Os problemas na área urbana do município de Abreu e Lima, distante 20 km do Recife, já foram identificados há muito tempo pelo Dnit, mas a solução da construção de uma variável (contorno) por fora da cidade ainda não saiu do papel.
De acordo com o supervisor de operações do Dnit, Emerson Valgueiro, a rodovia que deverá fazer um contorno pelo município vai começar na altura do Hospital Miguel Arraes, onde um complexo de viadutos passará por cima da unidade médica. O trecho da variante terá 12 km de extensão. A via seguirá até a divisa com Igarassu. Por causa de uma área de preservação ambiental, o desenho da rodovia sofreu alteração.
Na altura do quilômetro 47, um outro viaduto fará a travessia para o lado esquerdo. A pista seguirá até o km 41, onde está a obra que já vem sendo feita pelo Exército na duplicação da BR-101 e mais outro viaduto deverá ser construído. “Este projeto está bem evoluído. Acreditamos que até março de 2014 a obra deverá ser licitada e a execução poderá ocorrer em dois anos”, revelou.
A BR-101 na área do Contorno Recife, que compreende o trecho entre Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, até o município de Paulista também será recuperado. “Nós vamos implantar um novo projeto de restauração do contorno e teremos um viaduto na Muribeca e ainda a restauração das placas de concreto”, afirmou.
O contorno da BR-101 receberá o corredor exclusivo de ônibus BRT (Bus Rapid Transit). O projeto do governo do estado teve a liberação do Dnit e a licitação já foi aberta pela Secretaria das Cidades. O trecho corresponde à 4ª perimetral do Recife. Já a pista central da BR-101, que passa por Abreu e Lima, irá abrigar um trecho do corredor Norte/Sul também nos moldes do BRT, mas não irá sofrer nenhuma interferência da futura variante que passará por fora da cidade.
Um complexo de viadutos passará por cima da unidade médica? Como assim vao construir viadutos em cima do hospital , como fica a poluicao sonora e o sossego dos pacientes ? Explica um pouco ese projeto por favor !
Foi o que o Dnit informou!
Só pensam em mobilidade, mobilidade e a saúde deixada de lado. Segunda obra deste governo que prejudicará mais um hospital, a primeira é aquele terminal de integração sendo construído ao lado, muito próximo, do Hospital Getúlio Vargas e agora esse complexo de viadutos passando por cima do Hospital Pelópidas da Silveira. Poeira, fuligem, risco de acidentes, zoada e outros problemas afetarão os pacientes e até os funcionários de tais hospitais.
Boa iniciativa,talvez daqui uns 30 anos comecem à fazer!!!
a licitação já foi lançada tina?
A licitação já foi lançada tina.?