Ainda não será dessa vez que a Avenida Norte vai ter o seu cenário modificado. As obras para implantação do projeto do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), previsto para o segundo semestre de 2014, não têm mais prazo para começar. Mas ainda há uma expectativa da Prefeitura do Recife de que os recursos na ordem de R$ 1,6 bilhão sejam liberados antes do fim do atual exercício. Essa não é a primeira vez que a mais importante via de ligação da Zona Norte com a área central do Recife tem projetos cancelados, modificados ou inconclusos.
Em 2008, o projeto de “requalificação” da Avenida Norte consumiu R$ 6 milhões e atendeu um trecho de apenas 1,4 quilômetros dos 8,6 km de toda a via. Passados seis anos, a reforma não parece ter surtido os efeitos prometidos. As calçadas, mesmo tendo sido refeitas, em geral, são ocupadas de forma irregular. A ciclovia também cede espaço para estacionamentos. Num espaço ainda sem lei, pedestres e ciclistas não se entendem quanto às áreas destinadas a cada um. As intervenções foram feitas entre a Ponte do Limoeiro e o viaduto que corta a Agamenon Magalhães. Os 7,2 km restantes não receberam nenhum outro tipo de intervenção.
Em 2011, um outro projeto renovou as expectativas para melhoria do tráfego na via. O governo do estado apresentou o projeto para instalação de um corredor de transporte nos moldes do BRT. Mas, ele acabou ficando de fora dos projetos aprovados no Pac Copa e Pac Mobilidade. Em 2013, a Prefeitura do Recife apresentou a proposta de um VLT como novo modal de transporte de massa para a Avenida Norte. “É um novo conceito de uso para a via que tem a proposta não apenas de um modal de transporte, mas de integração com o espaço urbano”, ressaltou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Recife, Antônio Alexandre.
O projeto tem proposta para três ramais: Norte, Sul e área central. A primeira aposta é o do ramal Norte, que compreende 17 estações entre o Terminal Integrado da Macaxeira até o TI Joana Bezerra, totalizando 13,5 km. A expectativa de demanda é de 210 mil passageiros por dia. O corredor do VLT vai seguir pelo canteiro central da Av. Norte passando pela Av. Cais do Apolo, Ponte Giratória, Av. Sul e TI Joana Bezerra. O projeto prevê ainda drenagem, embutimento dos fios, ciclovia e melhoria das calçadas.
Via sofrerá alterações
Assim como as avenidas Conde da Boa e Caxangá estão sofrendo modificações em projetos já implementados em razão das obras do corredor Leste/Oeste, o mesmo ocorrerá com a Avenida Norte. A mudança de modal para a via proposta pela Prefeitura do Recife muda o conceito de uso. De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Recife, Antônio Alexandre, o trecho de 1,4 km que foi requalificado em 2008 vai sofrer alteração com o desenho do novo modal. “É uma nova configuração, mas há como aproveitar alguns espaços onde a calha da via foi alargada para a implantação das baias, que podem ter novo uso, seja para calçadão ou espaços de convivência”, apontou o secretário.
O novo projeto que ainda depende de estudos para elaboração do projeto executivo também deve tirar definitivamente o gelo baiano da área central da via e também do canteiro em forma de muro construído no trecho de 1,4km. “Vamos trabalhar uma solução mais adequada para facilitar a travessia do pedestre que hoje usa o gelo baiano como espaço de proteção nas travessias”, explicou Antônio Alexandre. Ainda segundo o secretário, o novo desenho não irá exigir a mesma quantidade de desapropriação do projeto anterior que abria espaço com as baias para as paradas de ônibus.
Eu quero novidade. Projeto de navegabilidade parado há meses. Alargamento da Avenida Caxangá perto das estações interrompido. Poucos trabalhadores nos TIs deste corredor em obras atrasadas com promessa da promessa da promessa para novembro deste ano. Estações provisórias na Av. Cde. da Boa Vista com obras em ritmo pra lá de lento, pois como fazem no resto do corredor, iniciam parte da estrutura e ao invés de irem até o fim, pulam para outro ponto e assim sucessivamente. Quem hoje vê o trecho, observa estações em estágio mais adiantado e outras muita atrasadas. BRT, ramal Agamenon, também na promessa.
O VLT da Av. Norte talvez começar este ano é ser bem otimista, pois até o candidato Paulo promete concluir o que em alguns casos já deveriam ter concluído antes da copa, isso numa gestão dita eficiente. Se várias vezes prazos não foram cumpridos, não sei o que é eficiência, pois nota-se para algumas obras falhas desde do projeto ou falta de maior fiscalização quanto a forma como as empresas que executam.
Numa matéria que vi, deu a entende que o candidato a governo estadual mudaria a concepção de VLT para BRT na Av. Norte, e como este corredor nem projeto tem, pois só fizeram proposta para aproveitar recursos para mobilidade sobre trilhos, de uma hora para outra mudar o modal não seria estranho.
que governinho do terceiro mundo. tem medo de ser exemplo no brasil.
undo,ainda vai ter estudo,depois o projeto,daqui uns 15 anos,e olhe lá,talvez saia do papel!!! Deveriam ter vergonha na cara,dizer que uma obra vai ser concluída,depois vem na maior cara de pau,dando outro prazo,e assim vai,empurrando com a barriga…. Mas,vergonha na cara,é uma coisa que esses senhores parecem não conhecer,pois não tem! O Governo jura de pés juntos,que vai entregar(outra vez),os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste 100% prontos e operantes,até o final de Dezembro,será???
E o projeto de navegação do Rio Capibaribe, quando ficará pronto? talvez nunca.