Um carro para evitar congestionamento. Também quero!

 

 

A Honda está desenvolvendo uma nova tecnologia que detecta a potencial formação de congestionamentos no trânsito, em função dos padrões de aceleração e travagem dos veículos em situações de engarrafamento.

Desenvolvida pela montadora em colaboração com o Centro para Pesquisa Avançada de Ciência e Tecnologia da Universidade de Tóquio, no Japão, esta nova tecnologia consiste na utilização de radares para detectar o congestionamento potencial da via e no monitoramento dos padrões de aceleração e travagem do veículo.

Se detectar que esse padrão pode causar um engarrafamento, o sistema informa o condutor e aconselha-o a adotar uma condução mais calma e suave, o que deverá provocar um efeito de onda, alastrando esse comportamento aos demais motoristas.

De acordo com os responsáveis pela marca japonesa, o efeito pode ser maximizado através da ligação dos veículos à Internet, para que informações semelhantes sejam transmitidas a vários condutores, criando um padrão uniforme no trânsito.

Testes preliminares promovidos pela Honda apontam para um aumento de 23% na velocidade média e uma economia de cerca de 8% no consumo de combustível. Os primeiros testes em rodovias vão ocorrer, nos próximos meses, na Itália e Indonésia.

Fonte: Portal do Trânsito

 

One Reply to “Um carro para evitar congestionamento. Também quero!”

  1. Lendo essa notícia, me recordei que ela tenta fazer o que uma boa conduta de dirigir um automóvel por todos geraria. Assim, apela para a tecnologia afim de mudar péssimos hábitos.
    Se recomenda numa condução econômica acelerar e desalerar aos poucos trocando as marchas a medida que o veículo vai embalando exigindo mesmo esforço e nas freadas aproveitando o freio motor que reduz o consumo. Essa medida seguida da boa observação do fluxo a frente bem como a indicação dos sinais que hoje podem ilustrar quanto tempo ficarão abertos ou fechados, você é capaz de ditar uma boa fluidez, pois é melhor ter vários carros se deslocando devagar sem causar retenção a ficar correndo e depois freando criando uma onda de anda e para. Agora, para que isso funcione, é preciso que haja sincronismo de sinais bem como esses também detectem a criação de congestionamentos para alterar os tempos de abertura/fechamento.
    Em certos locais, o comportamento da pessoa ajuda a minimizar engarrefamentos, mas a tecnologia pode ajudar.
    No caso da Honda, ela quer recuperar a responsabilidade que cabe ao contudor.