Por
Tânia Passos
A segunda mulher que irá assumir o comando da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), apartir de janeiro de 2013, Taciana Ferreira, tem um perfil um pouco diferente da sua antecessora, Maria de Pompéia, formada em engenharia elétrica e funcionária de carreira da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Sem experiência na área de trânsito, Pompéia se esforçou para dar conta de um problema muito maior do que a estrutura técnica que ela dispunha. Mas conseguiu avanços importantes como a eliminação dos famosos giros à esquerda, em alguns pontos da cidade, a exemplo da Ponte do Limoeiro, avenidas Mascarenhas de Moraes e Agamenon Magalhães. Touxe também muita insatisfação com a implantação do binário Parnamirim, mas acertou com a criação de uma ciclovia no local. Também foi ideia de Pompéia as baterias como energia alternativa dos semáforos, iniciativa, aliás, copiada pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET).
A nova gestora Taciana Ferreira, formada em engenharia de trânsito e funcionária de carreira da própria CTTU, traz um volume maior de experiência no setor. Acumulou também experiência no Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP), onde por quatro anos, atuou na diretoria de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. À frente da CTTU, ela terá o desafio de fazer andar uma cidade com uma frota de mais de 600 mil veículos registrados na capital, sem falar a frota circulante, que pode chegar a um milhão de veículos, praticamente metade de toda a frota do estado.
Uma das grandes expectativas é que Taciana consiga fazer o que Pompéia não conseguiu na engenharia de tráfego da cidade. Mais do que ter agentes de trânsito monitorando quem fez conversão errada, não quitou o IPVA ou dirigiu falando ao celular é que eles tenham a percepção de circulação da cidade como um todo e não apenas nos cruzamentos. Melhorar a engenharia de tráfego é enxergar, sobretudo, o que se passa no trânsito da cidade. Não bastam ter câmeras que registrem o trânsito nas lombadas eletrônicas, onde as pessoas costumam respeitar os limites de velocidade, mas sim nos pontos de conflito.
Mais do que ter agentes de trânsito repetindo o trabalho dos semáforos, melhor seria se eles estivessem em pontos estratégicos equipados com binóculos, rádio ou celular repassando informação dos lugares onde o trânsito travou, seja por um carro estacionando em um local indevido, um buraco atrapalhando o fluxo ou um acidente. O maior objetivo da engenharia de tráfego é identificar os problemas de retenção e resolvê-los o mais rápido possível em qualquer ponto da cidade, mas para isso vai precisar de respaldo do gestor público para renovar a infraestrutura técnica e operacional. Quem sabe, possamos ver a descentralização dos serviços e uma cobertura nos quatro cantos da cidade. Será que a CTTU, enfim, mudará?
Fonte: Diario de Pernambuco
Será que ela terá tanta autonomia assim? Em fóruns e comentários sobre essa mudança, vejo coisas como se ela no Grande Recife não atendeu os inúmeros anseios da população com coisas até fáceis de serem feitas, talvez porque ali quem realmente dita são as empresas do setor, logo a opinião deles também pesa, na CTTU existe um outro freio que se chama orçamento. Claro que se pode fazer muito com a estrutura disponível do tipo a quantidade crescente de câmeras de monitoramento, maior comunicação com a SDS que também tem outras, coisas como as do texto que permite maior comunicação entre aqueles que estão na via atuando mais diretamente, mas se depender de mudanças mais relevantes como aberturas de vias, inversões, etc, tem um custo e isso pode ser um grande limitador. Aliás, será cumprida a agenda de mudanças 2012/2013 deixada pela dona Pompéia que prever, por exemplo, abertura de via para criação de giro de quadra na divisa do Cordeiro com San Martin?
Outra, não basta apenas uma boa gestão do trânsito, mas obras na gaveta do governo que já deveriam ter saído do papel que encurtariam a comunicação entre bairros desafogando grandes vias como a ponte entre Estância e Imbiribeira (perto da Lagoa do Araçá) reduziria o tráfego da Av. Recife e também seria útil para o transporte público por permitir ter outras rotas ou facilitar o emprego de corredores de transporte público. Não que necessariamente fazer como o governo municipal juntamento com o estadual criar enormes vias como Via Mangue só para o pessoal da zona não ser forçado a deixar o seu carro para viabilizar corredor de ônibus na avenida principal, mas aumentar a comunicação entre os bairros, ordenar as áreas de estacionamento como a criticada Rua Gomes Taborba, ontem e hoje com um belo congestionamento, entre outras coias.
Espero que ela faça melhor já que tem conhecimento de causa, mas ela vai depender de outros para as coisas mais relevantes, para variar, sairem do papel.
bons questionamentos , na cttu Falta quase tudo , talões eletrônicos para todos os agentes , um número maior de agentes afinal 500 agentes para um milhão de veículos e 1,7 milhões de pessoas ,afinal nem só de carros se faz o trânsito,mudanças na SErttel ,empresa que faz a manutenção dos semáforos,hoje falta agilidade e automaticamente eficiência, guinchos,a cttu dispoé no máximo de 04 para todo o Recife,agilidade na reposição e colocamento de sinalização…aumento do número de sensores aonde os motoristas mal educados fecham cruzamento e acham que a cidade tem que parar por causa deles, maior fiscalização da policia militar de pernambuco e da dircon apreendendo cavaletes ,cones e tudo que é utilizado por flanelinhas para lotear a cidade , repressão aonde a população é conivente com este tipo de prática que desrespeita a constituição. quanto a gestora da CTTU ela conhece todo a problemática do trânsito da capital pernambucana , se a gestão ajuda-la e permitir que faça intervenções a coisa pode melhorar ,mas tudo vai depender de vontade política.
Pompeia, adeus! Ja vai tarde, lugar de sindicalista é no palanque…
Durante um ano estivemos em várias reuniões com a presidente de CTTU e diretoria, sempre pedindo melhorias e sugerindo mudanças no setor de táxi. Levamos documentos, oficios, sugestões valiosas e muita boa vontade.
Nada nos foi concedido, nada foi feito.
O ponto de táxi em frente ao Aeroporto, por exemplo, é uma necessidade urgente, mas nos empurraram com a barriga desde o inicio do ano…
Triste mas verdade, se fossêmos politicos ou donos de empresas, nos teriam ouvido.
Eládio Orlando
Associação dos Taxistas de Pernambuco-ARTEPE
81 88164436-91370256-99808317
Até agora tudo não passa de especulações futuras do que queríamos que acontece-se ou pelo menos em parte,quero ver é quando ela realmente assumir e colocar à mão na massa em Janeiro,aí sim quero vê-la fazer alguma coisa de concreto!!!! Tomara que essa futura presidente da CTTU não tenha o rabo preso que nem a antiga!!!! E com isso aplique a lei sem medo nenhum…..
Especulações são muitas. Gostei do título da notícia. E quero perguntar primeiro ” o que mudou no transporte?” . Cadê a LICITAÇÃO do Sistema?… Cadê os novos Terminais Integrados?… Cadê as informações via celular?… Cadê os novos Fiscais?… QUAIS FORAM AS MUDANÇAS QUALITATIVAS DO TRANSPORTE??? Vai ser mais uma APOSTA?
Fiquei sabendo ontem que os guardas municipais da CTTU não tem autonomia para aplicar multas de trânsito, isso apenas cabe a polícia militar de PE, seja pelo BPtran, BPRV e PRF.
A CTTU é um orgão misto, e não pode fazer tal procedimento.
Seria bom o DP verificar isso.