magalhães, perimetral do Recife, travada. Foto: Ricardo Fernandes DP/D.A.Press

Por

Rosália Vasconcelos

O ramal do sistema Bus Rapid Transit (BRT) da Avenida Agamenon Magalhães corre risco de não sair do papel. Após vários prazos vencidos para o início das obras, o projeto está sendo avaliado pelo governo do estado, que vai decidir se o trecho é prioritário no atual momento. Embora ainda não tenha descartado oficialmente a implantação do BRT na artéria, a Secretaria de Cidades já não trabalha mais com prazos e diz que não sabe se a pauta vai entrar nos planos do estado.

Diante da falta de perspectivas para o projeto, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estuda implantar uma Faixa Azul na Agamenon Magalhães, com o objetivo de melhorar o fluxo do transporte coletivo no corredor. A velocidade média da via, em horários de pico, é de 17km/h.

“Houve a contratação de empresa para a implantação do Ramal Agamenon Magalhães, mas a companhia não tem interesse em continuar. Está ocorrendo processo de distrato contratual”, informou, através de nota, a assessoria da Secretaria das Cidades de Pernambuco.

Segundo o gerente de Mobilidade da pasta, Gustavo Gurgel, há um termo de compromisso entre a secretaria e a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 120 milhões, para a realização das obras. Ele acrescenta que o grau de prioridade do serviço será uma avaliação administrativa que não se deve à falta de recursos. No inicío do ano, contudo, a pasta justificou que as obras, previstas inicialmente para serem entregues antes da Copa do Mundo, estavam atrasadas porque a verba do governo federal não havia sido liberada.

Análises
Por causa da intenção de implantar o ramal, a via ficou de fora das prioridades da CTTU para a Faixa Azul, sistema de faixas exclusivas para ônibus e táxis com passageiros que deve abranger 60km até o fim de 2016. “A possibilidade de implantar uma Faixa Azul na avenida não está descartada, mas depende dos resultados de uma série de análises técnicas e simulações de engenharia de tráfego, que indiquem a viabilidade de garantir um aumento considerável na velocidade dos transportes coletivos que circulam no local”, ponderou a CTTU, por nota. O órgão afirmou que os estudos serão realizados.

 

Agamenon Magalhães - Foto - Alcione Ferreira DP/D.A.Press

Solução eficaz para os ônibus

O consultor em transporte público Germano Travassos comenta que os ônibus ocupam apenas 30% da Agamenon Magalhães atualmente, e, com as faixas exclusivas, o uso do espaço viário pelo transporte coletivo poderia até 20 vezes mais eficiente.

“A Faixa Azul é uma alternativa barata e simples de melhorar a mobilidade, que deve ser prioritária para as pessoas e não para os veículos. O espaço viário é finito”, opina Travassos. Na Avenida Mascarenhas de Morais, por exemplo, onde os congestionamentos são constantes, foi possível aumentar a velocidade média de 21 km/h para 35,42 km/h.

O consultor disse, no entanto,  que no caso da Agamenon Magalhães, a solução da faixa azul para acomodar os veículos BRT do corredor Norte/Sul é totalmente inadequada, pois compromete os conceitos da operação dos sistemas BRT, e inviabiliza o uso daquela via perimetral na rede estrutural de transporte público da RMR e, em especial, do Recife.
O Ramal de BRT da Agamenon Magalhães faria parte do Corredor Norte/Sul, que liga Igarassu ao Centro do Recife. A proposta era de que o corredor, quando chegasse na altura do Shopping Tacaruna, se bifurcasse. Um outro ramal, que passa pela Avenida Cruz Cabugá até a Avenida Guararapes, está quase concluído. No caso da Agamenon, o corredor se integraria ao Terminal de Joana Bezerra.

6 Replies to “Nem BRT, nem faixa azul. Agamenon Magalhães é caos de uma ponta a outra”

  1. O consultor está especulando uma possível faixa azul na Agamenon ser utilizada por veículo BRT?
    Lembro de uma matéria recente onde o novo TI Joana Bezerra, que estaria para ser inaugurado em pouco tempo, não teria o tráfego de BRTs porque o acesso desses está obstruído por imóveis que foram anteriormente retirados, mas permitiram que fossem refeitos e habitados
    Linhas BRT para Joana Bezerra podem ser ativadas, mas sem faixa exclusiva e estações na Agamenon, atuariam nela como expressas dependendo de outras comuns complementarem o atendimento. Isso já ocorreu no início da operação do sistema, ocorre e há previsão segundo edital em alguns casos, então só dependeria da boa vontade.
    Quando digo que ocorre, temos a Caxangá/Boa Vista atuando como expressa na Av. Caxangá, porém parando na Av. Cde. da Boa Vista e R. Benfica porque nessas vias não há estações BRT. Já existe integração temporal envolvendo sistema BRT do Leste-Oeste com linha específica que vai até próximo ao TI Joana Bezerra, mas não é integrada a este, afim de atender público que perdeu a Camaragibe/Ilha do Leite.
    No Leste-Oeste, linhas BRTs que devem e deveriam ir para o TI Joana Bezerra são TI IV Perimetral/Joana Bezerra, TI III Perimetral/Joana Bezerra, TI Camaragibe/Joana Bezerra que é a atual Derby. O problema é que os dois TI Perimetrais não estão prontos e nem há previsão. No caso do Norte-Sul, temos as linhas Pelópidas/Joana Bezerra e PE-15 Joana Bezerra, mas manterão a comum PE-15/Boa Viagem, e como o BRT do Pelópidas integra também o TI PE-15, quem fosse ficar na Agamenon ou sair desta, tomaria a PE-15/Boa Viagem.
    Por fora ainda corre a Pelópidas/Cde da Boa Vista, que usa a Agamenon e a Av. Cde. da Boa Vista, que terá estações BRT, mas estão inacabadas.
    Não é o ideal, mas se os BRTs foram postos em operação fazendo trechos expressos porque as estações não estavam prontas, pô-los em operação na Agamenon se o corredor BRT atuando de forma expressa é válido desde que linhas comuns como nos exemplos acima garantam o acesso a avenida.
    Agora, BRT transitar em faixa azul em tese ser ruim, na prática seria melhor, pois ganha-se mais tempo que ficar no tráfego misto que é um problema diário pela falta de isolamento do corredor e destinação de espaço exclusivo. Claro, o veículo BRT não poderia parar por falta de estações, mas o ganho de tempo seria maior ainda que o desejável seja a criação do ramal haja vista que só veículos do sistema deveriam usar.
    Deveriam, pois como não há fiscalização eletrônica e um devido isolamento, no Leste-Oeste, vários veículos invadem a faixa exclusiva incluindo ônibus comuns.

    • No caso do transito na Av. A. Magalhes, eu nao entendo o PORQUE nao ser implatado sistema de BRT sobre o Canal que existe no centro e ao longo daquela via. Criaria um novo espaco e nao uma divisao do jah atual esgostamento daquela via, pelo que entendo nao haveria indenizacao de propriedade, talvez a Marinha permita que ao inves de usar seus barcos e navios passarah a usar apenas submarinos..

  2. PARABENS pela Materia.
    Os serios problemas no Trânsito n Recife so ira ter solução , se a CTTU colocar nas ruas, Agentes de Trânsito HONESTOS, trabalhadores , competentes e eficientes.
    E a Presidenta Taciana Ferreira, fiscalizar , de surprêsa nas ruas , o ” trabalho” os seus subordinados .
    E vergonhoso e imoral a quantidade de Agentes de Trânsito desonestos , preguiçosos, despreparados . arrogantes, agressivos e mal-educados.
    O verdeiro problema e , nomear para a Presidência , para as Diretorias e chefias , AFILHADOS de politicos.
    E um grande mal , nos Orgãos publicos no BRASIL.
    Ou os Governos ( Federal, Estadual e Municipal ) ACABAM com os AFILHADOS dos politicos nos Orgão Publicos , ou os AFILHADOS dos politicos , acabam com os Orgãs Publicos.
    E os Contribuintes e o povo, aceitam tudo calados.
    São masoquistas, dementes, omissos, covardes.
    Os babacas TEM que sofrer e muito.
    MUDAR… NUNCA.
    Esta no sangue, e tradição e herança , dos pais para os filhos .
    E normal , e comum, e uma vergonha ,e BRASIL .
    EU não devia me intromeTer ,porque resido com minha familia, ha mais de 10 anos , na California , U.S.A..
    E Primeiro mundo.
    E o BRASIL ,e Quinto mundo.
    Tania Passos , Deus te dê uma otima saude, paz, sucessos e sorte, todos os dias e sempre. Amem.
    Abraço sincero.

    Ito Cavalcanti
    Sacramento, California, U.S.A..

  3. SRA. TANIA PASSOS , CONTINUE ESCREVENDO MATERIAS SOBRE O TRÂSITO DO RECIFE.
    SUGIRO QUE CONVERSE COM A SRA. TACIANA FERREIRA , ELA E MUITO EDUCADA E GENTIL , POREM, PRECISA OUVIR AS SUGESTÕES E AS RECLAMAÇÕES DAS PESSOAS E IR PARA AS RUAS DO RECIFE, FISCALIZAR O ” TRABALHO ” DOS AGENTES DE TRÂNSITO , POREM, DE SURPRÊSA.
    RECLAMAR , CRITICAR, ELOGIAR E SUGERIR, E MUITO IMPORTANTE E UTIL , PORQUE E UMA COLABORAÇÃO PARA MELHORAR OS SERVIÇOS .
    COMPREENDO QUE E DIFICILIMO AS PESSOAS COLABORAREM E ALGUNS PRESIDENTES E OU DIRETORES DOS ORGÃOS PUBLICOS, ACEITAREM E EXECUTAREM AS BOAS SUGESTÕES.
    E NORMAL, E COMUM, SÃO BRASILEIROS .
    SAUDE, SUCESSOS E SORTE, PARA NOS .
    ABRAÇO SINCERO.

    Ito Cavalcanti
    Sacramento. California, U.S.A.

    • Obrigada pela sugestão Ito. Tenho escrito menos, porque estou atuando no momento na edição de texto do caderno de Local. Mas outras colegas estão trabalhando também na área de mobilidade. Um abraço!

      • OI TANIA PASSOS,

        Fico feliz e agradeço sua gentileza por gostar de minha sugestão .
        Reclamar, Criticar, Elogiar e Sugerir, e COLABORAR para melhorar os Serviços Publicos e ou Privados e ELIMINAR os problemas.
        Um BOM Administrador e aquele que TRANSFORMA os problemas em SOLUÇÕES .
        Continue colaborando com suas inteligente ,importantes e uteis materias sobre os trânsito e sobre os precarios serviços de transportes publicos , e que são privados .
        Os proprietarios das Empresa dos ônibus, e quem mandam no Recife.
        A Grande Recife e um cabide de empregos ,não tem nenhuma autoridade e moral com os empresarios dos ônibus.
        E uma bagunça, e um desrespeito aos Contribuintes e aos usuarios dos ônibus.
        E o poco, os usuarios não reclamam , sçao masoquistas., dementes, covardes.
        E normal, e comum, e recifense.
        DEUS te dê uma otima suade ,paz, sucessos e sorte, todos os dias e sempre , amem.
        Abraço sincero.

        Ito Cavalcanti
        Sacramento, California, U.S.A..