Uma nova ordem na mobilidade

Tânia Passos

Coluna Mobilidade Urbana – publicada na edição impressa do Diario de Pernambuco – dia 16.04.12

A era do automóvel se instalou no Brasil a partir do governo de Juscelino Kubitschek, que estimulou a indústria automobilística. Meio século já se passou e a cultura do automóvel está mais do que impregnada.

O efeito cascata se dá, até hoje, em todos os investimentos voltados para atender essa demanda. Agora, uma nova lógica começa a ser invertida com a Lei Federal de Mobilidade Urbana nº 12.587/12, que entrou em vigor no último dia 13. Pela primeira vez, se institui diretrizes para priorizar os meios de transporte não motorizados e o transporte público de massa. Coerente no dirscurso, a lei ainda é difícil de ser instituída na prática.

É claro que não será de uma hora para outra. Mas a verdade é que não temos tempo para esperar meio século, até que uma nova cultura se instale. A própria imobilidade não permite mais isso. A questão é se haverá planejamento para mudar essa lógica ou se iremos esperar o total estrangulamento do sistema de circulação.

O tema é tão urgente que os municípios, a partir de 20 mil habitantes, terão que elaborar seus planos de mobilidade para direcionar a forma do crescimento da cidade. O prazo é de três anos. Ou seja, até 2015. Quem fizer isso, já estará muito à frente das cidades que não se prepararem. Para o Recife, o Plano de Mobilidade, que se encontra na Câmara Municipal para ser votado, desde fevereiro de 2011, oferece diretrizes para os próximos 20 anos.

A maior crítica ao plano é justamente a urgência que se tem para hoje, mas pelo menos já existe um plano. A decisão de torná-lo real, depende também de nós. Lá no plano, sairíamos dos atuais 20 quilômetros de ciclovia para 400 km. Seria, ou melhor será, uma nova inversão da ordem. E que venha logo!

5 Replies to “Uma nova ordem na mobilidade”

  1. Tânia,
    Bom dia e obrigado pelas informações do Blog.
    Poderias publicar um post com as diretrizes e/ou cópia do plano de mobilidade que se encontra em votação na câmara dos vereadores?
    Abs

  2. Tânia,

    Obrigado pelo link. Já salvei aqui no meu computador. Entretanto, poderias editar um post com os principais pontos (só os mais importantes e impactantes, de preferência com figuras e imagens) deste plano de mobilidade?
    Assim fica mais fácil de difundir (entre a população) o que está sendo planejado para nossa cidade pelos próximos anos e facilita a cobrança da população para os nossos representantes.

    Abs,

  3. Só basóvia, de um lado NÃO existe transporte público e de outro o governo insentiva a desova de veiculos. Se o povinho que habita essa terra tivesse hombridade dava um basta e não cmprava mais carros, mas pra isso é preciso ter um povo instruido o que está muito longe nessa colonia.

    Sem falar que a maioria das cidades não tem condições de uso de bicicletas, pois não são planas. Outro fator é a letargia em incentivar a produção de veiculos eletricos ao invés de incentivar a industria atual com motores a combustão, até um bicicleta ecologica custa 4 vezes mais que uma tradicional.