Tânia Passos
Coluna Mobilidade Urbana – publicada na edição impressa do Diario de Pernambuco – dia 16.04.12
A era do automóvel se instalou no Brasil a partir do governo de Juscelino Kubitschek, que estimulou a indústria automobilística. Meio século já se passou e a cultura do automóvel está mais do que impregnada.
O efeito cascata se dá, até hoje, em todos os investimentos voltados para atender essa demanda. Agora, uma nova lógica começa a ser invertida com a Lei Federal de Mobilidade Urbana nº 12.587/12, que entrou em vigor no último dia 13. Pela primeira vez, se institui diretrizes para priorizar os meios de transporte não motorizados e o transporte público de massa. Coerente no dirscurso, a lei ainda é difícil de ser instituída na prática.
É claro que não será de uma hora para outra. Mas a verdade é que não temos tempo para esperar meio século, até que uma nova cultura se instale. A própria imobilidade não permite mais isso. A questão é se haverá planejamento para mudar essa lógica ou se iremos esperar o total estrangulamento do sistema de circulação.
O tema é tão urgente que os municípios, a partir de 20 mil habitantes, terão que elaborar seus planos de mobilidade para direcionar a forma do crescimento da cidade. O prazo é de três anos. Ou seja, até 2015. Quem fizer isso, já estará muito à frente das cidades que não se prepararem. Para o Recife, o Plano de Mobilidade, que se encontra na Câmara Municipal para ser votado, desde fevereiro de 2011, oferece diretrizes para os próximos 20 anos.
A maior crítica ao plano é justamente a urgência que se tem para hoje, mas pelo menos já existe um plano. A decisão de torná-lo real, depende também de nós. Lá no plano, sairíamos dos atuais 20 quilômetros de ciclovia para 400 km. Seria, ou melhor será, uma nova inversão da ordem. E que venha logo!
Tânia,
Bom dia e obrigado pelas informações do Blog.
Poderias publicar um post com as diretrizes e/ou cópia do plano de mobilidade que se encontra em votação na câmara dos vereadores?
Abs
João, você pode acessar o plano de mobilidade da Prefeitura do Recife por este link
http://www.recife.pe.gov.br/PlanMOB_diagnostico.pdf
Tânia,
Obrigado pelo link. Já salvei aqui no meu computador. Entretanto, poderias editar um post com os principais pontos (só os mais importantes e impactantes, de preferência com figuras e imagens) deste plano de mobilidade?
Assim fica mais fácil de difundir (entre a população) o que está sendo planejado para nossa cidade pelos próximos anos e facilita a cobrança da população para os nossos representantes.
Abs,
Acho boa a sua sugestão. Não estou com tempo agora, mas é uma boa ideia.
Só basóvia, de um lado NÃO existe transporte público e de outro o governo insentiva a desova de veiculos. Se o povinho que habita essa terra tivesse hombridade dava um basta e não cmprava mais carros, mas pra isso é preciso ter um povo instruido o que está muito longe nessa colonia.
Sem falar que a maioria das cidades não tem condições de uso de bicicletas, pois não são planas. Outro fator é a letargia em incentivar a produção de veiculos eletricos ao invés de incentivar a industria atual com motores a combustão, até um bicicleta ecologica custa 4 vezes mais que uma tradicional.