Este terminal que fica em Jaboatão dos Guararapes, receberá 11 linhas de ônibus das quais a maior parte vem da Cidade do Cabo de Santo Agostinho, estas linhas deixarão de ir ao centro do Recife possibilitando para muitos outras formas de deslocamento, como o Metrô, por exemplo, que também será integrado a este terminal. Cerca de 80% das linhas serão integradas com tarifa A, ou seja, existem algumas linhas que hoje operam com a tarifa B (R$ 3,25) e que terão suas tarifas reduzidas para o anel A (R$ 2,15), ou 49% a menos.
Porém o terminal não terá linhas para o centro do Recife como era esperado, a população terá apenas o Metrô como opção para chegar ao centro da cidade, o que pode agravar ainda mais os problemas enfrentados pelas linhas circulares que saem dos TI’s de Joana Bezerra e Recife, e a pergunta que fica no ar é, se hoje as linhas circulares com seus pequenos ônibus já não suportam tantos passageiros, será que com este aumento de demanda vai conseguir? É o chamado caos à vista.
Previsto para ser inaugurado no começo do ano, este terminal é um dos mais problemáticos para entrar em operação, pois as comunidade do Ibura não aceitam a forma de implantação deste terminal, os maiores problemas são a falta de reuniões conjuntas com o GRCT, CTTU e METROREC, orgãos envolvidos mais que diretamente para implantação deste terminal, em relação a CTTU, sistema viário precário e sem prioridades para os ônibus, usuários e lideranças reclamam do abandono da principal via da Ibura, Av. Dois Rios, com seus constantes engarrafamentos, além de uma Mascarenhas de Moraes sem Priorização para os ônibus.
Com relação ao Metrorec, nenhum representante do metrô compareceu às reuniões das comunidades junto com o GRCT, o que deixou muitas lideranças indignadas devido a fatos que poderiam ser esclarecidos pelo próprio metrô, como por exemplo a chegada de novas composições, intervalos entre outros.
Isso não muda a situação, pois as pessoas continuarao se espremendo, só que agora, no metrô, que possui poucos trens e intervalos altos.
Lendo essa notícia, já venho acompanhando e discutindo em forum que participo na net, aqueles que se dizem contra o transporte individual estariam dispostos a ir para o coletivo se hoje há gargalos e não se vê um planejamento claro para solucionar?
As linhas circulares deveriam usar veículos articulados na área do centro. O metrô, no trecho sul, já se apresenta cheio em vários horários, e com a futura entrega de dois TIs, só irá piorar já que a aquisição é divulgada até com prazo, mas não se diz a partir de quando isso ocorrerá. Para piorar, quem é do setor afirma que o trecho sul não está na capacidade plena. Isso, em outras palavras, pode ser interpretado como só vai ter novas composições quando saturar, pois há oscilações na ocupação a depender do horário (alguns com excesso de passageiros e outros perto do vazio).
O possível corredor na BR 101, para mim, é muito mais uma promessa e se sair do papel, vai levar anos para entrar em operação, pois vendo o ritmo do Leste-Oeste (só três estações em Recife, nada em Camaragibe) onde é mais uma adequação do que propriamente uma criação, imaginar um corredor que terá que alargar em alguns trechos viadutos e pistas; construir elevados longos como um projeto sugeriu; e onde há largura, criar a pista exclusiva entre as já existentes.
Por essas e outras, o governo está se queimando, pois enquanto vai entregando novos TIs que ampliam a possibilidade de destinos e reduz a quantidade de ônibus com destino ao centro melhorando o fluxo nas vias, piora uma situação já insustentável por não valorizar o que eu chamo de logística de migração – fluxo entre os diferentes modais que até então não conversam direito criando longas filas e lotação máxima já no TI.
Analogamente é como se você pegasse um trem de carga (metrô) que leva 5700 ton e chega num ponto de transbordo (TI) para carregar 100 bitrens de 57ton, só que estes não estão disponíveis na hora, sendo preciso aguardar bastante, mas se bitrens de 74ton fossem usados (ônibus articulado), cairia o tempo.
Outra, já falei aqui em outra matéria e hoje nas notícias sobre a chuva de ontem para hoje, relembro. O TI PE 15 ficou fechado porque os ônibus não conseguiram voltar devido ao alagamento muito comum no trecho onde eles passam. O BRT vem aí e não vão corrigir esse problema que poderia ter como medida, por exemplo, elevar o nível da via evitando que a água do canal ou sei lá o quê invada a pista?
É aquele negócio, não adianta prometer transporte de qualidade se as vias não são de qualidade por exemplo podendo comprometer todo o sistema.
Estranhamente, ontem, à noite, quando a chuva já estava forte e tinha umas 3 horas de duração, o cruzamento do viaduto da Caxangá estava normal, parecendo que o serviço ali feito teve êxito, mas hoje, pela manha e não chovia, congestionamento nos dois sentidos da avenida – sentido subúrbio, do viaduto chegando a Madalena, e centro, da Madalena até o Parque de Exposições, e nada do pessoal da CTTU, pelo menos do Parque até igreja do Cordeiro.
Os ônibus não sofriam, mas o individual muito, diferente da PE 15 onde todos eram prejudicados.
Participei ativamente deste processo de conquista social popular e não posso deixar de render homenagens e agradecimentos à atuação da Promotoria de Defesa da Cidadania (Ênfase no Direito do Consumidor) do MPPE em Jaboatão dos Guararapes, na pessoa do Promotor, Dr. Édipo Soares.
A comunidade está de parabéns, o Consórcio Grande Recife pela sensibilidade e disposição de rever seus critérios e estudos, a CBTU por garantir o pleno atendimento a essa nova demanda que será absorvida e a sociedade como um todo, que assistiu a um inspirador processo de mobilização comunitária, jamais visto.
Orgulhoso por ter exercido plenamente minha cidadania.
Obrigado, Tania pela divulgação e parceria!
E agradecimentos ao Clayton Leal, igualmente.
Boa notícia, exceto por um detalhe: os terminais NÃO PODEM ser inaugurados sem que o número de trens seja reforçado. Como não dá pra esperar a inauguração do VLT Cajueiro Seco/Cabo, que ao menos sejam implantados novas composições para reduzir o intervalo das viagens, que hoje supera os 10 minutos. O caos já existe nos horários de pico desde que foi inaugurada a estação Aeroporto.
A Metrorec deveria ser multada por atrasar a compra de novos trens para a Linha Sul! Afinal, esse projeto das estações integradas vem sendo executado desde 2007/08!!!
É impressionante o descaso com a população. Faz um bom tempo que está tudo pronto, mas nada funcionando! Nem a Grande Recife, nem o próprio gorveno se pronunciam! Ficamos aqui, à esmo…. Um dia, não sei quando, tenho fé que vejo isso funcionando.
QUEM NAO TEM CONDIÇAO DE TER UM CARRO SE ESPREME NO METRO PARA DAR ESPAÇO NA PISTA PARA QUEM TEM CONDIÇAO.
Fico indignado com o descaso que fazem com o Bairro de Jardim Piedade. Comunidade sofre com apenas uma opção de linha na comunidade. (JARDIM PIEDADE) atendida pela a empresa Borborema- que só leva os passageiros até o Cais de Santa Rita. Deveria ter outras linhas como: (Jardim Piedade – Conde da Boa vista com via pelo o Derby)Jardim Piedade circular TI Cajueiro Seco. Moro na proximidade do Supermercado Todo Dia e tenho que andar 25 á 30 minutos para poder pegar o metrô… Isso é muita falta de humanidade e desrespeito com o consumidor. Já para ir para Conde da Boa Vista tenho que me deslocar daqui andando até a Bernado Vieira de Melo. Fazendo uma caminhada de mais de 3km…
Em baixo de sol escaldante. Um Bairro esquecido pelo o município e pelo governo estadual.
Outra Observação era que essas “linhas se fossem criada” com exceção da Cajueiro Seco Circular,tiver-se o seu trajeto pela a ruinada, esburacada e desordenada, Avenida Canal, hoje com outro nome. A prefeitura fez uma reforma e uma pista de piche, ou melhor, de farinha.. Bastou da as primeiras chuvadas depois da inauguração que ela cedeu toda, fazendo os buracos existente nela.
Agora que uma coisa é certa; já está mais que superado a capacidade do metrô, só falta agora ficar a cara dos metrôs de São Paulo.
Fica a minha indignação e uma dica valorosa!!
TI Cajueiro Seco
Barro/Cajueiro Seco (br-101)
Cajueiro Seco/Afogados
Ponte dos Carvalhos/Cajueiro Seco
Comportas/Cajueiro Seco
Curcurana/Cajueiro Seco
Conj. Marcos Freire/Cajueiro Seco
Cajueiro Seco/Circular
Cajueiro Seco/Shopping Recife
Cajueiro Seco/Cabo(cohab)
Cajueiro Seco/Brigadeiro Ivo Borges
Cajueiro Seco/T.I. Cabo
T.I. Prazeres (Meus palpites)
Jaboatão/Prazeres
Barro/Prazeres
Muribeca Dos Guararapes/Prazeres
Prazeres/Jardim Muribeca
Prazeres/Boa Viagem
Prazeres/Cde. da Boa Vista
T.I. SANTA LUZIA (MEUS PALPITES)
VILA TAMANDARÉ/SANTA LUZIA
JD. SÃO PAULO/SANTA LUZIA
IBURA/SANTA LUZIA
VILA DOIS CARNEIROS/SANTA LUZIA
SANTA LUZIA/CDE.DA BOA VISTA
SANTA LUZIA/JIQUIA
PE-15/SANTA LUZIA
SAN MARTIN/SANTA LUZIA
SANTA LUZIA/BOA VIAGEM
SANTA LUZIA/CASA AMARELA
SANTA LUZIA/DOIS IRMÃOS
BONGI/SANTA LUZIA
Linhas Oficiais do TI Cajueiro Seco :
022 – TI Cajueiro Seco (Circular)
134 – Curcurana/TI Cajueiro Seco
137 – Comporta/TI Cajueiro Seco
139 – TI Cabo/TI Cajueiro Seco
140 – TI Cajueiro Seco (Circluar Shopping Recife)
162 – Muribeca/TI Cajueiro Seco
164 – Conjunto Marcos Freire/TI Cajueiro Seco
165 – Muribeca dos Guararapes/TI Cajueiro Seco
166 – TI Cajueiro Seco/Afogados
181 – Cabo(Cohab)/TI Cajueiro Seco
216 – TI Barro/TI Cajueiro Seco (BR-101)
Linha 161 Agora Será, 161 – BRIGADEIRO IVO BORGES/TI AEROPORTO
Melhoria significa pagar o mesmo (2,25 – a tarifa do Ponte dos Carvalhos / Prazeres sempre foi A) e pegar três conduções (ônibus-metrô-ônibus ou ônibus-ônibus) para chegar até o Shopping Guararapes? O metrô e o terminal superlotado em horário de pico não indicam melhoria alguma. Não sou contra a integração com o metrô, mas sou contra a imposição arbitrária. Que deixassem as duas opções.
Quem decidiu isso com certeza não anda de ônibus e muito menos de metrô!
Agora preciso sair de casa 00:40 minutos mais cedo…
Concordo com o “POBRE”. Quem ainda não pode ter um carro, vai se espremendo no metrô para facilitar a vida de quem tem carro.
O transporte público, tem por obrigação prestar um serviço de qualidade para que as pessoas deixem seus carros em casa e passem a andar de ônibus/ metrô.
Mas como o transporte público é um caos, o pobre continua levando “fumo” e melhoria como sempre, só para minorias de poder aquisitivo superior. É mais fácil meter o pobre numa lata de sardinha do que lhes oferecer uma alternativa com infraestrutura adequada e qualidade nos serviços. Pois é, não temos outra escolha. Seremos tangidos como animais e, tal como eles, muitos não se dão conta desta ação… Lamentável.
Certo. Fizeram o nova integração de Cajueiro Seco,Mais quem precisa do Brigadeiro Ivo bonge para se deslocar ao centro do recife pra ir á faculdade como vai se fazer?
Ele é um único meio de transporte que utilizo pra ir á escola não posso ir de metrô porque o metro é muito frio e fico com a facilidade de se resfriar.
Aguardo uma resposta?
Gestota de RH
É verdade que melhorou a vida de muita gente, pois pagará somente uma passagem e vai dar pra ir pra muitos lugares com integrações, mas e quem trabalha/estuda, será que foi pensado nisso?
Não discordo de haver uma integração com o metrô, mas só acho que deveria continuar com alguns ônibus da frota de suas linhas normais, como por ex Cabo/Cohab que há anos faz o seu destino até o Cais de Santa Rita.