A partir da próxima segunda-feira (13), a Avenida Mascarenhas de Morais ganhará um corredor exclusivo para transporte público. Com sete quilômetros de extensão, inicialmente a Faixa Azul, como foi batizada, será instalada apenas no sentido cidade/subúrbio. A segunda via exclusiva instalada na capital funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. A ação faz parte das estratégias de melhoria de tráfego da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
A Faixa Azul vai da Rua Júlio Verne até a Rua Arthur Lopes. Diariamente, são transportadas cerca de 60 mil passageiros através das 11 linhas de ônibus que trafegam na via (no sentido da implantação). São 1.151 viagens de transporte coletivo por dia. Foram gastos cerca de R$ 160 mil com a sinalização horizontal e vertical nesse trecho. A expectativa é que, até o final deste mês, seja implantado também o trecho da Avenida Marechal Mascarenhas de Morais que fica no sentido subúrbio/cidade.
Projeto
Este é o segundo de seis corredores que receberão a iniciativa até junho de 2014. A primeira via a receber o projeto foi a Rua Cosme Viana, em Afogados, no dia 16 de dezembro. Ao final das implantações, serão cerca de 60 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público. Atualmente, existem 7,6 quilômetros de corredor exclusivo no Recife.
A princípio, a fiscalização será realizada pelos agentes de trânsito da CTTU. Posteriormente, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir a invasão de automóveis no corredor. A licitação para a aquisição das 406 câmeras responsáveis por fiscalizar os 60 quilômetros de Faixa Azul será realizada em fevereiro.
Multa
O veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve – 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação). Além dos ônibus, também vão ter acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.
Vias que ainda receberão a Faixa Azul:
– Avenida Recife
– Avenida Beberibe
– Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
– Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
– Avenida Herculano Bandeira
– Avenida Conselheiro Aguiar
– Avenida Antônio de Gois
– Rua Cônego Barata
– Estrada dos Remédios
– Avenida Visconde de Albuquerque
– Estrada Velha de Água Fria
No começo,a fiscalização vai ser pelos Guardas da CTTU ???? Então deu no mesmo,ou seja,fiscalização zero!!!
Os ônibus também deveriam ser obrigados a permanecer apenas nessa faixa azul. Essa mania de sair da faixa pra cortar ônibus parado para, logo em seguida, voltar à faixa da direita tumultua o trânsito já caótico.
Cada um na sua faixa.
Discordo da Grande Recife Transporte, da CTTU, da Secretária de Mobilidade Urbana da Cidade do Recife e daqueles que defendem faixa exclusiva de ônibus no lado direito da Via. Façamos as contas na Mascarenhas de Moraes deixaram de circular mais de dez linhas ônibus, na Cosme Viana só ha engafamento por causa da falta de sincronimos dos semáforos e uma estação de ônibus construida ao lado do da estação Largo da Paz e ainda da desorganização da Feira de Afogados. Vamos a legislação de Trânsito, a prefeitura esqueceu da circulação dos ciclista e é dever dela promover a segurança dos Ciclistas; O art. 219 cita que a faixa da direita é a única em que um veículo pode transitar com menos de 50% da velocidade da Via. O municipio pode fazer modificações no transito, mais não pode ir de encontro a constituição e nem tão pouco a uma Lei Federal. E pergunto como Ciclista, Motorista e Usuário de Ônibus cadê o meu direito de Ir e Vir que a constituição diz que é garantido; Porque até que me prove o contrário o Prefeito Geraldo Júlio bem como seu Secretario de Mobilidade Urbana não respeitaram. A faixa exclusiva de ônibus nada mais é que uma fonte de renda para a Prefeitura através da indústria da multa.