Por
Tânia Passos
O sucesso do estacionamento da UFPE para a Copa das Confederações no Recife deverá ser ampliado para a Copa do Mundo de 2014. A Secopa pretende disponibilizar pelo menos cinco bolsões de estacionamento: Parqtel, UFPE, Ceasa, Parque de Exposições e ainda o estacionamento do prédio da Justiça Federal nas margens da BR-101. Juntos, os cinco bolsões disponibilizam até 12 mil vagas.
Além dos estacionamentos com ônibus direto para a Arena, o torcedor terá, em 2014, a opção dos corredores exclusivos de coletivos nos moldes do Bus Rapid Transit (BRT), ou transporte rápido por ônibus em vias segregadas e pagamento antecipado nas estações. Dos dois corredores, o Leste/Oeste terá um papel mais importante por fazer ligação com o centro do Recife e o terminal de Camaragibe. Na Copa do Mundo, o terminal de Camaragibe também poderá ser usado para acessar a Arena Pernambuco e não apenas o de Cosme e Damião.
A lição que fica da Copa das Confederações é que o metrô, mesmo sendo o modal de maior capacidade, não pode ser o único meio de acesso. Até porque o sistema não recebeu investimentos para a Copa. Fazer a complementação do acesso pelo modal rodoviário não é só uma opção, mas uma obrigação de uso, uma vez que os corredores receberam a maior fatia dos investimentos. “Nós precisamos apostar nos modais coletivos, principalmente ônibus e metrô”, ressaltou o secretário da Secopa, Ricardo Leitão.
A ideia é construir um estacionamento ao lado da Arena, com capacidade para 600 ônibus. O espaço servirá de desembarque e reembarque dos torcedores que usarem a estrutura dos bolsões. “Nós queremos oferecer várias opções para que o torcedor tenha um maior conforto, mas não significa que as 12 mil vagas serão ocupadas. No jogo do dia 19, das cinco mil vagas da UFPE só duas mil foram usadas”, disse.
Precaução nunca é demais, as imagens de um metrô superlotado e um gargalo na pequena estação Cosme e Damião não devem se repetir. Até porque na hipótese de 4 pessoas por carro, totalizariam 48 mil pessoas só dos bolsões. E se contabilizarmos o BRT, somente o corredor Leste/Oeste terá uma demanda estimada de 126 mil passageiros por dia, ou 12,6 mil por hora. Sem falar no metrô com 1,2 mil pessoas por viagem. Caso todas essas opções se confirmem, os torcedores poderão ir e voltar para a Arena como num passeio. Será? 2014 nos aguarda.
Saiba mais
Bolsões de estacionamento:
UFPE
5
mil vagas de estacionamento (estimativa de 4 pessoas por carro)
20
mil torcedores
Ceasa
2,5
mil vagas
10
mil torcedores
Parque de Exposições do Cordeiro
2
mil vagas
8
mil torcedores
Justiça Federal
500
vagas
2
mil torcedores
Parqtel
2
mil vagas
8
mil torcedores
– Os torcedores poderão deixar o carro nos
estacionamentos e seguir de ônibus
direto para a Arena pela BR-408
– Será construído um estacionamento ao lado
da Arena com capacidade para 600 ônibus
Ônibus
BRT
Leste/Oeste
obra prevista para março de 2014
126 mil pessoas é demanda estimada
Percurso:
De Camaragibe ao Derby
O torcedor poderá descer na estação Camaragibe e pegar um ônibus para a Arena
pelo ramal externo da Copa
Norte/Sul
obra prevista para dezembro de 2013
300 mil pessoas é a demanda estimada
Percurso:
De Igarassu ao terminal Joana Bezerra
O torcedor poderá pegar o BRT e integrar
com o metrô até a estação de
Camaragibe, onde pegará o ônibus circular
até a Arena
Metrô
Vai continuar a ser o principal modal de transporte. Os torcedores terão a
opção de descer na estação de Camaragibe
ou Cosme e Damião. Com os bolsões de estacionamento e o BRT, a estimativa é de desafogar o metrô.
Esta linha do BRT leste/oeste para Camaragibe será igual ao metrô que segue para Camaragibe, SUPERLOTADA. Não esquecendo de outras linhas do BRT leste/oeste como a dos terminais Caxangá, Perimetral IV e III, por falar neste último, o Perimetral III, sai ou não sai? Foi ótima a ideia dos novos estacionamentos.
Se o Leste-Oeste ficar pronto, o BRT será a segunda opção de transporte público para a Arena. Por que se ficar pronto? O Governo não fala em detalhes, mas o que a mídia diz segundo o governo é que no trecho de Camaragibe irão alargar a avenida Belmiro Correia, só que até então nada e na época da notícia, apenas 50% dos 82 imóveis a serem derrubados já tinha sido e supostamente aprovados valores indenizatórios.
Outra é que também disseram que um viaduto seria feito onde hoje há a rotatória que permite ir a Aldeia. A estação elevada do Bom Pastor tem prazo de 8 meses e é feito em parte com estrutura metálica. Se já estamos para entrar em julho nada foi feito, se de fato forem fazer, tem tudo para ultrapassar o prazo de março/2014 para entrega do corredor.
Trechos complicados do Leste-Oeste como a Rua Benfica e Praça do Derby ainda não tiveram suas estações iniciadas.
Como extensão ao Leste-Oeste, o Ramal da Copa teria três viadutos a serem erguidos na sua segunda etapa. Farão mesmo esses três elevados?
Quanto a oferta de mais vagas para carros, é bom reforçar que são apenas pontos de estocagem, pois para chegar a Arena continuará a dependência do transporte público seja metrô, seja ônibus.
Sobre o BRT vir a se integrar em Camaragibe e deste um ônibus levar até a Arena usando o ramal externo, acho essa informação questionável.
Raimundo,
O prazo é realmente muito curto. Mas a Secretaria das Cidades jura de pé junto que dará tempo. Talvez apareça depois uma justificativa de dividir a obra em várias etapas como vem ocorrendo com a Via Mangue. Quanto ao ramal da Copa, a ideia, desde o início, é de fazer essa ligação do terminal de Camaragibe com a arena complementando a viagem com ônibus circulares. mesma lógica do Cosme e Damião.Isso só não foi aplicado na Copa das Confederaçõe porque o ramal não estava pronto.
Tânia,
quando questionei a informação de a partir de Camaragibe com o Leste-Oeste e segunda parte do Ramal da Copa prontos o BRT promover migração no TI e então se chegar a Arena por ônibus circular, como foi feito provisoriamente em Cosme e Damião, mas será depois definitivo, talvez você não deve ser se atentado a um detalhe e o governo por sua vez e mais uma vez não dá informações esperadas.
Os atuais TIs do Leste_Oeste (Caxangá e Camaragibe) tem linhas de ônibus direto para o centro da capital. O TI TIP, idem. O futuro TI Santa Luzia, segundo licitação, também. Os TIs Perimetral 3 e 4, também segundo licitação, da mesma forma.
O Cosme e Damião é um TI que não se pode ser pensado como exclusivo para a Arena, pois ele deve ter linha circular para Cosme e Damião já perto da Caxangá, alguma outra interterminal, e a esperada linha direta para o centro de Recife usando a segunda etapa do Ramal da Copa que se liga ao Leste-Oeste.
Essa é uma das lógicas do SEI. Em função disto, espero ano que vem que criem uma linha BRT Cosme e Damião/Boa Vista e, talvez, outra para o Derby(Joana Bezerra), assim como há Camaragibe/Derby e Camaragibe/Boa Vista.
Essa linha ou linhas apoiariam as de Camaragibe sem forçar o usuário de Cosme e Damião que quer ir para trechos do corredor sejam forçados a pegarem o metrô ou linha interterminal para chegar em Camaragibe e deste seguir pelo corredor. Veja que hoje há linha Cosme e Damião para o centro da capital. No futuro, o usuário dela terá que ir para o TI Camaragibe a partir do seu TI em função da conversão para circular ou alimentadora da linha citada ao invés de ter uma direto para centro a partir do TI do bairro mantendo a característica do SEI(alimentador ou circular + radial com destino ao centrao da capital)?
Por isso digo que em 2014 deveriam e talvez o governo ainda não fale direito, deverá ter uma linha BRT do Leste-Oeste que irá direto para o TI Cosme e Damião e deste por circular chegar a Arena.