A ideia está se expandindo e seguindo os exemplos de São Paulo, Rio de Janeiro, Sorocaba e várias outras cidades do mundo, a cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, também vai implementar um sistema de aluguel de bicicletas.
Segundo informações da Prefeitura, os cidadãos poderão alugar bicicletas em 30 pontos da cidade e o sistema entre em funcionamento no segundo semestre deste ano. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, informou que o aluguel será de baixo custo. “O valor do aluguel será simbólico, uma vez que teremos parceiros patrocinando a iniciativa. O objetivo é tornar a bicicleta acessível ao cidadão”, explicou Cappellari.
O sistema será parecido com os que já existem em São Paulo e Rio. Será possível pegar a bicicleta em uma estação e deixá-la em outra, e a liberação das bikes será feita por meio do telefone celular.
O projeto de aluguel de bicicletas, segundo a Prefeitura, é parte da iniciativa que prevê a construção de 50 km de ciclovias na capital gaúcha até 2014, ano em que a cidade receberá jogos da Copa do Mundo.
Ótima iniciativa, não? Com esses exemplos, torcemos para que outras capitais do Brasil adotem o sistema de compartilhamento de bicicletas.
Fonte: Eu Vou de Bike
O aumento da quantidade de bicicletas nas ruas aumenta a segurança dos ciclistas e acostuma o motorista-selvagem com a presença da bicicleta. O aumento da quantidade de bicicletas pode, também, induzir a Administração Pública a executar as ciclovias necessárias. O que surgiu primeiro: o sagrado-automóvel ou as belas rodovias? O automóvel surgiu antes que as vias estivessem preparadas para este predador. Motoristas-selvagens deveriam ser eudcados para aprender que mais bicicletas nas ruas e mais pedestres nas calçadas significam menos automóveis-sagrados nas vias.