Para garantir o conforto de pedestres é fundamental deixar o piso de acordo, afinal enquanto um buraco na rua pode danificar uma suspensão, ou estragar a roda de um carro, uma calçada danificada pode levar alguém ao hospital.
Na transição para o planejamento humano em prol das pessoas, algumas adaptações estão sendo feitas. A que certamente nos é mais agradável são os calceteiros cariocas. No árduo trabalho de manter a beleza do piso tradicional, eles contam com a ajuda de um triciclo, como mostra o flagrante acima.
Contra a areia da praia que chega às ciclovias na orla, a solução é um veículo (motorizado) para varrer as pistas e garantir a circulação segura e limpa dos ciclistas. Claro que uma solução mais simples e barata também seria possível. Mas um veículo exclusivo para limpar as ciclovias, e que custa caro, é certamente um sinal de valorização da bicicleta e do ciclista, merecedor de tratamento especial.
Já uma solução de muito boa vontade, mas que não é agradável ao ciclista, é o caminhão pipa que limpa a ciclofaixa, nesse flagrante do amigo Reginaldo Paiva. Quem coordena a limpeza da ciclofaixa dessa maneira certamente não soube medir as consequências da água molhada na bicicleta e no ciclista, além é claro do desconforto de compartilhar a pista com um caminhão.
Na escala evolutiva das boas idéias em prol da circulação de pessoas, fica clara a necessidade de inventividade e de novos rumos possíveis na operação e gerenciamento de nossas cidades. Beleza, simplicidade e funcionalidade juntos, sempre.
Fonte: Blog Transporte Ativo
É inconcebível a implantaçao de novo formato para transporte público via onibus como se inicia pela Av. Caxanga. O problema é que estamos 100% mal atendidos por onibus e nao será com melhoria de 20 ou 30% neste serviço que irá atender a demanda da populaçao. Porque nao usar um VLT suspenço através das avenidas / corredores de transito do Recife que por viagem eu lí que suporta até 600 passageiros? Lembrar também, melhoria do ar que respiramos e deixando essas avenidas livres da disputa por espaço com os ônibus.
Essa é a pergunta. Porque nao fazem transporte VLT suspenso sobre as vias? Simples, eficaz, barato e definitivo.
Alguns empresários e políticos impedem a implatação de VLT e detrimento do sofrimento da população. Essa é a resposta.