O Sistema Integrado de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana garante a integração físico-tarifária de 14 municípios da Grande Curitiba. Sua estrutura define a RIT – Rede Integrada de Transporte.
Para dar prioridade ao transporte coletivo, a Rede Integrada de Transporte conta com 81 km de canaletas exclusivas, garantindo a circulação viária do transporte coletivo. As linhas da RIT – Rede Integrada de Transporte – são caracterizadas por cores e capacidade dos veículos. A Gestão está institucionalizada através da Lei Municipal 12.597/08 regulamentada pelos Decretos 1.356/08, 1.649/09 e 1.884/11.
Caros, nem tudo é perfeito! Os bancos da maioria dos ônibus do sistema RIT são piores que os do STTP/RMR e vários ônibus tem boa parte do corredor com bancos únicos, ou seja, os bancos não são de duplas, o que reduz a capacidade de levar usuários sentados. Se for cumprido o que o edital pede, os ônibus daqui serão melhores que os do sistema RIT.
Valforista,
melhor é relativo. A nossa licitação de ônibus força a compra de ônibus mais baratos. A Mascarello deu vários lances baixos, logo deve ser ela a ofertar os BRT daqui. Quem ver o Gran Via que ela adequou ao BRT do Rio e compara com o Viale BRT, se vê a simplicidade dos projetos. Outra é que a limitação de valor e focando no de menor valor dificulta a adoção de ônibus maiores. De que adianta a licitação prever ônibus até 23m, super articulados com quatro eixos, se estes tendem a ser mais caros que os de 21m e por conseguinte, os de 18,60 ou 19m? Ainda, para piorar, no quesito acomodação, e muitos passageiros acreditam que ônibus urbano é para ser usado sentado, contudo sei que ter mais assentos é bom, na possibilidade grande de só termos ônibus com, no máximo, 19m e ainda inventarem de colocar uma porta extra no lado direito que reduz a quantidade de assentos é brincadeira. Quem esperava ônibus mais confortável aqui, será em termos, pois deveremos ter ônibus do mesmo tamanho dos atuais articulados com menos cadeiras para sentar, afinal os que já rodam só têm três portas contra sete nos futuros veículos. Concordo que banco individual é melhor, só que não adianta ser individual e em alguns casos pessoas com maior massa corporal ocupar o espaço do banco vizinho, embora já li que em ônibus como em aviões há previsão para bancos mais largos para atender melhor esses usuários.
Sinceramente, o futuro transporte daqui deve melhor se funcionarem direitos os prometidos corredores para promover redução nos trajetos, bem como a climatização de veículos e estações quando for o caso, embora se não tomadas medidas de manutenção, poderemos ter problemas da época da concorrência entre vans e ônibus onde várias empresas compraram veículos com ar condicionado e depois os mesmo ficam inoperantes porque as janelas eram travadas e se o ar quebrava não tinham com dar continuidade o trajeto, além de condensação deixando bancos molhados ou molhando as pessoas, abuso no controle da temperatura (baixa demais com veículo tendo poucos passageiros ou alta quanto lotado).