Diario de Pernambuco
Por Tânia Passos
O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre será o único do país, entre as cidades-sede da Copa do Mundo, a ser interligado com o metrô e, por ele, até a Cidade da Copa. O projeto da passarela, que fará a ponte entre os dois equipamentos vai finalmente sair do papel. O processo de licitação será concluído até o fim do mês. O consórcio Arteleste foi a empresa habilitada na concorrência, que foi publicada no Diário Oficial do Estado, mas terá que aguardar o prazo de recurso das outras empresas. A obra está avaliada em R$ 28 milhões. O prazo de execução é de 12 meses após a ordem de serviço ser assinada.
A passarela tentará resolver um problema histórico de circulação do pedestre que chega ou sai do aeroporto. A logística atual é toda voltada para o automóvel. As opções de acessibilidade para a travessia das duas faixas da Avenida Mascarenhas de Moraes são mínimas, mesmo para quem procura por uma faixa de pedestre para atravessar. O ponto mais próximo para quem pretende pegar um ônibus fica na Praça Salgado Filho. Mesmo de frente para o aeroporto, o metrô é hoje praticamente inacessível. “Acho que será muito boa essa integração. Hoje a gente ou vem de carro ou pega táxi”, afirmou a administradora Sueli Cunha, 40 anos.
De acordo com o projeto, o traçado sairá da frente do portão B6 (embarque), atravessará as duas faixas da Avenida Mascarenhas de Moraes, seguirá um pequeno trecho até o final da Avenida Barão de Souza Leão, onde fará uma curva entrando na rua do colégio Maria Tereza até se conectar com o Terminal Integrado do Aeroporto, ao lado da estação do metrô. “O usuário poderá chegar direto na Arena Pernambuco, desembarcando no Terminal Integrado Cosme e Damião, que também é interligado com o metrô. Isto irá refletir em mais segurança e conforto e será um diferencial para o nosso estado”, afirmou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.
A passarela terá quase meio quilômetro. Mas há algumas compensações. O usuário terá a opção da esteira rolante nos dois sentidos. Ou, se preferir, espaço para caminhar. O acesso à passarela também será feito por elevadores. Por ser uma obra do governo do estado, que fará ligação com o terminal integrado, a manutenção ficará a cargo do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano e não da Infraero ou do metrô. “Pernambuco será o único estado que terá uma passarela ligando diversos modais do sistema de transporte. O usuário poderá circular pela Região Metropolitana com uma passagem”, ressaltou o secretário Danilo Cabral.
Soube que o terminal integrado de ônibus do Aeroporto dos Guararapes terá uma linha para a nossa rodoviária TIP. Importante ligação, rodoviária/aeroporto, infelizmente feita por ônibus.
Adjair Braga,
circula na net material divulgado em papel, parece, pelo Grande Recife e neste consta as linhas para os TIs Trancredo Neves e Aeroporto. De fato será criada uma linha do TI Aeroporto para o TIP, pois ainda não se pode chamar de TI no local. Essa linha passará pela CEASA e BR 232. Diria que mais uma forma dos que moram pela vizinhança chegar a zona sul sem ter que usar o metrô haja vista que não há forma direta – se faz migração de linha nas estações Joana Bezerra ou Recife. Também serviria como apoio ao metrô na época da Copa ao meu ver, pois o metrô não será apenas usado por turista ainda que está prevista a aquisição de novas composições permitindo maior demanda.
___
Sobre a passarela, a pergunta básica é: hoje há usuários que saem do Aeroporto ou vão a este via ônibus ou metrô que justifique uma passarela cara? Alguns falam que ela poderá servir no futuro, após a Copa, para os residentes ou viajantes ao dispor da integração com ônibus e metrô, mas ainda assim, novamente, há projeção de demanda para justificar a passarela? Ao meu ver, esta passarela será útil na Copa ou Copas em parte. Por que em parte? Atrasadinho, acabou de chegar e o jogo começa em poucas horas, chegará rápido se pegar o metrô tendo em vista que as outras formas de acesso por carro ou ônibus poderão estar congestionadas. Mas quem chegar com um dia de antecedência dificilmente irá usar a passarela, pois se hospedado em hotel, preferencialmente na zona sul, deverá usar o táxi.
Já falei aqui e repito: é provável que essa passarela após a Copa tenha as suas esteiras rolantes desligadas por falta ou pouco uso e por que não deixaram ela mais curta, logo economizando, fazendo a ligação no lado que ficará o TI de ônibus e a parte antiga do Aeroporto que já se fala em utilizar para ampliar a nova? Esse traçado reduziria em +- 30% o valor da obra.
O Recife sai na frente mais uma vez, a passarela que ligará o
Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre até a Estação Aeroporto do metrô será útil e importante para a mobilidade urbana da nossa querida cidade. Em breve outras cidades importantes como São Paulo e Rio estarão copiando a nossa sábia iniciativa.
Essa passarela deve ter um design fututista, dispor de uma vista panoramica e se integrar ao meio ambiente de uma forma agradável.