Metrorec faz mapeamento de novas linhas no Recife

Metrô Recife - Arquivo/DPPor

Tânia Passos

Imagine sair de Boa Viagem de metrô até a Praça do Carmo, em Olinda. O percurso inimaginável hoje faz parte de uma das dez possibilidades de expansão do metrô do Recife, a partir de estudos internos do Metrorec. Também entre as possibilidades está uma linha entre Cajueiro Seco e a Cidade Universitária. Ao todo, 12 linhas passariam a atender o Recife e cidades metropolitanas. Seria metrô ou VLT para todo o lado. O corpo técnico do metrô estuda as linhas possíveis, mas que dificilmente sairão do papel. No caso de uma mudança na aposta da matriz de transporte, entretanto, o cenário de hoje pode ganhar um novo desenho.

Mapa metrô recife - CBTU/Divulgação
As duas linhas existentes estão inseridas no Sistema Estrutural Integrado (SEI), mas não conseguem resolver problemas de mobilidade. O metrô ficou praticamente de costas para a cidade. De acordo com o gerente de manutenção do Metrorec, Bartolomeu Carvalho, tanto a linha Centro quanto a Sul estiveram atreladas a vetores de crescimento. “A Linha Centro pretendia estimular o crescimento na área Oeste da cidade, com a implantação do Terminal Rodoviário e um centro administrativo, que não chegou a ser implantado. Isso poderá mudar com a cidade da Copa”, disse.

Já a linha Sul aproveitou a existente para atender o vetor de crescimento de Suape. “O momento agora é de olhar metrô e VLT como opções de mobilidade. Nós temos estudos internos, mas somos um órgão operador. Não elaboramos projetos. A iniciativa fica com os gestores públicos”, afirmou.

Mapa 12 linhas no metrô do Recife - Arte/DP
Um dos maiores defensores do modelo ferroviário, o engenheiro e professor da UFPE Fernando Jordão, acredita que para mudar a matriz de transporte é preciso troca de paradigma do gestor. “Se ele acreditar que o transporte ferroviário é a melhor opção a longo prazo, os investimentos que são considerados caros valerão a pena”, afirmou. Ele conta que o metrô do Recife foi inaugurado em 1985 com quatro trens e 25 composições, e até hoje esses veículos estão em operação. “A vida útil de um ônibus é de sete anos. Isso significa que em 28, a frota do Recife mudou quatro vezes”, observou Jordão.

Por partes
Na concepção da melhoria do transporte público, a especialista em mobilidade Regilma Souza acredita que é preciso começar pela defesa de corredores exclusivos para os ônibus. Esses espaços podem ser usados por BRT ou VLT, onde puderem ser feitas mudanças. “É preciso melhorar o transporte onde puder. Mas não teremos metrô ou VLT em tudo: os R$ 50 bilhões não dariam”.

Segundo Regilma, o VLT é mais compatível com a demanda hoje, mas quando não for possível, deve dar prioridade ao ônibus e manter o espaço preservado para o futuro. “No caso da Avenida Agamenon Magalhães, havia um projeto de VLT. Então, mesmo que seja ocupado pelo BRT, nada impede que no futuro mude para VLT”, afirmou. Bartolomeu Carvalho disse que o Metrorec apostava no VLT para os corredores do SEI, mas acabou não acontecendo. “Esperávamos VLT na Caxangá, Avenida Agamenon Magalhães e na BR-101, no contorno Recife, mas a opção rodoviária prevaleceu”.

31 Replies to “Metrorec faz mapeamento de novas linhas no Recife”

  1. É impressionante, mas ainda existe quem acredite numa saída para mobilidade para o Recife, com suas ruas e avenidas estreitas através de ônibus. Chega a ser falta de conhecimento técnico. Recife por conta de suas características de alto adensamento urbano PRECISA ter linha de metrô SUBTERRÂNEO. Fora isso, só se houver muita desapropriação para se alargar as vias existentes. Prefiro a primeira opção, menos agressiva ao meio ambiente, nunca tem congestionamento, tem capacidade muito maior, é mais seguro, confortável, tem melhor acessibilidade, e não reduz o espaço para construção de imóveis ou de áreas de lazer ou áreas verdes. O alto custo, sem dúvidas, vala a pena!

    • O projeto seria inviável para o Recife. A cidade cercada por Rios tem o seu solo “encharcado” para poder fazer grandes túneis subterrâneos. Sem falar que em momentos de chuvas tudo iria alagar. pois aqui tem o problema do escoamento de água. Sem falar que precisa sim uma quantidade de desapropriações para se poder construir as estações e até mesmo dá continuidade nas linhas que seriam construídas parceladamente. Ou seja. Um Altíssimo custo. E fora da realidade para os gestores investirem. Infelizmente aqui o transporte público não e prioridade!

      • Anderson Ferreira… Primeiro: tudo o que vc falou ai “pode” ser verdade digo pode pois não vi nenhum estudo sério dizendo quais são as áreas que possuem esta propriedade que vc citou aí. ok Despois o metro pode ser elevado em qualuer área da cidade. Vancouver no canada resolveu isso com um metro elevado.. então acho que devemos parar de colocar empecilhos ao metrô pois esta é a real solução para a cidade!! link abaixo mostrando uma das linhas do skytrain em vancouver…!! E notem que o SkyTrain faz “integração” dentro de alguns edifícios e não há aquela fiação externa horrível do metro do recife A energia vem de um terceiro trilho eletrificado. e vejam que até integração dentro de prédios este metro vaz. O modal deve ser o metro… nem digo o VLT é o metrô mesmo. As cidades sérias que resolveram seus problemas investiram em metrô!!
        http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=shyahS65M8Y

      • Londres e Nova York também são cortadas por rios e uma infindável quantidade de túneis de esgotos, água e energia por baixo de seu solo. Nova York ainda tem a particularidade de possuir uma enorme quantidade de fundações profundas de enormes prédios. E ainda assim, ambas possuem uma enorme rede de metrô, e quase toda subterrânea.
        Este argumento de que Recife possui solo “encharcado” não é mais suficiente para justificar a falta de metrô subterrâneo nos tempos atuais. Do contrário, jamais teria sido possível construir o Eurotunel sob o mar entre a Inglaterra e a França.
        A engenharia dispõe de tecnologia suficiente para dar cabo do trabalho, o que falta realmente é a falta de interesse político!

      • Prezado Anderson, esse papo de que não pode haver metrô subterrâneo em Recife não passa de mito, pois Paris e Recife têm praticamente o mesmo tipo de terreno e,” voilà!” Paris tem metro subterrâneo desde o ano de 1900. O que falta nesse país é vontade, o metro de São Paulo é vergonhoso, uma metrópole de 20 milhões de habitantes com apenas 70 km de linhas, e aí qual é a desculpa pra não se construir metro em São Paulo??? O que falta nesse país é vontade, antes de tudo da própria população que só enxerga o Brasil como um país inferior aos outros, brasileiros acordem! Temos de nos comparar aos melhores, ou então jamais sairemos da condição de país agroexportador de terceiro mundo.

  2. Se nem ampliaram o que parece ser mais fácil: A linha do VLT de Cajueiro Seco/Curado para a Cajueiro Seco/Rodoviária/TIP; A linha do VLT entre o Cabo/Suape; O metrô de Cajueiro Seco para o Cabo; O metrô de Jaboatão Velho para Moreno ou Bonança; Uma nova linha do VLT Largo da Paz/Recife Antigo! Proposta de metrô e VLT para região norte de Recife e região metropolitana é complicadíssimo.

  3. Taí, uma coisa que sempre fiquei intrigado… por que o Recife não tem linhas de metrô subterrâneas… será que é apenas por questão de custo ou tem alguma dificuldade de ordem técnica?

    Quanto ao custo… cara isso não entra na minha cabeça… se pensarmos que o BNDES empresta bilhões e bilhões a juros subsidiados, e se levarmos em conta que o Metrorec tem + de 1 milhão de potenciais passageiros clientes, fica difícil enxergar uma não-viabilidade de um empreendimento desses…

    Pra mim o ponto é falta de visão dos políticos… uma obra como essa não se começa e termina num único mandato… e nenhum político quer começar uma obra grande dessas e deixar pro sucessor inaugurar…essa é a razão!!! Pura mesquinharia!!!

    EM TEMPO: Vale ressaltar que os milhares de quilômetros do metrô de Paris foram e vem sendo construídos ao longos dos últimos cem anos… até hoje eles continuam construindo linhas subterrâneas e ampliando suas estações…

    • Bem

      Estou cansada na descrença de construção de Metrô subterrâneo no Recife. Já existe cidade em pior situação que o Recife que estão construindo metrô subterrâneo, como na Holanda. Uma cidade que sofreu por anos problemas de inundação, que hoje não tem mais e hoje esta construindo um Metrô. E porque Recife, que nunca foi invadida por água como Holanda não pode?
      O povo merece um transporte de qualidade. E temos engenheiros capazes de calcular metrô subterrâneo sim.

      • Muito bem graça.
        Também estou cansado dessa desculpa. Quero ver em qual estudo isto foi baseado!!! e como vc falou se na holanda tem porque aqui não tem? e se por acaso não pode ter de maneira nenhuma ja existe uma solução… em vancouver (canadá) há um metrô elevado em toda a cidade. Quando se quer se faz!!! abaixo um link mostrando o metrô de lá: Concorde plenamente… precisamos acabar com esse boato de que Recife não pode ter metrô!! http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=shyahS65M8Y

  4. O metro e caro se ele fosse para curto prazo mais se olharmos a logo prazo ele e uma prova disso desde 1985 como citado acima na reportagem

    (“O metrô do Recife foi inaugurado em 1985 com quatro trens e 25 composições, e até hoje esses veículos estão em operação. “) ônibus custam se fizer as contas alongo prazo custam mais caros,a diferença e que são mais fáceis de instalar.

  5. A vida útil de uma composição de metrô chega a 30 anos, porém o veículo, acredito, seja umas 10 vezes o valor de um ônibus biarticulado do qual não temos.
    Se a nova licitação prever vida útil de ônibus articulados para até 10 anos, então nessa lógica sem mais detalhes reais, a longo prazo substituindo os ônibus ainda se torna mais em conta em termos de veículos.
    A questão, porém, não é tão simples, porque envolve outros fatores como custo por passageiro transportado, investimento para implantação das vias, demanda atual e projeção futura, situação que o metrô ainda não atingiu o seu limite.
    Outra, quando se fala em meios de transporte, deve ser visto a possibilidade de migração para um outro que aproveita a estrutura existente reduzindo os custos de migração. Um VLT pode ter a mesma capacidade de um metrô daqui se for um modelo com mais composições e a um custo menor usando as vias de corredores existentes em nível ou não sem muitos ajustes, algo que seria diferente para um metrô que requer uma via totalmente isolada.
    Na Caxangá, por exemplo, estão fazendo uma estação elevada que tem vigas de material metálico. Esta estação no futuro suportaria um VLT que é mais pesado que um ônibus? A inclinação das rampas permite o tracionamento de um veículo sobre trilhos?
    Em suma, tem muito fator para determinar a aplicação de modais.

  6. Prezado Anderson Ferreira, não creio que seja inviável. já li algo a respeito em que seria plenamente possível. Lembro da obra fantástica que percorre o Canal da Mancha. Precisamos parar com essa mania de brasileiro, de sempre dizer que é inviável, mesmo sem esgotar toda e qualquer possibilidade. Lembro ainda que a Iha de Manhatam (Nova York), salvo engano, era um enorme pântano, tanto que as antigas Torre Gêmeas para serem levantadas precisaram ser erguidas sobre uma espécie de “caixa dágua” onde separava a água do terrítporio sempre úmido da construção, além de contar com bombas de sucção permanetes. O caso é que ou se faz metrô no Recife, ou se alarga, e muito, as vias. Alargamento de vias, pode destruir o patrimônio histórico, reduz área verde, ajuda a criar ilhas de calor, diminui a permeabilidade do solo e exige, também, vultosos investimentos em desapropriação. Não tem jeito, criar VLT ou BRT, sem alargar as vias atuais, NÃO IRÁ RESOLVER O PROBLEMA. Ele continuará!Qume tem carro não o deixará em casa, pois como os congestionamentos continuarão, ele preferirá, ficar no congestionamento dentro do conforto de seu carro!
    .

  7. Prezados, gostei da discussão, inclusive sugiro a repórter Tânia Passos, já que sua especialidade é a mobilidade urbana, fazer uma matéria sobre a empresa MTR que possui metrôs em vários países do mundo, é uma empresa privada e lucrativa. Saiu uma reportagem na Exame sobre essa empresa. Já ouvi algo a respeito sobre a possibilidade de se privatizar uma linha que fosse até Suape. Poderia, por exemplo, eletrificar a linha a partir de Cajueiro Seco, passando por Ponte dos Carvalhos até Suape. Tudo de superfície mesmo, a área permite. Por que não oferecer isso para que uma empresa privada faça, com certeza encontrará meios diversos além de apenas transportar passageiros. Qume sabe uma empresa privada não viabilizasse a construção de linha subterrâneas no Recife?

  8. Muito bom o projeto, espero que em um futuro bem próximo possa sair do papel.

  9. Não imagino, ou pessoa de boa faculdades mentais, que no Litoral Norte de Pernambuco, especicamente na Cidade de Goiana, estão sendo implantado dois (02) Pólos Industriais (Farmacoquímico e Automotivo), somando os dois Pólos, serão implementadas 31 Industrias e Empresas na Cidade e no território. Serão implantados também em nosso território o Anel Viário, Porto e Aeroporto (com padrão internacional). Com este crescimento no território, irá sem sombras de dúvidas termos um crescimento gigantesco populacional, e precisamos de um sistema de transporte, que venha suprir as necessidades da população do Litoral Norte. Nas reuniões relalizadas na Agência Condepe/Fidem, onde foi discutida uma AGENDA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO LITORAL NORTE. Nós do FERU/PE – Forum Estadual de Reforma Urbana, defendemos a implantação de transporte sobre trilho (Metrô e VLT), em nosso território, pois entendemos que o transporte sobre trilho tem as seguintes vantagens para a população: 1- É um transporte ecologicamente correto, 2- É um transporte, que conduz um maior numero de pessoas por viagem, 3- É um transporte rápido, pois não tem semaferos na sua linha e 4- É um transporte socialmente correto ( baixas tarifas). Pois bem, fiquei pasmo, quando em algumas discussões onde travei na época com o Presidente da EMTU (extinta), Srº Dilson Peixoto, onde o mesmo, ficava irritado toda vez que eu lhe fazia a pergunta “Porque, não se implanta o transporte sobre trilho no Litoral Norte, onde no Litoral Sul foi implantado e estar sendo ampliado, nós do Litoral Norte, só recebemos Presídios”. Fiquei pasmo, com a resposta do Srº Presidente da extinta EMTU. Ele falou que, O Governo do Estado de Pernambuco (Eduardo Campos), não tinha se quer um ESTUDO, sobre implantação de transporte sobre trilho no Litoral Norte. Ora, Pernambuco estar sem planejamento de TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA E RURAL, participamos da Conferência das Cidades, colocamos a importância e propostas para o sistema de transporte sobre trilho para o Estado, as propostas foram aprovadas pela maioria absoluta dos Conferencistas presentes, mas o que vemos é a falta de respeito do Governo com as CONSULTAS POPULARES, que uma delas chama-se CONFERÊNCIAS, onde participam todos os segmentos da sociedade (Governos, Movimentos Sociais, ONGs, Trabalhadores, Empresários, Acadêmicos etc). Até o presente momento, o Governo de Pernambuco, não apresentou nenhum estudo ao Conselho Estadual das Cidades, nem aos Municípios que compõe o Litoral Norte e Goiana e nem ao povo de de Pernambuco.

  10. Para viabilizar os projetos do Metrorec. E o metrô deixar de fato de andar de costas para o Recife, só tem uma forma.
    Tentar mudar a mentalidade dos gestores públicos que apostaram no BRT, como uma forma de resolver os gargalos no trânsito do Grande Recife.
    O BRT não resolverá o problema de má distribuição no Grande Recife, de transporte de massa.
    Lógico que o Metrô, mesmo sendo o mais caro. Seja de fato a solução mais realista para os problemas que nós enfrentamos de mobilidade nas grandes cidades do Brasil.
    Deixo o exemplo de New York, que tem um metrô interligando toda a cidade, com mais de 2000 mil km de percurso. E se lá hoje não tivesse metrô, a cidade de fato pararia por completo, e não atravessaria um rio para New Jersey.
    Não existe limite para a engenharia para o progresso do País. E transporte de massa hoje é uma prioridade para a economia do Brasil, que se encontra atrasada, por séculos de atraso, e por falta de uma consciência, na execução de um sistema eficiente de transporte, que contemple a todos com contento.

    • Victor,

      primeiro você deve saber o que é um BRT para depois dizer que o metrô é opção melhor, algo que muitos não param para pensar e sugerem sem entender.

      O BRT usa as premissas do metrô, ou seja, há vias exclusivas; acesso em nível e de forma mais rápida para o veículo por conta do pagamento antecipado; monitoramento do sistema; maior cumprimento de horário; revisão do sistema de transporte para centralizar neste a demanda para determinadas rotas.

      Como aqui temos o SEI, o BRT tende seguir a mesma situação do metrô como modal de alto volume de passageiros em certas rotas. O que vai diferenciar um do outro é o investimento para aplicar o modal; o tempo de vida dos veículos; limitações/aproveitamentos da estrutura viária; demanda atual e futura do corredor; capacidade de pessoas transportadas por composição, entre algumas outras.

      O metrô aqui em Recife e cidades vizinhas, bem como o VLT, teve vida bastante facilidade porque aproveitou a estrutura da antiga rede diesel com toda a faixa de domínio que deve ser respeitada para evitar, por exemplo, acidentes em caso de tombamento.
      Agora, fazer metrô de superfície numa época onde os custos para desapropriação são altíssimos a depender do local; viadutos também pode ser vetados como no caso da Agamenon caso passe em frente a Praça do Derby; tem corredores onde nem ônibus articulados são usados ou são poucos usados e a demanda é compatível com uma revisão do emprego de veículos até a médio prazo com o transporte rodoviário, tem que se pensar bastante num investimento alto que o metrô exige.
      Se fosse subterrâneo, pelo que já li, o terreno da capital dependeria de técnicas mais caras para a implantação e isso implica em investimento ainda maior além do fato que esta opção de circulação é a mais demorada para ser entregue, sem falar que numa cidade onde há vários anos não resolvem os problemas de alagamento e o TI Joana Bezerra chega a ficar alagado, metrô subterrâneo se mal feito é pedir para ficar inoperante em época de chuva.

      Nâo adianta falar na cidade americana como em Londres se ambas foram concebidas com a visão de grandes redes de esgoto, grandes túneis subterrâneos, ou seja, aproveitamento pleno do subsolo com terreno sem muitos empecilhos, diferente de Recife por exemplo que foi crescendo através de vários aterros.

      São Paulo tem investimento na ampliação do metrô de subsolo, mas ciente do alto valor desse modal e longo prazo para entrega, passou a diversificar aumentando a quantidade de corredores de ônibus e no sistema BRT, bem como onde as vias não permitem segmentação para o transporte público em nível, investem pesado no monotrilho que terá capacidade igual ao do metrô e é feito de forma muito mais rápida. Este é caro quanto o metrô, mas o projeto é executado mais rapidamente, a demanda é similar e atuará em vias onde o transporte público é limitado além de complementar a rede de transporte no geral.

      Em suma, meu caro, não existe solução. Solução é melhorar o que já tem e implantar coisas com relação custo-benefício, situações que estão muito a desejar aqui em RMR.

  11. Ah, como seria bom!!! Ir de Olinda até o Cabo de metrô, sem todos os transtornos que infelizmente conhecemos muito bem. Infelizmente é apenas sonho, há muitos intere$$e$ contra.

  12. Prezado Raimundo, o problema de se insistir num BRT é que as vias exclusivas por onde ele passa continuam virada de costas para onde as pessoas precisam ir, do BRT elas precisam fazer a famigerada integração, resultado, quem tem carro não deixa ele em casa, as vias continuam congestionadas, e tudo continua como está. Ou Recife tem coragem e quebra esse paradigma de cidade provinciana, ou jamais terá um sistema de massa que permitirá a cidade ter mobilidade plena e digna para seus cidadãos.

  13. Ainda não se apresentou nenhum governante no Brasil, seja Prefeito, Governador ou Presidente, com coragem de dá prioridade ao transporte coletivo em relação ao individual.

  14. Alguém já estudou a possibilidade de construir algo por cima do rio Capibaribe/Beberibe levando metrô a vários bairros? Os chineses e dinamarqueses já o fizeram por cima de mares. Entendo que há um impacto ambiental mas como nossa cidade possui problemas peculiares envolvendo grande adensamento populacional, estar abaixo do nível do mar, custo alto de desapropriação etc. Não seria uma opção?

  15. links mostrando o metrô em New York
    http://subway.umka.org/map-new-york.html

    e mostrando o metrô em montreal:
    http://subway.umka.org/map-montreal.html

    Quem é sério mesmo investe em metro. Só frisando que o metrô não precisa ser subterrâneo não pode ser elevado. Essa conversa que o solo de recife é encharcado e tal… isso é outro caixa preta que precisa ser aberta e elucidada para saber quais são os reais pontos onde um metro de subterrâneo pode ou não ser construído. No caso de não houver a possibilidade de construção subterrânea se faz a construção elevada!

  16. estão achando pouco olha o que eu achei.. o metro em toquio… escurregou está numa estaçao do metrô inpressionante. Enquanto isso num mundo chamando Brasil e em um lugra chamado Recife o transporte sobre baseado em ônibus é soberano. vai entender!!
    http://subway.umka.org/map-tokyo.html

  17. Não tem a capacidade de asfaltar ou calçar ruas e avenidas de bairros em comunidades que precisam ter ônibus, quanto mais de ampliar metrô. É piada!

  18. é um absurdo tudo que pode beneficiar a população em massa e de forma mais eficaz e com um retorno garantido existe os argumentos sem fundamentos é um tal de blá,blá,blá que não convence. A realidade é que enquanto não houver ousadia politica em prol da sociedade trabalhadora , estudantis e de modo geral as realidades já existente em vários lugares do mundo e que ainda rasteja a décadas em Pernambuco em especial no Recife não sai de reuniões sem resultados. uma pergunta porque não ultilizam as linhas ferreas já existentes pra vlts? como, cajueiro seco, Tip, Tip Camaragibe,São lourenço,Paudalho ,Carpina,Nazaré até Goiana? com certeza é um ramal de grande importancia pra o desenvolvimento ferroviario e para a população de toda mata norte e litoral norte. As linhas ferreas já existem a séculos só falta coragem e politicas de atuação se falar que existem outros ramais para dar continuidade aos VLTS. Sem essa história de solo enxarcado,ou que existe a dificuldade de desapropriação que na verdade quem paga a conta é o povo, e o povo quer mais atenção as politicas de trasporte publico de preferencia ao metró e vlts com suas espações.

  19. Minha tia trabalha no metrorec e ela fala que há muitos preojetos de ampliação do metro no recife e que eles são capazes de ser construidos, só é preciso da verba para as obras, mas os deputados, os que não aprovam os projetos, muitos são donos de empresas de transporte público baseado em onibus.
    Então há uma certa movimentação contra o metro no recife pois muitos iriam parar de utilizar as redes de onibus!
    pesquisem e reivindiquem seus direitos pois isso é uma pilantragem dos politicos que só se preocupam com o própio umbigo, não deixando a cidade se desenvolver e melhorar as vidas dos recifenses!!!!! Cassete já to cansado desses corruptos de MERDA!!!!!

    • O que vc fala é realmente uma realidade Ernesto. O lobby das empresas de ônibus é fortíssimo todavia mais poderosos somos nós. A cidade é nossa, se reinvindicarmos cada vez mais conseguiremos melhorar o panorama. Em 2014 ao invés de estarmos dentro de militâncias em troca de “trocados” nas eleições ou vendendo o voto. Devemos mostrar que criamos consciência ou eles fazem ou não são eleitos.

  20. Renato, parabéns, vc é uma das poucas pessoas que tem bom senso nas declarações. Quem já pisou fora dessa terra de corrupção sabe que um transporte público decente pode ser mais do que um sonho. Os políticos colocaram os impecilhos de uma maneira tão forte na cabeça das pessoas que muitas pensam ser impossível fazer tais expansões, nem mesmo do ponto de vista financeiro mas geográfico. Pois a maioria das pessoas alega que Recife é abaixo do nível do mar e blá blá blá a conversa que todo mundo sabe todavia não sabem que existem trens por dentro do oceano em outros países. Outro dia o Secretário municipal João Braga em uma entrevista falou ser muito dificil expandir o metrô (superfície) por ele segregar demais a cidade, ou seja, geraria muitas ruas sem saída. Sinceramente esse foi apenas um novo ingrediente pro blábláblá conhecido. Temos que ver o metrô como realidade senão o Recife entrará cada vez mais no caos.

  21. Bom, a unica saída para o Recife é o Metro. Não entendo até hoje por que o Recife não tem metro subterrâneo, como todos sabem a maioria das empresas de ônibus são de donos de empresas do próprio. E outra coisa isso seria uma obra de tamanho enorme demoraria uns 15 anos para ser concluida. Então não acabaria em um unico mandato, e muitos GOVERNADORES não querem começa uma obra imensa para outro governador terminar ! Mas é a triste realidade. a UNICA saída para a mobilidade é o METRO, podem fazer milhões de km de BRT’S que não ira resolver o problema… quem sabe em um futuro nossos netos irão utilizar um metro digino de CIDADE GRANDE aqui em Recife.