Mais uma etapa da construção da Passarela que ligará o Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre ao metrô e ao Terminal Integrado Aeroporto modificará, temporariamente, o tráfego local. Dessa vez serão colocados os arcos inferiores que compõem a estrutura metálica do segundo vão do equipamento. A intervenção acontecerá durante as madrugadas de 18, 19 e 20 de outubro. Tendo início às 00h da manhã e finalizando às 5h de cada dia. Os motoristas e usuários de ônibus que trafegarem pelo local neste horário precisam ficar atentos aos bloqueios.
Bloqueios: o primeiro será na Avenida Mascarenhas de Morais, no sentido Jaboatão/Recife, antes da subida do Anel Viário. Esse bloqueio indicará aos veículos, que desejam retornar para prazeres ou acessar o estacionamento do Aeroporto, para que sigam pela Avenida Mascarenhas de Morais até o retorno localizado após o viaduto Tancredo Neves. O acesso ao estacionamento do aeroporto será feito normalmente.
O segundo bloqueio será instalado no primeiro acesso ao Aeroporto para os veículos que vem do Recife sentido Jaboatão. Servirá tanto para os veículos que pretendem estacionar no Aeroporto, como uma via alternativa para os carros de passeio, veículos pesados e para as cinco linhas de ônibus bacurau que seguem pela Avenida Mascarenhas de Moraes. Para esse grupo a única alternativa será acessar o aeroporto pelo piso térreo da pista de desembarque, saindo por traz da Praça Ministro Salgado Filho e por fim voltar para a Avenida Mascarenhas de Moraes.
O terceiro ponto de bloqueio será logo após a saída do estacionamento. Os veículos deverão fazer o mesmo percurso e pegar a Mascarenhas de Moraes após a Praça, no sentido Recife/Jaboatão.
Usuários de ônibus: Para os usuários de ônibus, apenas a parada localizada em frente à Praça Ministro Salgado Filho será desativada neste horário. Como alternativa, os usuários deverão utilizar a parada provisória localizada em frente ao antigo Terminal de Passageiros do Aeroporto.
Após essa etapa concluída, deverão ser instalados os arcos nos demais módulos. Em seguida será a vez da instalação da esteira rolante e por fim o fechamento do equipamento. A Passarela será entregue à população em dezembro deste ano, permitindo, a quem desembarca no aeroporto, o acesso direto ao ônibus e ao metrô.
Passarela – orçada em R$ 23 milhões, a passarela tem início no Aeroporto, na frente do portão B6 (embarque), passa pela Avenida Mascarenhas de Moraes, segue pela Avenida Barão de Souza Leão, e entra na rua do colégio Maria Tereza, até o acesso ao Terminal Integrado do Aeroporto e à Estação do Metrô. Ao todo serão 461,27m de comprimento, com 9,60m de largura e 15,5m de altura. O equipamento oferecerá esteira rolante, elevador, escada, sala de administração e sala para serviços de manutenção. Além de coberta com telhado de aço e ventilação natural.
Demanda ônibus:
Local: Parada na Praça Ministro Salgado Filho S/ nº, Imbiribeira.
Número da Parada a ser desativada: Parada nº 020018
Esta parada está localizada na frente da pracinha Ministro Salgado Filho
Das 00h às 05h passam:
05 linhas bacurau;
05 ônibus; e
1.115 passageiros/dia
Linhas:
184 Cabo (Bacurau)
172 Conj. Marcos Freire (Bacurau)
154 Jordão (Bacurau)
170 Muribeca dos Guararapes (Bacurau)
036 Aeroporto (Bacurau)
Paradas provisórias: Essa parada utilizará as paradas de número 020019 e 020020 que ficam atrás da pracinha, em frente ao aeroporto velho.
Nessas paradas passam os ônibus: Opcional Aeroporto e intermunicipal.
Fonte: Secretaria das Cidades
Passarela que era prioridade para a Copa das Confederações, deixou de ser e foi prometida para setembro ou outubro, agora ficará pronta em dezembro. Será?
Falar em prazos, essa semana fui ao TI PE-15 pela Agamenon e vi o vão há existe na Pan Nordestina até o trecho que começa o corredor exclusivo recuperado e readequado ao BRT.
A promessa da primeira etapa do corredor Norte-Centro ficar pronta no primeiro trimestre de 2014 considero uma aposta, pois ainda faltam fazer estações entre o trecho do corredor exclusivo já existente até a rotatória da Av. Presidente Kennedy, além da criação da faixa exclusiva neste trecho com recuparação do pavimento.
O viaduto da Kennedy até a Av. Cruz Cabugá, acredito que farão intervenções em canteiros centrais e, claro, a criação da faixa exclusiva no começo da Agamenon, ou o BRT irá transitar em tráfego misto entre o Tacaruna e o parque?
Cadê as estações BRT na área central de Recife? Não adianta dizer que elas podem ser feitas em três meses se no Leste-Oeste há estação com quase dois anos sem ser finalizada e a modelo próxima ao Extra Supermercado, que começou depois e ficou pronta mais rapidamente, porém superior a três meses, ainda está em ajustes devido ao problema do alinhamento das portas percebido ao colocarem um ônibus modelo BRT de teste.
Ah! Quase esqueci. O Governo disse que a aquisição dos ônibus BRT podem demandar seis meses e até então não saiu ainda resultado final da licitação com a empresa vencedora e veículo a ser adquirido, bem como se serão entregues na promessa dos corredores. Algumas empresas da RMR avaliaram por conta própria modelos BRT nos conjuntos Marcopolo/MB chassi, Caio/VW chassi, e Comil/Scania chassi.
O Governo irá mesmo comprar os veículos BRT que tende a ser da Mascarello que venceu vários lances em ranking ou está pensando duas vezes deixando atual operadora (CRT) e vencedoras de alguns lotes com BRT fazerem suas aquisições de forma independente?
Pois é Raimundo,e o secretario garantiu que tudo vai estar pronto até Março de 2014!!! Eu acho que ele também acredita em cuca,saci-pereré,e papai noel ….. E ainda disse na reportagem anterior,que tudo está no cronograma do Governo!!! Ou ele vai fazer num passe de magica,ou vai ser comprovado o que já está comprovado,tudo isso é manobra politica(como sempre),pode-se fazer o mais rápido possível e realmente acabar à tempo,mas em ano de eleição,tudo pode não é?? E o que eu acho mais estranho,é que no corredor Norte/Sul,quando chega ali perto do quartel,acaba-se tanto pra que vem do Recife,quanto pra quem saí,destino a Paulista,o corredor simplesmente acaba naquele ponto em frente ao Atacadão,e aí?? Vai se misturar no transito de carro particular é??? Se o forte do BRT e corredores exclusivos de ônibus é a velocidade de percurso??? kkkkkkkkkkkkk vamos ver no que vai dar…
Wilson,
pois é, só acreditando em mágica. A situação que você levantou do BRT vir a usar tráfego misto é possível, visto que tal medida é considerada no BRT do Leste-Oeste, na Av. Conde da Boa Vista.
Agora, nesse envolvimento de ônibus e tráfego misto, o Governo pretende transferir as linhas convencionais na Av. Conde da Boa Vista para as vias paralelas afim de deixar somente o BRT nela. Beleza!
Todavia, como ficará o tráfego misto na Rua Benfica com a implantação de uma estação BRT, a via só tem quatro faixas sendo três centro e uma subúrbio?
O pior ponto desta rua é no trecho da praça que não tem estrangula as faixas nas curvas, sobretudo na circulação de ônibus articulados que invadem as faixas ao lado. Pelo que já vi numa versão do projeto, a ponte que comunica Derby com Madalena pela Rua Benfica só teria uma faixa de tráfego misto para cada sentido, pois duas seriam exclusivas para o BRT. Se hoje já é um problema para quem vai a Olinda ou Boa Viagem usando a Benfica, pois fica retido na ponte no trecho de conversão a direita ao lado da praça, num futuro próximo acredito que forçarão aquele que vem da Caxangá ao entrarem da Benfica continuar pela Abdias e Paissandu até acessar a Agamenon, só que é outro trecho ruim.
Isso para não deixar o BRT em tráfego misto, mas irá complicar bastante a vida do usuário de automóvel.
Até agora não vi ou ouvi ninguém comentando oficialmente o que será feito sobre a circulação na Rua Benfica na presença do BRT.
Obra da passarela do aeroporto interditará parte da Avenida Mascarenhas de Morais
Postado em: outubro 17, 2013 por: Tania —
Obra da passarela do aeroporto interditará parte da Avenida Mascarenhas de Morais
Postado em: outubro 17, 2013 por: Tania
Hoje 11:46 – 12:46DF
Mais um elefante-branco aqui no Recife, haja vista que quem usa o aeroporto são pessoas que já tem o seu carro particular ou se utiliza de táxi para sua locomoção.
Não vou deixar de usarem carros e táxis, para pegar metrô, depois ônibus para sua locomoção com suas bagagens.