O Diario acompanhou o movimento de circulação dos “turistas-pedestres” em dois conhecidos pontos históricos das duas cidades: Marco Zero, no Bairro do Recife, e Alto da Sé, em Olinda. Não foi preciso muito esforço para flagrar os abusos dos motoristas. As imagens foram feitas na quinta e sexta da última semana.
Em Olinda, as obras de acessibilidade no Alto da Sé facilitam os deslocamentos. As faixas de pedestre estão no mesmo nível das calçadas e funcionam quase como lombadas. Já é um recurso para os carros reduzirem a velocidade. Mas há os que aceleram mesmo com o desnível em relação ao calçamento. É o que acontece, por exemplo, em frente ao prédio da Caixa D’Água, onde há um elevador panorâmico. O acesso ao prédio é pela faixa que faz ligação com a pracinha. O espaço tem tudo para ser seguro, mas não é. Flagramos cenas de turistas disputando a preferência com os carros na travessia. Nesses casos, o guia turístico faz as vezes de agente e com a mão levantada faz sinal para os carros pararem. “Se não for assim, eles não param. Mesmo com essa passagem elevada, eles aceleram”, afirmou o guia Hamilton Fernandes, 35 anos.
No Bairro do Recife, passava do meio-dia, da última quinta-feira, quando um grupo de turistas de Santa Catarina visitou e fotografou o Marco Zero. No retorno pela faixa, eles se depararam com carros em velocidade. Depois de esperar em vão que os motoristas dessem a vez, o grupo decidiu se arriscar e mesmo no meio da faixa os carros não pararam.“Acho que o comportamento desses motoristas não reflete a imagem que temos do povo nordestino, que é extremamente receptivo”, afirmou Keila Gonçalves, 21 anos, gerente de vendas. A ultrapassagem do segundo casal, que fazia parte do mesmo grupo foi ainda mais dramática. Nem mesmo uma mulher grávida passando pela faixa foi o bastante para os carros pararem. Somente na metade da travessia um dos carros parou. “Em Florianópolis há um respeito maior pela faixa”, disse o advogado catarinense Sérgio Souza, 50. A presidente da CTTU, Maria de Pompéia revela que há dois aspectos a serem observados: cultural e educacional. “Nossos motoristas não têm, ainda, o hábito de respeitar a faixa”.
Há alguns dias estava a pé no cruzamento da Ribeiro de Brito c/ Prof. João Medeiros (canal de Setúbal), onde funcionava um bingo. O trânsito estava bastante pesado na Ribeiro, sem permitir o avanço no sinal verde. O motorista, muito educado, esperava sua vez antes da faixa, diferente do motorista do lado.
Bastou o sinal dele fechar que ele *avançou* e parou exatamente na faixa de pedestres. Lá se foi a educação dele…
Outro problema relativo a faixas é em relação a conservação. É bastante comum encontrar faixas quase que completamente apagadas.
Sim, Tania Passos, e voce nao perguntou a presidente da CTTU o que é que ela está fazendo para modificar a falta de educação e de cultura? Jornalista tem que incomodar as ótoridades com as perguntas que eles nao querem ouvir. E o Detran? Tem que ir lá perguntar o que é que eles estão fazendo para modificar isso. Claro que a resposta verdadeira é “não estão fazendo nada”. Mas deixa eles se enrolarema nas desculpas.