O crescimento desordenado atrelado à ineficácia do planejamento urbano de nossa cidade é tema constante de todos os cidadãos que sofrem com a precariedade do sistema de transporte público. Na tentativa de solucionar a problemática de mobilidade urbana, o governo do Estado propõe a construção de quatro viadutos sobre cruzamentos da Av. Agamenon Magalhães, cujos impactos serão em grande escala e sua eficácia de curto prazo.
Na edição deste mês, o arqDEBATES, evento criado por estudantes e arquitetos com o intuito de discutir a arquitetura na nossa cidade sob os diversos aspectos, traz como tema a mobilidade urbana, com o objetivo de avaliar a solução imposta, apresentando alternativas ao atual projeto de mobilidade proposto.
Traremos à mesa redonda o engenheiro César Cavalcanti, coordenador regional do nordeste da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos; o arquiteto e urbanista César Barros, que apresentará sua proposta de um corredor para BRT equipado com ciclovia que, entre tantas áreas, inclui a Av. Agamenon Magalhães e como mediador o arquiteto e urbanista Geraldo Marinho.
O evento será realizado no cinema Apolo no bairro do Recife, no dia 11 de abril, tendo início às 19h, com entrada aberta a todos os interessados. Abriremos com um vídeo sobre os projetos de mobilidade, seguido da apresentação e discussão acerca da solução dos viadutos.
Serviço:
arqDEBATES_Mobilidade Urbana
Convidados:
César Cavalcanti
César Barros
Geraldo Marinho
11/04 (quarta-feira) às 19h
Cinema do Apolo (Bairro do Recife)
Acesso Livre
……Transporte de massa em VLT, no lado Oeste da Agamenon……
Os 4 viadutos da Agamenon fazem parte de um projeto tampão, digo, emergencial, concebido para atrair a dinheirama do PAC da Copa. Esperamos que o Governo reflita e faça uma alteração, optando por um projeto viário definitivo na Agamenon, com um transporte público eficiente, sem poluição e sem agressões à sociedade e ao meio-ambiente, formado por uma linha de VLT, de 4,2 Km, no lado Oeste desta avenida, desde o Torreão até a Estação Joana Bezerra. Propomos a construção de uma Estação Terminal de Integração VLT/ônibus no Torreão, com retorno para os ônibus provenientes da Região Metropolitana Norte. A partir desta Estação Terminal, os passageiros dos ônibus embarcarão no VLT, com a opção de desembarque e embarque em seis estações intermediárias: Santo Amaro, Espinheiro, Bandeira Filho, Joaquim Nabuco, Derby e Paissandu, fazendo integração com o Metrô, na Estação Joana Bezerra, e daí seguirem para Boa Viagem, Aeroporto, Jaboatão, Rodoviária ou para a Arena da Copa.
Esta linha VLT será expressa, sendo construídos túneis ou elevados longitudinais, conforme cada caso, em todos os cruzamentos, no lado Oeste da Agamenon. Em todas as estações intermediárias haverá passarela para os pedestres, cobrindo os dois lados da avenida.
Antes do sinal da Rua Odorico Mendes haverá sinalizações para ordenação do fluxo de veículos, de acordo com o destino de cada um: os ônibus deverão, após o sinal, entrar na Estação Terminal para o desembarque dos passageiros e espera dos passageiros que retornam pelo VLT; os carros com destino a Boa Viagem deverão pegar a faixa da esquerda para acessarem a Av. Taurino Batista, Av. dos Palmares, Av. Norte, Cais do Apolo, Av. Sul, V. das Cinco Pontas e Ponte Paulo Guerra; os veículos com destino ao Derby e imediações deverão seguir em frente pela pista local; e os carros com destino ao Arruda, Água Fria e Encruzilhada deverão entrar à direita pela Rua Odorico Mendes.
Os veículos provenientes da Av. Abdias de Carvalho com destino a Boa Viagem terão que acessar o túnel Chico Science, Av. Conde da Boa Vista, Rua do Sol, Rua Floriano Peixoto, Rua São João, Viaduto das Cinco Pontas e Ponte Paulo Guerra.
Antônio Alfredo Coelho Beviláqua
Economista