A malha viária de Pernambuco corresponde a 9.978,3 kms de rodovias e mais 2.503,4 kms das federais que cortam o estado. O plano de mobilidade, anunciado pela Secretaria de Transportes do estado, aponta cinco linhas de ação para reverter o atual quadro. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), apenas 20,60% das estradas são consideradas em bom estado e 44,60% regular e 30,10% entre péssimo e ruim. Os investimentos orçados em R$ 2,42 bilhões têm prazo de implantaçãode até dois anos.
O plano de mobilidade está estruturado em cinco eixos:
1- Conservação – R$ 58 milhões -(serão aplicados em 82 -PE’s – ou 2.729 kms)
2- Restauração – R$ 560 milhões – (em 35-PE’s – 1.225,30 kms)
3- Implantação – R$ 424 milhões ( e implantação de 400 kms de rodovias)
4- Duplicação – R$ 957 milhões (em 3 BR’s,(totalizando 138,5 kms)
5- Requalificação – R$ 43 milhões (16,6 kms)
O diagnóstico elaborado pela Secretaria de Transportes também aponta dados curiosos: das 142 rodovias estaduais estão pavimentadas 4.897,3 kms e 2.900 kms estão em leito natural e outros 2.181 kms estão com a terraplanagem pronta. Ou seja, mais de 50% das rodovias do estado não têm nenhum tipo de pavimento.
Gostaria que o Dr. Eduardo Campos nesta nova investida em mobilidade, olhasse com bastante carinho, a situação da BR-101, no trecho entre Palmares e a divisa com o estado de Alagoas, onde a estrada simplesmente deixou de existir. Entendo até, que por ser uma rodovia federal, o governo do estado pode alegar não ser de sua responsabilidade o trecho em questão, pórem, como a duplicação encontra-se parada há vários meses,e não se vê viva alma na obra, resta a nós usuários semanais, (que é o meu caso)ficar ao Deus dará.Tenha consciência governador. Esta é uma das portas de entrada mais importante do nosso estado. Aguardo comentários.
Marcos,
Você tem todo o direito de esperar dias melhores. Não sei se o trecho que você menciona está contemplado, mas vou procurar saber e lhe informo. Obrigada.